quarta-feira, 2 de março de 2011

PRO: Reconhecimento X Maldição

O sonho de todo profissional é o reconhecimento pelo seu trabalho, afinal gasta-se muito tempo e dinheiro investindo em capacitação.
Porém nem o reconhecimento consegue anular as moléstias que todo profissional de beleza enfrenta.
Hoje não vamos falar sobre os contra tempos profissionais, vamos falar um pouquinho dos pessoais.

Filha
Geralmente filha de cabeleireiro (a) detesta fazer cabelo. Conheci várias cabeleireiras em que as filhas são quase hippies. A minha mesmo já passou por fases complicas. Semanas sem querer lavar os cabelos, reclamava de hidratar, não tem muita paciência de ficar sentada durante os procedimentos (puxou mamãe he he), detesta fazer escova, mesmo com a promessa de ficar com cabelo de princesa.
Para burlar essa fase hippie eu uso a psicologia, como?
- Supervalorização: Procuro supervalorizar a qualidade e os benefícios dos produtos, quem não gosta da promessa de cabelos macios?
- Preço: Falou que o produto é caro e ela já fica tentada a usar, então digo que determinado produto ela não pode usar sem a minha supervisão e quase todo dia ela quer usar. O ruim é que agora ela pesquisa no google... rss...
- Elogios: A cada nova proposta de procedimento eu comento os detalhes de como vai ficar e falo sobre os elogios que ela irá receber das amigas, e ela fica mais maleável.
Porém minha filha ainda é criança, quando a adolescência chega fica mais complicado.

Próprio cabelo:
Qual cabeleireiro nunca teve problemas para encontrar um profissional para fazer seus cabelos?
E quando você é perfeccionista então fica ainda pior encontrar um profissional que atenda suas expectativas.
Eu já desisti de fazer meu cabelo com outras pessoas, nunca acertam no corte, fazem mechas e não matizam, não respeitam meu fundo de clareamente resultando em cabelos elásticos, tratamento então nem se fala. Nunca acertam o diagnóstico, receitam tratamentos que o fio não precisa e poucas vezes obtive resultados positivos.
Hoje tenho a meu dispor a "nata" em cosméticos capilares, logo não me submeteria a tratamentos "KinderOvo", ou seja, uma caixinha de surpresas.
Corto e prancho meus cabelos sozinha, consigo fazer alguns tipos de mechas e aplicar coloração, mas é quase impossível fazer certos tipos de mechas sozinha =(

Consultoria:
Se você ama e fala com tanta paixão sobre seu trabalho, as consultorias são inevitáveis.
Anos atrás participei de uma comunidade de amizade entre meninas, quase um club da luluzinha, falávamos de trabalho a família e sexo. Uma das meninas era nutricionista e para perder a amizade dela bastava pedir dieta. Ela até respondia, dava dicas e tal. Porém ficava irada quando a mesma pessoa ignorava as recomendações publicamente.
Fazer consultoria no mercado, farmácia, padaria e banca de jornal ninguém merece, mas já me acostumei e faço numa boa. Mas tenho o mesmo pensamento da nutricionista, é irritante dar o mesmo conselho várias vezes e a pessoa que o pede não seguir.


Mais dia menos dia você enfrentará uma dessas situações.


Beijocas...



14 comentários:

  1. Carla eu sei muito bem como é isso.. as vezes alguém faz alguma pergunta e eu respondo aí vem aquela maldita língua e retruca que isso nao funciona.. eu até já parei de das conselhos para algumas pessoas por isso!!! Agora eu pago o profissional só para aplicar o produto no meu cabelo... eu compro o produto e a profissional aplica (hidratação por que não vou mais usar química)

    ResponderExcluir
  2. é verdade Carlinha a gente gasta tempo e muito $$$$$$$ para se tornar uma profissional a altura do mercado ai fora e mesmo com tantos esforços sempre tem aquele que pra ele nada está bom e outros que pensam que sabe mais que é o expert!!!!Afff.... eu estou entrando neste mundo mercado competitivo..sou exigente... no meu cabelo só pago ainda para passar quimica o resto é por minha conta...rs..

    bjs =:)

    ResponderExcluir
  3. "[...]é irritante dar o mesmo conselho várias vezes e a pessoa que o pede não seguir."
    (2)

    Tinha uma amiga da internet que me pedia conselhos direto sobre a vida amorosa dela, mas ela os ignorava publicamente. Aí desisti dela... Foi triste, mas foi necessário, pois já tenho os meus próprios problemas pra resolver.
    Beijos. Adoro vc!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu queria tanto que minha mãe fosse cabeleireira... aliás, gostaria que ela ao menos gostasse de cuidar dos cabelos, pois ai ela entenderia o quanto gosto de cuidar dos meus... mas quanto a profissao é dificl mesmo... eu faço facul de med. veterinaria e ainda nem me formei e todo mundo já pede conselhos de como fazer tal coisa... eu nem gosto de falar pq ainda nao formei, mas o que sei e tenho certeza q não fará mal até arriso... o pior é qdo vc fala e a pessoa faz totalmente ao contrario... hehehe... adoro seu blog, continue assim, sendo sincera e ajudando muito nós leigas em cabelo... graças ao seu blog to tirando o caranguejo do bolso e comprando produtos melhores... bjus

    ResponderExcluir
  5. Ei Carla, você bem que poderia postar cortes de cabelo DIY, né !
    Eu já vi aquele que você ensinou a fazer, onde faz-se um rabo na testa e corta ... porém eu gostaria de variar meu corte, mas não entrego meu cabelo nas mãos de ninguém ! (trauma ....).
    No mais, parabéns pelo blog, e beijo !

    ResponderExcluir
  6. Carla, eu adoro seu blog, mas sinceramente, acho que vc deveria é agradecer a Deus pq sua filha não se interessa por cabelos ainda (nesse nível que vc falou)... ela é criança, né? O normal é q ela não se interesse por vaidade ainda.
    As crianças perdem a infância tão cedo hoje em dia... Dê graças a Deus por sua filhota ainda nem pensar no assunto!
    Parabéns pelo blog! Vc é mto transparente e corajosa de expor tudo assim... mtos "profissionais" não são...

    ResponderExcluir
  7. É só me chamar carla que faço seu cabelinho do jeito que vc quiser!
    Não precisa ficar assim...
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Ei Carla!!
    Concordo plenamente com você!!
    Sou nutricionista e o que mais detesto é que me peçam dieta. Quando pedem eu faço uma piada bem sem graça e desconverso!
    Muitas vezes nem falo que sou nutricinoista para não dar margem!
    Eu adoro seu blog, sigo no google e sempre pego dicas boas aqui! Você é muito corajosa e verdadeira. Tô fazendo o processo de nutrição nos cabelos e vi muitos resultados, meu cabelo está ficando outro, eu faço com óleo de côco. Além de comprar produtos de qualidade também para hidratação.
    Fala um pouquinho para gente de como se enquadram os cabelos que passaram por alisamento e "trocaram de categoria". Tipo, um frisado que ficou liso. Como tratar?
    Fiz um blog com uma amiga, dá uma passadinha lá... Você está no meu blogroll. Qualquer dia conto da nutrição lá e linko o seu post.
    Beijos,
    Marina Maria

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com tudo o que você falou, é muito complicado ainda mais quando você sabe o que é melhor para seu cabelo, sem contar que investimos muito para dar sempre o melhor.
    Não é nada fácil!

    ResponderExcluir
  10. Pois é cuidar de cabelo de criança e complicado, mas uso da mesma tatica que você usa com minha enteada,hihihi.
    Em questão de profissionais, ei tinha uma que deixava os meus cabelos em um tom lindo de loiro,massssss,me mudei,aqui em Niteroi não encontrei nenhum,então eu mesma pinto os meus cabelos,para evitar surpresas desagradaveis.
    Uma vez fui em um salão rpoximo ao meu trabalho,paguei para pintar e me arrependi,o tom da raiz ficou muitooooooo diferente do resto do cabelo,cheguei em casa comprei uma tinta e escureci o tom dele todo para ficar por igual, nunca mais voltei lá,nem sei se ainda existe o tal salão,por que com uma "profissional" daquelas,provavelmente deve ter falido.
    bjs!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog...e realmente passamos por tudo isso que você descreveu com ricos detalhes. PS eu mesma faço meu cabelo...rs
    Se você tiver um tempinho, visite meu blog http://mxiquinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Cara,não sou cabelereira mas já me sinto como uma. Depois que aprendi de verdade como cuidar do meu cabelo, um crespo muito cheio tratado por muito tempo com produtos químicos e bem maltratados, eu gosto de fazer consutoria, de passar pra frente todo o conhecimento que obtive e realmente é frustrante você falar, tudo, e ver que a pessoa nem refletiu. Àquelas que vejo que se interessaram eu recompenso muito bem.

    ResponderExcluir
  13. Se vocês, que são profissionais, sofrem com outros profissionais na hora de fazer seus cabelos, imagine nós, leigos mortais, que sempre temos que acreditar - ou no mínimo confiar - no que eles dizem. Muitas vezes deixando rios de dinheiro pra tratamentos que só têm nomes bonitos ou extremamente complicados. Chegamos em casa com o cabelo ou pior do que estava, ou do mesmo jeito (só com um cheiro diferente) e nossas carteiras mais vazias. Quem tá de saco cheio dessas enganações acaba fazendo em casa, e aí é que a coisa degringola. Mas, foi o que te perguntei antes (mas não tive resposta): nós, que somos leigos, o que devemos fazer para não sermos enganados quanto a falsas promessas, produtos adulterados, formol escondido na fórmula...? Como proceder? Porque eu já paguei caro por produtos que foram indicados por "profissionais" e nem senti diferença no cabelo. Só no bolso. E me arrependi demais.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails