Nesse tema a conclusão vem antes do prefácio, e o saldo é: Não tenha medo da concorrência!
Existem vários tipos de profissionais atuando na área da beleza, não vamos entrar em mérito "unhístico" (manicure) e nem estético, pois nosso foco aqui é cabelo.
Se fossemos classificar os profissionais existentes na praça levaríamos horas falando sobre cada tipo, então vamos resumir aos mais comuns:
- Bom na execução e ruim no atendimento
- Bom no atendimento e ruim na execução
- Bom na execução e atendimento
- Ruim na execução e atendimento
Você sempre vai encontrar esses quatro tipos de profissionais na praça, você e eu também nos enquadramos em um desses tipos e temos que batalhar diariamente para atingir a Excelência!
Todo ser humano fica inseguro em determinados momentos, isso é natural. O que não pode acontecer é o profissional viver acuado achando que seus concorrentes são superiores a ponto de desacreditar na sua própria capacidade. (Isso serve pra mim também!)
Trabalhei perto de um bam bam bam, era só ouvir a reverência que os clientes tinham com o cara e eu gelava, o salão dele era o mais caro do bairro e eu ficava imaginando o quão grandioso era seu salão. Um belo dia quando passava em frente decidi olhar (eu tinha vergonha de olhar outros salões e alguém achar que estava espionando... rss..) e fiquei nude! Meu ponto apesar de pouco decorado era 103% mais bonito e com uma bancada mais recheada de produtos, o cara é um excelente profissional, mas 80% da intimidação que eu mesma criei vinham do ambiente (o temível território do concorrente).
As vezes criamos barreiras ao nosso redor que só nós mesmos podemos retirar. A baixa auto-estima é responsável por muito profissional bom se desvalorizar.
Já somos mais de 2 milhões de profissionais de beleza e não importa se 80% deles estão vendendo mentiras e matando sonhos, importa que você tem o poder de fazer diferente e se você está aqui lendo esse texto é por que você já tem o diferencial necessário para fazer o melhor, mesmo que isso não lhe traga lucro imediato.
O que é importante você saber é que não importa quantas pessoas existam na praça, sempre vai ter uma cabeça que gosta de você e prefere o seu trabalho, sempre vai ter cliente pra você por que todo ser humano que possui cabeça precisa mais dia menos dia fazer algum procedimento. E o procedimento que você não domina o cara da esquina pode dominar, e o que ele não executa muito bem você pode ser "O cara".
Beijocas e até a próxima ♥
Chaga a ser fascinante quando sabemos de "fulano de tal" trabalha muito bem e sua fama vai longe, porém, certas coisas não vale à pena. Assim, eu conheço muitas pessoas donas de salão que trabalham muito bem, mas a questão de atendimento... #morri ¨¨ quando entrei no salão que era tão falado quase cai de costa, o local não era corretamente higienizado, mas lá estava cheio de peruas! rsrsrs e as atendentes arrogantes. Me senti como se eu tivesse pedindo esmolas uma mendiga sei lá! nunca mais voltei lá.
ResponderExcluirSempre que olho pra dentro dos salões tb me sinto tal qual um espião. rsrs
ResponderExcluirVc resumiu o dia-a-dia de nós cabeleireiros..a maioria de nós temos q lidar com isso..pq ele é melhor? oq ele tem demais? as vezes não pq somos invejosos, eh pq as vezes vc faz tão bem feito e certas pessoas insistem em dizer q o dele é melhor...acredito q cada um tem seu potencial, e seu mérito pra estar alí e pra ter aquele cliente, eu não tenho inveja dos outros, acredito q cada um faz bem alguma coisa pra estar alí...eu sei que alguma coisa eu faço bem...pra alguém pode estar comigo hj, e eu nao preciso ter milhões de clientes pra me sentir feliz, preciso ter clientes fieis que andem comigo pra onde for..e respeitem e confiem no meu trabalho, como uma vez um prof disse "o q adianta...um salão chique lindo maravilhoso..e o dinheiro no bolso? prefiro ter um salão normal, e fazer bem feito no atendimento e na execução do trabalho..mts desses chiques não condizem com q aparentam ser, bjinhos Carla!!
ResponderExcluirOi Carla...valeu pela postagem!!!!
ResponderExcluirSou iniciante na área da beleza...entaum vc imagina como fica a minha cabeça no meio de tantas concorrencias experientes!!!
bjjaum
Isso é a mais pura vdd, muitos profissionais vendem beleza, mas não cumprem o que prometem, mas medo é natural neh, temos que enfrenta-ló e ir atrás de nossos sonhos
ResponderExcluirbj
Carla tenho mta vontade de ver um post no seu blog que fale de relaxamento/definitiva + mechas/ luzes/ californianas.
ResponderExcluirPois quero muito clarear dinovo meus fios, mas depois que relaxei, tenho medo de acabar com eles. E tenho varias amigas com o mesmo dilema. Eh uma sugestao, mas seria mto bem vinda!!
=)
Mudando de assunto, sera que vc poderia fazer um post falando sobre como tirar tinta preta? fiz uma decapagem e a cor nao mudou em nada, agora tô tratando p fazer outra
ResponderExcluirobrigada! beijos
Adorei o post, mas tenho uma pergunta pra ti Carla, pq vc colocou logo a foto de um cabeleireirO para encabeçar este post tão polêmico? kkk
ResponderExcluirTenho uma amiga do curso de cabeleireiros que trabalha na rede walter coiffeur, ela disse que os profissionais só faltam se matarem com suas tesouras, navalhetes e qualquer outro material cortante que esteja ao seu alcance. Disse tb que a maioria são bons na execução e péssimos no atendimento, já que trabalham em um shopping de grande movimentação, seus clientes não são fidelizados, então eles trabalham com quantidade deixando um pouco de lado a qualidade.
Sem falar que estes "profissionais" fazem hidratações utilizando 50% de creme hidratente e 50% de água, sendo que a cliente paga para que seja 100 de creme hidratante, eles visam somente o LUCRO.
Só quero ver no que vai dar se algum dia a fiscalização bater neste salão.
Abraços
Lembrei logo desse post tava revirando uma veja São Paulo antiga falando sobre o ódio e rivalidade de um cabeleireiro bam bam bam das estrelas (nao sei se devo dizer o nome aqui) e a ex-socia que se engalfinharam e ela acabou montando um salão na mesma rua. Ele ficou super despeiado falando mal dela; e ela algumas verdades.
ResponderExcluirSim, tenho nojinho dele.
Segue o link da reportagem que a Juliana citou:
ResponderExcluirhttp://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2170/marco-antonio-de-biaggi-lucinha-mauro
Poxa vida o atendimento é a alma do negocio!!! acredito que se o atendimento nao é bom acaba apagando um pouco o profissional (pode ser o que ele for.. cabeleireiro, manicure vendedor.. qqr um tem que sabe atender bem!!
ResponderExcluiragora na questao de ter um profissional que saiba mais ou menos.. acho que temos que nos garantir e sempre estudar, para estarmos sempre aprendendo!!
Quando comecei a ler,me deparei com os quatros tipos de profissionais,pois tenho experiência e memoria,que me fizeram lembrar do quanto sofri na busca de um bom,ético e respeitado profissional,mesmo com a concorrência batendo na porta.
ResponderExcluirBeijos
Vou falar uma coisa..aqui na minha cidade tem alguns salões que só tem NOME!! Acho isso muito interessante.. o preço é um abuso.. o resultado não fica lá essas coisas pq são muitas pessoas e eles atendem correndo e mesmo assim são os top top só porque as dondocas vão e falam que tal salão é maravilhoso!!
ResponderExcluirdesabafo mode on :P
Sobre ost tipos de profissionais que vc citou eu já passei passei por todos..acho que todo mundo já deve se deparado com uma pessoa fofa que atende super bem mais quando ela termina a sua escova da vontade de vc correr pra lavar o cabelo novamente! aff