sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Tricologia



Você já ouviu falar de Tricologia???
Pois é, Tricologia não é o estudo do Tricô, é a ciência que estuda o cabelo.
Antes de mais nada devemos conhecer os termos usados para falar sobre cabelo.

A Anatomia da pele divide-se em Epiderme que é a camada mais externa da pele; Derme que é localizada entre a Epiderme e a Hipoderme e é a parte com mais relevância quando se fala em cabelos; e a Hipoderme que é a parte mais profunda da pele. Observe a figura abaixo:


A Derme é responsavél pela é responsável pela resistência e elasticidade da pele. É constituida por tecido conjuntivo (fibras colágenas e elásticas envoltas por substância fundamental), vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e terminações nervosas. Os folículos pilossebáceos e glândulas sudoríparas, originadas na epiderme, também localizam-se na derme. Quando o assunto é cabelo a derme é a parte mais importante da pele.
Os pêlos existem por quase toda a superfície cutânea, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Podem ser minúsculos e finos (lanugos) ou grossos e fortes (terminais).

O Cabelo é formado por Cutícula (Escamas), Córtex (Cortiça) e Medula (Canal Medular)


A Cutícula é a superficie protetora do cabelo e tem função de proteger as fibras de queratina no córtex. É dividida em Epicutícula, Exocuticula e Endocutícula. Quando as cuticulas não estão bem seladas a coloração desbota mais rápido, o cabelo fica com tração na hora da escovação e dificilmente brilha.

O Córtex é formado por células queratinizadas, dentro do córtex encont
ra-se Melanina e as Cadeias de Queratina. A Célula Cortical é formada por Protofibrilas, Macrofibrilas e Microfibrilas. O Córtex é a parte mais importante do cabelo. Na queratina ocorre as ligações cistínicas que são responsáveis pela solidez do cabelo, Essas ligações são sensíveis a agentes químicos e em particular os Redutores (Guanidina, Tioglicolato, Hidróxido de Lítio, Hidróxido de Sódio e Hidróxido de de Amônio) e Oxidantes (Colorações e Descolorantes).

A Medula é a parte central do Cabelo e é constituída por inúmeras células mortas. Em algumas pessoas ela nem existe e supõe-se que ela não teha uma importância real. Também chamada de cemitério de células.


A formação do Cabelo acontece na Papila Dérmica que é composta de fibroblastos especializados que ficam na base do folículo, supondo-se que controla o número de células da matriz e assim o tamanho do pêlo.

O corpo humano ao nascer é revestido por cerca de 5 milhões de folículos pilosos, não sendo formados novos folículos após o nascimento.


O Ciclo de vida do cabelo é dividido em 3 fases:
Anágena ou Anagenética que é a fase de crescimento e dura de 2 a 5 anos
Catágena ou Catagenética que é a fase de interrupção do crescimento e dura cerca de 3 Semanas.
Telógena ou Telogenética que é a fase de queda e dura de 3 a 4 meses.

No couro cabeludo existem cerca de 100 a 150 mil fios e seguem o ciclo de renovação citado acima, onde caem por dia aproximadamente 60 a 100 fios por dia para mais tarde darem origem a novos fios.

As Glândulas Sudoríparas e Glândulas Sebáceas encontradas na Derme são de grande importância.

As Glândulas Sudoríparas produzem suor que tem a função de regular a temperatura corporal. Existem 2 típos de Glândulas Sudoríparas, Écrinas que existem em todo o corpo e que produzem o suor e o eliminam diretamente na pele; As Apócrinas são encontradas principalmente nas axilas, regiões genitáis e ao redor dos mamilos e são as responsáveis pelo odor característico do suor quando sua secreção sofre decomposição por bactérias..

As Glândulas Sebáceas produzem a oleosidade da pele, são encontradas em maior número na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, essas glândulas eliminam sua secreção no foliculo piloso. Não existem glândulas sebáceas nas palmas das mãos e plantas dos pés.

Na puberdade há um aumento na secreção de sebo pelas glândulas sebáceas estimuladas pelos androgênios o que explica a elevada incidência de acne na adolescência.
Os androgênios estimulam o desenvolvimento das glândulas sebáceas e a secreção de sebo, enquanto os estrogênios suprimem a secreção de sebo.

Alopécia

É a redução parcial (passageira) ou total (definitiva) de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal. Suas causas são:

Congênita: ligada a fatores hereditários, com ausência total ou parcial desde o nascimentoTraumática: que tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo
Neurótica: também chamada de tricotilomania, onde o indivíduo "arranca" mechas de cabelos conscientemente ou não.
Secundária: que aparece após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções, medicamentos como a químioterapia.
Seborréica: a dermatite seborrêica do couro cabeludo é um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema. Contudo, é uma doença que raramente determina uma redução significativa dos cabelos.
Eflúvio: também chamada de deflúvio, é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres. Consiste na quebra harmoniosa do ciclo de vida capilar, tendo várias causas. Normalmente, responde bem aos tratamentos médicos.

Androgenético: é a causa mais frequente de alopecia entre homens, mas também afeta mulheres. Começa a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus. Como o próprio nome diz, é uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona.
Emocional: relacionada especialmente a fatores emocionais, a alopecia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pêlos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pêlos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses. Em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal).


Pitiríase (Caspa)

Alteração na epderme resultando em uma produção excessiva de células mortas. Divide-se em Pitiíase Simples (caspa seca) e Pitiríase Esteatóide (caspa oleosa). Antigamente acreditava-se que Caspa era um problema de pessoas que tinham pouca higiêne e ainda existem pessoas e livros que retratam a caspa como uma doença de pessoas de má assepcia. Na verdade a Caspa é provocada pelo fungo Pityrosporum Ovale que vive naturalmente no nosso couro cabeludo e é responsável
pela renovação celular.




Informações Adicionais:
luizmeira.com/derme
wikipédia

25 comentários:

  1. Muito bom! Muito...científico! Rs!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Eu já "estudei" isso, hehe. Na verdade li em uma apostila que a Fê me mandou, sabe a Fê do flickr? E também em um site científico.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  3. achei muito interresante esta pagina pois sou profissional do ramo e me formei em tecnica do fio do cabelo.
    estudar nao segnufica saber
    tem que colocar em pratica pois este estudo e muito rico em aproveitamento para o dia - a dia

    beijos iara sobeleza POA

    ResponderExcluir
  4. amei saber que nao e omeu champoo que mim dar caspas.

    ResponderExcluir
  5. amei saber que nao e omeu champoo que mim dar caspas.

    ResponderExcluir
  6. Com esse post, eu confirmei o que eu já sabia sobre mim, que eu sofro de TCC em relação ao arrancar de cabelos conscientes ou não. Só falta eu ir a um psiquiatra pra ele me tratar!!!

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  7. SOU FARMACÊUTICO E ADOREI AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE SITE..
    É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA OS VAIDOSOS DE PLANTÃO...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. oi meninas...muito boa a explicação os desenhos, estou fazendo o curso de cabelereiro estas informações me ajudaram d+..

    Ta de Parabéns o site..


    bjooo
    SIMONY

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Por favor se souber onde posso adquirir uma máquina que faz a análise de tricologia do cabelo -agradeço imenso - meu e mail é jorgebotafogo@hotmail.com
    grato

    jorge Estevam

    ResponderExcluir
  12. Adorei a matéria tive um curso sobre o assunto e me interessei tinha algumas duvidas e pude estar tirando através da matéria! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  13. adorei a meteria ajuda a tirar suas duvidas e a engessar mais na profissão de cabeleireiro pq para ser um profissional nao basta saber a pratica e sim ta bem informado sobre o que cabelo

    ResponderExcluir
  14. por favor poderia me a apostila completa ,sou recem formada na area e quero estudar a apostila completa desde já agradeço.cleiabyte@hotmail.com

    boa semana

    ResponderExcluir
  15. por favor adorei a materia gostaria de ler completa vc me passa a apostila por email cleiabyte@hotmail.com sou da area e quero me aprofundar mais no assunto obrigada

    ResponderExcluir
  16. por favor me passa a apostila completa por email cleiabyte@hotmail.com quero engressar mais na profissão e tirar as duvidas .obrigada

    ResponderExcluir
  17. Prezada Carla, boa tarde

    Muiiiito bom o seu blog, poderia por gentileza acessar o nosso blog? Tem um post que fala sobre Tricologia: http://dinolitebrasil.blogspot.com/

    Se puder curtir a nossa Fanpage: http://www.facebook.com/dinolitebrasil#!/dinolitebrasil

    Muito obrigada, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  18. Carambaaaaa, que post bom geeeeeeeente !!


    Adorei....bem completo e cheio de informações. Até peço permissão para divulgar seu link em meu blog.


    Abraços !


    http://daniscarerocks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sou Tânia e amo química tudo que se diz respeito em cabelo gostaria também se possível for receber uma apostila completa por e-mail ou por via correio ja me enterelcose muito pelo informativo vocês estão de parabéns abraços espero respostas
    taninhaperfeitinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Obg, seu blog foi muito útil!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails