
sábado, 26 de novembro de 2011
Casa Nostra

sexta-feira, 25 de novembro de 2011
PRO: Salão Ateliê

Temos uma matéria praticamente no ponto sobre o momento certo de abrir o salão, os prós e contras, mas hoje vamos falar sobre um tipo de negócio em que você pode trabalhar sozinho (a) sem perder o glamour de estar em um salão.
Estamos falando no Ateliê, uma nova forma de trabalho em que o profissional cabeleireiro não precisa de uma equipe, muito menos de grandes espaços.
O Ateliê é um local onde o profissional recepciona, faz o diagnóstico, lava, corta, procede com químicas, coloração, executa penteados, finaliza e faz o recebimento pelo serviço.
Qual a vantagem nesse método de trabalho em que se faz tudo sozinho?
1º O atendimento é exclusivo, naquele horário toda a atenção é dedicada a somente um cliente, possibilitando um estreitamento na relação cliente e profissional.
2º A exclusividade e privacidade costumam ser bem recompensadas ($).
3º Economia. Você possui maior controle sobre o estoque, doses aplicadas, cuidados com equipamentos, etc.
O que é necessário para ter meu Ateliê?
1º Escolha um local com um ou dois ambientes + banheiro. A Vigilância Sanitária (ANVISA) não permite que o salão tenha ligação direta com a residência do proprietário, ou seja, se você quer montar um ateliê na sua casa, torne o espaço profissional independente do restante do imóvel.
2º No Ateliê você pode abrir sua empresa no sistema Super Simples como Empreendedor Individual, leia mais aqui, garantindo alvará de funcionamento na prefeitura, cobertura previdênciária (aposentadoria, auxilio-doença, salário-maternidade), pode registrar até 1 funcionário, emitir nota fiscal, etc.
Como trabalhar no sistema de Ateliê?
1º A secretária eletronica é uma importante aliada, se o telefone tocar enquanto você estiver em atendimento, o cliente deixará no recado o número de contato, o serviço que pretende fazer e a pretenção de data, e você retorna informando as possibilidades.
4º Adquira produtos de qualidade e tome cuidado para não comprar linhas com funções parecidas, monte uma bancada com nutrição, reconstrução, hidratação, anti-age, algum tratamento específico, coloração e química. Não se esqueça de adquirir linhas voltadas aos diferentes tipos de cabelos. Ex: nutrição para cabelos lisos a ondulados e frisados a crespos.
Como montar meu pequeno ateliê?
1º Prepare um ambiente com uma recepção discreta e um display para revenda de produtos, uma chaise ou duas poltronas pequenas (caso suas clientes compareçam acompanhadas pela mãe, amiga, filha, etc) ainda no mesmo ambiente adicione um espelho amplo e uma cadeira de corte reclinável. Monte também uma bancada de alumínio com uma pia para esterilização de escovas e lavagem dos utencílios utilizados, sem se esquecer é claro do lavatório.
2º Caso o ambiente escolhido permita, crie uma sala de lavagem com um lavatório confortável, um dimmer para controlar a intensidade de luz para momentos específicos (luz baixa para lavagem relaxante com direito a massagem e luz forte para enxaguar coloração). Nesse caso transfira a pia, a bancada e a estação de coloração para este ambiente.
3º Segundo o Wiki, ateliê é um local de criação, onde se manipula e experimenta a fim de produzir arte, logo sua decoração não deve possuir excesso de informação. A decoração deve ser simples e conter detalhes pessoais do artista, mas cuidado para não tornar esse ambiente na extenção da sua casa e acabar perdendo a credibilidade profissional.
Como montar um ateliê com dia da noiva?
1º É preciso dispor de um ambiente maior do que o citado acima e que disponha dos seguintes espaços:
- Cômodo com as mesmas descrições acima (recepção, estação de trabalho, display, etc);
- Cômodo para a noiva com banheiro privativo e ducha, cama, maca de massagem, banheira ou ofurô (mais barato que banheira), arara, mesa para refeição, ar condicionado, som ambiente e penteadeira;
3º Tenha um cadrastro de massoterapeutas, depiladoras, maquiadores e manicures freelancer da região, a cada novo agendamento selecione uma equipe de profissionais de acordo com o perfil da cliente.
Como preparar tudo para o dia da noiva?
Quem possui, frequenta ou já frequentou um Ateliê, conte-nos suas experiências e impressões.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Oi =)
Provavelmente nos próximos dias vou sumir, aparecer, sumir novamente e ressurgir do nada quando vocês menos esperarem.. rss... Nesses 3 anos do blog já deu pra notar que detesto rotina e padrão, né?
Aqui em casa brincamos que acabei de sair do coma, parece que despertei depois de longos meses dormindo, as coisas corriqueiras estão mais prazerosas, Dona Carlotinha cozinhou mais em uma semana do que em seis meses catatônica, mas não postou nenuma receitinha... rss... Toda esse energia e disposição sempre acaba incomodando pessoas chatinhas que odeiam felicidade alheia, mas Papai do Céu vai na frente abrindo o caminho e nós vamos atrás produzindo! Ai que saudade louca de cortar cabelos, testar produtos e estilos novos... fazer o que amo de verdade... vontade de ter salão novamente!
Fiquei devendo uma matéria, pois é... perdi =O com a mudança de interface algumas matérias em rascunho sumiram, vou procurar nos back-ups e posto em breve.
Hoje o motivo da postagem é só falar um Oi”zinho”, agradecer os e-mails que finalmente estou começando a responder, dizer para vocês que a confiança depositada em cada questionamento, os e-mails de pessoas que conseguiram solucionar seus dilemas com base no nosso trabalho, o aumento do publico no blog e a quantidade monstruosa de e-mails recebidos diariamente é muito gratificante e só reforça que estamos fazendo um trabalho que tem que continuar. Infelizmente não posso delegar funções pois ainda não tenho ninguém que consiga girar a mente 360º e fornecer uma resposta parecida com o que eu diria, sei que é uma postura muito controladora, mas um blog é um filho e ninguém divide filho.
Os comentários com perguntas relevantes ao público em geral estão sendo salvas pois farei matérias com Perguntas & Respostas retiradas desses comentários e aos poucos vou liberando.
Por enquanto ainda não dá para responder comentários, são muitos todos os dias e moderá-los já é uma jornada longa, se isso aqui gerar muita cobrança eu fecho a conta e passo a régua... rss... Ninguém quer ir a praia ou ao shopping por obrigação, nem eu quero estragar meu prazer em estar aqui com cobranças e metas.

Quando você para um pouquinho para dar atenção a bobagens, regras, fórmulas, padrões, fuxicos e afins, é incrível como perde a vontade de escrever. Não tem nada mais chato na internet do que ficar tentando se encaixar em padrões impostos e acabar perdendo a espontaneidade. (desabafei!!!)
Beijocas...

sábado, 5 de novembro de 2011
Shampoo Pureza Refrescante (cabelos oleosos) Seda
Primeira resenha tinha que ser de uma das duas marcas parceiras de verdade, é claro! Hoje Seda e amanhã Ervas Naturais =)
A vontade de conhecer esse produto começou quando a Mandy do Testando Produtos Cosméticos fez uma resenha e elogiou bastante, porém eu sempre esquecia de comprar pois não tenho hábito de frequentar perfumaria de supermercado e na farmácia/perfumaria/drogaria eu paro nos esmaltes e só saio rebocada pelo maridex que reclama horrores da minha coleção... he he he...
Até que um belo dia decidi comprar um monte de produto de mercado para testar, pois durante esse período "off''' fui bem criticada, disseram que eu só uso e falo de produtos caros, dificeis de encontrar, que as resenhas acabam não tendo aproveitamento e blá blá blá... Como agora estou com um gênio bem ruim vou fazer uma nova TAG para falar do que não gostei, e a lista já está grandinha... Aguardem!
Enquanto enchia o carrinho de "pouco aproveitamento e resultado" dei de cara com o bendito amarelinho da Seda e... (suspense)
O que a marca promete:
Desenvolvido em associação ao profissional Jamal Hammadi, o shampoo Pureza Refrescante proporciona uma refrescante limpeza e purificação natural para cabelos oleosos, mantendo a sensação de frescor por mais tempo.
Remove todos os resíduos e prepara os fios para receber o tratamento. Contém Chá verde, extratos cítricos de: Limão Siciliano; Tangerina e Laranja. Não contém cloreto de sódio (Sal).
O que nós achamos:
Shampoo transparente com agradável textura e aroma, proporciona limpeza profunda. Uia, fui genérica né? Vamos simplificar...
Esse shampoo foi desenvolvido para cabelos oleosos, mas no nosso conceito e com os resultados apresentados, ele seria um anti-resíduos ou limpeza profunda, vocês sabem que eu não curto o uso desse tipo de produto para pessoas que estão com os fios muito danificados ou muito ressecados, mas esse shampoo me conquistou para um fim bem definido, ser um pré-shampoo refrescante!
O pré-shampoo é o shampoo que você usa como primeiro shampoo, já falamos sobre higienização bem detalhadamente aqui no blog, então vou encurtar.
Em cabelos lisos e oleosos recomendo usar na raiz e fios antes de aplicar um shampoo hidratante ou nutritivo. No cabelo ondulado, frisado e anelado recomendo utilizar na raiz e enxaguar normalmente. No cacheado, crespo e danificado/ressecado recomendo aplicar somente na raiz e segurar os fios ( fazer um rabo de cavalo com as mãos sem repuxar e deixar a água escorrer do topo para a nuca e pescoço) na hora de enxaguar, e seguir com o shampoo nutritivo.
Por que em um tipo de cabelo o shampoo vai no fio, no outro ele escorre normalmente pelo fio e no outro não recomendo deixar escorrer pelos fios?
- Simples, cabelos oleosos e lisos tendem a unir-se em gomos por conta da gordura que escorre da raiz. E ninguém quer ficar com cabelo de Mônica e Cebolinha certo? Então é preciso retirar a oleosidade do fio também e não só da raiz. Em cabelos ondulados, frisados e anelados (desde que esteja saudável) pode aplicar na raiz e enxaguar normalmente. Em cabelos cacheados, crespos e danificados/ressecados o fio já sofre uma falta excessiva de oleosidade. Em contra-partida a raiz costuma ser bem oleosa.
Resumindo... Em pouco mais de 3 meses já usamos mais de 5 frascos desse shampoo, virou meu pré-shampoo queridinho, por isso recomendo.
Beijocas...
PS: Ainda não voltei a responder e-mails, muita calma nessa hora!
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Ativando...

Essa semana passada o meu sol voltou a brilhar bem quentinho e radiante, não quer dizer que algumas nuvens não cruzem seu caminho levadas pelo vento vez ou outra, mas o inverno nublado já está no passado.
Sempre que eu encontro um blog que me identifico, trato de lê-lo inteirinho, e quando noto que o blog em questão está sem atualização a muito tempo, fico me perguntando o que o autor está fazendo, se está bem, o motivo de ter parado as postagens, essas coisas. E acredito que muita gente pensou o mesmo a meu respeito nesse período nebuloso.
► Capitulo I
Como todo mundo (que teve interesse) está cabeludo de saber, nos últimos meses eu (Carla) decidi parar totalmente a minha vida profissional e cuidar do meu maior bem, minha saúde. Não foi uma opção, já que o diagnóstico de esteatose hepática me assustou com a possibilidade de morte súbita. Dentre todos os probleminhas para resolver havia, hipotireoidismo, esteatose, hiperinsulismo, SOP e redução de peso. Ou seja, uma "pereba" ligada a outra.
Que tudo isso gera aumento de peso e tudo isso se agrava com o problema do peso, todo mundo sabe. Mas estar gordinha não me tira o sono e nem me faz infeliz, não quer dizer também que não queira voltar a manequins menores... e nesse festival de horrores a medicação para emagrecer foi a vilã nº1.
De um lado uma anfetamina acelerando o metabolismo, do outro um calmante sossega-leão para baixar a bola e no meio um cérebro tentando funcionar acompanhado de um corpo que tentava reagir... Posso contar nos dedos de uma mão (e sobram muitos dedos) os dias em que consegui virar 24h sem chorar oceanos... Até novela mexicana vira "O" romance!
O balde de comprimidos para tratar essa penca de "zicziras" afetou todos os aspectos da minha vida, fez uma bagunça no lado sentimental, cortou os laços do lado espiritual, afetou a vida pessoal, profissional, sexual, medieval, intelectual... Ops medieval não tem nada a ver... kkk... {bad server not found} rss...
Vida social? Esquece! Cheguei a inventar mal estar para não ir ao shopping, ver pessoas me irritava. Não importava o teor dos e-mails recebidos, todos eram lidos e interpretados como se fossem ofensivos, mesmo os de elogios e críticas construtivas. Sem clareza de raciocínio você deturpa tudo e consequentemente se torna uma companhia chata. Pronto, chega de falar desse período, espero que as pessoas que disseram que não respondo por ser "estrelinha" vivenciem por somente 1 dia, 1/10 do que passei para que aprendam a entender as necessidades do próximo, saibam respeitar e entendam que o mundo não gira na órbita de um umbigo só, e que para exigir é preciso antes pagar! Até onde sei, não estou recebendo...
► Capitulo II
Quer descobrir quem são seus amigo? Peça dinheiro! Quer descobrir empresas parceiras de verdade? Fique de cama! Somente a Ana paula (SEDA) e Pamylla (Ervas Naturais) enviaram e-mails perguntando como eu estava...
Mesmo não conseguindo responder isso fez uma baita diferença em algum lugar obscuro da minha mente. Saí do "coma intelectual" disposta a mandar pro espaço todos os outros "falceiros", parceria a partir de agora tem que ser uma via de mão dupla, não preciso de um banner como muletas, produtos eu posso comprar para testar (graças a Deus!!!), e meu media kit foi feito por uma excelente profissional do ramo com base nos dados do blog há dois anos e não fiz alteração de valores, ou seja, "ta-barato-pra-caramba!", ou aceita meu preço ou NEXT!!!!
► Capitulo III
Mesmo sem contralar os sentimentos, consegui abusar da criatividade (não me pergunte como!) e como consequência montei 3 festinhas em 2 meses.
A primeira vocês já sabem, foi o casamento da mamy. O tratamento ainda não tinha ficado punk e consegui postar o relato aqui no blog.
A segunda foi a boda de prata da minha avó materna, o combinado era só um bolinho, mas a louca aqui montou cenário... rsss.
A terceira foi o aniversário da minha filhota "6 amigas nos anos 60" com direito a seção de fotos antes da festinha. As gatinhas fizeram unha, cabelo, make, seção individual e em grupo.
Montar arranjos, cortar EVA, comprar tecidos, pesquisar flores, fazer vestidinho de barbie, montar meu primeiro globo espelhado... foi uma deliciosa terapia =) quase tão relaxante quanto brincar de bonecas =P
A fotografia foi outro Hobbie que não me deixou amarrar a corda e pular da cadeira, virei artista de OOAK (joga no Google) e estou adorando brincar de boneca, sorte da minha filha que já ganhou várias nos últimos meses.
PS: Detalhe para a linguinha do Enzo, morrendo de ciúmes das bonecas em uma seção de fotos no gramado da Universidade Rural (UFRRJ).
Brincar de boneca, bater umas fotos, esticar uns tecidos e jogar umas flores em cima... até aí tudo bem, mas costurar????
Yes we can! Ca-la-ro que NÃO vou virar fashionista ou começar a falar de moda por aqui, até porquê as roupinhas que estou fazendo são abertas atrás para se adaptarem a vários tipos físicos e ficarão guardadas para eventuais seções fotográficas... Enquanto isso elas aquecem a Nicole (nome que dei a minha moulage), agora anseio pela compra da Babi, Dani e Juju em tamanhos variados... kkk...
► Capitulo IV
Não posso terminar sem agradecer todo o carinho recebido, hoje (lúcida) consegui analisar as estatísticas e proporção de comentários e tive uma surpresa incrível. As pageviews desse período sem postar nada se manteve alta, os comentários carinhosos foram infinitamente em maior quantidade do que as afrontas das "escovetes"que tentam me provar que suas marcas de escovas são diferentes, que estou enganada, que sou uma farsa sem graduação e blá blá blá. (Ri horrores) E com todo esse carinho conseguimos entrar no TOP 100 do TOP BLOG =) Uma salva de palmas a vocês que votaram ♥
Essa foi a primeira vez que participamos do TOP BLOG e é uma honra ter o reconhecimento que obtivemos, obrigada!!!! Agora peço que continuem votando pois se iniciou uma nova fase e estamos entre os finalistas!!! (Yupiii =) Vamos colocar o Eu♥Cabelo entre os 30 finalistas. Basta clicar no banner na lateral direita no topo da nossa página, ou clicar aqui. Depois que a página abrir você clica no perfil que irá utilizar para votar, e-mail ou twitter. Via e-mail é mais fácil, mas o voto só vale se você confirmar o voto abrindo o e-mail que o TOP BLOG lhe enviou e clicar no link de confirmação.
Beijocas e TÔ na área! rsss...