terça-feira, 1 de setembro de 2009

Brancos, Loiros e Platinados



Antigamente matização de cabelos amarelados só podia ser feita em salão, hoje em dia temos várias opções ótimas e que hidratam enquanto neutralizam os tons indesejados. Para ampliar a foto como o nome dos produtos acima basta clicar na mesma.

Branco
Sabe aquela vovozinha que mora na sua rua, já notou que os cabelinhos brancos dela tendem a ficar amarelado? Uma série de fatores pode desencadear esse amarelamento como cigarro, cloro, hábitos alimentares, etc.
Os cabelos brancos ou kanície (nome científico) são genéticos e não há nada a fazer para evitá-los. Conforme o passar dos anos ocorre a morte do Melanócito (célula que produz melanina), mas não se preocupe pois seu cabelo não vai ficar branco da noite para o dia, se você tem predisposição ou já está na casa de 30, 40 anos saiba que os fios brancos já nascem sem melanina e sua estrutura não é diferente do cabelo com melanina, seu cabelo não está doente, apenas não produz mais melanina, o que geralmente o deixa menos hidratado.

Loiros
Para falar dos loiros eu preciso usar a Estrela de Oswald (foto abaixo), a mesma estrela será muito útil quando falarmos sobre coloração mais a frente, mas vou dar uma pincelada nessa matéria.
Os fios loiros sejam naturais ou cosméticos possuem pigmento amarelo, esse pigmento em alta concentração (principalmente nos loiros cosméticos – tingidos) deixa o cabelo com aspecto artificial, para corrigir e deixá-lo mais natural é preciso fazer um processo conhecido como matificação, ou seja, neutralizar esses pigmentos.
Seguindo as setinhas na estrela de Oswald a cor que neutraliza o amarelo é o roxo.
O processo de neutralização de tom com coloração deve ser feito por um profissional e o tempo da matificação é determinado pelo mesmo, se passar do tempo exato além de fechar o tom os fios podem ficar arroxeados. Em casa você pode lançar mão de produtos como shampoos e utiliza-los de acordo com a indicação do fabricante.
Porque não usar produtos específicos para loiras com freqüência?
Porque esses produtos contém pigmento amarelo para avivar o tom loiro, não utilize produtos específicos para loiros com freqüência, pois vai enfatizar mais ainda a cor amarela indesejada.


Platinados
Os fios platinados são os mais meticulosos pois se errar na dosagem a cor pode modificar drasticamente ficando cinza, verde, arroxeado ou azulado.
Assim como os outros dois tipos, a usuária de platinados só deve lançar mão de produtos desamareladores quando necessário!


Os produtos conhecidos como Silver ou Desamarelador possuem pigmentos neutralizadores de tons amarelos/dourados, o pigmento que neutraliza o amarelo é o roxo, vamos falar mais sobre neutralização na matéria sobre Colorimetria, então não se assuste se seu shampoo silver fazer uma espuma arroxeada.

Só dando uma palhinha, a setinha na foto mostra qual o tom que neutraliza o outro, ex:
Azul neutraliza Laranja e vice e versa (azul em coloração é o .1 e o laranja é o .4)
Verde neutraliza Vermelho e vice e versa (verde em coloração é o .2 e vermelho é o .6)
Amarelo neutraliza Roxo e vice e versa (amarelo em coloração é o .3 e vermelho é o .5)
OBS: Os números podem variar de marca para marca.

Algumas pessoas misturam Violeta Genciana ao shampoo branco e lavam normalmente, pela lógica a violeta vai neutralizar sim o amarelado dos fios, mas se você errar a dose seu cabelo branco/platinado/loiro vai puxar para uma cor lilás, por isso não recomendo, existe tecnologia para fazer essa “matificação” da forma correta, não inventem moda!



Beijocas e até a próxima

15 comentários:

  1. Oi Carla!
    Eu uso o condicionador Shine Blond da L´Oreal Expert e ele é roxinho. Eu até estranhei, pois nunca tinha visto nada com esta cor antes! Este post foi muito explicativo, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Putz!! Vc esta' me ajudando a entender melhor essa coisa..rs
    Gostaria da sua opiniao, Carla. Meu cabelo natural e' cast escuro com tendencia ao dourado, e atualmente tenho muitos cabelos brancos no contorno do rosto, principalmente na tempora. Uso a coloracao Evolution da Alfaparf 1/2tudo 7NI(louro medio intenso) com 1/2 tuco 8.21(louro claro irise cinza), exatamente para amenizar o reflexo acobreado/avermelhado (principal reflexo que pega no cabelo branco) e que eu detesto.
    PERGUNTA- Se na mistura com o 7NI eu substituir o 8.21(louro claro irise cinza) pelo 8.1(louro claro cinza), que diferenca vai dar no resultado final, considerando que "irise", que e' o roxo(2), tem a mesma funcao do cinza(1)?
    Parabens pelo blog!
    Muita Luz e felicidade para vc e para todos que vc ama!!
    Bjs!
    Luiza

    ResponderExcluir
  3. Carla.
    Ótima explicação *****
    Eu gostaria de saber qual produto seria indicado para cabelos acobreados como os meus.
    Eu uso o desamarelador da amend e por indicação de uma amiga vou experimentar o da acquaflora. O da loreal eu já usei, mas resseca muito os fios.
    Pela estrela de Osvald que você postou, eu teria que matificar com ton azul.
    Existe algum shampoo que tenha pigmentos desta cor?

    ResponderExcluir
  4. Eu já usei 1 desamarelador da Kert/Phytogen qd fiz luzes,ressacava um pouco,e eu só usava 1 ou 2x por semana.Eu vi recentemente alguns da Vult,n sei se eh bom....

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ola carla, vc é só sucesso, adorei a forma simples que vc relata toda a sua trajetória de vida, entrei pra entender um pouco sobre determinados procedimentos, pois sou twiteira e tenho uma cliente de salão de beleza. As vezes ela me manda promoções de procedimentos que não entendo e como endenter para twittar 140 letras? então, pesquiso na net para entender um pouco do assunto e váriar as twittagens, explorando bem o espaço.Foi assim que lhe encontrei, pesquisando meu último assunto "hidratação Hidrônica à vapor.
    Adorei, seu blog espero visitar mais vezes. rss, acho que sempre, rss, Bjs. Continue sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Aaaaiii, Carla, como eu queria que o seu salão fosse bem do ladinho da minha casa...!

    ResponderExcluir
  8. USEM O SHAMPOO SILVER DA "DOCTOR HAIR" O MELHOR EVER, NAO RESSECA E RESOLVE COM 100% DE EFICACIA

    ResponderExcluir
  9. oi meu nome é Julia, tenho os cabelos castanho claro e faço banho de brilho de 4 em 4 meses gostaria de clarear meu cabelo, mas ele tende a ficar avermelhado como começo a clarear e que tinta uso... gostaria que ele ficasse num tom próximo a loiro médio.
    adoro as dicas me ajude! obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Oi Tudo bem adorei seu post gostaria de um aixilio.Eu moro no EUA e as coloracoes aqui tem a numeracao bem diferente do brasil todas tem letras apos o numero e ate hoje nunca acertei a cor como no brasil gostaria de um ajuda para poder identificar melhor oq corresponde essas letras apos o numero porque vivo mudando de cor meus cabelos.
    Meu email e mars.773@gmail.com bjs.

    ResponderExcluir
  11. quero matizar em casa.Comprei o descolorante e para finalizar um kit desamarelados da bioton...será que vai dar certo?

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas e a aula
    Sou cabeleleiro rm formaçao

    ResponderExcluir
  13. olá carla, tudo bem... queria um help,meu cabelo é um loiro claro tingido,mas gostaria que ele ficasse platinado,que tonalizante eu uso...

    ResponderExcluir
  14. olá... tenho cabelos loiro claro,que tonalizante eu uso para ficar platinado??

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails