segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Nanotecnologia


Hoje em dia a ciência nos permite desfrutar de produtos que não sonhávamos há 10 anos, na verdade eles (os cientistas) sonhavam, agente é que nem sabia que precisava.

As Nanopartículas são matérias com apenas alguns átomos de tamanho e possuem propriedades diferentes do que as encontradas no mesmo material em grande quantidade.


Pra você entender melhor vamos definir a palavra Nanotecnologia, "tecnologia” = desenvolvimento e produção de novos materiais.
O prefixo “nano” está relacionado a uma escala de medida em que um nanômetro é um bilionésimo do metro ou um milhão de vezes menor que o diâmetro da cabeça de um alfinete, ou ainda, em uma representação numérica, 0,000000001 do metro.

A melhor comparação que eu li até agora é que "A nanopartícula é para uma bola de futebol como a bola é para a terra!" isso falando em escala nanométrica

A nanotecnologia já está atuando na cosmética e o que você ganha com isso é uma melhor absorção desses produtos e seus componentes pela pele/cabelo.

Você pode não saber mas já está usando dos benefícios da nanotecnologia, sabe seu protetor solar que não deixa a pele esbranquiçada? Pois ele tem tecnologia nano, o dióxido de titânio (TiO2) é um eficaz filtro físico de proteção solar, ele espalha parte da radiação impedindo que sua pele absorva, até então o TiO2 só era encontrado na versão microparticulado, que deixava a pele esbranquiçada, hoje com a tecnologia nano existe o TiO2 nanométrico que cria apenas uma película transparente na pele.

A nanotecnologia é uma área que ainda está em estudo então precisamos ser cautelosos mas sem radicalizar.
O que me preocupa um pouco é que as nanopartículas são tão pequenas que podem chegar até a corrente sanguínea, quer dizer que substâncias de uso externo podem ser levadas direto para a corrente sanguínea e ainda não conhecemos os efeitos positivos ou negativos que isso acarretaria.

Então, aprecie com moderação, não seja cobaia!

Beijocas ♥

PS: [Postagem Programada]

3 comentários:

  1. Olá, Carla. adoroo seu blog, ler o que vc escreve, dicas e tals.. (:
    vc diz tudo com muita sinceridade ^^
    Adoreei!
    Beijos, Michele. :D

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO o seu blog!
    Conheci por acaso ontem e hoje não consegui sair dele! rs Estou devorando tuas palavras.

    Obrigada por dividir os conhecimentos e pela ajuda a todas nós!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ola, ,carla, amei seu blog!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails