quarta-feira, 28 de junho de 2017

PRO: Qual o tempo ideal de Atendimento?


Desde que o mundo foi criado o dia tem apenas 24 horas, mas cá entre nós, quem nunca teve a sensação que roubaram algumas horas do seu dia pelo menos uma vez na vida? 
Eu sinto essa sensação todo santo dia, e eu moro atualmente há 15 minutos (de carro) de distância do meu trabalho. Essa sensação é sentida principalmente por nós mulheres que temos inúmeras funções distintas a desempenhar ao longo de um dia. 

Então agora pare e pense um pouquinho a respeito do tema de hoje e responda: Pra você, qual o tempo ideal de atendimento?


É exatamente aí que eu quero chegar. Algumas pessoas dirão que quanto mais rápido melhor. Já outras, dirão que vão ao salão justamente  para serem mimadas e exigem receber a atenção pela qual estão pagando.

Aí você se pergunta, qual dos dois casos citados está certo? Como atender com excelência se eu não sei se o tempo que o cliente dispõe bate com o tempo em que eu posso atendê-lo?

Quando você chegar a essa questão, é hora de fazer as perguntas e a análise certa sobre o seu cliente.  Não tente adivinhar o tempo e o tipo de atenção que ele espera receber de você, observe os sinais que o cliente te passa consciente e inconscientemente como perguntar quanto tempo o procedimento leva ou olhar o relógio várias vezes seguidas, denotando pressa, ou sentando-se confortavelmente na cadeira tomando distância da bolsa ou celular, demonstrando que aquele momento é só de vocês dois, e ele (a) está entregue aos seus cuidados sem pressa.

Em ambos os casos, o profissional precisa saber identificar a necessidade de cada cliente e saber ser ágil quando o cliente tem pressa, e ser mais atencioso quando não tem.

Eu sei que estamos vivendo a era do "overselling", onde as empresas vendem mais produtos e serviços do que podem entregar, partindo do pressuposto que quase ninguém vai reclamar, um ou outro cliente vá se atrasar ou simplesmente vá desistir, etc. Acredite, isso já aconteceu comigo, o profissional estava marcado para duas clientes no mesmo horário. Isso é inadmissível! Demonstra falta de respeito com o cliente e antiprofissionalismo. 

Outro fator que também temos que levar em consideração no quesito tempo é o Tempo Mínimo e o Tempo Máximo para a execução de um procedimento. Procedimentos complexos que envolvem fatores surpresas como descoloração e alisamentos não podem sem estimados, porém procedimentos corriqueiros como corte, escova ou coloração por exemplo, é possível estimar um tempo mínimo e máximo com base com tamanho e volume dos fios.

Certa vez fui a um salão, sim... embora eu só vá em raras ocasiões, fazer um long bob assimétrico, em linguagem popular, um chanel com bico rss. Existem diversas formas de executar este corte e a mais rápida é juntando todo o cabelo na nuca rente ao pescoço e cortar. Pois bem, foi exatamente assim que o profissional fez e não repassou o corte, ou seja, não mediu e nem acertou pontinhas. Simplesmente cortou, sacudiu o avental e me dispensou com meus cabelos pingando água. O tempo total não foi de nem 10 minutos. Não tentou me prospectar como cliente, não quis saber nada a meu respeito e nem falou nada a respeito dele como profissional, num absurdo sistema de "fast beauty".

Eu fiquei lá na cadeira pasma enquanto outra profissional veio oferecer secar meus cabelos por um valor adicional. Foram os R$ 100,00 reais mais mal gastos da minha vida.

Nos dias seguintes eu me recordava de todo o tato e compreensão que usava em meu salão e sentia verdadeira dó de quem frequenta estabelecimentos como o citado acima. Lembrei da cliente que queria cortar o cabelo na nuca por ter terminado com o namorado, a cliente que queria ficar loira por conta de uma TPM, a cliente que brigou com a mãe e ia cortar os cabelos porque a mãe amava os cabelos compridos. Todas situações que foram contornadas com um bombom e um pouquinho de conversa. E as clientes? Tornaram-se mais do que simples clientes, viraram amigas.

Sim, sabemos que tempo é dinheiro, e o cliente está pagando pelo seu tempo. Então cobre um valor que seja justo para ambas as partes e dedique o tempo do atendimento integralmente ao seu cliente.

Beijocas...

Um comentário:

  1. Oi Carla!! Gostaria muito de visitar seu salão! Vi seus posts sobre químicas. Uso guanidina e gostei muito da forma como você fala sobre o assunto. Preciso muitooo de um profissional realmente habilitado pros retoques de raiz!!!! Sou do Rio e meu email é priscila-paivaa@hotmail.com. Obrigada! bjoss

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