sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PRO: Salão Ateliê

Hoje o assunto é profissional, especialmente para nossos leitores que estão cursando a área de beleza e para os profissionais que já se formaram e estão pensando em como colocar em prática o que aprenderam.

Temos uma matéria praticamente no ponto sobre o momento certo de abrir o salão, os prós e contras, mas hoje vamos falar sobre um tipo de negócio em que você pode trabalhar sozinho (a) sem perder o glamour de estar em um salão.

Estamos falando no Ateliê, uma nova forma de trabalho em que o profissional cabeleireiro não precisa de uma equipe, muito menos de grandes espaços.
O Ateliê é um local onde o profissional recepciona, faz o diagnóstico, lava, corta, procede com químicas, coloração, executa penteados, finaliza e faz o recebimento pelo serviço.

Qual a vantagem nesse método de trabalho em que se faz tudo sozinho?
O atendimento é exclusivo, naquele horário toda a atenção é dedicada a somente um cliente, possibilitando um estreitamento na relação cliente e profissional.


A exclusividade e privacidade costumam ser bem recompensadas ($).


Economia. Você possui maior controle sobre o estoque, doses aplicadas, cuidados com equipamentos, etc.


O que é necessário para ter meu Ateliê?
Escolha um local com um ou dois ambientes + banheiro. A Vigilância Sanitária (ANVISA) não permite que o salão tenha ligação direta com a residência do proprietário, ou seja, se você quer montar um ateliê na sua casa, torne o espaço profissional independente do restante do imóvel.


No Ateliê você pode abrir sua empresa no sistema Super Simples como Empreendedor Individual, leia mais
aqui, garantindo alvará de funcionamento na prefeitura, cobertura previdênciária (aposentadoria, auxilio-doença, salário-maternidade), pode registrar até 1 funcionário, emitir nota fiscal, etc.

Depois de escolher o local e mobiliá-lo, é preciso uma agenda, muitos cartões de visita para distribuir entre os amigos e uma linha telefônica com secretária eletrônica para que os clientes liguem solicitando um horário.

Como trabalhar no sistema de Ateliê?
A secretária eletronica é uma importante aliada, se o telefone tocar enquanto você estiver em atendimento, o cliente deixará no recado o número de contato, o serviço que pretende fazer e a pretenção de data, e você retorna informando as possibilidades.

É importante saber quanto tempo você gasta em cada serviço e quantos pretende fazer por dia para não se sobrecarregar.

Atenda com horário marcado e intervalo de no mínimo 30 minutos entre um cliente e outro para ter tempo de preparar o ambiente para o próximo cliente.

Adquira produtos de qualidade e tome cuidado para não comprar linhas com funções parecidas, monte uma bancada com nutrição, reconstrução, hidratação, anti-age, algum tratamento específico, coloração e química. Não se esqueça de adquirir linhas voltadas aos diferentes tipos de cabelos. Ex: nutrição para cabelos lisos a ondulados e frisados a crespos.

Não faça economia porca, o cliente que preza pelo bom atendimento exige bons produtos, bom atendimento e não se incomoda em pagar por um serviço bem feito e com bom resultado.

Como montar meu pequeno ateliê?
Prepare um ambiente com uma recepção discreta e um display para revenda de produtos, uma
chaise ou duas poltronas pequenas (caso suas clientes compareçam acompanhadas pela mãe, amiga, filha, etc) ainda no mesmo ambiente adicione um espelho amplo e uma cadeira de corte reclinável. Monte também uma bancada de alumínio com uma pia para esterilização de escovas e lavagem dos utencílios utilizados, sem se esquecer é claro do lavatório.

Caso o ambiente escolhido permita, crie uma sala de lavagem com um lavatório confortável, um dimmer para controlar a intensidade de luz para momentos específicos (luz baixa para lavagem relaxante com direito a massagem e luz forte para enxaguar coloração). Nesse caso transfira a pia, a bancada e a estação de coloração para este ambiente.


Segundo o
Wiki, ateliê é um local de criação, onde se manipula e experimenta a fim de produzir arte, logo sua decoração não deve possuir excesso de informação. A decoração deve ser simples e conter detalhes pessoais do artista, mas cuidado para não tornar esse ambiente na extenção da sua casa e acabar perdendo a credibilidade profissional.

Como montar um ateliê com dia da noiva?
É preciso dispor de um ambiente maior do que o citado acima e que disponha dos seguintes espaços:
- Cômodo com as mesmas descrições acima (recepção, estação de trabalho, display, etc);

- Cômodo para o lavatório (se possível);
- Cômodo para a noiva com banheiro privativo e ducha,
cama, maca de massagem, banheira ou ofurô (mais barato que banheira), arara, mesa para refeição, ar condicionado, som ambiente e penteadeira;

- Cozinha para o preparo das refeições da noiva e acompanhante (mãe, madrinha, pagem, etc).

A decoração deve ser bem planejada visando que o ambiente se tornará o local do making off. Nada de exagerar na quantidade de quadros, cores, tapetes e cortinas, prefira tons claros com detalhes dourados, velas e flores que remetem romantismo. Não esqueça do tão importante dimmer para a noiva controlar a intensidade da luz principalmente na hora da massoterapia.

Tenha um cadrastro de massoterapeutas, depiladoras, maquiadores e manicures freelancer da região, a cada novo agendamento selecione uma equipe de profissionais de acordo com o perfil da cliente.

Como preparar tudo para o dia da noiva?

No ato do agendamento cobrar de 25% a 50% do valor acordado como sinal. Ambas as partes devem assinar um contrato contendo os ítens contemplados no pacote. Você pode denominá-los de:

- Simples = Cabelo, unhas, sobrancelha, maquiagem, lanche e auxilio para se vestir.

- Standart = Cabelo, unhas, maquiagem, sobrancelha, massoterapia, 1 refeição e auxilio para se vestir.

- Luxo = Cabelo, unhas, maquiagem, sobrancelha, depilação, massoterapia, ofurô, 2 refeições e auxilio para se vestir.

- Completo = Cabelo, unhas, maquiagem, sobrancelha, depilação, massoterapia, ofurô, 2 refeições e auxilio para se vestir + produção das damas.


No contrato deve constar os horários de chegada e partida, os alimentos, bebidas, músicas e teste de penteado e maquiagem. Fotografe o penteado e a maquiagem, anote os tons e marcas utilizados no teste para facilitar seu trabalho no dia.

Certifique-se sobre a limpeza do ambiente e das peças utilizadas no dia bem como lençóis, fronhas, toalhas, roupões, pincéis, etc.

Mesmo a equipe não fazendo parte do estabelecimento tenha pelo menos uma camiseta do estabelecimento para fornecer a equipe que trabalhará no dia.

A alimentação da noiva deve ser leve e em pequenas porções ao longo da estadia. Forneça exatamente a alimentação prometida no contrato, de preferência com alimentos como frutas, saladas, grelhados, sucos, isotônicos, etc. Deixe a bebida alcólica para a festa do casamento, a última coisa que você vai querer é uma noiva bêbada e nervosa no seu estabelecimento.

Quem possui, frequenta ou já frequentou um Ateliê, conte-nos suas experiências e impressões.



Beijocas...

9 comentários:

  1. Não sou da area mas adorei a descrição com certeza pagaria mais para ser atendida em um atelie com um profissional.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que esse comentário não tem nada a ver com o post, mas eu preciso que você responda (e, por favor, o mais rápido possível, até mesmo porque estou a ponto de ir fazer uma escova definitiva).

    Tenho 12 anos e fiz uma progressiva á um tempo. A cabeleireira não me avisou que essa escova não pegava em cabelo natural e não durou um mês. Ela cortou o meu cabelo por dentro, o que reduziu bastante o volume que eu odeio. Quando começou a crescer, ficou ainda mais volumoso.

    Odeio o meu cabelo. Ele é super volumoso e com frizz. Sou refém da chapinha e faço todos os dias. Pensei em fazer alguma escova, mas estou muito indecisa. Eu lavo o cabelo e ele fica do tamanho do mundo multiplicado por 20 (é um pouco de exagero mais ele fica muito volumoso, mesmo). O que me incomoda é o volumo mesmo. Porque eu uso um bom anti frizz e amo a cor dele. O que me incomoda também, é que está chegando o verão e eu não vou poder por exemplo lavar o cabelo e sair, pois ele seca muito volumoso. Eu gostaria de saber o que eu poderia fazer, para reduzir o volume.


    PS.:Desculpe a repetição, mas é que foi difícil relatar a minha situação (me refiro á você, maldito volume).

    Ah, pode responder nos comentários mesmo. Beijos, Luana

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse tipo de trabalho.
    com certeza é bem melhor, pois tratamento exclusivo resulta em mais atenção e resultado bem acabado. É certo que paga-se mais caro mas vale à pena.
    Adoeriii o blog, não conhecia.
    Muito com.
    Beijoooss!

    http://cordeiogurte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, amei as ideias tudo super explicadinho, eu tenho super vontade de me qualificar e ter meu atelier(acho mais personalizado)!Amei o post.

    ResponderExcluir
  5. Ah, desculpa. No final eu escrevi um texto enorme, pedindo resposta e não perguntei nada. Tem alguma coisa que eu pudesse fazer, para reduzir o volume sem ter que fazer escova definitiva ou progressiva?

    E contém formol ou coisas do tipo na escova inteligente?? Pensei nela..

    ResponderExcluir
  6. nossa adorei o post ai Carlinha que saudade de ler tudo isso não estava conseguindo entrar..mas agora consegui o/ é verdade muito legal mesmo essa idéia para mim que tô cursando é uma boa no futuro ter algo exclusivo sem aquela bagunça desordem..

    ResponderExcluir
  7. Olá,adorei as dicas!!!Pretendo montar meu atelie e essas dicas vão ser bem úteis.bjs
    visite meu blog,makeperfeita.com

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante as dicas. Não sou cabeleireira, como como administradora vejo aí um grande negócio.

    Um dúvida Carla. O que você acha sobre a ecova de cana de açúcar? Tenho feito a cada três meses há mais de um ano. Percebi uma melhora no cabelo, mas quando o efeito passa corro pro salão novamente. Minha cabeleireira jura de pé junto que não tem formol, que trata-se de uma hidratação apenas. Mas tenho minhas dúvidas...
    Beijo grande

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails