quarta-feira, 6 de maio de 2009

Você sabe pra quê serve a Reconstrução?


Fala-se muito de Hidratação e Reconstrução, mas você sabe quando lançar mão de cada uma?

HIDRATAÇÃO:
Os produtos desenvolvidos para hidratação tem a função de dar emoliencia aos fios, deixando-os mais macios, fáceis de pentear e brilhantes. Já falamos por aqui que para os cabelos ficarem macios e brilhantes é necessários que se feche as cutículas. As cuticulas devidamente fechadas formam um espelho refletor de luz, fazendo com que os fios brilhem.
Quando usar:
Semanalmente, escolha o melhor dia da semana para você e torne esse dia o dia da Hidratação.
Como proceder:
1º Lavar
2º Aplicar a máscara de hidratação colocar touca térmica* e esperar 10 a 15 minutos, e enxaguar.
3º Aplicar um finalizador leave-in ou protetor térmico se for escovar/pranchar


RECONSTRUÇÃO:
Como o nome já diz, reconstruir, mas reconstruir o que?
O nosso cabelo é formado por queratina, que é composta por 19 aminoácidos.
As agressões naturais diárias que sofremos associadas as agressões que nós provocamos como coloração, descoloração, progressivas (nojo master), relaxamentos e alisamentos nós perdemos alguns desses aminoácidos que precisam ser repostos.
Toda reconstrução tem Queratina na fórmula mesmo que não esteja bem explicito na embalagem.
O recosntrutor tem ph ácido, porém depois de aplicar um reconstrutor você deve aplicar um creme de hidratação pelo seguinte fato, o Reconstrutor deixa o cabelo pesado e sem balanço, em alguns casos áspero, o creme hidratante é emoliente e vai dar leveza e movimento, finalizando o processo. Resultado: Cabelo encorpado e macio!
Quando usar:
A cada 15 dias troque a Hidratação pela Reconstrução.
Como proceder:
1º Lavar com Shampoo ant-resíduos** ou Shampoo da mesma linha do Recosntrutor.
2º Aplicar a máscara reconstrutora, espere 5 minutos e enxague.
3º Aplicar a máscara de hidratação, esperar 10 minutos e enxaguar.
4º Aplicar um finalizador leave-in ou protetor térmico se for escovar/pranchar.


O excesso de Reconstrução faz tão mal quanto não reconstruir, pois o excesso de queratina endurece o fio e o torna como um grafite tornando o facilmente quebrável. Nunca faça recosntrução semanalmente e é recomendável fazer pacotes de 4 aplicações (quinzenais) e depois dar um tempo de 30 dias antes de recomeçar um novo pacote. Hidratação sempre!

Cutícula Aberta:
Nunca se esqueça que quanto mais alcalino o ph for mais ele abrirá as cutículas ou escamas do cabelo. Você encontra ph alcalino em shampoo, shampoo ant-resíduos, queratina, colorações e produtos para transformação (relaxantes e alisantes).

Cutícula Fechada:
Quando mais ácido for o ph mais ele fecha as cutículas, e quanto mais ácido ele for (ph 2,5 por exemplo) menos tempo ele deve ficar em contato com o fio. Existem linhas de tratamento que são aplicadas e retiradas em menos de 60 segundo. Produtos com ph ácidos são cremes de hidratação, reconstrutores, neutralizantes, etc...

* a maioria das marcas profissionais atuais não precisam mais de aquecimento para penetrar melhor no fio.
** se você tem cabelos secos ou crespos não utilize o shampoo ant-resíduos a cada 15 dias e sim a cada 30 dias.


25 comentários:

  1. Olá... Como vai???
    Adorei seu blog...
    Estou participando!
    Estarei sempre por aqui!!
    Passa lá no meu cantinho tambem!
    Ah! Participa dele tá!
    dayfrancaloira2006.blogspot.com
    Ficaria muito grata!
    Obrigado!
    Beijos!
    Day!

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar sempre que seja hidratação ou reconstrução, o cabelo precisa ser separado em mechas finas e enluvado para efetivar a ação dos produtos. Apenas tacar o produto nos cabelos acaba não ajudando muito, não adianta comprar produtos carissimos se o procedimento não for realiado de forma correta ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog. Tem muito informação interessante.

    A propósito, o que significa "enluvar" o cabelo?

    Beijo,
    Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. enluvar significa pega mecha por mecha e fazer vaivem..

      Excluir
  4. Carlinha
    Adoro tudo o que vc publicar!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog e virei sua seguidora...Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla, gostaria de saber a diferença entre reconstrutor capilar e creme ou tratamento reestruturante, os dois produtos são a mesma coisa, sevem para reconstrução?
    E qual a diferença entre roposição de massa e reconstrutor. Reposição e reconsturção são a mesma coisa?
    E a cauterização é o mesmo que reposição de massa?
    Dá para me explicar para eu compreenda melhor essa embolada, reconstrução, reposição de massa e cauerização
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Parabéns e obrigada pelo Blog. Tenho uma dúvida, acabei de comprar o kit todo da linha Loreal absolut Repair. Gostaria de saber se a mascara dele é reconstrutora ou hidratante? No caso e ser hidratante qual reconstrutor vc poderia me indicar, e vice-versa?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. hola Carla!primeiro quero parabenizarte por tu blog, por el amor que tienes a tua profissao y teu grande amor em compartir informacoes tam importantes a todos cuantos se interessem por esse assunto.obrigada!
    tenho que confessar que estou boqueaberta com as informacoes que adquirir aki en teu blog sobre a escova progressiva...ya desconfiava que algo escuro tenia por detras de tanto milagro rsrsrsrsrs.nao vivo en Brasil actualmente.estou estudando cabelereiro y penso abrir meu proprio salao y pensava importar de brasil esa quimica EP.agora.... e otra historia.necesito saber de ti q tipode producto para relaxar , alisar me indicarias q nao seja a EP?para usar y indicar a minhas clientas.obrigada por tudo!un abrazo!

    ResponderExcluir
  9. otra coisa Carla, penso ir a Brasil fazer un curso de aperfeicoamento tanto em quimica como em cortes, que escola en Sao paulo me indicarias?obrigada! un abrazo!

    ResponderExcluir
  10. Nossa adorei seu blog,a linguagem que vc usa é muito facil de entender alem disso a sua maneira de se expressar deixa o assunto mais interessante ainda....parabens..bjos

    ResponderExcluir
  11. oi carla, meu cabelo fica no meio do ondulado e frisado, no ano passado dei luzes quando cresceu nao quis retorcar e joguei castanho mas não pegou nas luzes bem e esta na altura da orelha dai eu usei zene progress tem 15 dias, mas ja tinha comprado o Kit Repositor/Reconstrutor sytem lanox gostaria de saber se posso usar? e tambem quero aplicar a zene novamente quando estiver com 30 dias como recomenda o fabricante ja que o meu cabelo ficou outro depois da zene macio, brilhante e leve. obrigada.
    meu email mine_c.s@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. OI EU ADOROI SEU BLOG EU APRENDEI MUITAS EMFOMAÇA FOI
    MUITO BOM APRENDE DE TUDO O POUCO

    ResponderExcluir
  13. Oi Meu nome é Ana Paula, li seu blog, gostei muito. Estou pesquisando para saber quantas vezes na semana eu posso usar minha mascara reconstrutora, neste caso estou falando da Force Vector. Fiquei preocupada, assim que li suas observações. Pois meu cabelo é fino, pouquinho e muito seco. Para melhorá-lo faço relaxamento desde 2000. E estou me dedicando de um tempo para cá, em meu cabelinho. O que sugere?
    Obrigada,
    Ana.

    ResponderExcluir
  14. poxa gente foi muito bom ter lido este blog pois eu estava fazendo tudo errado usando shampoo anti-residus como diario e fazendo reconstruçao e idrataçao de doi em dois dias muito obg por tudo.bjsss

    ResponderExcluir
  15. Adorei o blog,e tô com uma dúvida,eu não uso nenhum tipo de quimica no meu cabelo,apenas chapinha secador e babyliss,e meu cabelo começou partir,ainda tenho dúvida do meu tipo de cabelo e gostaria de saber como faço pra saber o tipo dele,se preciso ir num profissional?

    ResponderExcluir
  16. olá estou começando essa carreira agora e estou adorando suas explicações,estam me tirando varias duvidas que tinha.Vc está de Parabéns

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber qto tempo depois da progressiva posso fazer a recontrução?
    dresasouza2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Carla!
    Estou lendo o seu blog a 03 dias e estou amando! Pq vc não abre um salão aqui em Salvador??? Estamos precisando de profissionais feito vc!
    Beijão, fica na paz do SENHOR, e continua postando estas materias maravilhosas!

    ResponderExcluir
  19. Olá Carla
    Essa é a primeira vez que cheguei aqui no seu Blog e pode ter certeza jamais sairei, tem muita informação boa.

    ResponderExcluir
  20. ola carla tudo bem?estou começando essa carreira maravilhosa agora.e eu adoreie essas esplicaçoes realmente me ajudaram muito.vc esta de parabens.nalva.santosb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei os comentários! Parabéns pelo blog!
    Mas tenho uma dúvida: é possível usar shampoo anti-resíduo mesmo com cabelos tingidos? Usei uma vez e ficou muito grosso e ressecado...

    ResponderExcluir
  22. Tenho tantas dívidas que se vocè fosse meu vizinho tenho certeza que se mudaria, pois eu nao te deixaria em paz. Como nao vivo no Brasil, estou "por fora" sobre os temas de "Escova progressiva", "Reconstrutor Capilar". Navego na mais absoluta ignorancia. Porém, se é que eu entendi algo, se o produto está regulamentado, os problemas de saúde podem de deixar de ser uma preocupaçao tanto para quem trabalha com ele (o estilista), como a cliente. Certo? Bom, obrigada por todos estes esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  23. oii gostei muito do seu Blog, vou sempre estar por aqui.. bjs

    ResponderExcluir
  24. oii amei seu Blog, vo sempre estar por aqui bjs!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails