segunda-feira, 10 de maio de 2010

Químicas Limpas = Liso seguro!


Ok, já falamos tudo que você não queria saber (mas precisava) sobre as "Escovas". Agora vamos encarar a realidade nua e crua sobre as químicas limpas, ou seja, as químicas regulamentadas e com baixa toxidade (não aumentam as chances de você ter câncer, edema de glote, alteração de DNA, risco de aborto, etc...).
Cada cabelo uma sentença:
As químicas limpas foram desenvolvidas especificamente para um determinado tipo de fio, cada uma se destina restritamente, embora tenha muito profissional fazendo "oba oba".
Cabelo Liso (Mongolóide - Asiático)
Fio com bulbo redondo, possui muitas camadas de cutícula, recebe oleosidade natural até 16 cm do fio desde a raiz.
Cabelo Ondulado (Caucasiano - Europeu)
Cabelo com bulbo oval, seu comprimento é em ondas, o fio é mais fino do que o mongolóide e recebe pouca oleosidade natural devido as curvas das ondas.
Cabelo Cacheado / Crespo (Negróide - Africano)
Cabelo com bulbo achatado, possui forma espiral larga ou estreita, recebe pouca oleosidade natural (quase nula), é conhecido erroneamente como "Cabelo Étnico", porém étnico deriva de etnia, todo cabelo descende de uma etnia!
O primeiro fator a se observar nos tipos de cabelos é o bulbo, é ele que determina o formato do fio. Agora que você já sabe um pouquinho sobre as formas vamos às químicas.
Vamos falar sobre 3 químicas, mas antes é importante citar que TODAS as químicas limpas são ciumentas!!!! Ao optar por alguma você precisa saber que não poderá mudar a cor dos cabelos como quem troca de roupa. Outro ponto importante é que elas não são compatíveis entre si!E o ponto mais importante, só processe os fios com profissionais qualificados, nunca sozinha ou com a prima da vizinha da sua tia que não é profissional mas sabe fazer "direitinho". Química é muito sério!!!!


Tioglicolato de Amônio
Pode aparecer sob o nome de Ácido Tioglicólico, Sais de Tioglicolato, Tioglicolato de Amônio, Etanolamina, Monoetanolamina, Thiolamina, etc...
Seu pH é 9, é recomendado para fios mongolóides e caucasianos. Em fios negóides é recomendado para o conhecido "Permanente Afro". Sua formulação permite alteração de forma seja relaxar, alisar ou cachear (permanente). Possui em média 3 forças (Resistente, Natural, Sensíveis), seu odor característico é de enxofre (some nas primeiras lavagens). Algumas marcas só o indicam para cabelos virgens, porém dependendo do teste de mecha pode ser feito em cabelos coloridos e descoloridos.
Cientificamente falando:
Trata-se da transferências de elétrons, de um átomo de uma molécula para um átomo de uma molécula. O redutor fornece os dois elétrons que se fixam aos átomos de enxofre e separam a ponte de dissulfeto em duas meias pontes. Ele reduz seletivamente as pontes de dissulfeto, sem agir sobre as demais espécies químicas constituintes do cabelo.
Entendeu? Nem eu... rss.. Vou simplificar.
Dissulfetos são dois átomos de Enxofre, que formam a base do fio. Nos cabelos cacheados essas pontes salinas são ligadas de forma irregular. O Tioglicolato separa essas pontes salinas para depois religa-las alinhadas.
O Neutralizante a Base de Bromato de Sódio ou Peróxido de Hidrogenio Religa 70% dos dissulfetos com a nova Estrutura (Liso ou Cacheado). Os outros 30% são religados durante as 42 Horas de Repouso dos Fios, sem lavar, molhar, Prender ou Colocar para traz das orelhas.
Os Tioglicolatos Rompem a Ponte Salina. Agem na Cistina e Transforma em Cisteína, permitindo modelagem, quer dizer que o Tioglicolato também serve para fazer Permanente. O Tio também é compatível com coloração.
A Cistina representa 36% da composição da queratina e é responsável pela resistência e forma do fio. O Tio é o ativo que danifica menos, porém encontra grande resistência em fios grossos. 90% das Escovas Definitivas são processadas com o Tioglicolato, é um processo demorado, mas que garante um efeito de liso mais natural.



Hidróxido de Guanidina
Amplamente associado a cabelos crespos, possui pH entre 12 e 13. Está ligada a muitos mitos que podem ser desmistificados com tratamento como "Não pode fazer mechas!" Eu lhe asseguro que pode sim, desde que seus fios sejam resistentes e passem no teste de mecha!

Cientficamente falando: Os Hidróxidos, incluindo o Sódio e o Lítio, retiram uma molécula de Dissulfeto. Transformando a Cistina em Lantionina. Não podendo ser modelado, as pontes salinas não ficam bem ligadas por que perderam uma conexão, os fios ficam com um corpo sem o esqueleto.
Guanidina é o nome dado à mistura de Hidróxido de Cálcio e Carbonato de Ganidina. Essa mistura é mais potente que o Tioglicolato na quebra de ligações de Cistina, mas é menos potente que o Hidróxido de Sódio. Essa mistura não é vendida pronta, o profissional tem que dosar muito bem, pois o cálcio em demasia causa ressecamento e quebra.
É indicado para cabelos virgens ou que já tenham sido processados com essa base, seja crespo, afro, grosso e resistente. Os fios trabalhados com a Guanidina podem ser tonalizados com produtos sem amônia para não interferir na estrutura interna. Se utilizar coloração nunca usar oxidante com volumagem maior que 20.
Não se recomenda fazer luzes pois o ressecamento causado pela perda de proteína durante o processo é potencializada com a oxidação.


Hidróxido de Sódio
Assim como a Guanidina, o Sódio também é indicado para cabelos Negróides possui pH 13. A aplicação deve ser feita por seções pois graças a seu pH altíssimo tem de ação acelerada.

Cientificamente falando: É uma das bases mais utilizadas, tem ação intensa, pois tem grande potencial de quebra de ligações de cistina, possui moléculas menores e por isso penetram mais facilmente na fibra. Oferece um alisamento mais rápido. Seu componente principal é a Soda Caustica, sim é a mesma que se usa para desentupir pia, o profissional para trabalhar com sódio deve ser habilidoso porquê ele favorece a perda de proteína e ainda rouba água da fibra aumentando o ressecamento.
É extremamente proibido descolorir cabelos processados com Sódio e aplicar sódio em cabelos que já foram descoloridos e hoje tenham coloração.
Nunca omita essas informações para o profissional, pois você pode sofrer as conseqüências.


Não tenha medo de perguntar o que estão colocando na sua cabeça e se a resposta for evasiva não faça o procedimento! Priorize a sua saúde! Questione sempre, a maioria dos profissionais não gosta, e geralmente quem não gosta é quem trabalha a margem do profissionalismo, não tenha medo de fazer valer o seu direito!

Faltou falar sobre a Henna e o Henê, em breve volto esse assunto!


DESLEIXO COM A INFORMAÇÃO:
Esse trecho é um desabafo, estou farta de ver em sites, blogs, revistas de cabeleireiros e nas mídias públicas informações enganosas. As 3 químicas que citei são as opções mais utilizadas no "alisamento limpo" e TODAS precisam ser neutralizadas, a neutralização é o que fixa a nova forma. Se o produto anunciado não tem processo de neutralização pode ter certeza que é ilícito!!!! Kits que possuem shampoo, gloss e em alguns casos reconstrutor são kits de "Escovas Milagrosas".
Uma famosa revista fez uma matéria com marcas ZERO Aldeído, parabéns! Muitas marcas que passaram no teste deles e ilustram páginas e mais páginas trabalham com Parabenos e Glutaral!!! Vocês da Revista estão realmente de Parabéns!!!



Beijocas e fiquem com Deus ♥

Comente, Opine! É fácil, basta logar com a sua conta Google (a mesma do seu orkut ou gmail)!


51 comentários:

  1. Não entendi muito bem...
    "Está ligada a muitos mitos que podem ser desmistificados com tratamento como "Não pode fazer mechas!" Eu lhe asseguro que pode sim, desde que seus fios sejam resistentes e passem no teste de mecha!...
    (e depois)Não se recomenda fazer luzes pois o ressecamento causado pela perda de proteína durante o processo é potencializada com a oxidação.
    é recomendado ou não?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Menina, como vc sumiu. Tava com saudades dos seus posts.

    Exclarece uma coisa para essa leitora lesada: qual a química, dentre as três, mais apropriada para cabelos ondulados?

    Juro que li, mas não cheguei a essa conclusão. rsss.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla , meu nome é Anna Claudia , sou técnica e educadora da academia ASK Schwarzkopf aqui em São Paulo , seu blog me chamou atenção devido as informações técnicas que alertam consumidores finais e cabeleireiros "iludidos" com a grande farsa dos aldeídos. Muito importante haver pessoas competentes e conscientes como você dividindo esse tipo de informação - Além de todas as dicas construtivas para ambos profissionais e clientes de salão.Suas informações são muito úteis, coerentes e de linguagem acessível . Muitos parabéns !!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post. E gostaria, se possível, de tirar algumas dúvidas com vc. Fiz 2 progressivas no meu cabelo (com 0,2 de formol), nas 2x usei tb alisante (Tioglicolato de Amonia). Já tem um ano q fiz a última e de lá pra cá não fiz mais nenhuma quimica no cabelo, só faço escovar. Preciso urgentemente alisa-lo, mas não quero mais passar o formol. Quero apenas o alisante, mas não sei qual o certo para o meu cabelo. Ele não tem uma forma definida fica entre o cacheado e o ondulado e o fio é grosso. Ah, tenho muuuuuuuuiiiito cabelo e ele é volumoso. Já usei uma vez a guanidina, foi aplicada apenas descendo uns 6 dedos da raiz, pois tinha amônia no restante do cabelo e na mecha de teste o cabelo torou na hora. Mas não vi efeito na parte aplicada. Estava pensando em usar o X-tenso da L'oreal. Vc pode me ajudar... dar uma luzinha sobre o q posso fazer.
    Obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. ► PRISKA: No inicio da descrição de cada química eu coloquei uma consideração técnica pessoal.
    De onde se lê: "Cientificamente falando:" em diante são dados básicos, padrão!
    Recomendado não é, porém dá para fazer luzes em cabelos de Guanidina (eu já fiz e ficou perfeito!) desde que esse cabelo tenha um acompanhamento profissional rígido antes e depois do processo, em casa não dá!

    ► ROSi: Também estou morrendo de saudade tenho que ficar rica logo para poder me dedicar mais ao blog... rss...

    Para cabelos ondulados (caucasiano) o ideal é o Tioglicolato!

    ► CLAUDINHA: Eu é que agradeço o carinho ♥
    Meu sonho é conhecer a ASK Schwarzkopf, e receber o seu comentário deixou meu dia mais feliz!

    ► JIS: primeiramente tem que ser feita uma análise do seu fio, assim que você visitar um profissional peça uma avaliação sobre a saúde do mesmo, com o cabelo OK é hora de fazer a mecha testa, seu cabelo pede Tioglicolato, o teste vai determinar a força necessária. O X-tenso da L'oreal é Tio, você tem como opção também o Wellastrate da Wella, o Opti Smooth da Matrix, etc... Só não tente fazer em casa!!!

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog, é muito útil. Também adoro tudo relacionadoa cabelo.
    Te seguindo, passa lá no meu blog -
    http://beautyecia.blogspot.com - Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Carlaa,
    adoro seu blog e hj me considero uma pessoa esclarecida em relação às escovas progressivas por sua causa!!! Parabéns pela seriedade empreendida no seu blog!
    Bem, tenho cabelos loiros mechados, bem mechados, mas já fiz algumas químicas, tal como o X-tenso da Loreal, que deixou meio cabelo parecendo um elastico, todo pocado. Dei inúmeras hidratações.. gastei horrores e passei um tempão sem pintar!! Depois com ele recuperado passei a dar umas mechas. qd senti segurança fiz uma progressiva da agi max, contudo faz mais de 1 e 6 meses que não faço progressiva. Estava pensando seriamente em dar outra, só que ao ler seu blog me interessei pelas chamadas químicas limpas. tow com medo da progressiva. Aí gostaria da sua ajuda sobre o que colocar nos meus cabelos. Posso fazer a strait therapy da Schwarzkopf ou tento denovo o X-tenso?
    Desde já agradeço, viu!!!
    Beijãoooooo

    ResponderExcluir
  8. Eu também estava sentindo falta dos seus posts, sempre tão informativos e interessantes, e o mais importante de tudo: sinceros! Que Deus continue te abençoando .
    Abraços

    Léia

    ResponderExcluir
  9. Uso hidróxido de guanidina há vários anos, e sempre foi OK. Só deu problema quando eu resolvi fazer progressiva também (sempre ela). Como vc disse, o resultado varia, já que a mistura não vem pronta. Às vezes, fica superliso; às vezes, acaba meio ondulado.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla, PRECISO de uma orientação sua, Primeiro dizer que acompanho seu blog desde sempre, ainda bem que anda atualizando com mais frequencia! amocabelo.tambem! Então: Novembro de 2009 (6 meses atras) passei um relaxamento que nao sei a marca, Mas é hidroxido de sódio, alisou, ficou legal, e deu um pequena quebra na parte de cima da cabeça. Eu queria saber que se com todos os cuidados necessarios, é possivel relaxar e obter cabelos longos? porque cresce a raiz e nao cresce o comprimento! Meu cabelo é supeer cacheado (era). Apos eu usei Amend Gold Black, Kit Energizing, Semi di lino e to pensando em alisar denovo, mas to com medo de nao conseguir o que eu mais quero que são fio muito longos devido a quimica. Comprei o KeratinCream da NPPE e pretendo usá-lo apos a quimica, se me aconselhares a fazer! Meu cabelo tem aspecto de hidratado e saudavel, mas a raiz é terrivel. Me ajuda! Continuo no hidroxido? ql marca vc indica? com o passar d aplicações hidroxido piora? bjss

    ResponderExcluir
  12. ► LILA: Obrigada pelo carinho, assim que der eu vou conhecer o seu cantinho =)

    ► KELITA: Obrigada pelo carinho ♥
    Strait therapy da Schwarzkopf ou X-tenso L'Oreal, o importante é fazer o teste de mecha em vários pontos da cabeça, principalmente em cabelos com mechas. O que aconteceu da primeira vez no seu cabelo é que ele "emborrachou", a química foi utilizada na força errada ou ficou tempo demais. Antes de começar a pensar no que fazer, teste de mecha e muita hidratação!!!

    ► LÉIA: Obrigada do fundo do ♥ Eu também estava morrendo de saudade desse cantinho =)

    ► CAROLINE: Pois é...

    ► NAYARUFFLES: A primeira parte e a mais importante, você cuida dos seus cabelos sem mesquinharia, PARABÉNS!!!
    Eu não era muito fã do Sódio até começar a manusear com mais frequência, aí me apaixonei! Eu tenho 2 clientes fixas que fazer Sódio a muitos anos e seus cabelos são enormes (vou tentar fotografar), o que pode ter acontecido é ter encostado na parte alisada sem querer na hora de retocar a raiz. Recomendo mais cuidado na hora da aplicação, e não, não vai quebrando mais conformefor retocando, não é certo essa quebra! Recomendo que você use o KeratinCream da NPPE antes do retoque para ir preparando para o retoque (pelo menos 2x antes) e após pode cair dentro do Amend Gold Black e Energizing, como o Hidróxido que eu vou te recomendar é da Matrix recomendo também a máscara para você fazer o tratamento.
    Como já citei, a minha recomendação de Hidróxido de Sódió é o da Matrix, não arde, age rápido e não resseca tanto quanto os concorrentes!

    E o mais importante, NUNCA aplique sozinha, sempre faça química com um profissional qualificado!


    Beijocas...

    ResponderExcluir
  13. Que saudades desse blooog! estava sem net por isso nem podia ver como andava por aqui =(
    bem, eu tava louca pra fazer uma EP(não me mate, rs) mas confesso que fiquei com medo depois do que li aqui... e depois dessa matéria fiquei decepcionada! quer dizer que nada serve pra quem tem cabelo cacheado e descolorido? assim, esse tio é mais indicado pro ondulado, se colocar num cacheado o que acontece?
    e a guanidina vai deixar muito ressecado por causa da ox que usei pras luzes, que foi de 40, disso não tenho duvidas.
    o que faço pra alisar meu cabelo então? =O
    e sim, tou fazendo o RMC da amend que é a reposição de massa, é o mesmo que reconstrução?
    e só pra terminar, a minha mãe inventou de fazer uma EP e eu disse a ela que queria ir quando ela fosse fazer, mas ela nem me avisou. então o resultado foi que não ficou liso, mas ta suuper sedoso e abaixou o volume, e o cabelo dela era ondulado e so tinha tintura, etão ela foi lá e perguntou pq não tava liso e a cabeleleira disse que era assim mesmo que era uma escova inteligente.. daí não entendo mais nada disso =S o que será que era? só uma escova de hidratação?
    descuuulpa tantas perguntas Carla, mas preciso de ajudas, rs. e enfim só responde quando vc tiver tempo sobrando mesmo viu?
    beijão e brigadaaaa! continue sempre postando =D

    ResponderExcluir
  14. Eu fiz meu alisamento com Tioglicolato de Amônia. Aliás, já faço há um tempo... Quando meu cabelo era comprido, ficava muito natural. Mas depois que cortei, meu cabelo está com as pontas muito esticada (não é nem ressacado ou esponjoso), mas com cara de alisado... O que eu faço? Por que antes ficava bom e agora fica assim?

    ResponderExcluir
  15. Eu faço alisamento com Tioglicolato de Amônia há um tempo. Quando meu cabelo estava comprido, ficava ótimo e muito natural. Mas depois que cortei curto está com aspecto de esticado, de alisado (não está ressecado). Como faço pra voltar a ficar natural? Por que antes ficava bom e agpra não fica mais?

    ResponderExcluir
  16. oi carla,o que fazer entao quero descolorir o cabelo fazer mechas qual escova posso usar para alisar sem formol e glutaral,ja usei tioglicolato de amonia na versao fraca ma snao deu para fazer mechas meu cabelo nao aguentou,vi uma escova beauty liss de lactato de etalonamina,um acido e a ybera que tem parabenos,vc conhece sera que faz mal a saude,fiquei feliz porque vc voltou a escrever no blog,estava sentindo falta,sucesso,bjs bruna

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber se é possivvel utilizra o tioglicolato de amonio em um cabelo que ha 18meses atraz foi alisado com guarnidina e progressiva

    ResponderExcluir
  18. carla estou super preocupada pois realizei um alisamento com tioglicolato de amonio em um cabelo que havia sido alisado com guarnidina a 18meses,porem fiz teste de mexa e o cabelo nao apresentou quebra alias ficou bem resistentte mas a 4 dias apos a cliente disse que o cabelo estava quebrando ,sera que é possivel quebrar apos 3 dias,pois no dia ficou lindo

    ResponderExcluir
  19. Oi Carla
    Tudo bem?
    A Escova Inteligente da Vita Lise é uma química limpa?
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, encontrei seu blog e amei pois suas explicações são curtas e diretas. A minha dúvida é:
    - Tem como fazer definitiva com guanidina??
    Se tiver, queria saber se posso passar em cima do que já foi processado, pois o meu é sempre retoque, e se tivesse que fazer teria q passar no comprimento todo...
    Obrigada...
    bjs

    ResponderExcluir
  21. OI adorei seu blog, super explicativo e assustador! Estou com uma dúvida e gostaria que tu me ajudasse! Há menos de um mês fiz a blindagem no meu cabelo que tem mechas e é cacheado, minha intenção era diminuir o volume e consequentemente o frizz. Bom só que após lavar o cabelo em casa ele ficou do mesmo jeito, como se não estivesse feito nada, joguei dinheiro fora!!! Gostaria de saber se a escova marroquina da nouar estraga o cabelo deixanndo com aspecto de espiga de milho e como fica o cabelo após realizar o procedimento?
    Aguardo Bjuxxxzz

    ResponderExcluir
  22. Tópico deveras interessante aqui, visões como aqui está destacam aos que analisar neste sítio :)
    Realiza muito mais deste blogue, a todos os teus amigos.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Tenho os cabelos lisos da raiz até mais ou menos a metade. Da metade pra baixo, são ondulados estilo "Bündchen", mas com um frizz irritante.
    No salão, me recomendaram para alisá-lo a escova inteligente da Maxiline. Falaram que não tem formol e que deixará meu cabelo liso e lindo bla bla bla. Disseram que é da mesma fábrica da Joico e que dura por volta de 3 meses. Uma moça que trabalçha no mesmo salão disse que havia feito essa escova e que o cabelo dela era beeeem cacheado. Ele tava liso, liso, liso...
    A única coisa que fiz de anormal no meu cabelo foram luzes finas e só.
    Tenho receio de:
    1- não ser verdade o que estão me prometendo
    2- estragarem nos meus fios virgens
    O que eu devo fazer?

    Grata,
    Gabi

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Carlinha,tenho cabelos crespo e um ano fiz progressiva,e ja estou com um palmo de cabelo natural,no ano passado em Dezembro pintei com a titura da Loreal Paris Exellence Nº8.3,mas esse ano quero fazer relaxamento,qual o relaxamento que vc me indicaria,pois ainda tenho um pouco de tintura no cabelo e progressiva nas pontas!!!Obrigada...seu blog esta muito lindoo!!!

    ResponderExcluir
  25. Ola, gostaria de saber se a escova pró-gressive realmente é sem formol e se ela deixa um efeito liso absoluto como me disseram. Meu cabelo é frisado e muito volumoso, será que essa escova resolve meu problema?

    Grata,
    Luciana

    ResponderExcluir
  26. oi sou Danielle.
    vou comtar meu carma! em 2009 no mes de desenbro eu alisei o cabelo em casa com uma miga que ñ era proficional logo que no dia o cabelo ficou lindo ma com ums dias o cabelo comesou a cair caiu, caiu, mas caui muito ai fui no salão de uma cabelereira que é minha visinha ai ela alisou no me se junho a pos 6 mese que eu tinha alisado e ele tinha caido muito ai ela disse que iria alisa denovo e ia ficar melhor a aparencia.depois que ela fez o procedimento na para de tras do cabelo ficou lindo mas na frente onde quebrou e caio mas ficou parecendo que tinha queimado ficou orivel, ai ela deu a ideia que cauterisação iria melhora ai de 15 em 15 dias fis cauterisação com 3 meses depois pintei o cabelo pos apesar de ter 20 anos tenho muito cabelo branco, pintei de preto. ai ela me viu e disse que tinha chegado um produto novo na casa dela a escova maroquina eu falei para ela que fazia so 1 semana que eu tinha pintado o cabelo ela falou que ñ tinha problema nem um ai eu fiz o procedimento, como da outra ves atras ficou lindo mas na frente ta orivel parecia plastico e que tava queimado me dises perei.
    Nas primeiras lavadas meu cabelo cai e ñ era fios e ssim mechas era muito cabelo ate o vemto arancava meu cabelo na cegunda vez que eu lavei o cabelo depois da quimica vei junto um pedaço de pele da minha cabelça foi orivel aquele momentos ñ sabia o que faser....
    foi levando avida e os pedaço de cabelo ate que com 6 ese depois dei um relachamento so para tira o volume do cabelo a ooutra proficional fes um bom trabalho ficou muito bom mas ja fasem 3 mese que eu fis este proceso e estou querendo fazer outra trasformação no cabelo mas estou com medo pois depoi da maroquina meu cabelo ainda esta muito fraco o que faço me socora amiga pois vi em vc aluz no fundo do posso... me de uma luz..e for possivel me responda asim que puder olha meu e-mail danielle.hiamaha@hotmail.com...

    ResponderExcluir
  27. Faço relaxamento a 2 anos com guanidina e confesso que soltei um "ufa" quando vi listada aqui nas chamadas químicas limpas! hahaha

    Gosto bastante do resultado, o volume diminuiu, a raíz ficou bem mais baixa e os cachos mais soltos, além do que, quando eu uso secador/chapinha, o liso fica MUITO natural.

    ResponderExcluir
  28. ola gostaria que tirasse uma duvida minha.
    o alisamento termico japones faz com o com o produto alisante quimico e a chapinha bem aquecida, mas o tioglicolato pode com a açao termica? exemplo passa a quimica no cabelo todo e depois vem com a chapinha bem aquecida por cima da quimica espalhando uniformemente.
    me responda por favor meu email é lainegodoy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. adorei suas informaçoes!!!
    Muito bom saber que tem pessoas como vc que passa a diante aquilo que sabe, estou fazendo o curso de cabeleireiro e isso é dificil pra caramba para conseguir entender!!!
    Valeu pela sua informação, me ajudou muiiito!
    Bjoka
    Liia
    aprendendosobrecabelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. EU ADORO ESSE BLOG! EU GOSTARIA DE SABER QUAL OMELHOR PRODUTO PARA O MEU CABELO Q ESTA QUEBRANDO DIRETO ! DPOIS Q FIZ UMA TAL D ESCOVA PROGRESSIVA D MUTAM** MEUCABELO NA HORA FIKO LINDO COM BRILHO MAS ME SENTI MUITO MAU NA HORA DA APLICAÇÃO SENTI TAQUICARDIA E MINHA PRESSÃO SUBIU, RSRSRSR COMO EU DSSE FIKO LINDO MAS AGORA MEU CABELO TA QUEBRANDO MUITO TO DESESPERADA QERIA PERDER VOLUME MAS NAU DSSA MANEIRA AFF SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  31. Sobre a questão dos tipos de cabelos quanto a sua formação do bulbo capilar, pergunto:
    Uma pessoa nasce com o cabelo LISO( Mongoloide), ao longo da vida sem usar nenhum tipo de química esse cabelo começa a mudar para o tipo (Caucasiano - Europeu), então existe algum tipo de tratamento no couro cabelo que possa impedir essa mudança ou reverter essa alteração? Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  32. Oi! Tenho cabelos crespos/enrolados, e sou adepta do relaxamento. Antes fazia progressiva, mas parei por causa do formol. Enfim, vim te parabenizar pois sou bacharel em química e gostei da clareza e do respeito com que vc trata desse assunto. Parabens!

    ResponderExcluir
  33. Muito bom seu blog, então eu fazia a tal da escova de carbocisteína que eu jurava que não tinha formol, mas você me abriu os olhos, eu andei pesquisando e descobri que a carbocisteína +ácido glicoxílico se
    transformam em formol. To querendo mudar p guanidina,
    você acha que pode haber uma incompatibilidade e meu cabelo cair??

    ResponderExcluir
  34. Tenho cabelo crespo, mais para cacheado, porque sou filha de um negão e uma loirona... rs. Desde criança, meu sonho era ter o cabelo da minha mãe (liso com leves ondulações nas ponta). Comecei a relaxar meu cabelo com 7 anos. Sei que não é recomendado para crianças, mas tanto fiz birra que minha mãe me levou ao salão para fazer a química - contra sua vontade, porque ela sempre quis ter uma filha com cabelo black e tentou por muito tempo me convencer disso. O problema é que, mesmo querendo que eu permanecesse com o visual crespo natural, ela, que sempre teve o cabelo liso, nunca soube cuidar do meu cabelo... Fazia o melhor que podia, claro... mas nunca ficava como eu queria. Enfim, passei muito tempo fazendo permanente afro e eu gostava um pouco, mas preferia liso. Depois relaxei com guanidina no mesmo salão do permanente. Fiz isso antes de ir à praia nas férias. Voltei em prantos, meu cabelo sofreu um corte químico e eu tive que cortá-lo na orelha. Já era adolescente e isso me fez muito mal. Enquanto a floresta crescia, relaxei outras vezes com tioglicolato até que ele tivesse comprimento suficiente para o 'alisamento japonês' - moda da época. Quando finalmente fiz 'o tratamento' ficou lindo, super bom e um mês depois quebradiço e opaco. Fiquei seis meses sem fazer nada, escondendo o cabelo num lenço. Aí, achei um cabeleireiro que não me desprezava porque eu tinha o cabelo crespo, não fazia cara feia pro meu cabelo, não se importava de fazer escova e não chamava meu cabelo de 'cabelinho' - detesto essa ironia dos cabeleireiros. Fiz definitiva com ele por dois anos, com tiglicolato de amônia. Meu cabelo estava ótimo, crescendo saudável, muito bom mesmo... Mas, infelizmente, meu cabeleireiro sumiu. Fiquei por 9 meses sem química, hidratando muito, reconstruindo e sobrevivendo com escova - porque está estranho um cabelo crespo de mais de aparentes dez centímetros (esticado, deve dar mais) desde a raiz e uma ponta lisa de uns vinte centímetros... Dai que sobrevivendo assim eu percebi que vou dar conta de ter meu cabelo natural de novo. Não quero mais química! =)

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde
    Quero saber a respeito da escova london?

    ResponderExcluir
  36. adorei seu blog. estou usando guanidina no cabelo p baixar volume e definir cachos. só que aos poucos meu cabelo tem ficado ressecado e perdendo os cachos. quando seca fica sem forma. gostaria de saber se o hidroxido só alisa ou tb pode definir cachos? meu cabelo era bem cheio e resistente mas formava cachos. e agora ta uma porcaria. moro no rio de janeiro e não consigo ahar um profissional experiente com quimicas (principalmente hidroxido de sodio). queria tentar mudar

    ResponderExcluir
  37. Olá, Carla. Parabéns pela coragem e pela iniciativa de disponibilizar informações tão importantes ao esclarecimento de nossas dúvidas.
    Também sou adepta das escovas, fiz texturização há 4 anos e desde lá sofro com os retoques de raiz. Meu cabelo é muuuito encaracolado, negróide. Estava pensando em tentar a escova marroquina, mas depois do que lí aqui sobre sua experiência com ela, fiquei muuito confusa. A linha de produtos Inoar divulga sua linha para escova marroquina informando que o princípio ativo é o tioglicolato de amônio, listado aqui como "alisamento limpo". E agora? Voce pode me esclarecer a interação do tioglicolato com os 0,02% de formol?
    Obrigada desde já, querida:)

    ResponderExcluir
  38. oi carla tudo bem,,vi seu blog de primeira eadorei ,e o seguinte faço progressiva a 4 anos e a 4 meses naum faço e naum uso outras quimicas posso fazer o alisamentocom o tioglicolato de amonio,,qual vc me indica,,,bju e grato

    ResponderExcluir
  39. olá gostaria de mudar a quimica do meucabelo uso Tioglicolato de Amônio e gostaria de usar o hidroxido de calcio... quanto tempo tenho que ficar sem quimica ! Ps.: Adorei o post e tudo que vc publicou #thebest ! Ficaria muito grata pela resposta :)

    ResponderExcluir
  40. Ola, gostaria de saber sobre o produto agi max, é tudo isso mesmo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  41. ola tudo bem, sou homem e aliso o cabelo com guanidina, queria saber se esse produto faz cair o cabelo e de quanto em quanto tempo posso repetir a aplicaçao, pois o cabelo cresce rapido e em 2 mese ja perdi o resultado.

    ResponderExcluir
  42. ola gostaria de saber se eu posso usar zene no meu cabelo depois de ter pintado ele, em um mes pintei 3 vezes porque era ruivo e queria deixa-lo loiro, preciso esperar um pouco ou nao? obrigada

    ResponderExcluir
  43. Olá,amo tudo que vc nos esclareceu estou fazendo curso de cabelereiro e vc tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
  44. Estou fazendo curso de cabelereira e sempre te acompanho vc me ajuda muito a entender por explicar de uma forma direta e dinamica, eu fiquei com dúvida pois no meu curso estou aprendendo e esta na minha apostila que guanidina não neutraliza ?poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  45. estou fazendo curso de cabelereira e na minha apostila esta dizendo q guanidina não precisa neutralizar poderia me esclarecer ?

    ResponderExcluir
  46. Olá, Carla, tudo bem. Relaxei meu cabelo por 9 anos com hidróxido de sódio Salon Line, em salão. Sempre se deu bem com meu cabelo, que crescia e tinha brilho e mantinha os cachos. No último ano e meio notei que já n formava mais os cachos como antes, estava muito ressecado e parecia que o profissional n estava neutralizando o produto (só enxaguava e passava uma máscara de hidratação de qq marca). Tb no processo, ele usava pente fino para espalhar o produto na raiz, o que deixava o fio mais esticado. Fiz a transição por 6 meses e meio e cortei toda a parte com química. Hj estou há 4 meses com o cabelo afro natural (é do tipo que não forma cachos, acho que 4c) e pretendo ficar assim até fevereiro de 2013 para ele crescer mais e ficar mais forte. Após, quero voltar a relaxar. Vc acha que posso continuar com o mesmo produto? Quero só soltar a raiz e definir os cachos, o que não consigo com o fio natural. Nunca usei tioglicolato... Obrigada pelo retorno. Andréa

    ResponderExcluir
  47. Oi Carla, li algumas postagens que você fez sobre progressivas e químicas limpas e simplesmente A-D-O-R-E-I... Porém não vi nada relacionado a escova que é a base de carbocisteína e aminoácidos,como por exemplo a Escova Livre da Le cliqué. Gostaria de saber o que você acha deste tipo de escova que eles denominam de tratamento redutor ácido. Você já experimentou?

    ResponderExcluir
  48. Qual a duração do alisamento com tiogliconato de amônio? O resultado é um liso natural? É possível modelar o cabelo com cachos largos com o tiogliconato?

    ResponderExcluir
  49. Olá, adorei o blog. Vc pode me dizer onde encontra os produtos Cless Essenza em Portugal? Eu uso (uso próprio, não sou cabeleireira) mas mando vir do Brasil e fica muito caro. Muito Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  50. Oi adorei seu blog! VC pode me dizer qual a base do lítio?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails