sexta-feira, 14 de maio de 2010

PRO: Fidelização de Marca


Hoje nós inauguramos uma nova tag "Profissional", e essa nova tag já começa falando sobre coisas complicadas da profissão. Como temos muitas leitoras que estão cursando ou já são cabeleireiras me sinto na obrigação de abrir um pouco o leque de informação.
Quando você decide começar o seu novo empreendimento você sonha, e como sonha. Realizar é outra coisa, porém a gente corre atrás e aos poucos Papai do Céu abençoa. Vou contar uma historinha nada feliz e que ainda não terminou e espero que te ajude no futuro.
"Era uma vez três amigas que sonhavam em abrir um big salão, como a grana era curta elas se contentaram com o medium, com a inauguração prevista elas decidiram colocar as faturas no nome de uma só (praticidade), uma das sócias decidiu o layout e organização, a outra ficou com a parte de contratos e a outra com as compras.
A que ficou com as compras não economizou, saiu gastando sem pesquisar e fez uma compra big com a marca em questão. Depois de um problema de ordem financeira, as outras duas decidiram que não daria certo a sociedade com a terceira pessoa envolvida e que o foco era demasiadamente diferente. A sócia que ficou encarregada dos contratos ligou para o fornecedor para cancelar a compra ou pelo menos reduzir o pedido. O fornecedor ofereceu facilidades de pagamento e disse que não poderia cancelar. As duas sócias ficaram muito bravas porém tiveram que aceitar.
Um dia antes da inauguração as caixas reluzentes chegaram e junto a fatura inflada, as sócias passaram os 3 cheques como solicitado. Cerca de 10 dias antes do 1º cheque bater a sócia responsável pelos contratos ligou para a empresa para informar que estava cancelando a conta do banco em questão e tentar fazer uma troca, o cheque por dinheiro vivo, a empresa disse que só trocaria depois do cheque voltar 2x. Depois de aguardar esse período a mesma sócia ligou novamente, a atendente disse que não era necessário ficar ligando e que eles entrariam em contato para fazer a troca, a sócia ainda ligou mais algumas vezes para resgatar os cheques e obteve a mesma resposta, que eles é que ligariam.
Quase cinco meses após a empresa coloca um advogado para intermediar com ameaças, uma coisa que já era para estar quitada há muito tempo! Nesses 5 meses a referida empresa não retornou a ligação para agendar a troca do cheque, não visitou o estabelecimento para reposição de produtos e troca de produtos vendidos com data de validade expirada, não ofereceu suporte técnico, agendou visita do vendedor depois de solicitado e não enviou o mesmo.
A marca em questão (não vou citar o nome) possui uma representação comercial e técnica péssima no Rio, deixando os clientes mais de 30 dias esperando disponibilidade de agenda do técnico e a disponibilidade nunca aconteceu, forçando as sócias a trocar o produto em questão por de outra marca mais competente e interessada em fidelização."

O QUE FAZER NA HORA DE FIDELIZAR UMA MARCA

► Banner
Para você encher seu estabelecimento de merchandising, a empresa tem que oferecer benefícios, por favor não se venda por camisetas, potes e pincéis. Peça incentivo através de patrocínio ($) ou descontos!

► Modo de Usar
Vendedor não entende o que vende, Fato! Antes de fechar a compra solicite a visita da Área Técnica, agente uma visita do profissional que manipula para que te explique o passo a passo e tire as possíveis dúvidas, caso contrário NÃO COMPRE!

► Suporte
Veja se a empresa possui um 0800 para tirar suas dúvidas e se disponibiliza profissionais capacitados para atender pessoalmente no seu estabelecimento quando você solicitar.

► Qualidade
Resultado! Hoje pelo preço que cobram nos kits nacionais você adquire um bom kit de renome internacional, sempre peça amostra para testar no tipo de cabelo em que se destina, não aceite o Bom, exija o Ótimo!

► Semi Exclusividade
Exclusividade num ramo em que a cada 5 portas 2 são salões é meio difícil, porém priorize marcas que não sejam vendidas nos seus concorrentes mais próximos, ofereça a seus clientes um diferencial em comparação a sua vizinhança.

Não ia falar sobre isso hoje, mas fiquei extremamente chateada com o que aconteceu, toda negociação é uma via de mão dupla, existem direitos e deveres de ambos os lados.
A palavra de ordem hoje é fidelizar, a concorrência está enorme, quem não fideliza acaba perdendo espaço.


"Quem não dá assistência, abre concorrência e perde a preferência!"
Beijocas e até a próxima ♥


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3 comentários:

  1. Marca quer ser de primeira linha, mas atua como de terceira... tsci,tsci,tsci...

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  2. Cadastra e solta o verbo. A empresa vai dar um jeito de resolver rapidinho... e cite o nome da marca no texto da reclamação. Vão resolver mais rápido ainda.

    http://www.reclameaqui.com.br/

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  3. Olá Carla.. tudo bem?
    Meninaaaaa ainda está esse rolo todo?
    Seu trabalho está lindo..esse blog então, arrasa!!!

    Eu ganhei umas revistas de cabelo, no curso de colorimetria!!( Sim, aprendi a gostar de trabalhar com cabelos) Eu nunca vi tantas marcas novas, hoje em dia estou dando mais atenção aos produtos de cabelo nas prateleiras. Quem não fideliza, não tem espaço no mercado..
    Beijos

    Ana Paula Santos
    Curitiba-PR

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