terça-feira, 21 de setembro de 2010

PRO: Tricoptilose, Triconodose e Tricorrexe Nodosa

Não, não estamos te insultando! rss...
Muitos desses nomes feios moram aí pertinho de você, mais precisamente na sua cabeça.

Como a próxima matéria que vai ao ar é uma ficha de amamnese para você profissional usar no seu salão, achamos melhor falar um pouquinho sobre os nomes técnicos de problemas que você vai encontrar. E para você que é cliente saber um pouquinho mais e não se desesperar quando o "profissional" fazer aquela cara de que seu cabelo tem poucos dias de vida usando nomes que você nunca ouviu.

Tricoptilose

Mais conhecido como: Pontas Duplas.
Fissura longitudinal no fio do cabelo, geralmente surge na ponta por isso recebeu o nome de "pontas duplas", embora possa ser encontrada no meio da haste. É um problema comum em cabelos longos, a ponta se bifurca e em alguns casos geram várias pontas.


É causado por excesso de química (coloração, descoloração, relaxamento, progressiva, etc), fatores mecânicos e térmicos. A ponta do cabelo geralmente mais ressecada e sensibilizada quando exposta a esses procedimentos (esticado exageradamente, excesso de calor) acaba ficando como uma folha seca e começa a romper em lascas, gerando assim as pontas duplas ou triplas.



Tricorrexe Nodosa:

Mais conhecido como: Comumente confundido com pontas duplas.
É provocada pela ação de produtos de baixa qualidade, excesso de química e de fatores mecânicos/térmicos de forma inapropriada, o cabelo pode inchar causando dilatações ovaladas como se fossem pequenos tumores. Esses tumores podem arrebendar causando um estrago tão feio quanto ao da figura acima. Quando apresentar esse problema você normalmente notará um pontinho inchado no fio de tom diferente.


Triconodoses
Mais conhecido como: Nó nos fios
Geralmente os nós são observados próximos a ponta dos fios. Seu aparecimento é causado pelo mesmo fatores citados acima, química e fatores mecânicos/térmicos. Eu observei que pessoas que prancham os cabelos sem pentear antes aumentam a propensão a desenvolver triconodose.

Profilaxia:
Não faça química sem antes preparar o fio (com boa antecedência), evite usar aparelhos térmicos como secador e chapinha por períodos longos e sem proteção adequada, protetores térmicos. 

Diagnóstico e Tratamento:
Se você apresenta algum dos casos citados não se desespere. O tratamento é fácil mas pode ser lento.
1º Mude seus hábitos capilares, pare de economizar na hora de cuidar e compre produtos de qualidade. Saiba que cabelo bonito precisa de Hidratação, Nutrição, Reconstrução e Manutenção!
2º Antes de começar a gastar com tratamentos, corte! O corte irá remover a parte "infeccionada" e você não perde tempo e dinheiro. Dependendo da gravidade, prepare-se! Talvez você precise cortar mais do que imagina. Para esses casos é recomendável utilizar instrumentos que cauterizam as pontas durante o corte como a Navalha e a Tesoura térmica.
3º Se mesmo depois do tratamento e do corte o problema persistir procure um Tricologista, se não encontrar vá a um Dermatologista.

Beijocas e até a próxima ♥


21 comentários:

  1. Também gostei! Muito interessante! Mas ao olhar essa fotos me deu um desespero... rsrsrsrs! Heeeeeeelp!

    ResponderExcluir
  2. O meu cabelo está com uns pontinhos brancos que quando puxo de leve ele arrebenta,será se é triconodose? Já cortei um pouco e estou usando a linha absolut repair da loreal e faço cauterização uma vez no mês.
    O que mais você me indica fazer.

    ResponderExcluir
  3. Querida Carla,
    Adooooro seu blog. Percebe-se que você é uma profissional com um diferencial, além de sua qualidade técnica. Meu cabelo está bem fragilizado, em razão de mechas e sucessivas aplicações de escovas inteligentes. Estou tratando o cabelo com produtos bons, comos os da Schwarzkopf, linha bonacure. Quem tem cabelo com escova inteligente, cujo produto é da alfaparf (mas acho que há formol na fórmula), as hidratações com Schwarzkopf ou kerástase penetram no fio, ou não adianta fazer nada?
    Beijos e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a matéria, vou passar a cuidar um pouco melhor do cabelo. Quando se sabe o que errado, se torna mais fácil cuidar, e vocês estão fazendo um ótimo trabalho divulgando isso, estão de Parabéns.

    É causado por excesso de química (coloração, descoloração, relaxamento...)
    Eu tenho todos esses no momento, haushauhsuahaus.
    será um indicio claro de que irei desenvolver uma dessas coisas?

    ResponderExcluir
  5. VANESSA: Bigadu =)

    MENINA VENENO: Dá mesmo, não imaginamos o quanto um cabelo danificado é traumatizado =(

    DAIANE: A Triconodose é aquele nozinho que você não consegue desfazer, bem apertadinho. Provavelmente você está com Tricorrexe Nodosa. Continua com o tratamento para nutrir a parte anterior a Tricorrexe, aonde ela já existe a solução é ir cortando aos poucos.

    MARA: Primeiramente obrigada pelo carinho =)
    A Alfa Parf não produz as famosas escovas. Se realmente usaram Alfa Parf então usaram química limpa (Tioglicolato, Sódio ou Guanidina).
    Quando o cabelo sofreu muitas "escovas" suas cutículas estão blindadas, o tratamento acaba sendo somente sobre as cuticulas (subcuticular), não tem como penetrar, e se não penetram fazem somente uma maquiagem. Nesses casos recomendo usar bons produtos principalmente perto da raiz onde os fios estão nascendo saudáveis e virgens.

    LAYS: Não é certeza que você desenvolverá, mas as possibilidades estão todas contra ti! Caia matando nos tratamentos para que fique somente na possibilidade e não vire realidade =)

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  6. Descobri o seu blog hj qndo estava procurando solução pro meu problema. Estou com triconodose só que não é nas pontas, o cabelo esta criando nós no meio do fio e quebrando em seguida. O cabelo era inteiro e agora esta em camadas!! Help me!!!

    ResponderExcluir
  7. Tenho outros problemas vc pode me dar dicas? Meu cabelo é mto mto fino e pouco, só que tem volume. De uns tempos pra cá, apareceram milhões fios grossos, enrolados(os Parasitas!!)hj estão por toda parte e não tem pomada antifrizz que disfarce eles. Estou a cara da Jade(novela o clone). Que faço?

    ResponderExcluir
  8. Ahh, adorei o blog. Completíssimo, cheio de informações úteis e ainda incentiva a tratar os cabelos sem o formol e outras químicas agressivas. Continue assim!! Está de PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  9. Ola boa noite
    amei seu blog
    to fazendo um trabalho
    sobre doenças no couro cabeludo
    e vi que tratamos muito mal
    nossas madeixas com quimicas exageradas
    e fora que descuidamos da saude
    de nosso cabelos qdo vamos aos saloes que nao fazem higiene nos pentes e etc
    vou tomar mais cuidado
    qdo for cortar meus cabelos irei levar meus pentes e tesouras
    toalhas e etc

    um abraço e continue ajudando as pessoas com suas dicas
    Helena mineira de GV
    Helena.s-gv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. ola,boa noite estou procurando a soluçao para a filha de uma amiga,o cabelo dela esta com varios pontinhos brancos como se fossem caspas ou lendias,mas qdo a gente passa a unha nao sai ,da pra ver que é no proprio fio ,mas são muitos mesmo a minha amiga nao sabe o que fazer pois amenina tem o cabelo natural cacheado nunca usou quimicas ,nao usa nem secador ,nem chapinha,á e ela só tem 11 anos.
    Por favor quem souber o que é me ajude!

    ResponderExcluir
  11. Existe também tricose interessante que é chamada de MONILETRIX;
    Trata-se de dilataçoes e estreitamento dos cabelo que são curtos, devido às fraturas que ocorrem. È uma afeccçao rara,hereditária e surge na infância.Ainda nao se conhece tratamento eficaz.

    ResponderExcluir
  12. amei a esplicação maravilhosa

    ResponderExcluir
  13. Olá Carla,
    Há tempos que observo que meu cabelo em alguns locais está ficando crespo. Alguns cabeleireiros me disseram que são parasitas. Sempre faço hidratação mas observo que não tenho conseguido resultados e meu cabelo que antes eram lisos e bonitos, agora estão secos e crespos. Você pode me ajudar?
    um abraço.
    Ana.

    ResponderExcluir
  14. Gostei tbem da matéria!! ^^
    E descubri q estou com alguns desses problemas!!!

    ResponderExcluir
  15. Parabens pela matéria. Sabe, pesquisando na net encontrei um fórum muito interessante que as meninas falam sobre esses problemas no cabelo, inclusive sobre esses pontinhos brancos (Tricorrexe Nodosa): http://encaracoladas.5forum.info/t1191-pontinhos-brancos
    Achei bem interessante o tratamento de tricoterapia.
    o que vcs acham?

    ResponderExcluir
  16. Nossa amei seu blog, por causa dele vi que meu cabelo não esta tão fragilizado, só que estou com queda, em alguns lugares já esta até espelhado principalmente na raiz, não tenho no momento nenhuma quimica nos cabelos tenho cabelos loiros naturais só que gostaria de fazer luzes e resolver o meu problema de frizz que tenho muito, que não sei se é porque meu cabelo é muito fino. Vi que entende muito de cabelos a queda já marquei até consulta com dermatologista para ver se resolve e gostaria de saber sua opinião sobre frizz selagem resolveria meu problema?

    bjs e parabens já sou sua seguidora

    ResponderExcluir
  17. Nossa amei seu blog, por causa dele vi que meu cabelo não esta tão fragilizado, só que estou com queda, em alguns lugares já esta até espelhado principalmente na raiz, não tenho no momento nenhuma quimica nos cabelos tenho cabelos loiros naturais só que gostaria de fazer luzes e resolver o meu problema de frizz que tenho muito, que não sei se é porque meu cabelo é muito fino. Vi que entende muito de cabelos a queda já marquei até consulta com dermatologista para ver se resolve e gostaria de saber sua opinião sobre frizz selagem resolveria meu problema?

    bjs e parabens já sou sua seguidora

    ResponderExcluir
  18. Oi boa tarde estou com pouco de dificuldade pra saber o que é trichonodosis alguma pessoa saber mim dizer

    ResponderExcluir
  19. Oi boa tarde estou com pouco de dificuldade pra saber o que é trichonodosis alguma pessoa saber mim dizer

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails