quinta-feira, 8 de julho de 2010

Diagnóstico Capilar


Ao contrário das "Escovas" que aplicam em cima de qualquer cabelo independente do estado estrutural do fio, as químicas limpas são mais exigentes. Quanto mais saudável estiver o fio, melhor será o desempenho da química e o resultado do procedimento.
Usar produtos de farmácia porque o cheirinho é bom e o resultado nem tanto, não rola. No mundo perfeito todos os produtos mega-maravilhosos também seriam perfumados, um dia chegamos lá...

Toda química deveria ser precedida por uma boa dose de tratamento, disso depende o resultado. E escolher o tratamento certo antes de f
azer a química, que nesse caso vamos incluir também coloração, é a chave.

O ideal de preparação de um cabelo que deseja ser relaxado/alisado/colorido depende do diagnóstico. Infelizmente muitos profissionais não sabem fazê-lo.
No diagnóstico a maior ferramenta que o profissional possui são os sentidos, o único sentido que não utilizamos no diagnóstico é o paladar (graças a Deus).

Visão:
Não precisa ser expert para notar um cabelo danificado, porém um olho treinado enxerga dano num cabelo aparentemente "saudável".
Audição: Ouvir é fundamental, por isso nascemos com 2 orelhas e apenas uma boca, ouvir tudo que o cliente fala e interpretar é a chave para descobrir as causas de dano que você não conseguiu identificar usando apenas a visão.
Olfato: Pode não parecer mas o olfato pode diagnosticar a química utilizada além de diagnosticar problemas no couro cabeludo.
Tato: O tato é o segundo sentido mais importante no diagnóstico capilar, só perde para a visão. É atravez do tato que você define textura, densidade, porosidade, etc.

Os cursos convencionais não estão dando ênfase para o diagnóstico, então se você é recente na profissão o meu conselho é treine! Pratique o máximo que conseguir antes de se aventurar num salão, nunca faça seu cliente de cobaia.

Como já falamos, cada novo cliente é um novo projeto, sabemos que projetos precisam de muito mais do que execução, precisam de diagnóstico, cronograma, escopo (onde você identifica quais ítens serão trabalhados) e finalmente produção.

Com cabelo não é diferente, na era da informação não tem lugar para "cabeleleiro" que só executa mecanicamente.

O bom profissional é aquele que tem imaginação, a pessoa que consegue visualizar um resultado mentalmente tem chances maiores de fazer um bom diagnóstico e consequentemente obter excelentes resultados.
O bom profissional quando o assunto é beleza, não é aquele que diz: "Sim senhor!" e sim aquele que visualiza mentalmente o resultado antes de começar, capta o desejo do cliente e tenta da melhor forma
possível reproduzi-lo.

Saindo do salão é indo para a sua casa, identificar o que seu cabelo precisa sozinho não é simples. Se muito profissional faz diagnóstico equivocado imagine você?
Identificar quando fazer uma reconstrução, cauterização e
mais um monte de "ãos" que usam queratina é uma coisa bastante séria. Pra não ficar repetitivo basta ler aqui.
Sempre que não souber diagnosticar seu cabelo sozinha procure um profissional, se não tiver como recorrer a um profissional de confiaça... Hidrate, Hidratação nunca é demais.

Notinha:

Só para mostrar meu cabelinho novo =)
Foram mais de 8 meses de tratamento e o mínimo de química possível (mechas de topo e depois mechas californias) para hoje poder descolorir e voltar ao loiro =p
Agora deixa eu voltar
aos tratamentos...

Beijocas e até a próxima

7 comentários:

  1. Deve ser difícil pra vcs cabeleireiros saber que tudo isso é necessário e um cliente quer porque quer adicionar química. rsrssr. Eu sou assim, quando cismo...

    ResponderExcluir
  2. Cabelo de quem trabalha em salão é outra coisa...
    Tenho cabelo mega crespo e me descobri grávida quando faltava uma semana para retocar a progressiva,tive que adiar para janeiro, agora tá complicado pentear esta beleza rsrs. Meu noivo que morreu de rir no dia do fighter quando fui desembaraçar.
    Mas pelo neném tudo vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Cabelo maravilhoso... Lindo me viver!!!

    ResponderExcluir
  4. Oie, vc não responde nossos comentários? Queria saber o que você acha (ou se conhece) os alisantes à base de Tioglicolato de Amônia da marca AMEND.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. LEE: Isso acontece muito, tentamos ser o máximo compreensivivos e explicar nos mínimos detalhes, mas as vezes a pessoa não entende e sai do salão chateada.

    ELIANA: Não é só cabelo de quem trabalha em salão não, bem antes de abrir salão meu banheiro já parecia uma loja de cosmetico... rss..
    Gravidez é uma delícia, infelizmente tem alguns poréns como esse... rss...

    ROSEMARA: Obrigada ♥ =)

    RAQUEL: Desculpa a demora, minha vida anda super corrida, não tenho conseguido responder comentários e e-mails =(
    Vamos lá. Não só conheço o Tioglicolato de Amônia da AMEND como já participei de várias jornadas técnicas da marca. O segredo é o teste de mecha, se passar no teste vai fundo!

    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  6. Gostei da matéria e gostaria de saber se tem um método que ajude as leigas (assim como eu) a notar se o cabelo está saudável, poroso etc etc... em casa mesmo.
    Pq cá entre nós tem diversos tipos de profissionais e geralmente a gente encontra muito 'profissional' que sabe menos que eu, que sou leiga. Acho o fim da picada!!!

    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  7. ola vi sua materia sobre acido glioxilico e gostaria de saber se vc fez teste de aplica lo em cabelos ja alisados com amonia? qual foi o resultado?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails