segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Você sabe o que é Mineralograma?

Você sabia que o perfil mineral de uma pessoa pode ser medido com apenas 2 gramas de cabelo?

Mineralograma é o nome dado ao check-up high tech que traça a quantidade de mineral existente no organismo de uma pessoa, o que, por sua vez, determina o seu estado de Saúde. No Mineralograma a amostra de cabelo é lavada por solventes especiais e analisada por uma aparelhagem computadorizada que elabora um relatório complexo sobre os níveis de cada mineral no organismo.

Um exame químico dos fios de cabelo indica um perfil detalhado dos últimos 3 meses do paciente e revela, muitas vazes, um quadro mais real do que o obtido com os exames de sangue e urina.

Tudo começou há 200 anos quando o médico e cientista Alemão Samuel Hahnemann afirmou que distúrbios físicos, emocionais e mentais da era moderna eram causados pela revolução Industrial. Hahnemann, conhecido hoje como pai da Homeopatia, descobriu que diversos tipos de doenças tinham uma causa comum: certas substâncias químicas como chumbo e alumínio, estavam em excesso no organismo humano. Sua teoria foi definitivamente comprovada graças ao Mineralograma Capilar, a análise química dos fios de cabelo. Bastava um exame desses para evitar que um pintor como Van Gogh morresse louco contaminado pelo chumbo que continha suas tintas

O Mineralograma revela os excessos de metais pesados e a deficiência de minerais essenciais no organismo. Esses metais penetram no nosso corpo através do consumo de alimentos comprometidos, da utilização abusiva de produtos industrializados e da exposição ambiental a essas substâncias.

Com o passar do tempo essas substâncias tóxicas vão se acumulando em certas áreas do corpo humano, esse desequilíbrio fica registrado nada mais nada menos que nos cabelos! Condensados nos fios, são facilmente detectáveis cerca de 30 minerais essenciais e metais tóxicos que fornecem ao médico um quadro amplo de informações. Esses dados permitem um diagnóstico preciso de como está o nosso metabolismo, quais as carências ou eventuais deficiências.

Minerais importantes para a Saúde dos Cabelos


- Ferro: Sua carência geralmente é determinada por regimes vegetarianos e pode causar: hipovitaminose C, insuficiência renal crônica, hemorragias e dermatoses descamantes. No cabelo o efeito principal da falta de ferro é queda dos fios.


- Zinco: Muito comum em idosos, sua falta pode determinar cabelos finos, quebradiços, sem brilho ou avermelhados. Principal causa da falta de Zinco no organismo é alteração na absorção, além de nutrientes inadequados.


- Cobre: Importantíssimo em vários processos metabólicos, sua falta tem influência também sobre a hemoglobina, consequentemente na oxigenação celular, causando queda de cabelo e dermatoses, inclusive no couro cabeludo.


- Selênio: Sua falta provoca clareamento dos cabelos.


- Iodo: O excesso ou carência modificam as secreções tiroidianas, influenciando diretamente na reprodução celular dos folículos.


- Cálcio, Magnésio e Fósforo: Indispensáveis no transporte Celular. Sua deficiência é causada por hábitos alimentares disfuncionais prejudicando o crescimento dos fios.


Dicas da Medicina Ortomolecular


- Complexo B: Encontrado em Carnes, Cereais Integrais, Farelos, Frutas, Grãos e Nozes é fundamental para a saúde da pele e dos cabelos. Dentre os elementos que compõem o Completo, existe a Biotina, o Ácido Pantotênico e o Inositol que atuam na fibra capilar.


- L-Cisteína: Encontrado em Proteínas de origem animal como Carnes, Laticínios e Ovos, é a precursora da Queratina, quando associada a vitamina B6 tem sua absorção facilitada.


- Zinco: Encontrado em Frutos do Mar, Carnes, Fígado, frutas secas e Sementes de Abóbora, possui poder antioxidante e facilita a irrigação no Bulbo capilar. Nos homens inibe a ação da enzima 5-alfaredutase que desencadeia a queda capilar de origem genética.


- Cobre: Encontrado em Leguminosas, Frutos do Mar, Feijão, Aves, Fígado e Frutas secas, trabalha em parceria com o Zinco.


- Enxofre: Encontrado em Peixe Cru, Alho, Cebola e Pimentão Vermelho. Antioxidante, é o 4º mineral mais abundante no organismo e é fundamental na produção de Cisteína, o aminoácido básico da queratina.


- Sílica: Pode ser encontrada no Chá da Cavalinha. Muito difícil de ser encontrada através da alimentação, ela fortalece a estrutura do fio.


- Co-Enzima Q10: Encontrada em Peixes de água Fria. É particularmente indicada para diabéticos. Age na mitocôndria, a central de energia da célula, melhorando a circulação sanguínea e otimizando o aporte de nutrientes no bulbo.


- Ômega 3 e Ômega 6: Encontrado nos Óleos de Prímula, Salmão e Linhaça, nas sementes de linhaça ou em Peixes de Água Fria. Fortalece a estrutura do Cabelo.


5 comentários:

  1. oie!! te indiquei ao premio dardos, carlinha seu blog de cabelo é muito bom!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. ahh vai lá no meu blog...te indiquei lá rsrs
    esqueci de falar rs

    ResponderExcluir
  3. Carlinha,indiquei um selinho para seu blog,viu!Espero que vc goste.Vai la na minha pag e veja como funciona,ok.
    Bjksss queridona

    ResponderExcluir
  4. A onde posso fazer o exame de mineralograma mais em conta?

    ResponderExcluir
  5. Ola, minha filha cortou seu proprio cabelo ( ja faz ano ) e o mesmo parou de crescer. Existe alguma coisa a ser feita para retomar o crescimento? O cabelo é liso sem quimica e bem tratado. Obrigada.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails