segunda-feira, 20 de abril de 2009

Escova de quê?


Vai ter muito “Profissional” que não vai gostar deste post, mas a minha meta aqui é esclarecer e ajudar clientes e não mentir para agradar nenhum charlatão!

Entra ano, sai ano e as mulheres ficam na esperança de descobrirem um produto que seja compatível com a química que já possuem no cabelo. Mas além de ser compatível, essa “Descoberta Milagrosa” também tem que ter efeito gradativo, não danificar as escamas, hidratar, dar brilho e maciez e o melhor de tudo, não mudar a estrutura interna do fio, quer dizer, quando você para de usar seu cabelinho volta ao que era antes (ondulado ou cacheado).

E a cada 3 meses esse produto miraculoso aparece com nome diferente, você pode não conhecer todos, mas pelo menos um você já ouviu, vamos a listinha:
- Escova Progressiva (Essa você conhece!!!!)
- Escova Definitiva
- Escova de Gradativa
- Escova de Queratina
- Escova de Chocolate
- Escova de Morango (Depois dessa tudo quanto é fruta ganhou escova)
- Escova Inteligente
- Escova de Andiroba
- Escova de Quiabo (sim existe!)
- Escova de Vinho
- Escova de Algas
-Escova Marroquina
- Escova Alemã
- Escova Indiana
A lista é interminável, eu ficaria aqui digitando por dias, mas vamos prosseguir.
O que essas escovas possuem de errado?
FORMOL! E em alguns casos Hidróxido usado de forma errada.

Não existe o milagre, ou a sua escova cheia de nomes tem somente poder de hidratação ou então você está fazendo um alisamento/relaxamento.

Escovas de Hidratação.
A maioria dos produtos para hidratação/reconstrução recomenda a finalização com um brushing para que os componentes sejam selados dentro do fio.
Eu concordo plenamente e vou além, quando você tem cabelos cacheados e faz uma reconstrução, mas não escova, no dia seguinte você já lava ou molha os cabelos para remodelar os cachinhos que amassam durante a noite. Nessa brincadeira você joga fora o procedimento feito no dia anterior, se você escovar vai manter o procedimento por 3 a 4 dias a mais.
Alguns profissionais vendem esse serviço como uma escova que tira o volume gradativamente e recomendam de 5 a 15 seções, eles estão errados? NÂO
Partindo do principio que quanto mais hidratado seus cabelos estiverem menos volume e frizz ele apresentará. O erro é vender como escova e não como um tratamento.
Resumindo, se a escova vai tratar seus cabelos, mas não vai alisar e nem espichar, trata-se de uma Hidratação ou Reconstrução finalizada com escovação.

Escovas do Funk
Assim como no Funk existe “A Mulher Quitanda” (tudo quanto é fruta), nos salões também existem as famosas escovas com cheirinho de frutas.
O Cheirinho tem apenas uma função, camuflar o odor do formaldeído (formol), ouso a dizer que 90% das escovas de frutinhas não possuem nem um extrato ou óleo essencial da fruta anunciada.

Escova de Queratina
Você sabe que o cabelo é formado por queratina, certo?
A Queratina é resultado da formação de 19 aminoácidos, que são:
Analna:2,8 A 3,5% - Valina:5,0 A 5.8% - Isoleucina:2,3 A 2,5% - Serina:9,6 A 10 ,8% - Treonina:6,5 A 7,5% - Leucina:6,4 A 6,9% - Finilanina:2,2 A 2,8% - Tirosina:2,1a 2,7% - Triptofano:0,8 A 1,2% - Prolina:7,0 A 7,8% - Acido Aspártico:5,6 A 6,5% - Ácido Glutãmio14,3 A 16,5% - Glicina:3,3 A 3,5% - Lisina:2,6 A 3,1% - Argina:8,8 A 9,6% - Mitionina:0,5 A 0,9% - Cistina:14,0 A 16,5% - Histiidina : 0,8 A 1,1% - , E Vestigios de Ácido Cisteico.Com as agressões externas nós perdemos alguns desses aminoácidos que precisam ser repostos para garantir um cabelo saudádel. Para isso existem procedimentos como Cauterização e Queratinização, o que difere cada uma é a aplicação. Basicamente trata-se de aplicar queratina humana ou vegetal. A Chamada Escova de Queratina nada mais é do que a Queratinização.
O que você não sabe é que o excesso de Queratina pode deixar seu cabelo tão duro e frágil quanto uma grafite de lapiseira, daquelas que você usava na escola. Alguns profissionais recomendam esse procedimento de torto a direito e às vezes não sabem diagnosticar quando o cabelo realmente precisa.
A Escova de Queratina é considerada uma Gradativa ou Progressiva porquê após um período executando esse procedimento o fio encorpa e se torna um pouco mais pesado, reduzindo o seu volume.

Escova Progressiva
Essa você já está careca de saber, bom careca não, talvez com a estrutura capilar danificada, fios quebradiços, pontas definhando, seborréia, caspa, além de alguma parte do seu corpo embalsamada.
A proposta era ótima! Quem não gostaria de deixar as malenas lisas por um período e depois voltar a ter os cachos e quando quisesse liso por mais um tempo bastava retornar. Pena que a brilhante idéia não tem respaldo científico e nem aprovação do Ministério da Saúde.

Escova Inteligente
Essa foi muito boa, criatividade ZERO!
Sabe a diferença do esperto para o inteligente? Esperto é o cara que usa o que sabe para conseguir o que quer sem ética e respeito à outra parte. Foi exatamente o que aconteceu!
O produto sai da fabrica com formol a 0,02% na fórmula, essa quantidade não “embalsama o cabelo”. Na hora de vender ao profissional o vendedor passa a “mágica”, quer dizer, indica a quantidade de formol de ele deve adicionar ao produto. Assim é mole conseguir o selinho da Anvisa. Não bastando isso alguns vendedores orientam aos profissionais a guardarem os frascos em suas bolsas pessoais onde o mandato de uma possível blitz da vigilância sanitária não permite revistar. Você deve querer saber o que a Escova Inteligente faz, absolutamente o mesmo que a progressiva!

Escova Internacional
Essa engloba as Indianas, Marroquinas, Francesas, Alemãs, etc...
Das 4 que citei a Indiana e a Marroquina são as que me preocupam mais.
Lembrando que o nome o profissional é que escolhe, a técnica pode ser qualquer uma, mas em geral é a mesma que vou relatar.
Indiana: Algumas marcas e profissionais prometem aqueles fios lisinhos como na novela e para isso usam substâncias a base de Henna ou Henê. Não interessa se o Henê é Amazônico ou Argentino, trata-se de uma substância que não é compatível com outras químicas, incluindo coloração.
Quem lança mão de usar o Henê deve saber que ele é incompatível, caso o procedimento de coloração seja feito a fibra capilar sofre reação química de aquecimento e se parte, resultando em cabelos quebradiços e com aspecto de maltratados. Tanto o Henê quanto a Henna encapam o fio, não agem no córtex.
Marroquina: Em minha opinião a campeã em dano físico ao cabelo.
O Primeiro resultado fica LINDO!!! Volte aqui depois de um tempo e agente conversa...
Qual a base química da Marroquina? Provavelmente te dirão que é um produto emoliente que hidrata o cabelo, alisa temporariamente e não agride, e não tem formol!
Mentira, Mentira e Mentira! A Marroquina original faz um relaxamento nos fios, no inicio fica liso e depois vai ficando espichado, uma coisa indefinida e áspera, aí você retorna e faz a 2º aplicação, fica liso por um período maior e depois fica ainda mais indefinido, com aspecto de galhos secos.
Por que isso acontece? Simples, a fórmula da Marroquina leva formol e hidróxido.
O Problema é que eles mistura 1 colher de hidróxido na fórmula da progressiva de formol. Aplicam isso no cabelo e escovam. O grande problema é que os Hidróxidos não são feitos para aplicar e deixar, eles precisam ser enxaguados e depois neutralizados, algumas técnicas de marroquina recomendam lavar logo após o procedimento, mas nenhuma neutraliza. Abaixo vou falar mais sobre os Hidróxidos.

Escova Progressiva sem formol
Essa entra no quesito “Escova Esperta”, ops, escova inteligente.
Se é progressiva alisa, ou melhor estica por conta do formol! Se não tem formol tem base química, logo não pode ser considerada progressiva tendo em vista que nenhum alisante/relaxante pode processar o mesmo fio mais de 1x no caso de hidróxidos e mais de 2x em caso de tioglicolato sem danificara fibra.
Se sua escova usou produtos como Wellastrate e Extenso pode ficar tranqüila, esses produtos têm Tioglicolato em sua formula, são compatíveis com coloração e não usam formol. Porém você não fez uma progressiva e sim um relaxamento.

Escova Definitiva
Desde os primórdios as mulheres têm repudia pela palavra Alisamento, vira e mexe inventam um nome bonitinho como:
- Escova Definitiva
- Escova Japonesa
- Realinhamento Térmico
Entendo que a palavra alisamento remete a uma época em que os alisamentos não ficavam com aspecto natural, a fibra se desgastava e as madeixas definhavam depois de um período utilizando a técnica. Porém hoje em dia a tecnologia nos oferece uma gama de produtos seguros para alisarmos nossos cabelinhos com segurança e de acordo com o perfil de cada uma.

Tioglicolato de Amônio ou Ácido Tioglicólico:
Esquematicamente falando, trata-se de uma reação eletroquímica que provoca transferências de elétrons, de um átomo de uma molécula para um átomo de uma molécula. O redutor fornece os dois elétrons que se fixam aos átomos de enxofre e separam a ponte de dissulfeto em duas meias pontes. Ele reduz seletivamente as pontes de dissulfeto, sem agir sobre as demais espécies químicas constituintes do cabelo.
Entendeu? Nem eu... rss.. Vou simplificar.
Dissulfetos são dois átomos de Enxofre, que formam a base do fio. Nos cabelos cacheados essas pontes salinas são ligadas de forma irregular. O Tioglicolato separa essas pontes salinas para depois religa-las alinhadas.
O Neutralizante a Base de Bromato de Sódio Religa 70% dos dissulfetos com a nova Estrutura (Liso ou Cacheado). Os outros 30% são religados durante as 42 Horas de Repouso dos Fios, sem lavar, molhar, Prender ou Colocar para traz das orelhas.
Os Tioglicolatos Rompem a Ponte Salina. Agem na Cistina e Transforma em Cisteína, permitindo modelagem, quer dizer que o Tioglicolato também serve para fazer Permanente. O Tio também é compatível com coloração.
A Cistina representa 36% da composição da queratina e é responsável pela resistência e forma do fio. O Tio é o ativo que danifica menos, porém encontra grande resistência em fios grossos. 90% das Escovas Definitivas são processadas com o Tioglicolato, é um processo demorado, mas que garante um efeito de liso mais natural.

Hidróxido de Guanidina
A maior caca que eu li a respeito da Guanidina foi uma profissional do Rio de Janeiro dizer que a Guanidina não age na estrutura do fio. Os Hidróxidos, incluindo o Sódio e o Lítio, retiram uma molécula de Dissulfeto. Transformando a Cistina em Lantionina. Não podendo ser modelado, as pontes salinas não ficam bem ligadas por que perderam uma conexão, os fios ficam com um corpo sem o esqueleto.
Guanidina é o nome dado à mistura de Hidróxido de Cálcio e Carbonato de Ganidina. Essa mistura é mais potente que o Tioglicolato na quebra de ligações de Cistina, mas é menos potente que o Hidróxido de Sódio e Lítio. Essa mistura não é vendida pronta, o profissional tem que dosar muito bem, pois o cálcio em demasia causa ressecamento e quebra.
É indicado para cabelos virgens ou que já tenham sido processados com essa base, seja crespo, afro, grosso e resistente. Os fios trabalhados com a Guanidina podem ser tonalizados com produtos sem amônia para não interferir na estrutura interna. Se utilizar coloração nunca usar oxidante com volumagem maior que 20.
Não se recomenda fazer luzes pois o ressecamento causado pela perda de proteína durante o processo é potencializada com a oxidação.

Hidróxido de Sódio
É uma das bases mais utilizadas, tem ação intensa, pois tem grande potencial de quebra de ligações de cistina, possui moléculas menores e por isso penetram mais facilmente na fibra. Oferece um alisamento mais rápido. Seu componente principal é a Soda Caustica, sim é a mesma que se usa para desentupir pia, o profissional para trabalhar com sódio deve ser habilidoso porquê ele favorece a perda de proteína e ainda rouba água da fibra aumentando o ressecamento.
É extremamente proibido descolorir cabelos processados com Sódio e aplicar sódio em cabelos que já foram descoloridos e hoje tenham coloração.
Nunca omita essas informações para o profissional, pois você pode sofrer as conseqüências.

Hidróxido de Lítio
Altamente reativo, agressivo e de reação ultra-rapida. Apesar da sua alta velocidade, o Lítio é menos utilizado do que o Sódio por ser mais caro.
O uso é restrito a cabeleiras que não possuem coloração, nem descoloração e muito menos que tenham sido processadas com outros ativos.
Assim como os outros hidróxidos, o Lítio tende a ressecar muito, por isso o cuidado deve ser redobrado na hora da hidratação e acompanhamento profissional.

Agora você já sabe que:
- Se alisa é por que tem química
- Se não alisa é escova de tratamento
- E se não tem química, mas estica, tem formol!

Não tenha medo de perguntar o que estão colocando na sua cabeça e se a resposta for evasiva não faça o procedimento! Priorize a sua saúde! Questione sempre, a maioria dos profissionais não gosta, e geralmente quem não gosta é quem trabalha a margem do profissionalismo, não tenha medo de fazer valer o seu direito!



Eu sei que o texto ficou grande, mas abaixo tem um alerta que acho que você deveria dar uma olhadinha =)


Alerta sobre Formol ou Formaldeído

O formol ou formaldeído, solução a 37%, é um composto líquido claro com várias aplicações, sendo usado normalmente como preservativo, desinfetante e anti-séptico. Também é usado para embalsamar peças de cadáveres, mas é útil também na confecção de seda artificial, celulose, tintas e corantes, soluções de uréia, tiouréia, resinas melamínicas, vidros, espelhos e explosivos. O formol também pode ser utilizado para dar firmeza nos tecidos, na confecção de germicidas, fungicidas agrícolas, na confecção de borracha sintética e na coagulação da borracha natural. É empregado no endurecimento de gelatinas, albuminas e caseínas. É também usado na fabricação de drogas e pesticidas. Toxicidade O formol é tóxico quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, por via intravenosa, intraperitoneal ou subcutânea. Em concentrações de 20 ppm (partes por milhão) no ar causa rapidamente irritação nos olhos. Sob a forma de gás é mais perigoso do que em estado de vapor. Carcinogenicidade (avaliação do potencial cancerígeno) Em quatro instituições internacionais de pesquisa foi comprovado o potencial carcinogênico do formaldeido. Em 1995, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classificou este composto como sendo carcinogênico para humanos (Grupo 1, julho 2004), tumorogênico, teratogênico por produzir efeitos na reprodução para humanos. Em estudos experimentais, demonstraram ser também para algumas espécies de animais. Agência de Proteção Ambiental (EPA), dos EUA: “O composto foi avaliado pelo grupo de avaliação de carcinogenicidade da ACGIH e foi considerado suspeito de causar câncer em humanos “ [015,415,421]. Associação de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA), dos EUA: considera que o agente é suspeito de causar câncer para humanos. O Programa Nacional de Toxicologia dos EUA (Fourth Annual Report on Carcinogens) de 1984 considerou que o formaldeído é um agente cancerígeno nas seguintes doses para ratos:por via oral, 1170 mg/kg/; por via dérmica 350 mg/kg e por via inalatória 15 ppm/6 horas Sintomas em caso de intoxicação A inalação deste composto pode causar irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior [036, 151, 301,406]. Em altas concentrações pode causar bronquite, pneumonia ou laringite [036,151]. Os sintomas mais freqüentes no caso de inalação são fortes dores de cabeça, tosse, falta de ar , vertigem, dificuldade para respirar e edema pulmonar [215]. O contato com o vapor ou com a solução pode deixar a pele esbranquiçada, áspera e causar forte sensação de anestesia e necrose na pele superficial. Longos períodos de exposição podem causar dermatite e hipersensibilidade, rachaduras na pele (ressecamento) e ulcerações principalmente entre os dedos; podem ainda causar conjuntivite [036,151]. O vapor de formaldeído irrita todas as partes do sistema respiratório superior e também afeta os olhos. A maioria dos indivíduos pode detectar o formol em concentrações tão baixas como 0.5 ppm e, conforme for aumentando a concentração até o atual limite de Exposição Máxima, a irritação se dá mais pronunciada.

Proibida escova progressiva com formol no estado do Rio
"Será enviado ao governador Sérgio Cabral o projeto de lei 251/07 que proíbe o uso de formol em escovas progressivas e tratamentos similares nos salões de beleza localizados no estado.
O texto, aprovado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Rio nesta quinta-feira (12/03), estabelece ainda que os salões devem se basear nos percentuais autorizados pela Anvisa ao manipular quaisquer produtos químicos.
Estes limites serão expostos em tabela em local visível, inclusive quando for feito uso dos produtos tioglicolato, guanidina ou amônia. "Com a proposição, faremos com que estes estabelecimentos tenham ao menos, em locais visíveis, a informação do quantitativo de produtos químicos utilizados em seus atos, prevenindo assim todos os consumidores", disse o autor da proposta, deputado Dionísio Lins (PP), que lembrou casos de acidentes com produtos químicos em tratamentos capilares. A proposta encarrega os Poderes Executivos - estadual e municipais - a fiscalizar seu cumprimento. As punições por descumprimento serão definidas de acordo com o que determina a Anvisa e as Vigilâncias Sanitárias locais. O governador terá o prazo de 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto de lei. Fonte:
Sidney Rezende"

♥ ######♥ ######♥ ######♥ ######♥ ######♥

PARTICIPE DA PROMOÇÃO "MAXI HIDRATAÇÃO" E CONCORRA A 1 MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO PROFISSIONAL DA MARCA MAXILINE!

Faltam 7 dias!

144 comentários:

  1. Carlinha... conhece o alisamento x-tenso da loreal? É a base tioglicolato de amônia, e pelo q li no seu post, o que deixa mais natural.
    Meus cabelos são crespos... com certo volume e ficam com as pontas ressecadas facilmente (apesar da raiz ser beeem oleosa). Ainda trato de uma dermatite seborreica beeem séria.. agora, com quase 1 mês de tratamento, posso dizer que o couro cabeludo está quase 100%.
    Em resumo... não me amo cacheada! AhAUhAUh Tenho a sensação de q tenho uma vassoura na cabeça. Minha cabelereira me indicou esse alisamento... e disse q isso ajudaria ainda a dermatite, já q uso mto creme sem enxágue, o q piora a situação de raiz oleosa. Será q tô no caminho certo? Me adoro de cabelo liso, mas fico com receio de que esse alisamento não fique natural... ou q maltrate ainda mais os fios.
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. X-tenso é maravilhoso!
      Uso há 2 anos e meus cabelos parecem lisos de verdade. Não precisa secar com secador, é só lavar. Vc "nasceu assim". o cabelo fica com o caimento de um cabelo liso original. Algumas pessoas falam mal do produto, mas em geral o que acontece é que alguns "profissionais" não sabem aplicar corretamente, deixam o tempo errado e não neutralizam direito. Pesquise um bom salão no site da Loreal ;)Agora, tem química, é fato. Vc precisa hidratá-lo semanalmente, e usar máscara reconstrutora ou cauterização a cada mês, para manter os fios saudáveis. Peça ao profissional que vai fazer teu x-tenso avaliar tua necessidade de queratina. A única desvantagem é que se vc for morena e quiser platinar os fios, é quase impossível, não apresenta compatibilidade com ox 40. Boa sorte! Bjs

      Excluir
  2. Que felicidade!!! Você lembrou de mim!!!
    Pensei que você nem lembrava mais...
    Então eu tinha deletado meu orkut por causa de uns problemas com uma pessoa, mas agora fiz outro, você ainda tem o seu? Vou te adicionar tá?
    Ah, minha filhinha nasceu em novembro do ano passado, se chama Melissa, assim que der dá uma olhadinha nas fotos do meu orkut.
    Eu sempre estava por aqui, conferindo suas receitas Mara!! Ai decidi fazer uma blog tbm, estava adorando,mas estou indo embora e não sei se aí no Brasil vou ter condições de comprar um computador, a crise tá braba aqui.

    beijin linda.e agora não vamos perder contato!!

    ResponderExcluir
  3. então nada serve para usar nos cabelos?

    Como deixá-los mais domados?

    Pelo que li nada presta...rs

    Tinha pensando em usar hene ou Lizzy da Embelleze mas agora já não sei mais...rs

    ResponderExcluir
  4. Não sei que tipo de produto você tem visto por aí, mas conheço uma linha que tem somente 0,02% de formaldeído e eles não permitem adicionar nada de formol, essa escova tem dado um ótimo resultado, não reseca o cabelo, pelo contrário com o produto hidrata e dá brilho.

    ResponderExcluir
  5. ► GABI: O X-tenso vai dar um resultado ótimo sim!!! O Tioglicolato é o que garante o resultado mais natural, vai com tudo e depois mostra pra gente =)

    ► MARI: Respondido na sua página.

    ► TATIANE:Muita coisa serve, o que não serve são as inveções feitas na cozinha de um profissional desesperado.
    Se você quer só domar os fios que ficam arrepiados e armados, hidrate semanalmente, mas com produtos profissionais Alfaparf, Amend, Matrix, Wella, etc...
    Já para procedimento químicos:
    - Tioglicolato: Para cabelos ondulados e cacheados (Caucasianos)
    - Guanidina: Para cabelos crespos (afro)e virgens ou já processados com a substância
    - Hidróxido de Sódio: Para cabelos crespos (afro), oferece alisamento mais rápido.
    - Hidróxido de Lítio: Para cabelos crespos (afro), oferece alisamento ultra rápido
    O henê tem todos os contras que citei, não recomendo nem para quem eu não gosto!
    O ideal é sempre fazer uma avaliação com um profissional, mas acho que quando você tem um pouquinho de conhecimento diminiu o risco de levar gato por lebre e ser enganada com conversa mole, porque o que tem de "profissional" que está mais interessado no seu dinheiro do que no resultado, isso tem aos montes, acredite!


    ► SIBÉRIA: Sinto muito te dizer mais formol a 0,02% não alisa, essa porcentagem só tem função de conservação (data de validade) assim como o miristrato de isopropila, essa quantidade é a que tem no seu shampoo, condicionador, creme de pentear, sabonete, pasta de dente, etc...

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.
    Eu uso guanidina para alisar meu cabelo depois progressiva.
    Para dar cor uso o tonalizante da Alfaparf. Ja faz 4 meses que fiz este processo.
    Gostaria de saber se posso fazer a escova marroquina Inoar?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia.
    Eu uso guanidina para alisar meu cabelo depois progressiva.
    Para dar cor uso o tonalizante da Alfaparf. Ja faz 4 meses que fiz este processo.
    Gostaria de saber se posso fazer a escova marroquina Inoar?
    Pois meu cabelo tem fios finos ondulados mas é crespo.
    Não pega escova nem com chapinha.
    Só usando quimica para domar as madeixas...
    Li que a Guanidina não é compativel com: Soda, Lítio e Tioglicolato.
    O que devo fazer? Existe algum outro produto q posso usar parar ter um cabelo mais liso e natural. Sendo ele compatível com guanidina?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. hahaha! Acabei de dar graças à Deus por não ter conseguido tempo de ir ao salão ontem! Quase cai na armadilha de fazer Escova Marroquina para dar um jeito hidratante nas madeixas.
    Meu cabelo está enfraquecido - os cabelos da região da nuca, principalmente, estão eriçados, porosos, quebrados - porém, NÃO QUERO ALISÁ-LO. Ele tem leves ondas que acho darem personalidade e movimento. Apenas quero torná-lo + saudável.
    Que tratamento poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  10. Olá td bom? Eu li tudo sobre o cabelo aqui e adorei vc me tirou todas as dúvidas possíveis eu ia fazer uma escova marroquina e agora ñ vou fazer mais pois pelo que eu li meu cabelo não vai aguentar...Visitarei seu blog sempre agora...

    Minha mãe também tem um blog... wwww.carmen-asflorestambmchoram.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla, tudo bem?
    Muito bom seu blog, adorei!!
    Escuta, tenho o cabelo totalmente natural, zero bala, e to pensando em fazer a tal escova indiana so para dar uma reduzida no volume pq ninguem merece! rsrs!
    Vc acha sinceramente que eu deva fazer isso? com o meu cabelo 100% natural? Eh que tenho mo medao de ficar uma merda, mas esse volume todo me atrapalha, preciso dar um jeito nisso...
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  12. Oi td bom? Estou quase fazendo uma dessas escovas mas não sei qual(talvez a marroquina).E depois que li os teus cometários fiquei mais confusa.Meus cabelos são não sei se são ondulados ou crepos(pode ser os dois tipos juntos?)e extra secos,danificados e quebradiços.Ou seja, tudo de ruim tem nele.Queria saber o que você recomendaria,o mais rápido possível antes que eu cometa um desatre maior ainda se é que é possivel.Valeu

    ResponderExcluir
  13. Oii..Andei pesquisando na internet e não achei muita coisa que fala sobre selagem com formol.. Vou esclarecer..

    Meu cabelo era suuuper cacheado..mas eram uns cacho bonitos (na epoca nao achava isso) entao fiz uma escova francesa em janeiro de 2007, ficou lisinhooo as pontas...claro nao ficaram tãao bunitas..ficaram esticadas e na parte repicada as pontas até ficaram legais, enfim gostei do resultado mas como era 400 reais e minha raiz em 2..3 meses já inxa a escova nãodava pra ficar mantendo.. fiz 2 vezes.. com intervalo de 3 meses e meio.. depois de 4 meses fui em outro salao q me cobrou uma de amonia tbm por 180 reais TODO lugar da minha cabeça que tinha redimuinho os cabelos quebraram mesmo..a minha franja quebrou na metade! quase chorei..hehe depois de 1 ano e pouco consegui igualar meu cabelo..e hidrato sempre.. fiquei 4 meses sem quimica fiz a X-tense da loreal mas nao alisou..só abaixou o volume e hidratou, fiquei mais 4 meses e fiz aquela francesa de 400 reais..é caro, mas fazer oq né? alisa! MAS meus cabelos quebram picotados..então ele cresce na raiz e nao dá tamanho. Fiz essa tem 1 semana procurei um salao pra fazer selagem..pedi apenas uma hidrataçao forte... qndo eu senti meus olhos arderem..la me veio a surpresa, tinha formol! e agora? essa selagem hidrata ( benefica para o fio). ou posso considera-la como outra quimica 'nociva' pro meu cabelo! Ficou brilhoso (claro primeiro momento) n lavei ainda...fui pra descansar meu cabelo de quimica e veio outra! Desculpa pelo livro! hehe nayamartins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Quero parabeniza-la pelo site, simplesmente esclarecedor e honesto,é isso ai!!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Meu cabelo é liso na raiz pouco cacheado a partir do ombro, fiz a escova marroquina e meu cabelo diminuiu o volume mas está realmente espetado, com as características que citou. Estou querendo fazer um outro procedimento que deixe meu cabelo natural, com movimento. Qual seria o mais indicado?

    ResponderExcluir
  16. Ruth!Boa tarde estou usando um tratamento capilar marroquino,(progressiva marroquina)criado p/ relaxar,amaciar e tratar os cabelos danificados e crespos de maneira eficaz.Indicado p/qualquer tipo de cabelo e compativel com qualquer tipo de quimica.O segredo do produto formulado na combinaçao de 0,2% de formol com queratina proteinas da seda, argila branca e oleo de cacau do marrocos,equilibrando a fibra capilar e proporcionando maior hidrataçao.Eu hidrato semalmente(INNVATOR,ARGELOTHERAPY,LANZA,MATRIX,MISUKE E ALFAPARF.Gostaria que vc respondesse.

    ResponderExcluir
  17. oi uso hene nos cabelos ja faz um ano, mas ai engravidei e a raiz cresceu muito, queria saber se tem agum produto que alisa rapido e que e compativel com hene?´por favor me responda nao aguento mais meu cabelo. ( cat.silvana@hotmail.com). brigadinha
    xau

    ResponderExcluir
  18. Carla, fiquei meio confusa e receiosa quanto aos comentários da marroquina e das luzes para quem tem hidroxido de sódio nos cabelos.
    Meus cabelos são ondulados um pouco crespo, pontas secas e com volume quando natural.
    Estou tratando com reconstrução e hidratação com midollo, absolut repair, RMC da Amend, tânagra, nanoqueratinização, tudo isso para recuperá-los para fazer luzes da maxiline. E agora? você diz que não pode colorir cabelos com hidróxido de sódio, queria muito fazer só tem um restinho de nada nas pontas da última que fiz.
    E quanto a marroquina estava pretendo fazer, pois minha cunhada e minha mãe fizeram com o cabelo de coloração, química e segundo elas foi o melhor que ela já fez nos cabelos, lava e usa natural, faz escova se quiser tá perfeito, hidratado e sem volume e pode-se dizer até liso já tem uns trEs mêses.
    Para alisar, tratar, hidratar sei lá o quê além do formaol a 0,02 a composição da marroquina tem polímeros de silicones, agentes emolientes, extrato de cacau e argila branca e mesmo assim não serve é? Então foi sorte delas o efeito da marroquina.
    Gostaria que você me ajudasse quanto a fazer luzes se bem que já fiz antes, mesmo com o hidróxido de sódio. Você acha que não posso fazer?
    E até então só ví a marroquina como a única esperiência que tenho para deixar meus cabelos do jeito que quero. Usar natural, quando lavados eles sequem e fiquem baixos sem volume e hidratados, sem que eu venha ser escrava da escova. Eles escovados nem parece que é mesmo tá ótimo lindo, fora isso um Ó e isso me incomoda, pois não gosto de ser obrigada a ter cabelo liso sempre, queria não depender da escova e que eles ficassem bonitos depois de lavados e com um leave-in. Se não escovar fica péssimo armado, seco inchado, ou então todo esvoaçado a depender do leve-in que uso. E só de olhar no espelho me sinto lá em baixo então vamos escovar e pranchar.
    Por favor me ajude, desculpe-me pelo jornal
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Olá!!! Lí aqui sobre as escovas definitivas, eu já fazia com tioglicolato, mas agora engravidei e não poderei fazer mais. Estou apavorada, não consigo mais ficar de cabelo solto.rsrsrsr. No salão a cabelereira me disse que eu poderia fazer a escova com litio. O que vc acha? Me ajudem por favor... Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post! Conheço apenas outra pessoa que fala com tanta sinceridade quanto vc: a minha cabeleireira (graças a Deus)!

    Eu aliso o cabelo há 5 anos (sim, alisar, tbm serei sincera) com tioglicolato de amônia e o produto que uso é o Wellastrate. Eu sei que vc disse que é considerado como relaxamento, mas o resultado (não só meu, como de todas as clientes)é muito bom e liso. É claro que não dispensa cuidados, mas isso é o de menos!

    Não sei como tem gente que confia nessa conversa de alisamento gradativo sem química...se existisse produto natural com essa façanha, estaríamos felizes, belas e lisas por nossa conta! Mas tem gente que gosta de ser ingênua...aiai...

    Beijos e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  23. Nossa esse post foi tudo...mas realmente a vontade de sanar todas as dúvidas e pedir milhões de indicações é gigante!!!Carla, qria saber se vc já ouviu falar nessa escova london q é a base de albumina, não leva formol, qria saber qual é o riso, quais são os contras!!!tô desesperada pq meu cabelo não se dá com formol de jeito nenhum, fica um lixo depois de no máx 1 mês, com essas escovas todas, marroquina, inteligente e etc!!! tenho medo do x-tenso da loreal q me pareceu alisar o cabelo aí tem q virar escravo do retoque de raiz!!!Helpppppp!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu problema é tenho alergia a Formal, já fui parar na emergência, fui enganada no salão,a cabeleleira veio com o pote pronto lá da cozinha.Não sei o que fazer tenho cabelos crespos, ressecados e volumosos, gostaria de uma resposta,o que devo usar? escova London, X-tenso,
      não quero o cabêlo esticado, meu e-mail zeniduarte@hotmail.com

      Excluir
  24. olá boa tarde!
    Quero uma judinha, meu cabelo ta muito quebrado, eu já fiz varias vezes a cauterização, mais percebi q meus fios ficaram finos de mais.O q posso fazer para hidratar o meu cabelo?

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde!
    O que você tem a dizer sobre as EPs ou EDs à base de etalonamina?
    Se forem confiáveis, quais as melhores marcas do mercado?
    Aguardo resposta ansiosa.

    Grata,

    Karol

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde!
    O que você tem a dizer sobre as EPs ou EDs à base de etalonamina?
    Se forem confiáveis, quais as melhores marcas do mercado?
    Aguardo resposta ansiosa.

    Grata,

    Karol

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde!
    O que você tem a dizer sobre as EPs ou EDs à base de etalonamina?
    Se forem confiáveis, quais as melhores marcas do mercado?
    Aguardo resposta ansiosa.

    Grata,

    Karol

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde!
    O que você tem a dizer sobre as EPs ou EDs à base de etalonamina?
    Se confiáveis, quais as melhores marcas do mercado?
    Aguardo resposta ansiosa.

    Grata,

    Karol

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Ain tava pensando em fazer uma inteligente no meu cabelo
    mas eu ñ sei o q fazer
    por que uns dizem q tem o efeito bom outros dizem q ñ,uns dizem q tem formol outros dizem ñ tem ,por isso ñ sei o q fazer!!

    ResponderExcluir
  31. Olá.
    Muito boa suas informaçoes.
    vc ja ouviu falar da escova Bealty liss da techewells?Diz ter lactato de etalonamina, sabe o que é essa substância?Será que alisa, ou sóreduz o volume?

    ResponderExcluir
  32. Olá, Carla. Gosto muito do seu blog. Sempre informativo e com temas variados. Li o post sobre escovas progressivas e me incomodou, uma vez que faço progressiva COM FORMOL na porcentagem autorizada pela ANVISA há 6 anos de 3 em 3 meses e nunca tive qualquer tipo de problema, ao contrário, meu cabelo dá inveja a muitas pessoas pelo brilho e naturalidade. Quando lavo ele fica levemente ondulado e muito macio. Fico esperando ansiosamente o dia de fazer de novo.
    Cada cabelo reage de maneira diferente. No meu deu super certo. Quero apenas nesse comentário mostrar que nenhum a verdade é absoluta.

    BJos e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  33. Amiga
    Eu gostaria só de uma ajudinha.É que ao enchaguar meu cabelo com henne,sem querer entrou um pouco da água no meu nariz.Talvez eu tenha inalado um pouco ,não sei.Desde então meu nariz parece que está fechando... Parece que tem algo dentro dele.Me ajude por favor sobre isso.Me dê um conselho.

    ResponderExcluir
  34. Oi Carla meu nome é Ana Sirlene e adoro seu blog,é o primeiro que sigo,tbem amo cabelo e o meu tem me dado um trabalhão!!!Tenho cabelo enrolado,fino,com raiz super oleosa e as pontas super secas,ja fiz diversas proguessivas,zap e defrizagem com um produto da Niasi chamado Zene,deu um bom resultado,mas resolvi partir pra proguessiva,
    agora quero parar com a proguessiva
    e fazer a defizagem fde novo,como ja percebi vc é fera no assunto,pode me ajudar?Conhece o produto?Dizem que não tem formol nem quimica,achei o cheiro um pouco forte,mas não arde o olho nem nada,parece cheiro de mato...
    O que será???Vou aguardar sua resposta antes de fazer.
    Beijo e muito prazer em "conhecê-la".

    ResponderExcluir
  35. OI gostaria que me ajudasse muito. meu cabelo é lisos ondulados ele tem a fibra fina, mais tenho um problema enorme com minha franja pois quando era criança tive uma impige na cebeça tendo que raspar e quando cresceu venho um redimunho enorme e horrivel, fico todos os dias so a base de secador e pranchinha, queria saber se vc sabe de algum produto para me recomendar que estermine esse redimoinho. tentei passr alisante uma vez mais meu cabelos quebrou bem na raiz cresceu agora e ja saiu todo o efeito dele, se vc sou ber de alguma coisa que possa me ajudar por favor me responda ou me mande um email para dione_moreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Bem, eu fiz uma escova marroquina e adorei o resultado, não reparei nada disso que você escreveu, pelo contrário,ele está liso, cheiroso(um cheiro de chocolate delicioso) e com aspecto de hidratado. Depois que o efeito passou, meu cabelo continuou com "cara" de hidratado, jsó não ficou liso,só na raiz,as pontas ficaram encaracoladas,o que eu gosto muito.O que eu acho é que o produto que meu cabelereiro usou contém pouco formol até porque não senti nenhuma reação com o couro cabeludo( dá vez passada fiz uma escova progressiva em outro salão e fiquei com umas espécies de caspas,descamação no couro cabeludo).Enfim, vou procurar saber o nome do produto e direi para vocês!As interessadas podem pesquisar mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  37. Carla! Parabéns pelo Blog e muito obrigada pelas informações e alertas!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  38. Fiz uma marroquina há 30 dias atrás e hoje comecei a cortar o cabelo...

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pelo blog;foi mt esclarecedor.Eu sou apenas cliente de salões e adoro experimentar novidades;porém,sou uma cliente curiosa e,por isso,pesquisando sobre escovas e tratamentos,descobri seu blog.Fico feliz em saber que há pessoas tão sinceras como vc(mt gente deve estar morrendo de odio).Continue assim e sucesso!Bjux JOSUALE MUGUET.

    ResponderExcluir
  40. Em anos e anos de pesquisa na internet sobre esses produtos, não vi uma matéria tão esclarecedora quanto esta. Só queria ter lido antes, assim evitaria o que estou passando no momento: fui a um salão, e me ofereceram uma tal de escova stabillis (esse foi o nome que deram, na falta de outro, pois meu conhecimento é nulo, não me permitindo contestar o profissional). Apenas perguntei a fórmula, no que o cabeleireiro me disse que não podia dizer, pois senão a concorrência copiava. Beleza. No primeiro dia, fiz a neutralização, fui pra casa, meus cabelos, LINDOS. Ficaram lindos por uma semana e meia, mais ou menos. Pensei: achei o tratamento ideal. Ledo engano. Depois dessa semana e meia, meus cabelos quebraram inteiramente. Partiram-se. Tive que cortar mais de 6 cm de cabelo, e que sobrou ainda está partindo. Estou usando a linha Extreme, da Redken (gastei uma nota), pra recuperar o irrecuperável. O bom é que aprendi. Não faço mais NENHUMA escova, nem de alisamento, nem de tratamento, pois até os grandes salões têm os seus segredos com produtos (não é só salão de fundo de quintal, não). Agora só faço tratamento a frio, olhando o produto, com critério e torrando a paciência do profissional.
    Valeu pelo post, pelo blog e pelas informações sem florear ou puxar brasa pra sardinha dos salões. Se TODOS os profissionais agissem com ética e respeito, focando apenas na solução do problema do cliente (e não no dinheiro a qualquer custo), não teríamos tantos problemas assim.

    ResponderExcluir
  41. Em anos e anos de pesquisa na internet sobre esses produtos, não vi uma matéria tão esclarecedora quanto esta. Só queria ter lido antes, assim evitaria o que estou passando no momento: fui a um salão, e me ofereceram uma tal de escova stabillis (esse foi o nome que deram, na falta de outro, pois meu conhecimento é nulo, não me permitindo contestar o profissional). Apenas perguntei a fórmula, no que o cabeleireiro me disse que não podia dizer, pois senão a concorrência copiava. Beleza. No primeiro dia, fiz a neutralização, fui pra casa, meus cabelos, LINDOS. Ficaram lindos por uma semana e meia, mais ou menos. Pensei: achei o tratamento ideal. Ledo engano. Depois dessa semana e meia, meus cabelos quebraram inteiramente. Partiram-se. Tive que cortar mais de 6 cm de cabelo, e que sobrou ainda está partindo. Estou usando a linha Extreme, da Redken (gastei uma nota), pra recuperar o irrecuperável. O bom é que aprendi. Não faço mais NENHUMA escova, nem de alisamento, nem de tratamento, pois até os grandes salões têm os seus segredos com produtos (não é só salão de fundo de quintal, não). Agora só faço tratamento a frio, olhando o produto, com critério e torrando a paciência do profissional.
    Valeu pelo post, pelo blog e pelas informações sem florear ou puxar brasa pra sardinha dos salões. Se TODOS os profissionais agissem com ética e respeito, focando apenas na solução do problema do cliente (e não no dinheiro a qualquer custo), não teríamos tantos problemas assim.

    ResponderExcluir
  42. ME AJUDEEEM !! Passei Hene nos cabelos durante uns 4 messes, ele não alisou, só tingiu e amaciou um pouco. Parei de usa-lo faz 2 anos e meio e tenho eles mais ou menos um 4 dedos da ponta. Queria saber se eu posso usar o Creme de Alisamento da YELLOW de Guanidina ???????????????

    ResponderExcluir
  43. ME AJUDEEEM !! Passei Hene nos cabelos durante uns 4 messes, ele não alisou, só tingiu e amaciou um pouco. Parei de usa-lo faz 2 anos e meio e tenho eles mais ou menos um 4 dedos da ponta. Queria saber se eu posso usar o Creme de Alisamento da YELLOW de Guanidina ???????????????

    ResponderExcluir
  44. Hey,

    I have a question for the webmaster/admin here at euamocabelo.blogspot.com.

    Can I use part of the information from your post right above if I provide a backlink back to your website?

    Thanks,
    Daniel

    ResponderExcluir
  45. olá carla, foi lendo o seu blog que descobrir que a escova definitiva era melhor que a progressiva por questão de saúde, eu por muito tempo fiz progressiva mais nao sabia o quanto a mesma era prejudicial a nossa saúde e quero deixar aqui os meus parabéns e sempre leio o seus comentários e resenhas...um grande abraço...

    ResponderExcluir
  46. Eu fiz a escova marroquina. Realmente de imediato fica lindo, mas com o tempo fica com as pontas espichadas e sem definição nenhuma, me arrependi demais!

    ResponderExcluir
  47. Hey,

    Thanks for sharing the link - but unfortunately it seems to be not working? Does anybody here at euamocabelo.blogspot.com have a mirror or another source?


    Thanks,
    Alex

    ResponderExcluir
  48. Oi..minha filha tem 6 anos e um cabelo muito crespo na raiz, vi um produto a base de Glioxilico que falam que não tem problemas crianças dessa idade usar...é verdade? Tenho uma peninha dela, ela querer usar cabelos soltos e não poder por causa do volume, gostaria muita de sua ajuda.
    Bjos

    ResponderExcluir
  49. Achei super inteligente e esclarecedora sua materia, mas é o seguinte tenho 36 anos e tenho cabelos na cintura, com luzes e há 7 anos faço uso de progressiva e elas mudaram minha vida, minhas filhas fazem relaxamento da Evlo, porque tenho meus receios por elas, por mim não!!!Por mais que concorde com a materia, trabalhei durante mais de 5 anos no IML (médica legista) e o formol que aspiro por hora equivale as progressivas que fiz a vida toda, glutarol(Sidex)que uso pra desinfecção de instrumentos é absurdo também, e a insalubridade que ganho por mês equivale ao valor de uma progressiva, sei lá, tudo existe seu lado bom e o ruim, toda regra tem sua excessão e a verdade so existe até que surja nova contraposição. As leis são diferentes para cada país e nem tudo que é legal aqui é em outros países...se eu achar um produto 100% seguro queme dê o efeito que eu tenho hoje eu mudo, relaxamento já usei e não chega aos pés...tem que fazer escova e não quero fazer...

    ResponderExcluir
  50. E tudo que se faz não tem que ter manutenção?????Lembro de uma reportagem nos EUA que provaram que beta caroteno é cancerígeno, alguém parou de comer cenoura???E os celulares alguém deixou de usar???

    ResponderExcluir
  51. eu fiz a inteligente e durou 2meses!!!aff...fiz a marroquina e ateh hj onde tem a escova tah liso e bonito, ma aconjtece q tem + de 8meses entao a raiz tah enorme, eu n via a hr de fazer dnovo, soh n tinha feito ainda por falta de grana, mas...ag to com medinho!!!!
    visite meu blog: http://carlinha-carvalho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  52. Fico assustada com a quantidade de marcas de "fundo de quintal" dessas escovas que tem por aí...! Só pela qualidade do site e do rótulo vc já vê que o produto não inspira confiança. E repararam que nenhum site destes fabricantes traz maiores informações sobre o produto???
    Escrevi para o SAC de uma destas empresas pedindo maiores detalhes, registro na Anvisa, etc... e me pediram para eu dar um número de telefone meu para eles poderem me "explicar" melhor o produto... cheiro de picaretagem no ar!!!!
    Muito cuidado meninas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  53. e a escova de seda? tem alguma contra indicação?

    ResponderExcluir
  54. Eu tô mesma situação que a Juliana.bs: quria saber sobre a escova london, cuja base é albumina e etc, e não leva formol; queria saber qual é o risco, quais são os contras... Meu cabelo é liso, quero diminuir o volume e hidratá-lo. Tentei fazer hidratação uma vez por semana mas não tá dando certo não... Aguardo um auxílio. Parabéns pelo bolg e pela matéria. Copiei TODAS as minhas amigas a fim de alertá-las. Tatiana.

    ResponderExcluir
  55. oi!Eu adoreeeeei seu blog!!!
    nossa faz um ano que faço escova marroquina,e cabelo fica bonito,só que só reduziu o volume.Agora que eu li o que vc escreveu fiquei muito arrependida!!Pensei que EP fosse o que agredisse menos!
    Quanto tempo eu tenho que esperar pra fazer um alisamento "limpo"?
    O duro é saber onde encontrar um salão de confiança...
    obrigadaa =)

    ResponderExcluir
  56. Oi Carla.
    Desejo saber qual o melhor método para cabelo fino e fraco? Meus cabelos são ondulados. Tinha pensado na escova inteligente, mas depois que li seu texto, fiquei na dúvida.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  57. Olá, parabéns pelo blog. Estou com um sério problema. Meu cabelo natural é Anelado e aliso com Tioglicolato de Amonia há uns 7 anos. Uma vez meu cabelo quebrou muito em um redemoinho que tenho no lado esquerdo da cabeça, ficou um buraco enorme. Mudei pra Brasília e comecei a usar Tanagra para alisar. O cabelo parou um pouco de partir, e depois de 4 anos crescendo, a parte quebrada ainda estava no ombro (meu cabelo é longo), mas o cabelo não alisava mais, a parte crescida de retoques estava muito volumosa e ondulada, muito feio. Passei um ano sem fazer química. Entao fiz o Photo Hair UOM da Tanagra dia 4 de janeiro desse ano no cabelo inteiro. Ficou bem melhor com a ajuda da luz azul, mas o cabelo começou a partir TODO, inclusive na parte virgem. No redemoinho ficou só os toquinhos, e o cabelo inteiro tá partindo todo, sempre q passo a mão vem muito cabelo sem raiz, quebrando mesmo. Uso a linha absolut da loreal completa, ano passado usei mascara force vector, atualmente uso a absolut, mesmo assim o cabelo está quebrando ainda depois de 2 meses. Ia fazer o CPR Sensciense mas acho q preciso hidratar e nutrir antes, mas fiquei sabendo q mascara absolut é um tipo de reconstrutor. Estou com medo de fazer algo com queratina pq nao sei os produtos q devo usar antes para hidratar e nutrir para depois reconstruir. Pode me ajudar? Já procurei alguns salões e infelizmente é difícil encontrar bons profissionais, mesmo nos mais caros, dá impressao que eles nem sabem bem o que falam, a maioria fica querendo fazer "escovas" de todo tipo por cima, ou ja cauterizar sem nem ver direito o cabelo. Entao quero comprar os produtos e tratar eu mesma enquanto não encontro bons profissionais na minha cidade. Se meu cabelo não parar de quebrar agora, vou ficar sem cabelo pq está horrível, estou ficando com um enorme buraco na cabeça e com ele todo quebrado, como não estou fazendo escova nem chapinha, o cabelo está bem estranho e isso está me prejudicando no trabalho, preciso tratar logo para poder modelar um pouco pelo menos uma vez por semana com a chapinha para ter boa apresentaçao no trabalho, enquanto está fraquíssimo estou evitando. Por favor, me ajude. Muitíssimo obrigada e desculpe o texto enorme.

    ResponderExcluir
  58. Cara Carla,
    Sou dermatologista e agora também tricologista e ao procurar algumas imagens para um texto para um jornal médico sem querer encontrei seu site.
    Comecei a lê-lo e a cada novo assunto que lia , mas me fascinava pela sua sinceridade e notável conhecimento e paixão pelo assunto cabelo. Aprendi muitos detalhes para mim e meus pacientes, já que meu foco é a queda de cabelo, mas estou assim como você numa busca incessante de informações sobre cuidados para o fio de cabelo.
    Parabéns pelo excelente trabalho de disceminação de informação correta.
    Deborah

    ResponderExcluir
  59. Carla, adorei seu blog.
    Sei que vc não gosta mencionar marcas, mas como percebi que entendes muito bem do assunto, tomei a liberdade de perguntar.

    Eu faço progressiva há pouco mais de um ano, uso a Zene Progress, mas confesso que sempre tive dúvidas sobre sua fórmula que não está bem clara na embalagem. A Zene que eu uso é Zene Progress Defrizagem Restauradora Cabelos Nutridos Gradativamente com Polímeros de Silicone, é só isso que tem.
    Nunca tive problemas com ela, nunca me causou nenhum dos sintomas que ouvimos dizer que o formol provoca. Ela também nunca alisou totalmente meus cabelos, inicialmente diminuiu bastante o volume, com a repetição das aplicações foi alisando um pouco mais, mesmo assim, meu cabelo está muito longe ser liso. Meu cabelo é ondulado, indefinido, raíz mais lisa, mas não completamente lisa, só ondulado mais suave. Tem muito frizz e um volume exagerado, o que realmente me incomoda é isso. Eu tenho usado esse produto pq o volume está bem mais controlado e como não alisa totalmente, penso eu não ter formol. Mas minha irmã, que também usa a Zene, tem os cabelos mais finos e bem menos volumosos que os meus e seus cabelos estão lisinhos.
    Como sempre tive dúvidas sobre a fórmula, mesmo que a cabeleireira diga que não tem formol, resolvi te perguntar. Você conhece essa Zene, sabe de alguma coisa? Lembrando que essa é a Zene Progress, embalaggem com letras em vermelho. É que existem outras e as pessoas sempre confudem, mas acredito que vc deve saber qual é.
    Desculpe o incômodo, agradeço a atenção.
    Parabéns pelo blog, já me tornei leitora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  60. OI CARLA.
    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A ESCOVA DE PERÓLAS DA BEAUTY LISS. ELA É A BASE DE LACTATO DE ETALONAMINA, CISTEINA E EXTRATO DE PÉROLAS, DISSEM QUE ELA NAO TEM INCOMPATIBILIDADE, POSSO USÁ-LA EM QUALQUER CABELO?? OBRIGADA!!
    ADOREI SEU BLOG.
    CLAUDIA / BSB 14/04/2011

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, gostaria de saber se vc obteve informações sobre a escova de pérola ou se vc usou.

      Não sei mas me parece ser mais uma hidratação.Ainda não entendo como ela funciona.

      Dedes já grata RENATA

      Excluir
  61. Oieee, Carla tudo bem?
    Olha é assim eu uso amônia pra alisar meu cabelo é bem seco na raiz e depois vai frissando cacheando sei lá se tornado indefinido rsr (pé na senzala rsrs) eu comprei essa zene progress da embalagem vermelha e usei em casa mesmo ja tinha uns 3 meses que não alizava, nao ficou lizinho não abaixou o volume só, será que posso fazer a progressiva da inoar a marroquina daqui há quanto tempo??
    BjO grande pra si um bom restin de semana...

    ResponderExcluir
  62. Katucia Priscila26 de maio de 2011 15:38

    Olá Carla, achei seu blog ao acaso, procurando sobre EPS e achei ele perfeitoooooo. Se todo profissional estudasse um pouquinho para realmente saber o que está aplicando nas clientes, não teríamos tantos pros em salão.
    Fiz uso uma única vez de uma escova progressiva, não me recordo a marca. Porém não tkive o gosto nem de desfrutá-la rss pq meu cabelo não segura quase nada posso dizer. Mal uma prancha só para deeixar os cachos mais soltos. Porém adoro como eles são..
    Sim... Gostaria de saber se você sabe algo, sobre a linha salvadore de EPS sem formol, o que eu como farmacêutica não acredito!!
    Seria mais a nível de curiosidade.
    Reforço osm parabéns pelo seu trabalho, e aguardo uma resposta.
    Binhosssssss

    ResponderExcluir
  63. gostaria de saber esse alisamento x-tenso da loreal? e quais os tipos de cabelos que pode usar, e qual os melhores produtos para hidratação nesse caso.e o que voce acha da linha amend.

    ResponderExcluir
  64. olá,adorei seu blog, gostaria de saber sobre a carbocisteina, ativo que uso no momento e diz não conter formol e nem quimica, o que vc me diz a respeito desse ativo? se puder responda por email tbm claudiacassiac@hotmail.com. Obrigada e que Deus na sua infinita bondade a oriente sempre!!!

    ResponderExcluir
  65. Quando o assunto é alisamento dos cabelos, você a pessoa mais sincera e sensata que eu já vi em toda a minha vida.
    Tenho cabelos anelados, finos, tamanho médio e tingidos. Estava pensando em algo para reduzir o volume, mas depois de ler o seu blog, vou continuar apenas fazendo hidratação mesmo.

    Continue assim.

    Abraço

    ResponderExcluir
  66. Melhor blog sobre o assunto que já encontrei. Vc é prática e explica sem enrolações o que cada produto faz no cabelo.
    Muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  67. Seu blog é superesclarecedor!!! Parabéns pela descrição minuciosa de cada tipo de escova e suas advertências.
    Aproveito para tirar uma dúvida:
    Tenho cabelo volumoso. Já fiz: escova inteligente (rs), escova japonesa e metade de uma marroquinha, pq não aguentei chegar até o fim pq me senti mal. O volume diminuiu bastante. Depois de 6 meses voltei ao salão pra pintar o cabelo e escovar. Durante 5 dias ficou muito bom, mas quando eu fui lavar o cabelo o cabelo em casa, como de costume, meu cabelo quando secou ficou igual uma palha. com os fios muito finos, ressecados e todo arrebentado. Acredito que pode ser excesso de queratina, pq o cabelereiro usou um creme à base de queratina nos cabelos úmidos e escovou (brushing) logo em seguida.
    Estou pensando em fazer um tratamento de moroccanoil e escova de óleo de argan. Gostaria de sua opinião sobre esse processo.
    Minha filha vai casar esse mês e estou apavorada, com medo de não conseguir arrumar o cabelo.

    Muito obrigada pela orientação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  68. Olà. Fazia alisamento com guanidina e hà 8 meses nao uso. Queria um tratamento que deixasse o meu cabelo mais ou menos como o da Sheron Menezes. Qual é o melhor tratamento recomendado? Qual a melhor marca?
    PS: meu cabelo nao gosta muito de amonia.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  69. eu gostaria de saber si alguem conhece a progresiva a Tanagra.

    ResponderExcluir
  70. Deixei meu cabelo louro clarissimo, em seguida, enjoei e pintei meu cabelo de preto, a mesma cabelereira q fez tudo isto me convenceu a fazer uma definitiva. Quase fiquei careca e meus cabelo ficou horrivel, precisava arrumar com a chapinha(sim, sabia q danificava mais ainda), e peguei trauma de cabelereiro. Depois de meses, por recomendação, foi em uma cabelereira, cortei, e fiz escova marroquina, o cabelo melhorou, larguei a chapinha, mas ainda ficou com aparencia de falso. Amanha, dpois de 3 meses, vou retocar a marroquina, meu cabelo natural é liso e lindo, faço hidratações caseiras, e assim q me livrar das pontas(de 15cm,rsrs) ruim de meu cabelo, pretendo abandonar a escova.

    Tudo isso pra dizer o quanto venho sofrendo, e o quao importante e boa, foi sua explicação ;)

    ResponderExcluir
  71. Seu blog é muito bom!
    Fiquei com dúvidas.
    Já fiz várias inteligentes e progressivas, já passei por todos os estágios que você mencionou como consequência acima (cabelos opacos, quebrados e esticados), mas ainda quero meu cabelo liso e com o aspecto mais natural possível.
    Agora, depois de ter cortado a maior parte dele debilitada com a química, quero voltar a tê-los lisos. Qual o melhor procedimento a progressiva ou a inteligente? Ou ainda, é melhor alisá-los com alisantes mesmo? Gostaria muito que me respondesse, tô numa dúvida danada e vi que você entende do assunto.
    Brigada por esclarecer as coisas pra gente. Ajuda e MUITO!!!
    Adorei o blog, de verdade!
    :)

    ResponderExcluir
  72. Bom Dia ! Sou Cabeleireiro a 12 Anos, e tudo que você postou é a mais pura Realidade, Semanalmente recebo visitas de Representantes oferecendo escovas de tudo quanto é nome, mas o Ativo sempre o mesmo, Formoldeído, Glutaral, Eu Só Trabalho com Tioglicolato, mas nas Antigas trabalhei com Escovas a base de Formol e por isso confirmo todas as suas palavras. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  73. Olá Carla,,acabei de ler o blog e estou querendo cortar os pulsos..rrsss. Fiz um ( alisamento com carbocisteína) rrss no dia 14/09/11. Pois bem no primeiro dia ficou lindo, no segundo começou a arrepiar e agora parece uma vassoura velha nem liso e nem crespo...Meu cabelo é originalmente bem cacheado e ruivo mas pinto de loiro,,,por isso algumas escovas não são compatíveis..Caí no conto do vigário achando que meu cabelo iria ficar liso usando carbocisteína, e que não faria nenhum dano por não conter formol ( sou enfermeira e sei muito bem o riscos do formol e do glutarol) agora não sei o que fazer. O que voce sugere? posso usar tioglicolato? Ou abandono de vez a idéia de ter cabelos lisos...

    ResponderExcluir
  74. lorhaynne rodrigues24 de setembro de 2011 21:16

    oiii CARLA faço relaxamento no meu cabelo com o tioglicolato...realmente naum tenho so q me queixar e meu cabelo é beeem frizado em algumas partes...com o tempo ele quebra um pouquinho, e tambem, tenho um enorme problema com caspas e seborréia queria q voce me indicasse um tratamento (nome do shampoo q devo usar...oq vc achar q devo usar) vou esperar por sua resposta!!!
    bj...

    ResponderExcluir
  75. Oii, gostei bastaste do seu blog e veio no momento certo pra mim. Já fiz definitiva (mas não gostei ficou muito falso) aí quando tava saindo cai na tentação e fiz a London (que agora estou morrendo de medo por que realmente não sei como ela funciona) e agora não sei o que fazer. Pelo seu quadrinho o meu cabelo é o cacheado (o que eu acho que tinha que ser considerado nacionalmente porque realmente existem mais de tres tipos de cabelo). Estou pensando em manter na escova até ver o q faço. Já ouviu falar na remodelagem gostaria de saber sua opinião. Beijinhos

    ResponderExcluir
  76. EU SEI QUE VC FALOU QUE ESCOVA É TUDO IGUAL, MAS DA PRA FALAR DA LONDON POR FAVORRRR?! É QUE CADA UM FALA UMA COISA DIFERENTE. BEIJOS , LINDA

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde!Estava procurando informações sobre alisamentos, ecovas etc. e me deparei com esse texto super esclarecedor.Obrigada!
    Tenho cabelos cacheados (com luzes), o cabelo é bem fino e macio, mas estou pensando em fazer um relaxamento. Por que? Vaidade. Não posso reclamar dos meus cabelos. Apenas me acho mais bonita quando estou com os cabelos lisos.Eu me sinto mais à vontade, mais segura e menos preocupada se o cabelo vai armar ou arrepiar. Meu medo é de estragar os cabelos. Acabei de ligar para uma cabeleireira e ela me falou sobre uma tal escova de Atemoia... O que é isso? Ela disse que não contém formol e que vai apenas abrir os cachos. Eu ainda não sei o que significa "abrir os cachos". Seria transformar cabelos cacheados em ondulados? Realmente não consigo visualizar... E selante para que serve?
    Sempre pensei em arriscar mexer nos cachos, mas na dúvida optei por deixar como está. Gostaria muito de saber sua opinião e desde já agradeço.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  78. OI Carla, faço alisamento a 5 anos,e meu cabelo não tem ficado muito bom nos ultimos retoques, tem ficado muito seco e com aparencia de espichado. Era para ser da tanagra, mais desconfio que ela esteja usando outro produto. Só uso produtos bons e hidrato bastante. O que será? Então estou a 10 meses sem retoque. Fiz duas vezes a escova gradative Red Iron (pró sericina) tirou o volume e hidratou. Será que tem formol nesta? To preocupa. Me ajude por favor. ericadumas@yahoo.com.br. Obrigado desde já um grande abraço e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  79. ONG! não sou cabeleireiro, muito menos profissional, mas já fiz 2 escova progressivas e 1 definitiva e bem... a definitiva que fiz era da Wellastrate e meu cabelo era pintado de loiro a base de hidróxido de amônia (tinta permanente) eu fiz a definitiva 4 meses depois de pintar e depois que o cara tirou o produto da minha cabeça quase desmaiei com o resultado... PONTAS TOTALMENTE MORTAS E FEIAS! O cabelo ficou lisinho mas as pontas parecia cabelo PIXAIM! agora depois de 9 meses ele está quase reconstruído mas as pontas ainda estão duplas e (acho) nunca mais vou fazer progressiva. (as duas progressivas que fiz eram de formol, meus olhos ardiam muito e o cabeleireiro disse que não tinha formol, eu mesmo descobri por que fiquei sem respirar lá... só isso desaprovo os dois tipos de alisamento.

    ResponderExcluir
  80. Olá, Gostaría de saber e a escova SEM FORMOL da TANAGRA é boa?
    Se alisa sem precisar ficar horas no secador?

    OBRIGADA
    Eliane

    ResponderExcluir
  81. CARLINHA, EU TENHO MECHAS LOIRAS, NA BASE CRESCIDA FAÇOS EMPRE ISSO A CADA 4 MEES, AMS DEVIDO MUITO FORMOL QUE JA USEI MEUS FIOS FRA AFINANDO, TIVE QUE CORTA-LAS E TO HA 9 MESES SEM NADA, POSSO USAR ESSE WELATRASTE OU XTENSO DA LOREALLLL, ME FALA A VERDADE TÁ OK BECITOS REGIANE

    ResponderExcluir
  82. Eu ♥ cabelo e ♥ seu blog...
    faço curso, e tinha um trabalho sobre os hidróxidos...o poste me ajudou mto!.
    Obrigada msm...continue nos dando dicas =)

    bjs lindaa!

    ResponderExcluir
  83. Amiga, adorei teu blog. Estou aproveitando todas as suas dicas. Já fiz o alinhamento térmico e adorei. Mas hoje fiz um caca... fiz uma reconstrução da Joico pela terceira vez. Fiz td direitinho mas no 4º passo deixei agir no cabelo por mais de 20minutos. O cabelo, quando fui retirar o produto, quebrou inteiro. Vários fios saíram na mão. será que foi o excesso da queratina. Além do Joico, que usei acada 15 dias, uso cremes com queratina acada laada, duas ou tres vzs por semana. Não acho que foi o alinhamento, já o fiz a um mês, e o cabelo só quebrou hoje após usar indevidamente o Joico. :(

    Bjs!
    Parabéns pelo conhecimento e pela grandeza em compartilhar.

    ResponderExcluir
  84. Olá, tudo bem? Sou Kátia, sou profissional da saúde e gostaria de lhe parabenizar por esse serviço que vc presta a população, seu blog é muito esclarecedor e digno de crédito. Também gostaria de uma sugestão para relaxar um cabelo cacheado com mechas descoloridar com OX de 30 e 40, apenas para redizir o volume e deixar os fios mais maleáveis e fáceis de cuidar. Seria o X-tenso? Aguardo ansiosa a sua resposta, e mais uma vez parabéns, vc demonstra ser um profissional muito competente. Obrigada

    ResponderExcluir
  85. Oiiiiiiiii, minha mãe faz e n fica nem um pouco estragado, mas ela eh uma exceção, eu tenho uma amiga que fez marroquinsa! A-C-A-B-O-U com o cabelo dela! e eu morro de medo de fazer, mas eu acho que n preciso meu cabelo ja eh liso!

    ResponderExcluir
  86. FIZ UM ESCOVA PROGRESSIVA (DA ALINA COSMETICOS) A PROFISSIONAL ME GARANTIU QUE NÃO TINHA FORMOL MAS OS MEUS CABELOS FICARAM FEIOS E QUEBRADIÇOS, VOC~E CONHECE ESSA MARCA? AGORA NÃO SEI O QUE FAZER ELA ME DISSE QUE É PRA MIM DEIXAR DE ALISAR QUE ELA VAI PASSAR NA RAIZ SO UM PRODUTO PARA PERDER O VOLUME DEVO ACREDITA ME RESPONDA

    ResponderExcluir
  87. FIZ UMA ESCOVA PROGRESSIVA (ALINA COSMETICOS) A PROFISSIONAL ME GARANTIU QUE NÃO TINHA FORMOL MAS MEU CABELO FICOU DURO E QUEBRADIÇO.VC CONHECE ESSE PRODUTO? AGORA ELA QUER COLOCAR UM PRODUTO ACHO QUE DA MESMA LINHA SOMENTE NA RAIZ PARA TIRAR O VOLUME. O QUE FAÇO?

    ResponderExcluir
  88. olá xará! gostei muito do seu blog... mas percebo que vc não tem respondido aos comentários.... e queria muito saber a respeito da london...A ESCOVA DAS CELEBRIDADES..rsrsr, dizem não ter formol... e sim ,efeito de super hidratação..a base albumina e queratina... mas o troço alisa o cabelo... é um produto importado ..os de fabricação brasileira são falsificados.. o produto orginal custa 600 mangos....uso guanidina no cabelo ha anos.. pois os fios são bem grossos..e ha pouco tempo fiz uma progressiva...msm ciente dos riscos...embora a cabeleireira tenha me garatindo que a escova não tinha formol, ficou evidente quando meus olhos começaram a arder muito ..q ela estava mentindo..infelizmente,pois gosto dela e ela relaxa meu cabelo ha muito tempo..enfim! se souberes alguma coisa sobre essa escova londom, dá uma luz!
    abç.

    ResponderExcluir
  89. Bom dia flor!!! caracaaaaaaa vc gostaria de tratar do meu cabelo? rs é sério ... em todas que vou nehuma dá souluçao ;... puxa percebo que vc entende de maisss de cabelo!! olha eu ja perdi as contas de qtas progressivas, relaxamentos e definitivas que ja fiz .. com tudo está completando hj 1 ano que nao faço nada no meu cabelo, a nao ser a miseravel da xapinha, pq a minha raiz é mtoooo enrrolada e como ja tem um ano q eu nao faço nada, a raiz cresceu um pouco neh .. mas eu nao aguento ver e nao fazer nada .. eu ate marquei de fazer uma nova escova que inventaram ai, amanha, é a deacido glioxilico+ amazon trat+ cisteina+ proteinas+ aminoacidos. mas depois do que li sobre a cisteina no seu blog .. ptz ... ja ate desmarquei neh .. eu nao tenho tempoooo pra cuidar dos meus cabelos.. só de fazer a xapinha quase todos os dias .. isso ja me consome mto o meu tempo e a minha vontade de querer hidrata-lo. tenho os cabelos longo pq eu adoro ... e nao tenho coragem de corta-lo curto .. o problema é q meu cabelo esta igual palha .. alem de parecer ser um chiclete .. e ele está arrebentando com uma facilidade incrivellllllllllll ... me ajuda nao sei mais o q faço .. teria algo q posso fazer?
    um creme de hidrataçao sei la qualquer coisa me ajuda
    entre em contato comigo .. por e-mail sei la .. me ajuda beijos

    ResponderExcluir
  90. Prabéns amei teu bolg o melhor que ja vi sobre cabelo,bercebe-se que se trata de uma profissinal com conhecineto de causa o que é dificil de se encontrar.preciso de um helpp a 5 anos fix uma progresiva de chocolate e foi terrivel tive irritação nos olhos com se estivese de conjuntivite ,falta de ar e fui parar no horpital onde foi providenciado a remoção( lavagem dos meus cabelos) e ai vem a queda o cabelo caia da raiz fique desesperada.comecei um tratamento com dermatologista e hoje tenho um cabelo 100 natural e longo mas tenho muito volume muito mesmo e ondulações que deixam o cabelo meui presso .bem que desejo ter cabelo solto com menos volume sem ficar esticado nem artificial que eu possa ficar sem ter de fazer escova toda semana.li atentamente tudo que postou mas fiqueiem duvida sobre o tio que vc falou e a sisteina ou cisteina( não falou muito sobre esta) e me indicaram uma da tanagra com base em cisteina.por favor me ajude não posso errar pois ja e mais uma vez sou trumatizada rsrsrs. mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir
  91. Olá Carla, tudo bem? Então, fiz a escova de turmalina a uma semana ( eu nunca tinha passado nada no cabelo até o momento, tintura, alisamentos, etc), confesso que fiquei com MUITO medo de fazer, porque o meu cabelo é ondulado porém ele tem algumas partes muiiito ressecadas, tais partes que eu não conseguia domar de jeito nenhum. Meu cabelo era como se fosse uma camuflagem, em cima ele tinha um aspecto bacana e em baixo era tipo cabelo afro. Com base nisso resolvi fazer a escova de turmalina. Eu pesquisei muito sobre e mesmo após ter feito continuo pesquisando, até que achei seu blog e li esta postagem.
    O meu cabelo até então está perfeito, ficou do jeito que eu queria. Não tirou as ondas do meu cabelo, está super hidratado e brilhante. Ele ganhou forma e as partes que eram secas ficaram ótimas. O cabelo ganhou um peso muito bacana, ficou com um visual bem legal.
    Após ter lido a sua postagem dizendo que a verdadeira "escova'' é aquela que hidrata sem tirar as ondas/cachos, fiquei aliviada, porque mesmo após ter feito ainda continuei com certo receio. Mas enfim, eu gostei muito, e espero que o cabelo continue como está daqui pra frente. Um beijão.

    ResponderExcluir
  92. Oi Carla,tudo bem?
    Meu cabelo é ondulado e tingido. Gostaria que você me indicasse qual o melhor tratamento, já que ele está com muito frizz e as pontas ressecadas e duplas. Não queria um produto que tirasse o volume, queria um que hidratasse e selasse os fios. Me indicaram uma escova chamada Lizz Cat. Já ouviu falar?

    Desde já muito obrigada.

    Beijinho,

    Luana Luz - leyde_luz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. NÃO AGUENTEI E CORTEI MEU CABELO ESTAVA HORRIVEL QUER DIZER AINDA ESTÁ ESTOU FAZENDO HIDRATAÇÃO E CAUTERIZAÇÃO QUIMICA TÃO CEDO NÃO FAÇO ALIAS FIQUEI COM TRAUMA DE SALÃO

    ResponderExcluir
  94. heey parabéns pelo o blog
    queria te perguntar, sou alérgica a formol, minha mae fez e ficou pessima, por isso nao fiz, mas tenho alergia a algumas coisas.
    já fui no alergista e ela me indicou a não fazer por causa dos danos...
    queria saber se existe alguma escova que seja sem o bendito formol, e que tenha resultados bons, meu cabelo é meio liso mas tem um volume danado, ajude-me!

    ResponderExcluir
  95. Boa noite,

    Estou começando a fazer curso sobre cabelo, conheci ontem seu blog pesquisando na internet, percebi pelos artigos que vc entende muito mesmo, que legal.
    Quais são suas fontes, onde vc fez cursos (além do senac que vi)? seria muito legal saber. Um grande abraço e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  96. Carlinha, e a escova de carbocisteina?? é melhor do que a london? to querendo fazer uma das duas, qual vc considera melhor? please!!!

    ResponderExcluir
  97. oi tdo bem?
    tenho o cabelo liso muito fininho, porem tem umas ondas, sab efeito travesseiro,e dependendo do cort por ser muito levinho fica c volume,fui apresentada a escova da maxline sem formol a ultra form, e ai é recomedavel acho meu cabelo muito fragil , quebra com facilidade, mas queria q ele ficasse mais comportado e sem marcas, recomenda ou melhor não?obrigada

    ResponderExcluir
  98. sabe algo da ultra form da maxline, quem tem cabelo já liso natural pode fazer só p da uma alinhada nos fios?

    ResponderExcluir
  99. Prezada Carla, obrigado pelos esclarecimentos junto ao público alvo, que são nossas clientes cada vez mais satisfeitas com produtos que de fato satisfaçam, contudo, creio que você no contexto acima generalizou o público e a classe fornecedor somente aos profissionais da área da beleza. Não generalize todos os distribuidores que não trabalham com ética por alguns picaretas, pois lendo seu post, gostei muito de fato, e está de parabéns junto ao seu público alvo. Sou distribuidor de várias marcas de produtos, e todos lacrados de fábrica com selo da anvisa e MS. Porém, concordo que neste mundo existem vários picaretas que adulteram produtos, contudo, não tire alguns por todos. Abraços minha querida. Que o Senhor Jesus te abençõe a cada dia, e continue postando aqui, pois sempre costumo dar uma lida nos seus comentários, e sempre são de grande valia para preencher algumas lacunas do meu conhecimento, pois apesar de ser cabeleireiro, que por sinal estou algum tempinho parado, pois não há tempo hábil para tocar escritório, distribuição, etc. Sempre acabo me deparando com algo novo... Abraços

    ResponderExcluir
  100. olá tenho um produdo de escova progressiva com os seguintes componentes aqua, glycerin,panthenol, cetrimonium chloride, citric acid,methilparaben, cetyl hydroxyethylcellulose, poliquaternium-7, cetearyl alcohol,butyrospermum parkii butter, petrolatum, propylparaben, dimethicone, hidrolyzed keratin, parfum, ciclomethicone, ci 19140. o que me diz sobre ele.

    ResponderExcluir
  101. Eu estou com muito medo, pois não sei o que devo passar em meus cabelos, e não confio nos salões, visto que nunca me falam o que estão usando... Em Campinas, todos os salões só tem progressiva com formol, e já não sei quem procurar, também não sei que produto compro caso eu queira passar em casa... :(

    ResponderExcluir
  102. E como perdi clientes por não usar o pomar com formol em meu salão!!!
    Mas sou satisfeitos com minha consciência por isso.

    Certo dia uma cliente desmaiou enquanto eu cortava o cabelo dela, descobri naquele dia que ela era epilética e não havia tomado remédio.

    Imaginou se eu tivesse fazendo uma escova dessas? Que explicações eu daria? Não é só por isso que não uso essas escovas. É questão de ética!!

    ResponderExcluir
  103. olá carlinha,começei no ramo agora em Dezembro,estou crua de tudo, gostaria de saber qual dessas marcas~é melhor a ser usada no salão.A RED IRON, MAXILINE, OU A MINAS FLOR. Se caso vc não a conheçe por favor indique-me alguma,com um prreço bom e com otimos resultados. OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA.
    BJSSSSSS

    ResponderExcluir
  104. Olá Carla! Faço um tipo de alisamento que minha cabeleleira não me diz o nome de jeito nenhum,A única coisa que ela fala é que é "A BASE DE ALCOOL".Só que fiquei grilada,ja faço o cabelo com ela a 3 anos e é direito meu saber o que uso,então começei a perquisar na internet e achei seu blog,com todos estes comentarios.Confesso que estou preocupada pelo que vi em outro blogs o que ela usa é a tal da "portier fine",pelo menos o processo e a aparência do produto é a mesma,a ultima vez que dei foi em novembro,meu cabelo é cacheado,mais aquele cachos bem miudinhos,se bem que a fibra ja mudou.Enfim,queria saber o que posso fazer pra reverter isso,se trará mais danos ao meu cabelo,ja que a minha saúde não posso fazer mais nada além de parar de fazer uso desse produto;Posso voltar ao alisamento normal,o que acha do alisamento X-TENSO da loreal? E o da SCHWARZKOPF da bonacure?
    Responda-me por favor!!

    ResponderExcluir
  105. Olá Carla! Faço um tipo de alisamento que minha cabeleleira não me diz o nome de jeito nenhum,A única coisa que ela fala é que é "A BASE DE ALCOOL".Só que fiquei grilada,ja faço o cabelo com ela a 3 anos e é direito meu saber o que uso,então começei a perquisar na internet e achei seu blog,com todos estes comentarios.Confesso que estou preocupada pelo que vi em outro blogs o que ela usa é a tal da "portier fine",pelo menos o processo e a aparência do produto é a mesma,a ultima vez que dei foi em novembro,meu cabelo é cacheado,mais aquele cachos bem miudinhos,se bem que a fibra ja mudou.Enfim,queria saber o que posso fazer pra reverter isso,se trará mais danos ao meu cabelo,ja que a minha saúde não posso fazer mais nada além de parar de fazer uso desse produto;Posso voltar ao alisamento normal,o que acha do alisamento X-TENSO da loreal? E o da SCHWARZKOPF da bonacure?
    Responda-me por favor!!

    ResponderExcluir
  106. Amei seu blog, vc é bem entendida do assunto, eu estou chorando nesse momento, pois fiz um relaxamento e meu cabelo esta quebrando todinho help!!!!!a cabelereira que estava indo ja fazia 2 anos me traiu e trocou o produto sem me avisar e deu no que deu..ele trinca todinho, o que fazer me ajude não quero ficar careca....

    ResponderExcluir
  107. Oiii Carla! adorei seu blog... parabéns agora sei onde ir quando tiver dúvidas.rsrs bjs

    ResponderExcluir
  108. Olá Carla aqui onde moro tá na onda da ESCOVA DE GELO, você teria alguma informação a respeito? adoro seu blog.Abraço.

    ResponderExcluir
  109. Oi Carla boa tarde!
    Eu fiz alizamento da raiz com o lithium da salão line, tem uns 3 meses, vc sabe me dizer se eu posso usar o x-tenso?
    Obrigada. Heloisa

    ResponderExcluir
  110. olá carla, você tem informação de qual é a base alisante da escova inteligente da AGI MAX, e da escova italiana BLUE GOLD SALVATORE? Então você confirma que tioglicolato de amonia é compativel com luzes, descolaração?

    ResponderExcluir
  111. olá carla eu não entendo na de cabelo, é a primeira vez q mando um comentario, nem sei se vai da certo, ja que tentei a pouco e nao consegui.
    Bom sou bem loira de luzes, e fazia a cadiveu, agora ela acabou e ja faz uns 4 meses q não uso, gostaria de saber qual a base alisante da escova agi max sem formol, e da escova blue gold salvatore q so ouço falar bem dela, que é uma escova italiana? E se eu posso usar o tioglicolato? por favor me responda, obrigada, ane.

    ResponderExcluir
  112. OLA,QUERO DIZER QUE TE ACHO MUITO INTELIGENTE E QUE É MUITO BOM ESTAR POR DENTRO DE TUDO DETALHADAMENTE QUE USAMOS EM NOSSOS CABELOS.NA VERDADE UM CABELO,SAUDAVEL É UM CABELO ISENTO DE QUIMICA!MAS,PARA NOS MULHERES FICA MUITO DIFICIL VIVER SEM A DROGA DA QUIMICA.TENHO CABELO CACHEADO E DETESTO.SOU FA DO LISO CHAPADO,DAQUELES QUE NAO SEGURAM NEM A PREGADEIRA,JA GASTEI RIOS DE DINHEIRO EM SALOES MAS A PROMESSA NUNCA SE CUMPRIU.15 DIAS 1 MES NO MAXIMO E LA ESTAVA EU DE NOVO QUERENDO MAIS UM POUCO DE PRODUTO PARA ALISAR.***DESPERADA COM O FURO NO BOLSO RECORRI AO HENE(APESAR DE SER O BICHO PAPAO DAS CABELEIREIRAS),MAS QUIS USAR E ESTOU COMPLETANDO 1 ANO E 3 MESES DE USO.HIDRATO 1 VEZ POR SEMANA E CAUTERIZO DE 15 EM 15 DIAS.DESTA FORMA NAO HA DE QUE EU ME QUEIXAR,NAO TO CARECA,NAO TENHO QUEBRA,NEM GASTO MAIS MINHA GRANA POIS USO EM CASA E AMO!!!A PROPOSITO PREGADEIRA E GRAMPOS ESTAO APOSENTADOS NO MEU ARMARIO.QUANTO AO RISCO PODE SER QUE EXISTA SIM MAS ATE HOJE NAO VI NEM OUVI DIZER QUE UMA PESSOA TENHA MORRIDO POR USAR HENE.MINHA AVO TEM 79 ANOS E USA DESDE OS 16.TA VIVINHA DA SILVA E QUE CABELOS!!!./LEGAL SEUS ESCLARECIMENTOS,MAS,NAO DA PRA VIVER SEM ARRISCAR UM CABELO DOS SONHOS...

    ResponderExcluir
  113. Ola mais e sobre uma escova progressiva que não tem formol e o ativo dele é ecsane? o que vc me fala a respeito...
    tem mulheres GRAVIDAS,criança de 10 anos que fizeram essa escova e amaram não da ardencia no olho alisa uns 50% mais hidrata bastante essa escova não deixa aquele cabelo retooo mais sim tira o volume e algumas ondas do cabelo...qual sua opinião (só não posso citar o nome da marca)

    ResponderExcluir
  114. Oi, Carla!!!
    Amei seu blog, muito elucidativo, mas vc não falou sobre a london. É segura? Qual o seu componente químico?
    Me responda por favor!

    ResponderExcluir
  115. Olá Carla! Parabéns pelo blog!
    Você conhece o método da Joico? Tenho uma sobrinha que faz, dura menos que a inteligente, e é até mais barata e segundo o cabeleireiro que aplica, não faz mal a saúde?
    Por favor, gostaria de sua opinião .
    Obrigada

    ResponderExcluir
  116. Olá Carla,
    Gostaria de te fazer uma pergunta.
    Me deparei agora com uma escova chamada de pérolas cuja base é lactato de et....mina da marca Liss

    Ela se apresenta como redutora de volume,mas não entendo, se não é uma química então o que seria? Só consigo pensar que é uma hidratação .
    Desde já grata
    Renata

    ResponderExcluir
  117. Olá Carla! Adorei o seu blog!! =)
    Eu ja fiz todas as escovas que existem! rsrs O meu cabelo era bem cacheado e crespo, porem agora esta liso. Não liso reto mas bem melhor do que era antes. Mas como eu ja fiz tantas escovas, eu não posso parar se não o meu cabelo fica pior so que era antes. Não estou querendo fazer mais escovas pois meu cabelo nunca ira voltar ao normal, voce acha que se eu começar a SO fazer relaxemntos o meu cabelo fica como esta agora??
    Por favor, adoraria a sua opinião!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  118. JÁ FIZ A ESCOVA BIOLOGICA,DA MARCA DA ADVANCE...NO PROCESSO A CABELELEIRA LAVOU MEU CABELO SHAMPOO ANTI RESIDUO,PASSOU O PRODUTO ESPEROU ESFRIAR,PRANCHOU E ENCHAGOU...GOSTEI DOS RESULTADOS...CABELO FICA SOLTO,BRILHOSO,CHEIO DE VIDA... QUERO SABER SE É PREJUDICIAL A SAUDE... SE TEM EFEITOS RUINS GRADATIVOS...ELA É CHAMADA DE ESCOLA BIOLOGICA,ORGANICA OU LODON...

    ResponderExcluir
  119. Oi gostei muito do seu blog!
    Estou com uma dúvida terrível, já fiz pela segunda vez a escova semi-definitiva, meu cabelo está muito bonito e sedoso, mas meu couro cabeludo fica descamando. E nessa última vez feriu um pouco, mas não sei se foi porque eu tonalizei no mesmo dia em que fiz a escova. Minhas perguntas são: Quais as substâncias da semi-defintiva (o meu cabeleireiro disse que essa escova não tem forma e sim amônia)? E se é normal haver uma descamação no couro cabeludo?
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  120. Oi Carla, adorei seu blog, parabéns!

    Eu já desfrizei meu cabelo duas vezes com Zene Progress, mas como sua fórmula está escrita em inglês, não sei se existe alguma substancia agressiva ao ser humano, ou que provoque CA, emfim, apesar de fazer o tratamento num cabeleireiro, e ele me dizer que o zene é uma escova temporária e que não agride o cabelo e a pessoa, depois de ler teu blog, fiquei com uma "pulga atras da orelha", e gostaria de saber se posso prejudicar minha saúde, ou não. Não quero meu cabelo liso, gosto dele cacheado, e o zene pra mim ficou perfeito, pq meu cabelo fica tipo um liso jeitoso, sem tirar totalmente os cachos, apenas arruma meu cabelo e deixa mais hidratado.
    Nunca tive problemas com a formula, nunca me causou irritações, ou outros sintomas parecidos com que o formol provoca. o Zene Progress que uso é o da embalagem branca com as letras vermelhas.

    Desde já, agradecida.
    Parabéns pelo blog, já me tornei leitora.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  121. Acabei de postar em relação a dúvidas sobre zene progress, sou a moça que usou esse produto apenas duas vezes, e que o cabeleireiro fala ser uma escova temporária, só que me esqueci de te mandar meu email....

    chyrlei_ramalho@hotmail.com

    Grata, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  122. Oi! Fiz uma "inteligente" há uns meses e perguntei à cabeleireira que princípio alisava o cabelo, já que a escova não tinha formol. Ela respondeu que era cloridrato de cetrimônio. Você sabe alguma coisa sobre isso, se é verdade que essa substância alisa?
    Meu e-mail: mariacarol.vmc@ig.com.br
    Grata, Carolina.

    ResponderExcluir
  123. Olá Carla,gostomuito do seu Blog .Tenho lido muitas coisas interessantes . mas a minha dúvida ainda é com relação a London. Vc sabe qual o componente dela ?Pergunto no salão , e me garantem que não tem formol. Gostaria que vc esclarecesse. Muito obrigada e um beijão para vc.

    Se puder enviar para meu email (gleidy-cleos@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  124. Carla por favor tire a dúvida sobre a London !!!

    ResponderExcluir
  125. Fiz uma escova london a 2 semanas (escova inglesa), mas ficou liso somente 4 dias depois voltou ao normal... sera que posso fazer selagem ou tenho que esperar mais um pouco??? porque sera que meu cabelo voltou ao normal.. sera que e porque passei tonaliante???

    ResponderExcluir
  126. Gostaria de saber se conhecem a escova Hair Botox Vintage Girls?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  127. Olá, boa noite!
    Gostei muito do seu blog e desta matéria. Sou louca para encontrar uma forma de alisar o cabelo sem acabar com a saúde. Fiquei sabendo da escova progressiva da Uberliss, que garante não ter formol e nem amonia em sua composição. Gostaria de saber o que vc acha sobre essa escova? Pois eu fiz uma vez e meu cabelo (que é ondulado, com raiz alta) ficou lisinho, por mais ou menos 1 mês. Fiquei na dúvida se realmente não tinha nada de formol. Obrigada ;-)

    ResponderExcluir
  128. Olá, boa noite!
    Gostei muito do seu blog e desta matéria. Sou louca para encontrar uma forma de alisar o cabelo sem acabar com a saúde. Fiquei sabendo da escova progressiva da Uberliss, que garante não ter formol e nem amonia em sua composição. Gostaria de saber o que vc acha sobre essa escova? Pois eu fiz uma vez e meu cabelo (que é ondulado, com raiz alta) ficou lisinho, por mais ou menos 1 mês. Fiquei na dúvida se realmente não tinha nada de formol. Obrigada ;-)

    ResponderExcluir
  129. Boa noite, sou profissional da área e achei bastante interessante esse post, pois não concordo com a conduta de alguns "profissionais" de mentirem a seus clientes.

    ResponderExcluir
  130. Carla, por favor o que você tem a me dizer da vendida como "progressiva" Fox Gloss, proncípio ativo:fenoxitanol
    cristiane

    ResponderExcluir
  131. Carla uso escova de argan ja fais 1 ano e meio e o produto da maxiline
    ele e abase de acido glioxílico,e meu cabelo era cacheado e com o passa do tempo agora se encontra liso por tanto aplicar. fica lindo maravilhoso mais estou percebendo que ele esta com aspecto seco com perca de fios caindo da raiz e costumo aplica-lo no enterva-lo de 1 mes e 10 dis no maximo pq ja aparesse as ondas .gostaria de saber se esse gloss danifica o cabelo com o tempo e se e por isso q esta caindo? obrigada

    ResponderExcluir
  132. Olá, o que você tem a falar sobre a escova da ÜBERLLIS? Dizem por aí que contém carbocisteína e ácido glioxílico.Agradeço desde já a sua atenção.

    ResponderExcluir
  133. Olá, o que você tem a falar da ÜBERLLIS? Dizem por aí que contém ácido glioxílico e carbocisteína. Obrigada

    ResponderExcluir
  134. Nossaaaaaaaa!!!!! Você é demais! Na minha singela opinião você pode ser chamada de "profissional" com a boca cheia, ao contrário da maioria dos cabeleireiros que se encontra hoje em dia.

    Parabéns, seu profissionalismo é cativante.

    Um abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  135. ola ..parabens pelo blog........amei tudo e acho q vou morar aki rsrs...
    tenho o cabelo com uns cachos .a raiz fica um poko oleosa....meu cachos comecam apartir ou abaixo da orelha.....e tenho mto friz...gostaria de uma indicaçao de uma mascara para hidrataçao em casa....uso mto os produtos elseven total 5 e costumo usar de vez em quando akelas ampolas de hidrataçao instantanea.....e faço chapinha um vez por mes(mas sem escova)...desde ja mtoooooooooo obrigadaaaaaaa e parabens..

    ResponderExcluir
  136. oi Carla li parte de seu blog estou cada dia mais com duvidas sobre q devo fazer. estou sete meses sem quimica c um capacete e quero alizar meu cabelo q esta caindo muito.Obs antes usava ;progressivas q o proficional nao m mostrou qual q devo fazer?Beijos....

    ResponderExcluir
  137. Oi estou usando a selagem com carbocisteina da maxiline

    ResponderExcluir
  138. Leah Veneza


    Oi gostaria de saber sobre a escova G 12 Keef que dizem que é uma progressiva sem formol e que alisa gradualmente, porém gostaria de saber como já faço a definitiva com tioglicolato de amônia a marca é da all nature. Essa progressiva é só modo de fala ou é um tratamento tipo uma escova de hidratação, se pode me responde ficarei grata.

    ResponderExcluir
  139. Conversa iniciada hoje
    15:02
    Elza Carla Sanches

    Oi, Carla Gosto muito do seu trabalho e já li seu blog inteiro, reconsultando-o várias outras vezes para tirar dúvidas. Não sou profissional do ramo, mas sempre fui extremamente curiosa. Gosto de saber fazer tudo o que as cabeleireiras fazem, usam, dizem, gostam, não gostam. Se pretendo usar em mim, antes pesquiso muito para minimizar os arrependimentos. Nessa linha, há mais ou menos um ano, apareceu em minha cidade a linha de "escova-progressiva"(sim, já sei sua opinião sobre elas..rsrs) ExoHair. O peculiar é o princípio ativo EXOVITIN. Já ouviu falar? Conhece alguém que tenha usado? Uma amiga de trabalho usou há três dias, lavou ontem, o cabelo está lindo (como era esperado mesmo quando se faz qualquer progressiva no começo, né?) Este é o site da empresa: http://www.exohair.com/exoplastia/#resultado Estou ansiosa para saber sua opinião. Parabéns pelo trabalho, Grata Elza Carla

    ResponderExcluir
  140. Vc disse para questionar o cabeleireiro e para não fazer procedimento com quem omite a verdade, na verdade não existe nenhum cabeleireiro no mundo que esconda as coisas e que não pense única e exclusivamente só no dinheiro. Vc é a única cabeleireira do mundo que abre o jogo e fala as verdades, se eu pudesse eu trataria com vc, mas como não tem como o jeito é cair nas mãos dos picaretas e contar com a sorte, pois nunca nenhum cabeleireiro vai dizer a verdade. E digo mais, nem mesmo ler o rótulo do produto significa alguma coisa, pois os cabeleireiros "envenenam" os produtos nos bastidores...

    ResponderExcluir
  141. E o ZENE PROGRESS Carla, eu o utilizo e gosto do resultado, mas e quanto ao formol o que acha? Obrigada.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails