quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cabelo Colorido - Cor Fantasia

Já deve ter dado para perceber que eu não gosto muito de falar sobre tendência, primeiro porquê muita gente fala a respeito e segundo porquê tendência é uma coisa complicada. Se a cada estação você usar a cor de cabelo, com as mechas e o corte da moda... Haja dinheiro, bom senso e cabelo para inventar tanta moda!

Mas não teve jeito, os cabelos coloridos estão com força total já tem um bom tempo e vão continuar nessa estação, então aproveitei o gancho da troca de cor do cabelo da filhota para falar sobre cabelos coloridos com cores fantasia.

A primeira coisa a se falar é que coloração fantasia na verdade é um tonalizante, até existem colorações profissionais, mas no geral o que você vai encontrar com mais facilidade, e as marcas mais famosas nesse segmento são tonalizantes.

São chamadas de cores fantasia as cores que não existem de forma natural, ninguém nasce com cabelo rosa, certo? Nas colorações (ops, tonalizantes) elas são reconhecidas por conta de sua base ter apenas pigmentos puros ex: Vermelho, Rosa, Azul, Verde, Roxo, Amarelo, etc.  Hoje existe no mercado uma quantidade excelente de marcas e opções de cores, tem até com efeito neon que brilha no escuro. 
Abaixo alguns tonalizantes famosos do mercado.

TODOS os tonalizantes em cores fantasia, salvo alguns pouquíssimos de uso exclusivo profissional, não precisam de água oxigenada ou emulsão. Eles possuem textura cremosa, gel ou fluída e você só precisa aplicar nos fios previamente descoloridos e aguardar o tempo de ação de acordo com o fabricante.

Se a sua mãe não é tão liberal quanto eu, ou se você não pode ficar com os cabelos coloridos no dia a dia por conta do trabalho por exemplo, você pode comprar mechinhas de tic tac coloridas ou  mechinhas loiras feitas com cabelo humano e você mesma (o) pode tonalizar na cor e estilo preferido.

Acima está o antes, durante e depois da Ayeska. Ela tinha cerca de 7 dedos de raiz virgem e na parte de baixo teve aproximadamente umas 4 ou 5 cores diferentes (sempre que a coloração desbotava ou ficava opaca ela pedia para mudar o tom), sabendo é claro que essa parte que tinha coloração abriu menos que a raiz, então deixei mais escura e puxei mechas para igualar com a raiz mais clara e fazer um efeito misto. Tudo para gerar o mínimo de dano possível. Se é que isso é possível quando se envolve descoloração.

Protegi o couro cabeludo dela com óleo, preservei cerca de 1cm de raiz, apliquei o descolorante e deixei descolorir até o nível máximo de abertura de tom natural dela, que é um tom 8, mas não era suficiente para colocar uma cor azul. Lembrando da regrinha que azul com amarelo alaranjado fica.... Verde! 

Então misturei na coloração um pouco de violeta para matizar e o resultado foi um cabelo azul brilhante e sem nenhum pedaço verde.

O que eu usei:

Como eu queria um produto que desbotasse rápido para fazer no máximo um retoque e mudar a cor (já que ela quer passar por vários tons), escolhi a Keraton Hard Color da Kert que muita gente disse desbotar bem rápido.

Para o cabelo da Ayeska que vai um palmo abaixo dos ombros e possui volume mediano, usei quase dois tubos de produto aplicando generosamente, depois resenho sobre o produto.
Como só comprei a cor azul, misturei violeta de genciana no tonalizante, cerca de uma colher de chá para matizar.
Após enxaguar fiz uma nutrição com a máscara NutriSeduction UltraMoisture da Alfaparf e escovei usando o Oil Miracle da Schwarzkopf (resenha em breve). 

A cada 3 dias lavamos com o shampoo Silver da L'Oreal Professionnel, nutrimos com alguma máscara a base de óleo, tenho usado além da NutriSeduction a máscara Oil Miracle da Schwarzkopf. Escovamos usando algum óleo finalizador como o Morrocanoil, Orofluído, OIl Mythic, Oil Miracle, etc...

Dicas Importantes:

► Cabelo colorido não é procedimento para quem tem preguiça de cuidar e só gosta de comprar produto barato. Os tonalizantes não são tão baratinhos e por conta das descolorações você tem que usar bons produtos para dar um pouco de dignidade aos fios.

► Não pode descuidar dos tratamentos no antes, durante e depois. A cor fantasia não te impede de reconstruir, nutrir e hidratar. Sendo que esses dois últimos devem ser feitos em TODA lavagem alternadamente ou segundo a necessidade.

► Para que a cor do seu cabelo fique como a prometida pela marca é preciso descolorir até o tom palha e em alguns casos o branco. NÃO é qualquer cabelo que consegue atingir esses tons, então faça sempre o teste de mecha antes de começar um processo bastante cansativo, incômodo e que gera danos aos fios.

► É comum a textura dos fios ficar estranha, mais fina, em alguns casos um pouco mais elástico, as pontas dobrando, etc. E quanto mais branco você conseguir atingir, principalmente para quem quer tons tipo Candy (tons pastel), mais danificado e consequentemente mais sintomas desses que citei você irá perceber. Isso chama o próximo item.

► Já reparou que a maioria das fotos de cabelos coloridos a pessoa está com o cabelo escovado e as vezes com babyliss? Lembra do primeiro tópico? Pois é... a descoloração desmonta os cachos naturais e tende a armar os fios mais lisos, então na maioria dos casos os cabelos só ficam bonitos quando escovados/pranchados. Tem disposição?


► Se o seu cabelo possui alguma coloração, comece aplicando o descolorante na parte que já possui coloração, deixe agir uns minutos antes de aplicar na parte virgem.

► Sempre que possível dilua o seu shampoo com um pouco de água antes de lavar os cabelos para que a cor desbote menos. 

► Uma vez aplicada a sua tinta colorida, abandone os produtos convencionais de higiene capilar. Use shampoo, condicionador e máscara de tratamento com pH baixo. Se possível abaixo do pH 4.0 e se possível de uso profissional (como já disse acima). Caso não encontre prefira linhas específicas para cabelos coloridos, pois tendem a ter o pH mais baixo que as linhas comerciais comuns.

► NUNCA use shampoo anti-resíduos em cabelos coloridos!!! Eles abrem cutículas e a sua pigmentação vai pelo ralo.

► Caso a sua tinta seja azul ou roxo, você pode colocar no seu dia a dia shampoos matizantes como os usados para matizar cabelos loiros. Aqueles que são de cor azul ou roxo.

► Sempre tenha em mente a Estrela de Oswald quando o assunto for cabelos coloridos. Se você usar algum produto que seja pigmentado com uma cor que matize a sua cor fantasia, significa que ela vai durar muito menos. Ex:  Você pintar o cabelo de Vermelho e usar shampoo, condicionador, máscara e leave-in Verde. 

► Para fazer a troca de tons, ex: apagar um rosa para colocar um verde, é preciso fazer um processo conhecido como Soap Cap que consiste em misturar na mesma proporção: Shampoo (há quem recomende o anti-resíduos), Descolorante é Água Oxigenada de 20 volumes.
Esse processo apesar de um pouco mais fraco, ainda sim consiste em uma descoloração, então resseca os fios pois abre cutículas para remover pigmentos.

► É possível atingir o tom azul com uma mistura de uma parte de Azul de Metileno + 1/3 de parte de violeta de genciana misturado em creme branco. E obter um roxo apenas com violeta de genciana misturada a um creme branco. Eu mesmo não sendo muito fã de misturinhas caseiras, testei há uns meses. 
Na época Ayeska queria uma mecha azul e na minha cidade não tem onde comprar produtos desse tipo. Fiz toda a franja dela e a metade de trás da cabeça, ficou lindo e o resultado foi bem parecido com obtido com tonalizante.

► Outra opção é usar anilina solúvel em álcool, as famosas anilinas de madeira. Dilui-se a anilina em álcool e é só misturar com creme branco, mas essa eu nunca testei.

Quem for adepto dos cabelos coloridos e tiver mais alguma dica para acrescentar basta deixar nos comentários!


Beijocas...
.


18 comentários:

  1. Sua filha está deste tamanho? muito linda!! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super feliz q vc voltou, obrigada Carla

    Aline

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, acho lindo tons fantasia, em especial os tons azulado como o da sua filha, ficou incrível o resultado! Fico muito feliz que vc tenha voltado!!! Vou esperar ansiosa pelas resenhas que vc comentou...Bjos :*

    ResponderExcluir
  4. Achei super legal a cor, ficou lindo. Entretanto rs acho que só combinam com crianças mesmo como no caso da sua filha. Adorei que vc voltou ao blog!

    ResponderExcluir
  5. Carlinha fiquei muito feliz que voltou!

    Acompanhando sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Essa mãe é sonho de consumo de qq adolescente!kkk

    Júlia Cristina

    ResponderExcluir
  7. Ela ficou linda! Adorei o resultado do trabalho.
    Ótimo post com essas informações preciosas !
    Bjs
    PS: Como sua filha está moça!

    ResponderExcluir
  8. Anilina de madeira e uma boa para quem não quer gastar dinheiro pq tinta fantasia normalmente e cara , mas e um tiro no escuro a cor nunca fica igualzinha a da mistura . Carla esperimenta aplicar o tonalizante com os cabelos umidos não altera a cor e faz render o tubo , outra tinta boa boa e a kostume color , desbota rapido e barata mas como a keraton hardcolors não tem um, grande variaçao de cor

    ResponderExcluir
  9. Essa Exotic é anilina com creme e o registro dela na ANVISA é falso, tenho nojo do dono dessa marca, ahhaha.
    Só uma correção - as cores não brilham no escuro, mas na luz negra. Sempre tem essa confusão. Gosto muito da Special Effects, da Directions e da Candy, não ligo pra durabilidade, o mais importantes pra mim é o brilho da cor.
    Excelente postagem!
    XD

    ResponderExcluir
  10. Anilina tem quem diga que contém metais pesados, não sei muito do assunto, nunca testei pq dá muito trabalho pra tirar e a cor fica opaca depois de algumas lavagens.
    =]
    Jeans Color dura pouco tempo demais. Manic Panic é cara e não dura nada, tem uma cobertura péssima tb. Punky Color tem ótima durabilidade, mas o brilho da cor é terrível, fica opaco assim que enxágua. A Raw color só testei 3 cores, o laranja ficou amarelo e o Lime Yellow Green e o Azzures simplesmente não pegaram, mas em quem deu certo, adorou.
    Vale a pena lembrar que nem todas as cores de uma marca são boas, a durabilidade e cobertura depende muito de qual cor vc escolheu, então só vai testando. Por exemplo, o rosa da Special Effects é maravilhoso, atravessa 2 meses com a cor viva, já o da Directions mal dura uma semana. O turquesa da Directions tem ótima durabilidade, já o da Special Effects é péssimo. A rendibilidade das duas marcas são ótimas.
    Das nacionais, a Candy é a única que eu gosto de verdade.

    ResponderExcluir
  11. Azul é a cor que mais sinto falta de ter no cabelo. Aproveitar a juventude parar usar cores assim é o máximo, em seguida fica difícil por causa do preconceito para arrumar um emprego, por exemplo.

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito fazer isso no meu cabelo mas minha mãe fica meio desconfortável pois eu já uma mecha rosa na parte de trás do cabelo e embaraçou muito por isso ela não deixa eu fazer asaushasuhas

    ResponderExcluir
  13. Eu quero saber onde vende essas tintas q brilham no escuroooooooooo

    ResponderExcluir
  14. Anilina de madeira funciona e é ótima! A durabilidade tbm.

    ResponderExcluir
  15. Uma pergunta , sou muito nova e minha mae tem medo de quebrar meu cabelo porque ele é enrolado e tals , e ela não quer que eu pinte por eu ser muito nova , eu quero passar só esse verão com meu cabelo cor fantasia , se eu ir lavando com shampoo anti resíduos a cor vai sair toda do meu cabelo ?

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho o cabelo preto... Mas quero que o preto fique preto azulado, com mais azul do que preto.

    Misturando esses tonalisantes, consigo esse efeito?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails