sexta-feira, 23 de março de 2012

Nano, Pico e Neurocosmético


A imagem acima impressiona, um fio de cabelo sendo comparado a uma nanopartícula na ponta de um minúsculo robô.
Em 2009 falamos sobre a tecnologia Nano e seu uso na cosmética. Desde aquela época as opiniões se dividem com relação aos seus benefícios x efeitos colaterais, e ao contrario do que se imaginava a aceitação por parte do publico mais abastado de conhecimento não foi boa.

E o principal motivo para essa recusa por parte do publico é devido a forma de absorção desses componentes em escala nanométrica, ou seja, pelo fato da partícula ser tão pequena ela é absorvida pela derme e pode chegar a corrente sanguínea.

Embora exista um certo receio de usar cosméticos nano, hoje é quase impossível passar 24h sem ter contato de alguma forma com algum objeto ou produto que tenha sido elaborado usando essa tecnologia. Quem quiser saber um pouquinho mais sobre outros empregos da Nanotecnologia dá uma olhadinha aqui.

PICO
O Pico é ainda menor, 1000x menor do que o Nano, e assegura uma penetração ainda mais profunda que o Nano.
A tecnologia Pico ficou mais conhecida através dos produtos da Keratinology by Seda, tenta fazer uma pesquisa, só aparece blogs falando do produto.
Confesso que comprei o Keratinology mais pela empolgação (chegou no Brasil na mesma época do TRESemmé), quando vi no hipermercado não pensei nem li o rótulo.

Ainda não há muita informação sobre, mas para saber o que eu acho basta deduzir. Se não curto Nano por conta do tamanho das moléculas e a possibilidade gerar algum dano a saúde a longo prazo, imagina usar um produto que é mil vezes menor?


Neurocosmética
Essa promete ser a nova onda da cosmética mundial, justamente por oferecer o que todo ser humano deseja, tratamento na área desejada (face, corpo, cabelos, etc) associado a sensação de bem-estar. Não entendeu? "Nóis explica".

A pele é o órgão que integra todo o nosso organismo, interage com o ambiente e é controlada pelos neurônios, através dela sentimos as sensações climáticas e texturas. Estudos provaram que há uma correlação entre várias doenças cutâneas e o sistema nervoso. Como por exemplo aumento da queda de cabelo, aparecimento de acne, psoríase, herpes e seborreia em períodos de grande estresse. E isso ocorre justamente por existir essa ligação entre as terminações cutâneas e o sistema nervoso.

Para estimular as funções cutâneas estão desenvolvendo substâncias como a Beta Endorfina, que é produzida naturalmente pelas células da pele. De ação analgésica promove a sensação de relaxamento e bem-estar. A função do neurocosmético é estimular o organismo na produção da beta-endorfina. De ação tópica, ela interage com os receptores nervosos.

O neurocosmético responsável pelo bem-estar é o Endorphin que age liberando endorfina que promove uma aparência cutânea mais jovem, iluminada e viçosa.

Com o passar dos anos ocorre uma perda gradual dos neurônios por fatores como envelhecimento natural ou externos como por exemplo doenças e estresse. Para fazer a neuroproteção foi desenvolvido o Neuroxyl, que melhora a defesa e retarda o envelhecimento
preservando as células.

Se você acha que esse tipo de produto ainda não está nas prateleiras, saiba que grandes marcas como Guerlain, Samana, L'Oréal, Lancôme, Givenchy, Johnson’s e Racco já comercializam neurocosméticos para tratamentos faciais.

Como a ANVISA não liberou o uso de hormônios, a industria substituiu o uso de endorfina por endorfina de origem vegetal, a fitoendorfina.

Conclusão:
A Neurocosmética é baseada no uso de substâncias que agem semelhantemente a neuromediadores endógenos (Substâncias químicas que tem função de intermediar uma ação interna do sistema nervoso) promovendo resultados positivos à beleza e saúde de cabelos e pele. É de certa forma uma revolução na cosmética .


Beijocas...


24 comentários:

  1. Vc conhece a escova gradativa zene? Eu pesquisei e vi que ela nao tem formol e que nao alisa so reduz o volume mas eu tenho uma amiga que tinha o cabelo cacheado e alisou com o zene. Eu dei a mais ou menos 1 ano e meio uma progressiva e creio que ela tinha formol e hj ele ta com ponta dupla e com quebra onde resta a progress, eu nao sei se aliso com o tioglicolato ja que meu cabelo perdeu os cachos ou se arrisco o zene tendo em vista a experiencia da minha amiga.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carla,

    Você e suas pesquisas!!! Fico espantada como vc consegue tempo para se informar tão bem, estudar, trabalhar e passar tudo isso pra gente!!! Só posso agradecer e me deleitar no blog ( huahuha, muito bom).

    Fico assusta com tanta tecnologia, principalmente, morro de medo de consumir algo, sem sequer ter idéia, é tanta coisa que as empresas colocam nos rótulos ( e quem me garante que realmente descrevem todos os componentes?), além do mais, não sou uma grande estudiosa do assunto, acho que devemos ter um consumo responsável, quero sim, ficar bonita, mas SAUDÁVEL, não acho que seja válido, tudo pela beleza, mas sabe, acredito que nem sempre nos seja dado oportunidade de conhecer o que consumimos....

    Em alguns casos, basta uma simples pesquisa, ou um pouco de aprofundamento, mas confesso a você que em meio a tantas coisas( nem sabia que a tal tecnologia nano era esse perigo, que ia para a corrente sanguínea), é cada vez mais difícil, tratar de um cabelo com simplicidade, sem se deixar seduzir ou ser enganada...

    Mas to no lucro, porque tenho a quem recorrer, to sempre por aqui no EU AMO CABELO, batendo cartão e cada vez mais me convencendo que nada sei!!! ( mas até que tenho aprendido bastante).

    Obrigada

    p.s desculpe se ficou confuso, foi mais um desabafo!!!!!!!!!!!!

    Ester

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ester,
      O pior é que é verdade, não há quem obrigue a industria a deixar claro o que usa. Quer um exemplo? A maioria do que consumimos é transgênico, mas não está nos rótulos. De inicio o governo colocou quente, agora coloca panos quentes.

      Viu, eu também desabafo! kkk...
      Obrigada pelo carinho =)
      Beijocas...

      Excluir
  3. Menina, seu blog não é de beleza, é de UTILIDADE PÚBLICA!
    O que você fala pra mim é lei!

    Parabéns, sou sua fã!

    http://viradasnoestopo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah....meu sonho de consumo é ser tratada por você!!! Pensava que vc fosse mineira, mas pelo que andei lendo, tu és de Campo Grande/ Campos, ou Barra Mansa ( tá meio doido isso né? Mas fui lendo daqui e dalí), só sei que se abrir salão, vou ai, nem que tenha que reservar um dia inteiro, apenas para ir ao teu salão, é meio complicado ( moro na ILHA DO GOVERNADOR), tenho filha pequena, mas quero ter esse deleite, já pensou, ser tratada por você, um expert??? É O MÁXIMO!!! Me avisa, viu? To na fila!!!

    Ester

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester eu estou doida para voltar, estou amadurecendo a ideia de um ateliê, bem informal, tipo cada de amiga, assim quem é de longe pode vir, almoçar comigo, tomar um cafezinho... rsss...

      Se a ideia vingar eu aviso no blog! Rss...

      Excluir
  5. Adorei o post, parabéns. No curso que faço pago uma matéria que se chama "materiali per la moda" e estamos estudando justamente sobre a nanotecnologia, é muito interessante mas é verdade, ainda existem muitas controversias. Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Bella, são poucos os cursos que abordam esse tema. E daqui pra frente é bom conhecer bem sobre o assunto, essas tecnologias parecem que vão durar muito.
      Beijocas...

      Excluir
  6. OI Carla, hj acabei de ler todo o blog, desde o comecinho...parabens! Me fala uma coisa, ja ouviu falar da escova de rubi da cadiveu? é mais um nome bonito pra progressiva? bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian você merece um prêmio por me aguentar... rss..
      Progressiva? Muda uma coisa ou outra e fica na mesma.
      Beijocas...

      Excluir
  7. Todo produto com nano e pico vem escrito na embalagem?

    Seu blog é ótimo, muito informativo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente sim, até porque quem usa se vangloria de estar usando alta tecnologia no seu produto.
      Beijocas...

      Excluir
  8. Carla mais uma vez obrigada por esse aviso tão importante.
    No máximo do meu ato leigo como consumidora achei legal a nova máscara da seda por isso, nem imaginei o outro lado!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Amiga você vive abrindo os olhos das "bobinhas" aqui né rsrsrsrs eu vi a propaganda falando "tecnologia pico" pensei "uau, que massa", e nem cogitei a possibilidade de estar correndo risco ao usar esses produtos...é uma pena não ter uma fiscalização maior por parte da Anvisa e outros orgãos públicos em relação às fórmulas dos cosméticos, nós consumidoras corremos tantos riscos e nem temos noção disso!
    bjos e ótimo fds :*

    ResponderExcluir
  10. olá Carla vim conhecer seu blog e estava lendo a respeito dos assuntos também anteriores, muito legal seu blog aborda assuntos interessantes e uteis. Gostei mtu de conhecer. belo trabalho. li abaixo sobre os produtos seda, eu tenho cabelos ondulados, porem descoloridos apesar de ja ter passando tintura em cima, alisados com progressiva, mas agora comecei a cortalos mais curto para deixar vir cabelos naturais pq nao quero mais pintar nem alisar e para mante-los mais do que ondulados uso leave-in seda p cabelos cacheados e natura linha p cacheados de andiroba, e gostei do resultado, ja comprei outros mais caros e nem gostei tanto. bjus ate mais

    ResponderExcluir
  11. AMEI SEU BLOG..
    POR FAVOR ME INDIQUE UMA MARCA BEEEMM BOA QUE TEM O TIO....
    E ME TIRE UMA DUVIDA... ESSA DEFINITVA PODE SER FEITA COM QUALQUER CHAPINHA? POIS JA FIZ NO SALAO AQUI PERTO CABELEIREIRA USAVA UMA CHAPINHA QUE PARECEU MUITOOOOOOOOOO MIXURUCA..
    MAS COMO NAO ENTENDO NADA DISSO....
    ME DIGA TB O QUE VC ACHA DA MARCA CADIVEU PROFISSINAL QUE DIZ QUE A PLASTICA DOS FIOS É SEM QUIMICA... TEM Arginina, Extrato de Açaí e Ácido Acético (ph ácido) APENAS E O CABELO FICA LISÉRRIMO MAS ARDE OS OLHOS QDO PASSA O PRODUTO.. E ESSA MARCA DIZ QUE OS PRODUTOS SAO Com Certificado Micro Quality Labs (EUA) e pela Anvisa...

    QUEZIAPS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estamos fazendo uma campanha para a exibição desse vídeo intitulado "The Story of Cosmetics", que fala sobre os vários produtos tóxicos que compõem os nossos tão adorados cosméticos.
    Se você pudesse postá-lo em seu blog, agradeceríamos imensamente.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=a5xgSf5yXm8#!

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla,
    Sei que a minha pergunta não tem nada haver com a matéria!
    Mais por favor me tira essa dúvida ESCOVA ORGÂNICA TEM FORMOL?

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla,
    Sei que a minha pergunta não tem nada haver com a matéria!
    Mais por favor me tira essa dúvida ESCOVA ORGÂNICA TEM FORMOL?

    ResponderExcluir
  15. Carla,

    Então fico no aguardo, assim que a idéia amadurecer e você colocar em prática, ai, fala pra mim, beleza? Certamente, que vou ai!!

    bjs

    Ester

    ResponderExcluir
  16. Gente, uma partícula com 1 pico seria 100 vezes menor que 1 átomo. Isso é simplesmente impossível!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Gente

    Eu gostaria de saber se alguém conhece essa nova técnica chamada bleach que foi um famoso hair stylist italiano que trouxe para o Brasil no fashion hair, a propósito alguém poderia me dá informações de quem é ele? Obrigada!

    Adriana Lima

    ResponderExcluir
  18. Ola Carla,

    Não é bem assim que as coisas funcionam !Sou quimica e sei que nem todos os ingredientes tem capacidade de penetração pela pele imagina pela corrente sanguinea , imagino que os ingredientes usados so tem ação nos cabelos e é impossivel um ingrediente que esta no cabelo entrar pelo " corpo ". Eu usei a linha e adorei !
    Bjs
    Paula

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails