sexta-feira, 16 de março de 2012

FAQ: Tioglicolato - Raiz Dobrada (Dobra Química)

Inaugurando nosso F.A.Q. (perguntas frequentes), um assunto que tem feito muita gente sofrer, a Dobra Química! Esse tipo de dano que pode ser evitado, na maioria dos casos acarreta quebra igual a de um corte químico.

É crescente o número de pessoas que não querem mais se submeter a "escovas alisadoras" e querem migrar para as químicas antigas, que aqui no blog denominamos "Químicas Limpas". Após a repercussão das reportagens do Fantástico aumentou o número de e-mails de novas leitoras reclamando estar sofrendo esse tipo de dano.

E você se pergunta de quem é a culpa, certo?
Na verdade existem três culpados, um por desinformação, outro por desleixo e o outro por curiosidade/"pão-duragem". O desinformado é o cabeleireiro que já sai do curso com um kit de progressiva debaixo do sovaco e um secador na mão. Na categoria desleixado eu encaixo os cursos em que a maioria dos docentes revendem alguma marca de escova progressiva e acabam não ensinando sobre químicas, some a isso o fato de se exigir na escolaridade mínima o 4º ano do ensino fundamental. Pronto, só com esses dois culpados está formado um circo de horrores e VOCÊ (cliente) estará no picadeiro enquanto atiram facas flamejantes em sua direção, ou melhor, aplicam químicas sem critério e técnica. Já na última categoria você encontra vários perfis como o que acha tudo "fácil" e não gosta de gastar com coisas "fáceis"; o que gasta com TUDO menos com cabelo e vive pedindo pra amiga, mãe, sogra, etc (já fui assim); o que não confia em ninguém e acaba fazendo tudo sozinho, aprendendo com erros e acertos (eu de novo); o sovina que além de tentar fazer sozinho para economizar ainda compra o produto mais barato que vê na frente; etc...

Falamos algumas vezes sobre o Tioglicolato, coisas que podem e que não podem, mostramos como é feito o alisamento, como ele se comporta após a primeira lavagem (na verdade a primeira lavagem reflete o que ele ficará até o próximo retoque) e o retoque da raiz.

Se não me engano, pelo menos em duas dessas matéria falamos que a química tem que ser aplicada respeitando 1cm de distância da raiz, concorda comigo? E você sabe o porquê desse 1cm de distância? - Justamente para quando a raiz crescer você não sofra com a "dobra química"!

Vamos a explicação da ilustração acima, você já tentou dobrar um fio de cabelo? Deu certo? Creio que não, o fio de cabelo assim que sai do bulbo segue dois caminhos, pra cima ou inclinado para um lado (cerca de 45º), porém a resistência natural do cabelo só permite que o fio não fique espetado para cima quando o fio possui comprimento suficiente para pesar seguindo a gravidade. Já notou que cortes curtos principalmente em cabelos lisos tendem a ficar "espetado"?

Como já falamos em outras matérias aqui do blog, após aplicar a química o cabelo perde parte da ponte salina que sustenta sua forma (comparamos com um "esqueleto") e quando neutralizado o fio recebe um novo "esqueleto" para manter o fio na nova forma. Aí é que entra o problema de se aplicar a química rente a raiz.

Quando aplicado encostando na raiz, é retirado o "esqueleto" do fio desde o bulbo, quando neutralizado o fio está penteado para baixo, assim que crescer 1/2 cm ele vai crescer para cima e na divisa da parte alisada com a parte natural ocorrerá a dobra semelhante a um V.

A ilustração acima mostra o sentido natural de crescimento dos cabelos, é só um exemplo pois existem outros sentidos de crescimento, redemoinho do lado esquerdo ou no meio, isso varia muito.
Mas porque mostrar o sentido de crescimento?

- Muitas marcas quando ministram jornadas técnicas e muitos docentes de cursos ensinam a alisar seguindo o sentido de crescimento.
Porém, EU particularmente prefiro respeitar 1cm de raiz, e fazer a divisão da cabeça em 3 partes (superior direito, superior esquerdo e posterior).

O que fazer para evitar?
► Agora você já sabe o que causa esse problema e o procedimento certo para que ele não ocorra, não tenha vergonha de falar com o profissional para respeitar 1cm de distância do couro cabeludo, fale sobre o risco da dobra química se aplicar o tioglicolato na raiz, explique o que você aprendeu aqui e se o profissional não gostar, não aceitar suas considerações ou tentar fazer algo contrário, VÁ EMBORA! É melhor adiar o procedimento do que ter que conviver com esse problema.
► Não faça uso do tioglicolato sozinho (a) ou com auxilio de pessoas sem experiência, o risco de acabar encostando sem querer no couro cabeludo durante a execução é grande.

Como saber se meu cabelo está com "Dobra Química"?
► O cabelo com dobra química fica com sensação tátil de "raiz crespa" logo nos primeiros dias e com a raiz alta por volta de 1 a 4 semanas após o alisamento. Conforme vai crescendo é mais fácil observar a dobra em formato de V.

O que fazer para consertar?
► Essa é a parte triste da estória, dependendo da estrutura do fio e de sua saúde pode ocorrer a quebra na dobra. É importante reconstruir e nutrir para que essas partes danificadas se tornem resistentes e flexíveis.
► Caso o cabelo esteja saudável e resistente, o ideal é deixar o cabelo crescer normalmente o tempo necessário para retocar, de 3 a 6 meses. Fazer um teste de mecha, aguardar 1 semana observando sempre como a mecha tem se comportado e caso o resultado seja positivo, só então retocar a raiz descendo até a dobra.
► Lembre-se que para reprocessar a parte da "dobra" é VITAL que o cabelo esteja SAUDÁVEL!


Não sei se a maioria dos profissionais não sabe de tudo disso ou esquece ou ignora ou sei lá o quê, mas o fato é que esse erro tem se repetido muito nos últimos meses, vamos ficar atentos.


Beijocas...


67 comentários:

  1. Olá Carla, eu sempre sofri com isso, mas nunca entendi porquê... tenho a sensação de que ele não cresce ou ainda se cresce é muito pouco.... Queria saber tb se vc está atendendo e quanto você cobra em um relaxamento pois queria deixar de vez as escovas da vida, mas em um profissional como você, que entende! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane =)
      Infelizmente não tô atendendo no momento, mas estou pensando em voltar em breve... rsss...
      Sobre o crescimento, dê um pulinho num endocrinologista, você pode estar com alguma disfunção hormonal.
      Beijocas...

      Excluir
  2. OI Carla, vc sabe me dizer se não é recomendado escova alisadora pra quem já tem cabelo liso?
    Cada um fala uma coisa rs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dea =)
      Vai, esnoba! rss..
      A linha de tratamento Penetraitt e Hydre (shampoo e condicionador), arrematada com o leave-in Potion 9 (todos da Sebastian) deixam qualquer cabelo liso ainda mais liso e sedoso!
      Não precisa recorrer a escovas "milagreiras" e tóxicas.
      Beijocas...

      Excluir
  3. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - Eu ♥ Cabelo -

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  4. Carla,

    Obrigada pelas valiosas dicas! Tô fortalecendo meu cabelo para o alisamento, só fiz duas progressivas até hoje, a última tem 3 meses e meio, mas ainda assim, não o sinto fortalecido,
    to com um pouco de medo de de repente o cabelo não estar forte e o cabeleireiro não fazer uma avaliação correta, entende? Ela é super correta,
    mas é fã de progressiva, faz alisamento, mas não gosta muito, não sei se por desinformação ou se por achar mais rápido ou lucrativo.

    Enfim, to louca para fazer o alisamento, e até procurei no EU AMO CABELO, dicas de cremes de massagens, hidratação e nutrição específicos para quem faz alisamento, vc acha que algum BBB pode surtir efeito ( tipo o post do tressemé, dove oleo de argan).

    Procurei alguma linha da alfaparf especifica para alisamento, mas não achei....O NPPE, seria mais indicado, o da embalagem verde do seu ultimo post ou o branquinho?

    Perdoe, to meio perdida...

    bjs

    Ester

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ester =)
      Muito profissional cria resistência ao uso de química pois isso já é afixado nele durante o curso, depois um kit de alisamento que rende no máximo 5 aplicações ou 10 retoques custa por volta de R$ 500,00 comparado com um kit de progressiva que gira na casa de R$ 200,00 e rende 10 aplicações, fora o tempo de aplicação e a falsa informação que "trata enquanto alisa" que é muito bem recebido por quem não tem o habito de cuidar dos cabelos, enquanto para alisar, o cabelo precisa estar saudável.

      Faça o diagnóstico do seu cabelo http://euamocabelo.blogspot.com/2011/01/diagnostico-capilar-em-casa.html e só então invista em uma linha de reconstrução e nutrição profissional para preparar os fios, e cuidar do pós alisamento. É difícil indicar uma marca ou produto, pois todos que falei aqui foram aprovados, mas sempre indico o Rigen para reconstruir em casa e as máscaras da linha Nutri Seduction (ambos Alfaparf) para nutrir, os preços são "camaradas", qualidade e quantidade saem em conta. Essa linha verdinha NPPE é excelente, mas a branquinha também (sentiu o drama? rsss).

      As linhas BBB são mais suaves, intercale com linhas profissionais nesse período preparatório.
      Beijocas...

      Excluir
  5. Olá Carla,
    Gostei mt deste post, super explicativo.

    Será que posso fazer dois pedidos? rs Estou concluindo meu curso "Cabeleireiro Profssional", mas obviamente não me sinto segura em realizar os procedimentos que envolvem química. Procuro estudar além do que é passado na aula, inclusive vc é parte responsável por isso, pois eu fiquei mais questionadora depois de seguir o Eu Amo Cabelo. Quanto ao pedido... será que vc faria um post direcionado aos profissionais (ou futuros) que querem avançar no conhecimento prático/técnico/teórico?
    E o outro pedido seria um post sobre abrir um salão de cabeleireiro, prós, contras...!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mada =)
      Muuuuuito obrigada pela confiança, desejo que você cresce muito na profissão, pois quem corre atrás de fazer o melhor, merece o sucesso!

      Na TAG Profissional o assunto é voltado principalmente para os novos cabeleireiros, a TAG está meio paradinha, mas já já vamos agitá-la.
      Você andou espionando meus arquivos e anotações??? rsss...
      Estou preparando um texto sobre o momento de abrir um salão, só não está publicado pois com a regulamentação da classe mudam algumas regras, estou esperando para ver o que fica realmente e o que sai depois de sancionado.
      Beijocas...

      Excluir
    2. Oi Carla!
      Claaaro que já li quase tudo que tem aqui né? rsss Mas vou dar mais uma pesquisada, pode ser que eu tenha deixado algo passar...
      Legal, espero ansiosa pelo post do salão!
      Super obrigada por responder!
      Bjs

      Excluir
  6. Nossa querida adorei o post, muito explicativo. Você está de parabéns. Leio seu blog toda vez que você atualiza e tenho uma pergunta a fazer. Você tem salão ou trabalha na casa das pessoas? Gostaria muito de marcar com você. Espero resposta. Bjjj
    Barbara de Realengo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi =)
      No momento não estou atendendo, na verdade estou num impasse, meu marido quer fazer um espaço em casa e eu já quero uma loja no centro da minha cidade. Estamos avaliando os prós e contras de cada opção. Assim que abrir um salão eu aviso aqui no blog.
      Beijocas...

      Excluir
    2. Oi querida muito obrigada pela resposta. Aguardo o que você decidir. Depois de ler o seu blog só vou deixar você meter a mão no meu cabelo. você é de Cpo Grande, Rio de Janeiro? Bjjj

      Excluir
    3. Ai, eu quero muito saber de onde você é. Sou do RJ também, capital, zona oeste... Se você for atender por aqui por perto eu vou ficar tão feliz!

      Excluir
    4. =P
      Eu mor0 um pouquinho mais escondido, 1 hora de campo grande.. rsss... bjus

      Excluir
    5. Nossa Carla, sério q vc é do Rio? Se vc abrir seu salão saio de Botafogo, onde moro, pra iser atendida por vc onde for! Bjsss!

      Excluir
  7. Carla, quando li o título do blog já pensei "CARLA EU TE AMO" hahahha
    Sério, se pudesse te dava um beijo =D
    Mandei um e-mail pra ti mês passado que deve estar na fila de respostas ainda, mas com esse post tu acabou de responder metade dele! Fui ontem falar com a profissional que fez o alisamento e ela me forneceu tratamento gratuito. Fiz uma reposição de carbono (cada nome, né?...) e meu cabelo está visivelmente mais forte (não consigo mais enxergar as emendas tão quebradas quanto antes) e parou de cair um pouco, mas ainda não lavei. Estou decidida a mudar de profissional e já achei um que me agradou muito e cumpriu bem os pré-requisitos daqui do Eu Amo Cabelo. E melhor ainda: trabalha com Matrix que nós já conhecemos, né?
    Mas o que me preocupou é que a cabeleireira (que alisou meu cabelo) disse que minha raiz (já tenho uns 3~4 dedos) está muito fraca e eu tive que concordar com ela. Está com uma sensação crespa, como se estivesse ressecada e super frágil. Ela disse que podia ser por stress (e eu confesso que andei bem mal sentimentalmente desde a época que fiz o procedimento, 5 meses atrás), mas eu te pergunto: sei que o tio pode enfraquecer a raiz por causa da diferença de peso e tudo mais, não pode ter sido por isso que me cabelo ficou assim ou também é resultado da dobra química já que passou tanto tempo?

    Beeeijos querida!
    Muito obrigada pela matéria! Que Deus te abençoe muito com muita saúde pra tu poder continuar escrevendo coisas tão boas para nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Também te amu! rsss... Aceito beijos (carente! rsss)

      Sasha estou com um atraso de 1 mês e uns dias (poucos, juro) nos e-mails, eu fico achando que estou usando uma linguagem muito técnica e fico detalhando tudo, demora e cada e-mail fica gigante... rsss...

      Os fatores psicológicos influenciam sim, o ideal é fazer alguns tratamentos fortificantes para deixar essa raiz mais resistente (faça o diagnóstico e teste de resistência) dessa parte. Por conta da dobra e corte químico a gente tende a enxergar o problema ainda pior do que está de verdade, para o ressecamento muuuita nutrição!

      Sobre o profissional, estou torcendo para que vocês criem uma relação boa, de confiança, amizade verdadeira e que dê tudo certo SEMPRE!

      Beijocas e obrigada pelo carinho ♥

      Excluir
  8. Caramba! O pior é que eu pago caro pra retocar a definitiva e questionei minha cabeleireira sobre esse fato e ela só me respondeu que depois da definitiva eu teria que obrigatoriamente fazer uma cauterização pra evitar esse tipo de quebra.

    Eu expliquei a ela que sempre que a minha raiz cresce em determinados pontos (são muitos) a parte alisada se vai e a virgem fica. Resultado? Um monte de cabelo arrepiado...

    O que piora a situação é que aqui na região em todos os cabeleireiros que fui acontece a mesma coisa...

    Esse post acabou com uma grande dúvida, mas aumentou meu desespero :p

    bjs

    Pétala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pétala,
      Triste constatação, sinto muito =(
      Na próxima pede para não encostar na raiz/couro cabeludo, não vão gostar de vc se metendo, mas vc tem o direito!

      Sobre cauterizar após o retoque, se esse cabelo além de dobrado estiver sensível ou fraco, a queratina pura + chapinha quente vai terminar de detonar. Sai fora!
      Beijocas...

      Excluir
  9. Adorei o post!! Sabe Carla que eu nunca vou esquecer que foi através da Mandy do Testando que eu conheci seu blog ( adoro vcs duas ).Na época eu tinha feito escova marroquina antes de começar a te lêr; lembro que eu pensei, nossa pq a Carla fala tão mal dessas escovas com formol até pq eu tinha achado meu cabelo maravilhoso...que engano meu, senti todo o drama após meses, pois tenho mechas então tive corte químico, ressecamento, queda, bom vc sabe. Estou livre dessas escovas mais de 1 ano e super feliz com meu cabelo, mas tive que investir muito em tratamentos com dicas de vcs blogueiras. Agora fico pensando, que hj eu poderia estar careca se não tivesse tanta informação através de vcs. Obrigada sempre por esclarecer e dividir sua experiências conosco. Bjuuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwwn ♥
      Obrigada Deinha =)
      Fico muito feliz que você esteja feliz com seu cabelo, isse resultado positivo é a minha maior alegria.
      A Mandy do testando é uma querida que sempre me inspira.

      Beijocas...

      Excluir
  10. http://www.plasticafios.com

    Carla, essa pode????? Tem formol escondido? Qual é o princípio ativo? Nos conta. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma piada??? rsss..
      O cara diz que o que alisa (ativos) é Açaí + Aminoácidos + Uréia + Queratina + Silicone, denomina "Reconstrução Térmica Capilar" e alisa porquê o ph é baixo... É piada!

      Beijocas...

      Excluir
  11. Oiii Carla.. Parabéns, super importante esta matéria... Já tive que cortar meu cabelo "joãozinho" duas vezes devido a dobra, pois caiu mais de 30% fazendo "clareiras" no topo da cebeça e nos lados. Quando cresceu, acontecia o mesmo, porém em menor quantidade, não precisando cortar, mas ficando todo picado, até que eu entendi o que estava ocorrendo, troquei de profissional e orientei a mesma sobre respeitar o 1cm da raiz para para a aplicação do produto... Mas é muito dificil achar um profissional que faça o procedimento com a devida técnica... Imagina achar alguém para fazer a definitiva com tio, ja tentei, mas foi traumatizante, rsrsrs Beijos... Adoro seu blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,
      Muitos profissionais acabam esquecendo regrinhas básicas com o passar do tempo. Infelizmente é o cliente que paga o pato. Sinto muito por todo esse histórico =(

      Beijocas

      Excluir
  12. Carla, a primeira vez que fiz o alisamento com tioglicolato aconteceu exatamente isso na parte da frente da cabeça, rente a testa. A cabeleireira penteou meu cabelo da frente nesse sentido que vc mostrou, para frente, pq ela falou que era esse o sentindo natural do crescimento do cabelo na parte da frente. Quando o procedimento acabou a sensação tátil no couro cabeludo foi exatamente essa que vc descreveu. Conforme foi crecendo se via claramente a dobra nos fios. Não aconteceu nada com os fios dobrados (além do fato de estarem dobrados claro), acho que pq meu cabelo estava saudável e eu cuido muito bem dele em casa. Quando fui retocar, 6 meses depois, mostrei para ela que os fios estavam dobrados e sugeri que dessa vez ela fizesse o procedimento dividindo o cabelo ao meio, pois a sensação que eu tenho é que é desse jeito que ele crece (quando uso ele de lado e vou dormir, ao acordar ele volta para o meio), além disso eu tenho um redemoinho no alto da cabeça que sempre faz com que o cabelo nessa área fique forçosamente dividido no meio. Resultado: ficou bem melhor, nada de cabelo dobrado e os que estavam dobrados voltaram a ficar normal. Ela gostou tanto que disse que vai fazer assim sempre. Moral da história: ninguém melhor que vc mesmo para conhecer seu cabelo, se vc sente que alguma coisa é melhor para ele, não hesite em falar com o profissional, se ele for competente vai te ouvir de bom grado. E sempre cuidar da manutenção em casa, é isso que garante a beleza pós alisamento. Até para pentear tem que ter carinho. Essa cabeleireira diz que meu cabelo é bonito pq eu cuido dele em casa e tem muita gente que depois que alisa não cuida do cabelo, aí fica feio mesmo. Desculpe o texto enorme! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Carla me tira uma duvida..
    E para quem tem o cabelo muuuito crespo, enrolado, na raiz? nao vai ficar com diferença da raiz pro resto liso?
    obrigada amo seu blog ja sigo faz tempo!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla, sempre leio o seu blog, Amo mesmo!
    Gostaria que vc me tirasse uma dúvida; quando a raiz é crespa como eu
    faço então, já que tem que ficar 1cm de distâcia da raiz? Sempre tive essa dúvida se poder me ajudar agradeço.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Carla, parabéns pelo artigo e pelo blog. Você é uma das minhas "referências capilares". Minha pergunta é a seguinte: Meu cabelo é bem misto, com partes crespas, onduladas e lisas e hipervolumoso. Faço relaxamento com tio há muito tempo e gostaria de saber o que fazer se é bem na raiz do cabelo, na parte da frente, no primeiro centímetro do cabelo que está a parte mais crespa?

    ResponderExcluir
  16. Carlinha como sempre esclarecedora ... carlinha terminei o curso sábado agora dia 17 .... terminar a base né pois neste universo nunca nos formamos temos que estar sempre em pesquisas e estudos.... aprendendo muito com vc aqui.. e sei que a dúvida que tiver vc poderá me ajudar o/

    ResponderExcluir
  17. Na minha segunda aplicação de tioglicolato, com o mesmo cabelereiro (ele cuidava do meu cabelo há 1 ano), tive dobra química. E foi tão agressiva que os cabelos quebraram e cairam com muita facilidade. Pense no desespero que fiquei... sorte que o salão assumiu a culpa e fez todo o tratamento de recuperação. Hoje, 6 meses depois, estou com várias falhas, mas que ficam misturadas "dentro" do cabelo e não aparecem tanto. A minha sorte é q usava o tioglicolato só pra abaixar a raiz, não cheguei a alisar todo o cabelo. E por isso, meu cabelos são cacheados e isso ajuda a disfarçar o estrago. Hoje não penso em alisar meu cabelo de jeito nenhum, fiquei traumatizada!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Carla acabei de conhecer seu blog.procurando dicas para cabelos emborrachados depois de algumas escovas progressivas estou desesperada não sei o que fazer e agora depois de ler seu blog de cabo a rabo desculpe a expressão kkkkkk deu vontade de chorar por favor me de uma luz o q devo fazer esta caindo horrores eu tenho medo de lavar.Meu cabelo era enrolado e eu fazia relaxamento agora to fazendo tratamento em cima de tratamento gastando o dinheiro que naõ tenho e não estou vendo resultado desde de ja agradeço a sua atenção bjs no coração Patty.

    ResponderExcluir
  19. Carla, eu faço definitiva com Wellastrate e durante 2 anos fiz relaxamento simples com Hair Life e me bateu uma curiosidade: da pra fazer definitiva com Hair Life no lugar do Wellastrate?
    PS: Parabéns por ser tão direta e explicativa nos posts. Amo seu blog.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada Carla! Seu post foi muito importante pra mim. Depois que o cabelereiro fez a "caca" eu estive lá, uma semana depois do alisamento. Reclamei que meu cabelo estava dobrado e que aquilo não era normal. Ele me tranquilizou e disse que não era para eu me preocupar porque com o tempo o tio iria modelando o meu cabelo e aquela dobra iria ficar mais anelada. Eu acreditei porque é muito recente, ... mas depois do seu post resolvi procurar uma outra cabelereira que eu confio, porque sempre fez certinho, e ela me disse que eu tenho sorte pelo estrago não ter sido maior, eu ficar careca por exemplo. Mas que com certeza muitos fios irão quebrar. O que eu posso fazer é tratar para evitar o menor dano possível. Mas que eu vou gastar muito e isso deveria ser cobrado do profissional que não respeitou a aplicação do produto. Gostaria, mais uma vez da sua opinião como profissional. O que eu devo fazer???? Não confio no cabelereiro que fez a m****, mas preciso tratar do meu cabelo. Como eu posso cobrar isso dele??? Você acha que eu posso propor que pague pelo tratamento com outro profissional? Que eu devo procurar a justiça? Ou que eu deva dar um voto de confiança e tratar meu cabelo com ele? Estou com muito medo...
    Bjs, Charleine

    ResponderExcluir
  21. OI Carla.

    Alguns dias atraz, eu te encaminhei um e-mail com uma dessas duvidas e você me ajudou muito com esse post. Infelizmente, aqui na minha cidade não dá para confiar nos profissionais daqui então como minha mãe fez um curso de cabeleireiro em 1996, ela que alisa os meus cabelos. com essa dica acho que a partir de agora, nunca mais vou ter quebra.Tenho uma duvida: Meu cabelo é crespo e eu uso o tio Gold Black da Amend. Voce acha que é um bom alisante. Antigamente,eu usava o Wella chic da Wella e adora mais depois que ele saiu de linha, parece que eu não gosto de nenhum o tanto que eu gostava dele. E mais uma duvida: No folheto explicativo do Gold Black, vem escrito que não pode ser usado em cabelos alisados previamente por chapinha. Eu vivo com escova e chapinha nos meus cabelos então como devo proceder? Você acha que eu devo molhar (sem lavar com shampoo) os cabelos antes de alisar já que no folheto recomenda ficar no mínimo 3 dias sem lavar a cabeça ou eu posso fazer igual você fez no cabelo da sua mãe e lavar com shampo antes de alisar? ou não tem problema algum eu estar com chapinha no cabelo, basta proteger a parte já crescida com uma cera, creme, etc?
    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Oi Carla, gosto muito do seu blog ou melhor dizendo, Amo demais! vc me salvou de uma proguessiva comprei um kit quando chegue em casa pesquisei na net sobre o assunto, e o seu blog veio de cara me informar toda a verdade sobre progressivas! Obriagada por mim livrar disso!Eu no outro dia fui até a loja e troquei pelo meu antigo e agora inseparavél Tio rsrsrs!
    Enfim voltando ao assunto sobre raiz dobrada, eu já passei por isso e foi algo muito deprimente pra mim horrivél. Minha dúvida é a seguinte;o meu cabelo é crespo desde a raiz, então como é que eu posso pedir pra cabelereira não passar na raiz se é lá que a situção complica!? Então me ajuda a tirar essa dúvida, te Agradeço!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops!Mandei pelo blog do meu esposo sem querer!!!Rsrsrsrs
      Paula

      Excluir
  23. Carla,

    Parabéns pelas informações sobre os tratamentos químicos. Descobri o seu blog acidentalmente, e estou muito impressionada pelo seu conhecimento técnico, pelo seu estudo e dedicação sobre a matéria.
    Você me passa credibilidade.
    Eu fiz uso de escova progressiva por algumas vezes, contudo, agora estou mudando minha opinão em virtude as razões acima e da prejudicialidade que ela causa à saúde.
    Atualmente estou fazendo uso da linha CHI (USA) para tratar meu cabelo. Ontem falei com a minha cabelereira do meu desejo de mudar a forma de alisamento. Ou seja, passar para do uso o tioglicolato conforme as marcas recomendada por você e vendidas no Brasil.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  24. Oi, Carla,tdo bem? Acompanho sempre seu blog e gosto mto, parabéns! queria uma orientação sua pois quero usar uma escova definitiva nos meus cabelos, mas estou muito em dúvidasobre a marca, meus cabelos são bem finos e pouco ondulados (na raiz com um pco de volume e algumas ondas e outras ondas em volta da orelha, o resto já está liso por causa das progressivas que já fiz), meus cabelos naturais são castanho médio, mas agora estou com mechas (ox 20 e 30 vol) loiras (acinzentadas claras), gostaria de saber qual definitiva posso usar? Li sobre a Hidratage , é boa? Tem tb a Doux Clair pra cabelos loiros e a Quartz Liss Intense da Techwells, conhece essas? Ou pode ser outra, qual vc acha melhor pra mim? POr enquanto estou investidno na reconstrução pra deixá-lo bem forte pra definitiva. Eu quero uma que não desbote a cor e não quebre os cabelos. Se eu não escovar e não pranchaar os cabelos na definitva, se eu só secar com secador (bem liso), meu cabelo vai ficar definitivamente liso (claro, desde q eu seque bem liso e sem marcas)?? Tenho medo de quebrar o cabelo, mas quero ele bem liso,por favor me ajude!!! obrigada, bjos, Juliana

    ResponderExcluir
  25. Meu cabelo ficou parecendo que caiu pos tioglicolato..at lavei no dia seguinte mas caiu uns quatro fios.a restruturacao tera que ser na raiz?devo falar com o profissional que fez?ela fez rente a raiz.bjs dani

    ResponderExcluir
  26. Oi Carla adoro o seu blog e sempre visito pra tirar dúvidas.
    Minha dúvida hoje é:
    - Geralmente faço alisamentos na casa das clientes, na maioria das vezes ficam perfeitos, mas em algumas cliente (3 clientes) acontece a maldita dobrinha.
    Essas 3 clientes tem;
    - Filhos e param toda hora pra dar atenção a eles justamente na hora em que estou passando o produto.
    - Ficam mais que o tempo necessário com o produto no cabelo, pois tem que fazer alguma coisa, almoço, dar atenção a criança, atender o telefone que toca ou qualquer outra atividade, (eu falo que isso vai prejudicar no resultado, mas elas nem ouvem).
    - Não tem lavatorio em casa, então lava o cabelo no chuveiro mesmo e o pior de tudo abaixam a cabeça pra lavar e ainda esfregam para tirar o excesso do produto.( Eu já falei que tem que enxaguar muito, mas muito mesmo e tem que deixar a agua cair no sentido do crescimento do cabelo e não abaixar a cabeça e enxaguar dessa maneira, mas também não adianta falar, elas não ouvem.
    Então Carla, minha amiga me ajuda.
    Como tratar essas clientes???? Já tentei não atende-las mais, mas elas imploram e eu acabo ficando com dó, mas fico com mais dó do meu trabalho, pois não vejo o resultado que realmente gostaria de ver.
    Me ajuda.
    Beijos e que Deus continue te iluminando e abençoando.

    ResponderExcluir
  27. Nossa, aconteceu o mesmo comigo.
    Tenho uma amiga que eu fazia na casa dela e ela também enxaguava embaixo do chuveiro com a cabeça para baixo e o pior, não enxaguava direito, eu falava que tinha que tirar todo o excesso do produto, mas acho que ela pensava que não influenciava em nada, não adiantava falar,
    Então resolvi não fazer mais relaxamento nela e expliquei o porque.
    Preferi perder a cliente, mas continuar com a amiga.

    ResponderExcluir
  28. Eu também mandei email,já deve ter mais de 1 mês na fila de espera,kkkk,eu perguntava se vc atendia e o endereço,eu também moro depois de Campo Grande,mais longinho,kkk,quando vc resolver atender nos aviseeeee,pois vc parece ser uma excelente profissional!Bjs e boa sorte da amiga Marcela.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Carla, adoro seu blogue. Após ler seu post, entendi o que aconteceu comigo. Fiz o alisamento à base do Tio e sofro agora de dobra química no topo da cabeça. No contorno do rosto e na base do pescoço chegou a cair cabelo mesmo. No meu caso, foi uma mistura de força excessiva com pente enquanto o cabelo ainda estava frágil e o fato dela ter aplicado diretamente na raiz. Paguei 600 contos pelo tratamento e estou indignada, não confio mais na cabeleireira e ela disse que vai conversar com a empresa a respeito do que "pode ter ocorrido" no meu cabelo. O que já me é claro. O que devo fazer? Me sinto muito lesada - fisicamente e emocionalmente. A parte alisada está bonita mas o topo da cabeça está péssimo e só vai piorar até crescer e ter os cm mínimos para algo poder ser feito. Qual é a melhor solução pro meu caso? Devo exigir meu dinheiro de volta? Devo aceitar talvez a proposta de tratamento futuro gratuito? Graças ao seu blogue eu pude voltar com demonstrando conhecimento do assunto e deixando claro que isso não era "normal" como ela tinha me dito no fim da escova. Ela chegou a dizer que depois da lavagem ia voltar ao normal.
    Meu cabelo era ondulado com frizz na frente e sem coloração ou química e eu tinha esperado um ano e meio pra ter cabelo comprido e liso e essa desgraça me aconteceu. Você poderia por favor me dar uma orientação a respeito? Encontro a cabeleireira de novo no fim da próxima semana.
    Bjos,
    Nina

    ResponderExcluir
  30. Querida Carla, preciso da sua orientação. Fiz alisamento a base de Tio e a cabeleireira aplicou o produto na raiz e usou excessiva força enquanto o cabelo estava frágil – ainda tenho casquinhas na cabeça do machucado por causa do pente no couro cabeludo sensível. Paguei 600 contos pelo procedimento. Voltei 3 dias depois à cabeleireira – depois de ter lido seu blogue e entendido o que ocorreu. Ela só admitiu os erros depois que eu mostrei que sabia do assunto. Me sinto lesada fisica e emocionalmente. Tinha deixado meu cabelo crescer por um ano e meio e queria um cabelo longo, liso e maravilhoso e agora estou com dobra química no topo da cabeça e o os cabelinhos mais finos do contorno do rosto e base do pescoço simplesmente caíram. Meu cabelo era ondulado com frizz na frente, sem química ou coloração. Ela me pediu para voltar lá no fim da próxima semana porque vai entrar em contato com a empresa do produto sobre o ocorrido. Eu só não saí xingando de lá porque meu marido me acalmou e disse que com calma poderíamos chegar a um acordo, então aceitei vê-la em breve novamente para discutir o possível acordo. Devo exigir meu dinheiro de volta? Devo aceitar tratamento futuro de graça? Qual é a melhor solução pra mim nesse caso, Carla?
    Beijos
    Mila

    ResponderExcluir
  31. Oi Carla! Pesquisei em vários lugares na internet e não me surpreendi quando encontrei a resposta para o que está acontecendo com meu cabelo aqui no seu blog, que acompanho há muito tempo. Torci mt pela sua melhora!

    Minha raiz está rígida, dobrada, cabelos caindo aos montes, e quando eu analiso alguns dos fios que estão caindo, vejo que a parte do fio mais próxima da raiz está partida ao meio, como uma ponta dupla invertida! o pior, tive corte químico em três pontos da cabeça.

    Aconteceu exatamente o que você descreveu. A cabeleireira da minha mãe retocou meu cabelo com x tenso, sem espaçamento do couro.

    Estou com muito medo porque quando fui à um salão mais famoso, aqui em Salvador, apenas para cortar o cabelo, a cabeleireira me falou que corro o risco de perder o cabelo todo, e que se fosse eu ficava um ano sem dar química nenhuma. Ainda me recomendou que eu comprasse Moroccanoil urgente.

    Não quero nem pensar em como vai ficar meu cabelo sem relaxamento por 1 ano, mas ao mesmo tempo temo muito perder o cabelo.

    Tenho em casa Relaxima, Opti Smooth e Bepantol. Como posso fazer um tratamento mais completo? Me ajuda,por favor, Carla.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  32. Larissa dependendo do dano e de como está a sua fibra capilar é possível que vc segure esse cabelo no lugar, mas é preciso começar o quanto antes!

    Reconstrução seguida de nutrição no primeiro mês 2x por semana e manter escovado usando protetor térmicopara escovar, é claro! Depois desse choque de tratamento use 1x por semana e escove, evite ficar lavando pois com o fio molhado ele incha e fica pesado, o que pode facilitar e adiantar a quebra.

    O relaxima é nutrição, o Opti vc deveria usar se tivesse dado certo, como não deu, troque por um reconstrutor, o meu preferido no mundo todo é o 5 em 1 da Avlon.

    Não precisa ficar 1 ano sem retocar a raiz, com 6 meses de tratamento intensivo e cortes regulares para remover as pontas, é possível retocar a raiz, mas com um profissional que saiba fazer diagnóstico e trabalhar com química.

    Boa sorte =) Beijocas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, meu cabelo está assim... #desesperoTotal
      Tenho uma dúvida: Escovar o cabelo nessa situação com a raíz fraca e quebrando horrores não irá quebrar mais o cabelo?
      Desde já agradeço muuuuuito: salvadora de cabelos rs
      Bjs,
      Jéssika

      Excluir
  33. Carla,

    Muitíssimo obrigada! Vou tratar de comprar o reconstrutor pra ontem! Fiquei muito triste com isso tudo porque tratava do meu cabelo direitinho, ´fazia hidratação, nutrição e reconstrução (usava aquele kpak da joico que infelizmente acabou), e aconteceu isso comigo :/

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  34. Bárbara Carvalho27 de junho de 2012 20:00

    Como aplicar o tioglicolato no redemoinho do cabelo sem que haja quebra ? Meu cabelo sempre da corte quimico no redemoinho. :S

    ResponderExcluir
  35. Hey, Seu posto foi muito bom!
    Meu cabelo está com esse processo na raiz.

    Faz um mês que fiz a escova - de qualquer coisa, não lembro o nome - não tinha nenhuma química nessa parte da raiz antes, mas meu cabelo demonstra quebra e dobra.

    A quebra maior está no escalpo da cabeça, onde é visível teve cerca de 50% de quebra numa região de 5cm de diâmetro que vai reduzindo a quebra, e antes da metade da cabeça nota-se apenas o cabelo em formato de V - fazendo a dobra-, mas quase nenhuma quebra. E na franja, não nota-se nada disso.

    É possível se livrar dessa dobra maldita?
    Tenho a impressão de que o cabelo todo vai quebrar e cair porque todos os fios fazem a dobra, como se já estivessem partidos.

    O que comprei hoje foi:
    Shampoo, condicionar, máscara capilar, e três ampolas da L'oreal. Tudo da linha reparação intensa.
    Dois kites da Keramax de queratinização.

    Rezar pra dar certo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Olá! Boa tarde!!
    Fiz meu cabelo na sábado passado , um relaxamento com tilglicolato e uma escova dessas que nem sei exatamente qual foi ...ao lavar o meu cabelo ficou exatamente com a senssação tátil que vc descreveu...desesperada, procurei a dona do salão e contei o que estava acontecendo pq além de espetar meu couro cabeludo estava todo dolorido como se eu o tivesse amarrado por dias!Ela me disse que tudo que eu sentia era normal , que com a lavagem tudo voltaria ao normal. Na segunda lavagem a senssaçã só piorou.miha raiz está alta, rossa e áspera como ela nunca foi) a tal dobra do fio é nitidamente visível. acabei de voltar do salão pois depois de ler esse seu post e descobrir o que aconteceu de verdade só me restava essa opção ...ela fez um SOS , com reposição de proteina, um rpoduto específico anti quebra e me garantiu que meu cabelo não irá cair (mais) ou quebrar (mais).o que mais me irritou foi ela alem ter ter feito "caca" ainda tentar me convencer de que a culpa era minha .


    enfim , depois do maravilhoso esclarecimento do seu post gostaria muito da sua orientação , de como tratar e tentar recuperar o que sobrou do meu cabelo...ela sugeriu que passando uns 15 dias eu retocasse a raiz nos lugares onde ocorreram a dobra,,eu sinceramente stou morrendo de medo !!! me ajude por favor!!!!

    bjo enorme Michele de magalhaes.

    ResponderExcluir
  38. Estava há muito tempo pesquisando na internet para saber o que tinha acontecido com meu cabelo.Fiz ano passado o Xtenso da Loreal, mas não ficou liso, nem ondulado, mas um misto de volumoso e esticado d pior maneira. Chorei muito, pois tinha cortado tipo joãonzinho para eliminar todas as porcarias que fiz no cabelo. Quis mudar, procurar outro profissional e há 3 meses fiz o retoque do Xtenso num salão muito recomendado, inclusive com a cabeleireira que entendia tudo de química. Fui me achando (pagando em conta, num salão conhecido e bem falado), e ela tascou produto até não poder mais no cabelo.Não respeitou o limite de 1 cm e quando aplicou o neutralizante, tacou de qualquer forma( quem faz xtenso sabe todo o procedimento) e prendeu. Lavou, e não escovou. Na hora senti o cabelo grudado no couro cabeludo, além de ter várias queimaduras. Ela falou que era assim mesmo, que ia sumindo. Sumiu nada, cresceu e toda vez que passava a mão no cabelo, parecia que estava cheio de espeto, além de um aspecto horrível. Atualmente já está com 2 dedos da raiz e visivelmente horroroso. Estava pensando que tivesse acontecido corte químico, porque fiquei com muitos fios quebrados no topo, coisa que eu não tinha. Até hoje sinto a parte dura do tal retoque. E pensar que a gente procura um especialista para obter o melhor resultado e acontece ao contrário. Mas minha dúvida é: como tratar uma quebra química que ainda está próxima da raiz? Meus cabelos ficaram bem mais oleosos e com alisamento, as pontas estão secas demais. Eu mudei de tratamento agora, mas senti que ficou mais pesado, que não limpou direito.

    ResponderExcluir
  39. Raspe o cabelo. É o jeito.

    ResponderExcluir
  40. Oi amiga,

    Fiquei muito feliz em achar seu blog.
    Estou sofrendo há muito tempo com meu cabelo.
    Meu cabelo é crespo, fino e alisa com muita facilidade. Antes usava uma química no salão o qual a cabeleleira só me falava que era amônia e não me dizia a marca, usei durante varios anos e meus cabelos eram lindos, com cachos maravilhosos. Um certo dia ela resolveu mudar para oma nova amonia sem cheiro, sem o meu consentimento. Meu cabelo ficou um horror! liso e sem vida. Há 8 anos luto pra ter meus cachos de volta e não consigo.
    Fui até a cabeleleira pra saber qual era a marca mas ela não me fala, só responde que ja saiu de linha.
    O que eu puderia usar para tentar cachea-los de novo?

    ResponderExcluir
  41. bom dia!!!! tem uns 10 dias que retoquei o cabelo no salao com tioglicolato, e estou sentindo que deu quebra química meu cabelo e bem comprido estou com medo dele não aguentar e quebrar o que faço ?foi ate o profissional e falo com ele, ele terá que me ajudar? bjos

    ResponderExcluir
  42. bom dia! fiz um retoque de raiz uns 10 dias atrás e percebi que deu que deu dobra química, foi com tioglicolato ,foi com um profissional, o que devo fazer, vou ate a ele e falo ele e obrigado a me ajudar? bjos

    ResponderExcluir
  43. oi bom dia!!!! eu fiz um alisamento com tioglicolato, a marca e (bedran) e deu dobra química o que devo fazer, pos já estava acostumada alisar com o essa marca, sempre com profissional ,sera que foi erro dele? bjos aguardo resposta! meu imail.edilainecristina25@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  44. QDO O CABELO CAI DA RAIZ É POR CAUSA DO LISAMENTO"TIOGLICOLATO"??

    ResponderExcluir
  45. Oii .. faz duas semana que eu retoquei a minha raiz , comecei a setir a minha raiz estranha, espera e com fios espetados , pesquisei na internet e achei o seu blog que diz exatamente o que aconteceu com o leu cabelo . to desesperada aqui meu cabelo tá caindo muito , sem contar que tá com a aparência horrível ); ..

    me ajude por favor , será que corre risco do meu cabelo cai todo.. quais produtos eu devo usar pra ele não cai ???
    ass: Ana paula .. bjss

    ResponderExcluir
  46. Se nao pode passar o tioglicolato na raiz , o que fazer com os cabelos que ja nascem bem crespinhos desde a raiz ?? O kbelo fica com duas texturas diferentes ??????????

    ResponderExcluir
  47. Oi Carla,
    Meu cabelo caiu bastante depois que meu filho nasceu, perfeitamente normal segundo os médicos, porém os cabelos que comecaram a crescer ficaram ásperos e duros depois que fiz relaxamento com Tio, após liberada a química.
    Esperei 3 meses e a mesma cabeleireira disse que tinha como resolver. Logo que acabou o relaxamento pareceia fer resolvido, depois que o cabelo secou, fixou a mesma porcaria e o restante do cabelo não ficou bom como já havia ficado. O que devo fazer?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  48. Oi ,estou com uma queda de cabelo horrível,fui num salão e pedir só escova e prancha, ea cabeleireira colou um alisam-te n meu cabelo ele não parar de cair ,principalmente quando molho meu cabelo, cai horrores, já não sei mais oque fazer estou desesperada 😭

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails