Ok, já falamos tudo que você não queria saber (mas precisava) sobre as "Escovas". Agora vamos encarar a realidade nua e crua sobre as químicas limpas, ou seja, as químicas regulamentadas e com baixa toxidade (não aumentam as chances de você ter câncer, edema de glote, alteração de DNA, risco de aborto, etc...).
Cada cabelo uma sentença:
As químicas limpas foram desenvolvidas especificamente para um determinado tipo de fio, cada uma se destina restritamente, embora tenha muito profissional fazendo "oba oba".
Cabelo Liso (Mongolóide - Asiático)
Fio com bulbo redondo, possui muitas camadas de cutícula, recebe oleosidade natural até 16 cm do fio desde a raiz.
Cabelo Ondulado (Caucasiano - Europeu)
Cabelo com bulbo oval, seu comprimento é em ondas, o fio é mais fino do que o mongolóide e recebe pouca oleosidade natural devido as curvas das ondas.
Cabelo Cacheado / Crespo (Negróide - Africano)
Cabelo com bulbo achatado, possui forma espiral larga ou estreita, recebe pouca oleosidade natural (quase nula), é conhecido erroneamente como "Cabelo Étnico", porém étnico deriva de etnia, todo cabelo descende de uma etnia!
O primeiro fator a se observar nos tipos de cabelos é o bulbo, é ele que determina o formato do fio. Agora que você já sabe um pouquinho sobre as formas vamos às químicas.
Vamos falar sobre 3 químicas, mas antes é importante citar que TODAS as químicas limpas são ciumentas!!!! Ao optar por alguma você precisa saber que não poderá mudar a cor dos cabelos como quem troca de roupa. Outro ponto importante é que elas não são compatíveis entre si!E o ponto mais importante, só processe os fios com profissionais qualificados, nunca sozinha ou com a prima da vizinha da sua tia que não é profissional mas sabe fazer "direitinho". Química é muito sério!!!!

Tioglicolato de Amônio
Pode aparecer sob o nome de Ácido Tioglicólico, Sais de Tioglicolato, Tioglicolato de Amônio, Etanolamina, Monoetanolamina, Thiolamina, etc...
Seu pH é 9, é recomendado para fios mongolóides e caucasianos. Em fios negóides é recomendado para o conhecido "Permanente Afro". Sua formulação permite alteração de forma seja relaxar, alisar ou cachear (permanente). Possui em média 3 forças (Resistente, Natural, Sensíveis), seu odor característico é de enxofre (some nas primeiras lavagens). Algumas marcas só o indicam para cabelos virgens, porém dependendo do teste de mecha pode ser feito em cabelos coloridos e descoloridos.
Cientificamente falando: Trata-se da transferências de elétrons, de um átomo de uma molécula para um átomo de uma molécula. O redutor fornece os dois elétrons que se fixam aos átomos de enxofre e separam a ponte de dissulfeto em duas meias pontes. Ele reduz seletivamente as pontes de dissulfeto, sem agir sobre as demais espécies químicas constituintes do cabelo.
Entendeu? Nem eu... rss.. Vou simplificar.
Dissulfetos são dois átomos de Enxofre, que formam a base do fio. Nos cabelos cacheados essas pontes salinas são ligadas de forma irregular. O Tioglicolato separa essas pontes salinas para depois religa-las alinhadas.
O Neutralizante a Base de Bromato de Sódio ou Peróxido de Hidrogenio Religa 70% dos dissulfetos com a nova Estrutura (Liso ou Cacheado). Os outros 30% são religados durante as 42 Horas de Repouso dos Fios, sem lavar, molhar, Prender ou Colocar para traz das orelhas.
Os Tioglicolatos Rompem a Ponte Salina. Agem na Cistina e Transforma em Cisteína, permitindo modelagem, quer dizer que o Tioglicolato também serve para fazer Permanente. O Tio também é compatível com coloração.
A Cistina representa 36% da composição da queratina e é responsável pela resistência e forma do fio. O Tio é o ativo que danifica menos, porém encontra grande resistência em fios grossos. 90% das Escovas Definitivas são processadas com o Tioglicolato, é um processo demorado, mas que garante um efeito de liso mais natural.

Hidróxido de Guanidina
Amplamente associado a cabelos crespos, possui pH entre 12 e 13. Está ligada a muitos mitos que podem ser desmistificados com tratamento como "Não pode fazer mechas!" Eu lhe asseguro que pode sim, desde que seus fios sejam resistentes e passem no teste de mecha! Cientficamente falando: Os Hidróxidos, incluindo o Sódio e o Lítio, retiram uma molécula de Dissulfeto. Transformando a Cistina em Lantionina. Não podendo ser modelado, as pontes salinas não ficam bem ligadas por que perderam uma conexão, os fios ficam com um corpo sem o esqueleto.
Guanidina é o nome dado à mistura de Hidróxido de Cálcio e Carbonato de Ganidina. Essa mistura é mais potente que o Tioglicolato na quebra de ligações de Cistina, mas é menos potente que o Hidróxido de Sódio. Essa mistura não é vendida pronta, o profissional tem que dosar muito bem, pois o cálcio em demasia causa ressecamento e quebra.
É indicado para cabelos virgens ou que já tenham sido processados com essa base, seja crespo, afro, grosso e resistente. Os fios trabalhados com a Guanidina podem ser tonalizados com produtos sem amônia para não interferir na estrutura interna. Se utilizar coloração nunca usar oxidante com volumagem maior que 20.
Não se recomenda fazer luzes pois o ressecamento causado pela perda de proteína durante o processo é potencializada com a oxidação.

Hidróxido de Sódio
Assim como a Guanidina, o Sódio também é indicado para cabelos Negróides possui pH 13. A aplicação deve ser feita por seções pois graças a seu pH altíssimo tem de ação acelerada.
Cientificamente falando: É uma das bases mais utilizadas, tem ação intensa, pois tem grande potencial de quebra de ligações de cistina, possui moléculas menores e por isso penetram mais facilmente na fibra. Oferece um alisamento mais rápido. Seu componente principal é a Soda Caustica, sim é a mesma que se usa para desentupir pia, o profissional para trabalhar com sódio deve ser habilidoso porquê ele favorece a perda de proteína e ainda rouba água da fibra aumentando o ressecamento.
É extremamente proibido descolorir cabelos processados com Sódio e aplicar sódio em cabelos que já foram descoloridos e hoje tenham coloração.
Nunca omita essas informações para o profissional, pois você pode sofrer as conseqüências.
Não tenha medo de perguntar o que estão colocando na sua cabeça e se a resposta for evasiva não faça o procedimento! Priorize a sua saúde! Questione sempre, a maioria dos profissionais não gosta, e geralmente quem não gosta é quem trabalha a margem do profissionalismo, não tenha medo de fazer valer o seu direito!
Faltou falar sobre a Henna e o Henê, em breve volto esse assunto!
DESLEIXO COM A INFORMAÇÃO:
Esse trecho é um desabafo, estou farta de ver em sites, blogs, revistas de cabeleireiros e nas mídias públicas informações enganosas. As 3 químicas que citei são as opções mais utilizadas no "alisamento limpo" e TODAS precisam ser neutralizadas, a neutralização é o que fixa a nova forma. Se o produto anunciado não tem processo de neutralização pode ter certeza que é ilícito!!!! Kits que possuem shampoo, gloss e em alguns casos reconstrutor são kits de "Escovas Milagrosas".
Uma famosa revista fez uma matéria com marcas ZERO Aldeído, parabéns! Muitas marcas que passaram no teste deles e ilustram páginas e mais páginas trabalham com Parabenos e Glutaral!!! Vocês da Revista estão realmente de Parabéns!!!
Beijocas e fiquem com Deus ♥
Comente, Opine! É fácil, basta logar com a sua conta Google (a mesma do seu orkut ou gmail)!