terça-feira, 9 de abril de 2013

FAQ: Cabelo Vicia?

O que conhecemos como cabelo "cabelo viciado" ou "acostumado" na verdade ocorre quando um determinado produto começa a não oferecer mais benefícios após um longo período de uso.

Quando abordei esse tema em uma comunidade minha no orkut há um tempão, foi um auê. Teve profissional dizendo que era só usar um shampoo anti-resíduos* que o produto voltava a oferecer os resultados e blá blá blá...

Mas a grande questão é que nosso cabelo, assim como nosso corpo possui necessidades diferentes em períodos de tempo diferentes. Quando você está "pressentindo" uma gripe, o que faz? Reforça a ingestão de Vitamina C, certo! 

Com o cabelo é a mesma coisa, se você vai fazer um procedimento que tende a danificar como descoloração, então tem que entrar com um tratamento para fortalecimento; se você vai passar um período na praia por exemplo tem que investir em produtos para nutrir e umectar as partes que tendem a ressecar com o sol e o sal, e por aí vai...

Mas voltando ao nosso corpo, o que acontece se você ingerir a Vitamina C em grandes doses? O corpo absorve sempre a mesma dosagem e o resto vira urina... Você pensa que com o cabelo é diferente? Pois não é!

Se seu cabelo precisa de um determinado ativo, ele vai absorver até completar a sua reposição, após isso você terá a sensação que o produto não faz mais grandes efeitos, porquê na verdade ele não precisa mais desse produto. 

Nessa hora o ideal é encostar esse tratamento por um tempo. Por isso eu bato tanto na tecla da importância do diagnóstico capilar e entender qual a função de cada tratamento. Quem conhece bem o próprio cabelo consegue saber o que ele precisa e não joga dinheiro fora.

Eu sou grande defensora da prática de ter mais de um shampoo, condicionador, máscara e leave-in para poder alternar.

Não tenha medo de testar como o seu cabelo se desenvolve com determinado produto e se ele não apresentar resultados hoje, pode ser que ele não precise daquele tratamento no momento. Guarde e espere um momento oportuno. 

* Sobre o shampoo anti-resíduos, vou transcrever o texto que já publicamos aqui.

Anti-resíduos
Depois da Queratina, o anti-resíduos virou a nova "aspirina", tem profissional que indica pra tudo, e as opiniões se dividem quando o assunto é a periodicidade de uso.
Sua formulação é mais rica em detergentes como lauril éter sulfato de sódio, lauril sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio, lauril eter sulfato de amônio, lauril eter sulfoccinato. Conta ainda com a presença de agente quelante ou edetato (EDTA) que estabiliza íons metálicos.

A proposta desse produto é promover uma limpeza profunda, por conta disso muitas empresas o produzem com pH igual ao seu detergente de cozinha e em alguns casos igual ao pH da coloração.
Nossa recomendação é que você procure produtos com pH próximo ao do cabelo, que não provoquem abertura desnecessária de cutículas.
Outra questão muito corriqueira sobre o Anti-resíduos é que tipos de cabelos podem fazer uso.

► Cabelos oleosos não devem utilizar em demasia, pois o organismo detecta a retirada excessiva da oleosidade, entende que precisa produzir mais oleosidade e você obtém exatamente o efeito contrário.
► Cabelos mistos devem focar o uso somente no couro cabeludo e da mesma forma que o citado acima.
► Cabelos secos/ressecados devem utilizar especialmente antes de tratamentos e/ou a cada 15 dias em cabelos que fazem muito uso de finalizadores.
► Cabelos com progressiva, henê e henna devem evitar a todo custo pois o pH e o agente quelante removem a "capa" formada, fazendo o seu procedimento durar menos.
► Cabelos com química (Tioglicolato, Guanidina, Sódio) devem seguir a mesma regra citada para cabelos secos, ao contrário do efeito em cabelos com progressiva, no caso de químicas que mudam a extrutura interna do fio o anti-resíduos não oferece risco de os cabelos voltarem a forma natural.



Beijocas...


6 comentários:

  1. Oi Carla, estava sentindo falta dos seus posts!
    Tenho vários produtos, estou sempre variando para não "saturar" o cabelo!

    ResponderExcluir
  2. Vivo falando isso (lógico que não tão lindo quanto vc, Carlinha) e parece que entra por um ouvido e sai pelo outro. Sei não, viu? Problema do brasileiro é o analfabetismo, em todos os sentidos, né? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post! Ficou mto bem explicado, que saudades que eu estava do seu blog, é mto bom poder ler informações de verdade e não "achismo" como na maioria dos blogs... Beijokas :*

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de marcar uma consultoria com vc, como faço?

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você voltou, sou sua seguidora assídua, amo seu blog e suas dicas sempre sinceras.
    Infelizmente o que vemos em alguns Blogs é o puro markentig custe o que custar, indicando produtos só pela propaganda mesmos, e não pelo efeito.
    Você faz a diferença nesse meio hipócrita, continue assim!

    PS.:Que tipo de shampoo você acha recomendável para cabelos com a raiz oleosa, e pontas completamente secas?

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla, estou muito feliz com seu retorno!
    Vc poderia complementar este post com indicação de um anti-resíduos que não tivesse um ph tão alto.
    Gosto de usar antes de fazer a reconstrução (15 em 15 dias).
    Beijo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails