sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Alisamento "Fantástico"

Lá vamos nós, esse assunto me cansa. Acho que que já falamos tudo que precisava ser dito. Aí...

Quase 3 anos após nossa primeira matéria condenando os alisamentos "milagreiros", a mídia descobriu agora que muitas empresas mentem nos rótulos e que formol faz mal a saúde. Daqui 3 anos eles descobrem sobre o glutaral e assim sucessivamente. Lá pelas bandas de 2030 você vai me dar razão... eu sou paciente...

A ilustração acima é do jornal Extra do dia 28/01 em que é anunciada mais uma nova escova sob o enunciado "Lisa sem suor e lágrimas" finalizando com um sonoro "... Recorra à uma escova de verão", porém seu componente miraculoso não é informado. Sua forma de ação menos ainda. E o que eu pensei disso?

O carinha falou no primeiro episódio da saga no Fantástico que a culpa é do consumidor que ainda procura e faz esses procedimentos. Peraí que quem faz o consumidor desejar esses procedimentos é a mídia! E pra mídia o que importa é lucro, pagou eles publicam! E com isso muita gente ainda é ludibriada a acreditar que está fazendo algo suave, natural, sem formol...

Quando você quer acreditar que algo será bom para você, quando você tem uma promessa de resultado "fantástico", você passa por cima da sua razão, da lógica e da intuição. A vontade de crer que aquilo que deseja será bom faz com que você faça de tudo sem medir consequências. Sei bem disso, experiência própria, foi assim quando iniciei um tratamento bombástico com medicamentos que graças a Deus hoje são proibidos.

Bom, mas o Fantástico mostrou uma moça que teve reação alérgica e tal. Agora que a Globo disse que faz mal muita gente vai acreditar, mas já mostramos isso aqui em 25/10/2010.
Para quem não assistiu a matéria do Fantástico clique aqui, são apenas 15 minutos de matéria. Muita gente gasta mais do que isso para deixar um comentário mal criado e anônimo por aqui.

Ia postar minhas considerações na segunda-feira após a matéria do fantástico, mas ficou uma pulguinha na minha orelha falando para esperar, que viria mais coisa por aí, até porque condenar um ativo e não dar outra opção é claro que geraria uma comoção pública, e foi o que aconteceu. CHOVEU e-mail para nós com perguntas que já esgotamos de falar por aqui. Mas entendo que quem acabou de ver na televisão não vai ler tudo que já escrevemos nos últimos 3 anos, então estou aos pouquinhos respondendo...

Como bem previ, na semana seguinte o Fantástico fala EXATAMENTE, sem tirar nem pôr, o que nós já falamos aqui e aqui. E ontem o Bem Estar quase fecha com chave de ouro... quase porquê os preços indicados pelo canal não pagam um produto profissional que ofereça um resultado de qualidade e sobre a ação de produtos com pH ácidos associados ao calor, o qual eu não concordo, se fosse assim meu condicionador da NPPE rico em aminoácidos e proteínas que possui pH 2 alisaria.

E já no finalzinho do programa o químico colocou a cerejinha no topo alertando para que o consumidor tenha cuidados com alisamentos a base de formol, glutaral e ácidos naturais.

Pra quem perdeu isso tudo e não acredita no blog pois não sou química, sou uma mera cabeleireira, dá uma espiadinha na opinião de químicos:

- Fantástico - Análise de verificação de formol nas marcas testadas (eu disse FORMOL, só formol...): http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1678146-15605,00.html

O que posso dizer para finalizar esse post é: "Não tenha preguiça de ler, não aceite meias palavras. Estude até quando dizem que você não sabe o que está fazendo... Um dia o reconhecimento vem!"

Beijocas...

12 comentários:

  1. Fico feliz por ter descoberto tudo isso pelo Eu Amo Cabelo, muito antes da super-ágil mídia.
    E vou dizer que sua frase ao finalizar o post é me serve muito, falo isso porque quando argumento com as pessoas que sou contra esses alisamentos "sem suor e lágrimas", eles me olham torto, como se dissessem "tsc, não sabe o que fala, tadinha", mas não desisto, continuo estudando e continuo contra essa picaretagem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!

    Essas matérias da Globo só confirmam o seu profissionalismo! Na hora em que assisti as matérias, só lembrei de vc e do "euamocabelo"!rsrs (já tinha lido o seu post sobre as químicas limpas:)

    Descobri seu blog recentemente e as informações postadas tem me ajudado bastante a entender e cuidar dos meus cabelos. Mas confesso Carla que, agora, estou com fobia de cabeleireiro:( como confiar em alguém?! eles arriscam a própria vida pra ganhar dinheiro, imagine a dos clientes!! (tão pouco se lixando ne..).
    Acho que só vou fazer química se conseguir encontrar alguém de confiança para aplicar e eu mesma comprar o produto! Mas como encontrar um produto de qualidade se nós, consumidores, não temos acesso a produtos profissionais?! Difícil ne.. fora o alisante da Wella (que vc usou no cabelo da sua mãe) existem outras marcas de qualidade que podemos comprar?

    Bjos, e sucesso pra vc!! (na próxima, quero te ver na globo dando entrevista!!:P)

    ResponderExcluir
  3. Carla pois é, eu sempre comento sobre isso, mas cansei de comentários maldosos insinuando que não tenho a menor formação para falar sobre tal afirmação.
    Sempre linko a sua matéria que está perfeita, a partir dai vai da pessoa ler pois não somos a geração 140 caracteres, afinal de contas nada é bom pq é ou não é pq não.
    Para aprender precisamos de pesquisa,infelizmente quem não tem paciência só prestou atenção quando a globo passou.
    Não me canso de te elogiar, pois sei que tudo que aprendi foi aqui, e mesmo não sendo da área não tenho preguiça d ebuscar conhecimento.
    Queria que todo profissional tivesse 1% apenas de toda a sua força de vontade de rebater "grandes marcas" e bom senso.
    Mais uma vez, parabéns, pessoas como vc deveriam estar por trás de todas essas matérias em grandes mídias.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog!
    Vivo procurando produtos diferentes para os cabelos!
    Ótimas dicas!
    Beijo!
    http://tengavolantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti tudo e só lembrava do seu blog.
    Parei de fazer "escovas" há dois anos e quando estava pensando em fazer de novo encontrei o seu blog, ufa!
    Hoje eu continuo alisando com tioglicolato, mas tenho hidratado taaanto que parece um milagre, ele ta suuuper calmo, todo mundo pergunta se fiz escova.
    Por tudo isso queria muuuito agradecer a vc e a sua iniciativa com o blog

    ResponderExcluir
  6. Carlinha a respeito desse assunto eu tenho uma dúvida, a escova gradativa da zene também tem esses agentes nocivos?Eu já usei uma vez e achei o cheiro desagradável,tentei procurar alguma informação no rótulo,mas não entendi nada.Meus cabelos são lisos e cheios,queria retirar o volume,essa zene é eficaz?O que você me indica?Bjs
    e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Adoro o seu blog. Poderia me dar maiores informações sobre o produto NPPE com pH 2,0 que vc mencionou aqui? Obrigada. Beijos
    Virginia

    ResponderExcluir
  8. Quero ler novamente o resultado completo do formol nas marcas analisadas pelo Fantástico. Li uma vez, e agora, toda vez que clico no link ele não está mais disponível. Será que a globo foi chamada a atenção pelas empresas? Quem sabe....

    ResponderExcluir
  9. Olá! Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo seu blog, é sensacional! Encontrei por acaso, fazendo uma pesquisa no Google, e de imediato me identifiquei, tirei varias duvidas e amei. É muito dificil encontrar um profissional que pense na segurança dos clientes, e não nos lucros. Parabéns!
    Em segundo lugar, gostaria de perguntar onde você mora. Vi que você é cabeleireira, onde você atende? Quero alisar meus cabelos, mas já fui a varios salões diferentes e cada um me diz uma coisa. Meu cabelo é ondulado, e pelo que percebi o tioglicolato é melhor, mas tenho medo de ser enganada e usarem formol ou alguma outra substância.
    Espero que possa me responder! Aqui vai meu email, para que você possa me esclarecer isso. Obrigada, beijos!
    laura.mpaiva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Carla, eu gostaria de saber se os ácidos naturais também prejudicam os cabelos e a saúde. Estes ácidos naturais também contém formol?

    ResponderExcluir
  11. Onde dá pra achar um alisamento com Tioglicolato? É tão dificil... e poder confiar. Nossa, tá impossível aqui em Porto Alegre.
    Só conheço a Plástica dos Fios, queria saber se é química limpa, queria muito descobrir.

    Aquele processo que alisa APENAS com o secador é a base de formol também? Ou só o que alisa sem nada..?

    ResponderExcluir
  12. Fiz escova progressiva por quase um ano e meu cabelo ficou muito danificado. Pesquisando sobre o assunto encontrei teu blog e adorei!! Sempre ouvia que a progressiva era um tratamento e tal, mas meu cabelo só piorava. Hj quando vou num salão e pergunto sobre sugestões de hidratação, tratamentos em geral para cabelos e ouço: faz uma progressiva pq vai tratar teu cabelo!! fico indignada!!! Nunca mais fiz alisamento(graças ao teu blog)..meu cabelo hj ta natural(ondulado)e estou muito mais satisfeita. Obrigada!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails