segunda-feira, 3 de junho de 2013

Quais procedimentos fazer no salão e quais em casa? Por que?


Vai ter cabeleireiro #xatiado com esse tema, e leitor\cliente dizendo que não é bem assim. E não é mesmo! O tema de hoje não é uma regra, e sim mais uma dica de otimização de resultados e de dinheiro. 

Estou dizendo que você não deve fazer no salão os itens listados sob o tema Casa? - De modo algum! Apenas vou te mostrar as vantagens de executá-los em casa, e a entender a importância de respeitar os procedimentos que devem ser feitos sob o atento olhar de um profissional.

Salão:
- Colorir: Até dá para fazer em casa, mas não com a qualidade e resultados obtidos a nível de uniformidade da cor. O que desanima muito são os preços, mas como já estive do outro lado da cadeira sei que coloração no salão envolve muitos custos que precisam ser repassados.

- Mechas: Sejam das mais simples como Californianas e Papelotes às mais elaboradas como as famosas Ombré Highlights. Pode parecer fácil. Até tem quem leve jeito e consiga fazer bem. Mas será que a sua prima\amiga\mãe saberiam o ponto certo de descolorir, reconheceriam se seu cabelo sofreu algum choque químico, estão emborrachando? Melhor... Será que você conseguiria corrigir um possível erro? Melhor deixar a cargo de um profissional pelo bem da saúde da sua cabeleira.

- Cortar: Tá bom que eu mesma já ensinei como cortar o cabelo sozinha em casa, MASSSS.... o corte em questão é apenas para fazer camadas! E mesmo assim a base precisa de manutenção feita com um profissional. Sé ensinei pois é um corte simples e que não provoca danos. Imagina tentar fazer um Bob*, Bob Assimétrico ou Long Bob? Nesses casos um erro acarretaria em ter que procurar um profissional para correção e dependendo da gravidade do erro você acabaria com um cabelo bem mais curto do que pretendia.

- Alisar e Relaxar: Esses quesitos eu nem precisava citar os motivos, estão mais do que implícitos. Químicas transformadoras são altamente complexas e o erro mais brando acarretaria em um cabelo não relaxado ou liso completamente, porém os erros mais severos acarretam emborrachamento, quebra, queda, queimadura no couro cabeludo, dobra química e corte químico entre outros. Sinceramente me diga se todos esses riscos valem a pena arriscar fazer em casa.

Casa: 
- Hidratar: É o procedimento mais simples a nível tratamento. Existem bons produtos que agem em poucos minutos e você pode fazê-lo a cada lavagem durante o banho mesmo. Então por que fazer esse tipo de tratamento fora? Com o valor gasto em duas hidratações fora, você compra um excelente hidratante capilar profissional, talvez até melhor do que o que está sendo usado no salão. Lembre-se que Hidratar nunca é demais. 

- Nutrir: Independente do tipo de cabelo, nutrir é importante. Em cabelos lisos  ou ondulados finos com tendência a oleosidade a necessidade é menor do que em fios com tendência a ressecamento. Infelizmente a maioria dos salões que eu já fui classificam seus tratamentos apenas como reconstrução, hidratação ou específicos por marca. Eu posso falar de um tratamento da marca X que deixa macio e brilhante, mas se eu não souber qual o tratamento que o mesmo desempenha como posso balancear o meu tratamento?
É o mesmo lance da hidratação, você consegue comprar um produto profissional por um bom preço e se fizer as contas o custo x benefício vale a pena.

- Reconstruir: Esse tratamento deveria estar sob o tema salão, mas como não posso garantir que seja realizado perfeitamente em todo salão, e por se tratar de um tratamento vital para a saúde dos fios,  sou obrigada a orientar que seja feito em casa e com produtos de qualidade. Não se iluda com promessas, reconstrução boa não é barata, mas vale a pena.

- Tratar quebra: O ideal seria que tivesse tratado antes para que não chegasse a ponto de quebra, mas quem está com esse tipo de dano muitas vezes nem sabia do que se tratava antes de ocorrer. Então preciso dizer que não tem segredo, basta reconstruir semanalmente para repor as proteínas perdidas, justamente o que torna os fios quebradiços e não descuidar da nutrição e hidratação. Por que fazer em casa? Porque esse tipo de tratamento no salão sai mais caro do que comprar todos os produtos e fazer um tratamento completo até sanar o problema.

- Tratar oleosidade e queda: Apesar de estar sob o tema casa, não deve ser feito nem em casa e nem no salão. Você pode usar produtos que prometem amenizar a queda e reduzir a oleosidade, mas tratar de verdade só com procedimentos e medicação receitada por dermatologistas.

*Bob = Chanel

Beijocas...

21 comentários:

  1. Seu post serviu pra mim.Obrigada pela dicas.

    ResponderExcluir
  2. eu adoro a sua sinceridade e acho até que os profissionais deviam te agradecer.

    ResponderExcluir
  3. Oláaa. Acompanho seu blog a um tempão e agora me formei como cabeleireira \o/
    Preciso comprar meus produtos pra trabalhar e com taaaanta variedade, inúmeras opções, não consigo decidir com quais marcas trabalhar. Tratamentos, progressivas, relaxamento. Pode me ajudar? *-* Beijooooos

    ResponderExcluir
  4. Oii Carlinha, que bom que está de volta a ativa! Sentimos falta de vc e seus posts tãoo sinceros viu!?

    Pra variar....gostei demais desse post. É INFORMATIVO e SINCERO! Concordo totalmente com o que você disse...eu, por exemplo, pinto a raíz crescida do cabelo de mamãe (que atualmente está loiro mas é quase preto)...quebra um galho mas não é nem de longe profissional.

    Sobre hidratação dou o maior ponto pra quem faz em casa pois como você disse..com duas no salão vc compra um super hidratante capilar.

    Enfim, obrigada!

    Bjim

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla! Estou muito feliz que você está de volta ;)
    Então, achei muito válido esse seu post, e uma dúvida que tenho é com relação aos procedimento feitos em casa, se devemos finalizar algum com escova, para potencializar o efeito do tratamento. Eu até então achava que se secasse, perderia o efeito do produto, de uma hidratação por exemplo, isso é verdade ou não? Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla, adoro seu blog!
    Gostaria muito que vc falasse sobre como lidar com cabelos que sofrem com muita oleosidade na raiz, mas precisam muito de hidratação no comprimento, que é o meu caso.
    Meus cabelos são muito finos e ondulados, e para que as ondas fiquem bonitas e sem frizz, elas precisam estar hidratadas, no entato, minha raiz é muito oleosa, e aí é muito complicado lidar com isso.
    Por favor, dê suas preciosas dicas, se possível, com sugestões de laguns produtos, tenho certez de que tem muitas outras pessoas com o mesmo problema.
    Muito obrigada, um super beijo e por favor, não suma mais!!!!

    ResponderExcluir
  7. rs adorei o post,esse tema que vc colocou nos faz ainda mais melhorar!!!informações nunca e de menos:)
    http://guardeiadica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Como faço pra fazer perguntas pra vc? Bjs

    ResponderExcluir
  9. Bom dia.Como eu faço pra te fazer perguntas e receber respostas?

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é muito bom!!! O post então sanou minhas dúvidas!
    Sheila Pacheco
    http://aventuradoscabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá! Descobri seu blog ontem por acaso, confesso que não costumo acompanhar postagens em blogs mas simplesmente me VICIEI no seu!! Adorei as dicas e as resenhas sobre produtos! Ontem mesmo já encomendei o meu Schwarzkopf Bc Oil Miracle de uma resenha abaixo e estou empolgadíssima para começar a cuidar dos cabelos que ficaram deixados de lado por falta de tempo/dinheiro. Sem querer pedir muito, ontem rodei seu blog até 2011 e não achei nada sobre o famoso Magic Color. Qual é sua opinião?? Beijos e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  12. Oiii, adorei seu post, isso aconteceu comigo, fazendo experiencias em casa, meu cabelo caiu pra caramba.
    Acesse meu blog, o assunto é diferente do seu nao seremos concorrentes.

    Todomundotemsegredos.blogspot.com.br

    BJINHOS

    ResponderExcluir
  13. nossa! muito legal esse post..... adorei ..... tem um site muito legal também se você esta com o cabelo quebrando, realmente me ajudou tem uma qualidade ótima ! é esse site aqui... http://cabeloquebrando.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei!!! Muito bom, bem explicado!!!
    Estou te seguindo!!
    Meu blog Fika Bonita -->> http://fika-bonita.blogspot.com.br/
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu adoro seu blog, Parabes!!!!

    ResponderExcluir
  16. Muito bom suas dicas e percepções sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  17. Olá amiga,
    PRECISO DE AJUDA.Meu cabelo é um tanto estranho,tem cachos que nao se formam direito,algumas partes são lisas.Ele é fino,mas alguns fios são bem grossos.O meu problema é o volume,não consigo domar..frizz e eles tbm está bastande quebrado.Sempre que vou em algum salão eles querem que eu faça progressiva.já fiz uma vez e não gostei!Sempre hidrato ele em casa,mas não tem jeito.Me recomenda algum tratamento???já me indicaram a selagem ela é boa?

    ResponderExcluir
  18. Ola como futura. Cabeleireira recomendo. Produtos. Da Hamate. e o melhor

    ResponderExcluir
  19. Adorei seu blog e concordo com você, ao contrário do que muita gente pensa, as hidratações podem, sim, substituir aquelas feitas nos salões. Só que para conseguir o mesmo efeito, é necessário aumentar a quantidade de aplicações das misturas caseiras ao longo da semana.

    ResponderExcluir
  20. Concordo com vc,tem coisa que dá pra fazer em casa sim 😘

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails