segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Como tudo começou... (Retrospectiva Capilar)


Todo mundo gosta de ver fotos alheias, gosta de saber um pouquinho da vida dos outros... então eu fiz essa matéria explícita para dizer apenas uma coisa: VIVA!
Se você quer cortar, clarear, escurecer, alisar, cachear, colorir de roxo, azul, laranja, verde... não importa, faça! Se isso vai te fazer feliz, faça! E quanto antes melhor por que quanto mais velho você ficar menos coragem e oportunidade de ousar você terá! Não tenha medo de mudar, mudar nos ensina muito sobre nós mesmos.

......................................#..........................................#..........................................

Sabe aquelas crianças que viajam com os pais e usam os cremes e maquiagens da mãe, conhecem pelo menos 10 marcas boas de cosméticos sendo pelo menos 9 importadas?
Eu não fui uma delas!
Eu sou da geração Creme de Mocotó, subsequentemente Kolene e por fim o lançamento do século (pelo menos pra mim na época), Seda!
Ter cabelo cacheado nos anos 90 e ser pobre foi uma desgraça! (agora eu sou rica, como já falaram por aí eu "dei o golpe do baú"...kkk...)

Meu Oasis era uns creminhos da Sempre Bella, eu tinha vários, custavam menos de R$ 2,00 e eu podia comprar com meus R$ 20,00 de salário de babá (fui babá oficial da minha tia quando eu tinha 9 anos, extra-oficial eu cuidava de 5 crianças todos os dias a tarde).
Toda semana eu juntava a criançada - sim eram muitas, pois além das minhas irmãs e primas que moravam perto, meu avô tranformou o terreno em uma vila de casas e alugava - para fazer hidratação, misturava em potinhos uns óleos de semente de uva com óleo de amêndoas e os creminhos Sempre Bella, fazia uma mistura para cada tipo de cabelo, como tinha muita gente tinha uma infinidade de tipos para testar. As mães não ligavam e o pior que poderia acontecer era funcionar, fora os penteados, uma coisa de "excelente bom gosto". Logo depois conheci a Kanechom e além de variedade eu tinha mais produto - as embalagens era enormes, 1kg - por um custo baixíssimo, na época já existiam outras marcas de potão mas eu tinha receio (já era enjoada... rsss). Certa vez deixei o cabelo da minha tia (5 anos mais velha que eu) vermelho, não sei o que aconteceu, mas disse que era fashion! Minha avó não concordou... rss..

Os produtinhos que marcaram minha infância foram:
► Shampoo Opus de Morango – Como eu adorava aquele cheirinho...
►Creme Rinse – A embalagem era sem graça igual de álcool e o creme era um pink néon bem grosso, meu cabelo adorava aquilo...
► Neutrox – Eu adorava o cheiro, mas ficava cheia de caspa, depois lançaram o rosinha e deu na mesma pra mim...
► Creme de Mocotó – Relação de amor X ódio, graças a ele minha mãe parou de pentear meu cabelo a seco, arrumar o cabelo deixou de ser tortura...
► Seiva de Mutamba e Juá – Esse óleo é antigo e era fedido demais, eu usava escondido da minha mãe... rss..
► Dimension – Foi o 1º dois em 1 que eu usei e descobri que pro meu cabelo não rola...
► Monange – Eu adorava as garrafinhas com tampinhas redondas, minha avó tinha coleção... ► Biorene – A embalagem era igual a de pasta de dente e custava uma pequena fortuna (pra mim) na época, era pra mim como Kérastase é hoje, néctar dos deuses...

Com 9 anos fui num salão perto de casa fazer uma escova, a profissional me aconselhou fazer um alongamento e disse que ficaria liso pra sempre, isso que dá ir sozinha, eu era alta e aparentava ter pelo menos 13 anos, não queria ser chamada de criança e aceitei, era o dobro do valor da escova e eu nem liguei, imaginei que sairia de lá igual uma índia e saí, só que depois de lavar meus cabelo ficou todo cacheadinho com cachos minúsculos e eu tive que dizer pra todo mundo que estava adorando senão minha mãe me esfolaria, até hoje não faço idéia do que a mulher fez.

Com 15 anos eu fiz uma mecha loira frontal de propósito, eu queria pintar o cabelo e não podia (Assembleiana) então fiz na semana do casamento da minha tia, eu ia cantar e não podia ir com a bendita mecha, na hora de comprar a tinta enrolei minha mãe e comprei 6.0 (loiro escuro), meu cabelo natural é 5.0 então ficou levemente mais claro e a mecha não ficou 100% coberta... rsss (não contem pra minha mãe! rsss)

Depois de casar (sim, casei com 15 anos e foi ótimo, não deixei de fazer nada por conta disso) me formei como secretária, fiz estágio na Petrobrás e cheguei a trabalhar por um tempo no centro da cidade, o cabelo virou coadjuvante e o corpo (sim, na época era sarado... rss) virou o foco, praia todo fim de semana para ficar sempre morena, pernas esculpidas de baile em baile, eu dançava 6 horas seguidas em cima do salto. No cabelo nada de tesoura somente coloração, usei todas as cores da cartela em menos de 1 ano, minha tinta do coração era BelleColor da Garnier.

Aos 18 anos com a separação eu fiquei loira a base de água oxigenada e amônia, voltei pra casa da minha mãe com minha filha (fui mamãe aos 17) e tudo ficou complicado, comecei a trabalhar como auxiliar administrativo em algumas empresas e cabelo virou o detalhe do detalhe, o salário era baixo e tudo que entrava tinha uma só prioridade, minha filha!

Num surto depressivo eu catei um alisante (Star Hair) da minha irmã e taquei no cabelo, detalhe: cabelo descolorido, na época eu nem imaginava o que era neutralizar, então quando enxagüei virou uma bucha de lavar louça, no meu entendimento tinha ficado pouco tempo e taquei novamente, ficou mais esticado, mas continuava um arame, tinha matado meus cachos e só não caiu por que Deus não quis! Depois de 2 meses decidi cortar TUDO e deixar crescer novamente, dessa vez só loiro a base de tintura Márcia, na época era aguada e ardia horrores!

Quase um ano depois (19 anos) conheci e casei com o Alexandre (maridex), troquei o escritório pelo artesanato, montei o Ayeska Biscuit.com e comecei a trabalhar em casa perto da minha filha. Vendia caricaturas de biscuit e sabonetes/cosméticos artesanais pela internet, ganhei muito dinheiro, mas não me realizava, na mesma época descobri que tinha SOP e ganhei muitos dos meus quilinhos extras atuais. Ainda mantive o loiro por um tempo e depois resolvi voltar ao natural.

Num aniversário de namoro o Ale não teve tempo de comprar um presente e me trouxe um kit de escovas e pentes, eu ODIEI e disse isso a ele, ele diz até hoje que veio daí a inspiração...kkk...

Minha irmã caçula entrou na adolescência na mesma época e tudo que precisava fazer de cabelo e maquiagem ela ia atrás de mim. Começamos meio que na brincadeira e menos de 1 mês depois estávamos matriculadas no curso de férias da Estácio, o curso tinha 4 aulas, eu amando e ela entediada.
Quando o curso acabou eu comecei uma jornada técnica após outra, chegando a fazer até 3 por semana, cada dia uma marca, cada dia uma técnica e cada dia meu medo aumentava. Jesus, as "profissionais" que conheci lá eram o exemplo do que não ser quando crescer, conheci 2 que valeram a pena o resto não gosto nem de lembrar. Se já tinha medo de “profissionais” antes, depois das jornadas virou pânico.

Infelizmente algumas alunas estavam em várias jornadas e calhava de ter que ficar com elas, eu fiquei conhecida como “A metida”, elas só falavam por traz, mas eu notava a torcida que bico que algumas “NÉMs” faziam.

Em uma das jornadas fui modelo e fiz meu primeiro procedimento químico com um profissional qualificado (escova definitiva), logo depois fiz balayage (mechas no topo da cabeça) e quando a raiz cresceu 5cm eu perdi a paciência e cortei TUDO novamente e aderi aos lenços e faixas.
Fiquei loira por conta própria (again) e depois com um profissional eu colori e fiz luzes, ficou lindo, só que como não foi feita uma pré-pigmentação com o passar dos dias a cor ficou amarelo fluorescente.

Desde então meu foco passou a ser tratamento, foram 4 longos anos me dedicando exclusivamente a maquiagem e estudando cabelo por conta própria até finalmente me matricular no tão sonhado e tão decepcionante curso profissionalizante de cabeleireira pelo Senac.
O que acontece depois do curso eu conto na matéria “Cursos, o quê esperar!” em breve...


1 ano, papai cabelo liso e mamãe cabelo crespo = cabelo com cachos largos que alisam com a escovinha.

3 anos, quandopenteado molhado fazia cachinhos, se penteado seco ficava lisinho.

4 anos,os cachinhos decidem marcar presença.

6 anos, cachos largos com franja, nessa época eu detestava pentear os cabelos... rsss...

7 anos, os cachos viram ondas largas. O corte era o da Claudia Raia (maldita!!! eu odiava!)
O bebê é minha irmã caçula, minha boneca na época =P

14 anos, ai... ai... adolescência. Cabelos a base de Seda Hidraloe.

17 anos, deu um salto, não encontrei nenhuma foto com 15 e 16 anos (?). Depois de passar 2 anos colocando o arco-iris na cabeça, agora estava com 7 dedos de raiz graças aos 7 meses de gravidez.
17 anos, nessa época eu nem queria saber de cabelo, queria curtir a minha bonequinha =)
Já tinha cortado mais de 7cm de cabelo desde o parto.

18 anos, aniversário de 1 aninho da minha gatinha. Cabelo típico de mãe na altura do ombro, tempo quase inexistente para cuidar do cabelo.

18 anos, depois de descolorir e alisar (não falei que tinha ficado horrível? rss)

19 anos, depois de cortar todo o estrago e ficar com 3 cm de cabelo, nessa foto já tinha crescido mais 5cm.

19 anos, niver de 2 aninhos da minha gatinha. Visual "pirigueti"

20 anos, niver de 3 aninhos da minha gatinha. Ainda o loiro empurrado a força...

20 anos, escurecendo para voltar ao natural.

21 anos, com escova definitiva e cor natural.

21 anos, depois de ouvir dois vizinhos (4 e 6 anos) conversando que a vizinha (no caso eu) era bruxa com cabelão preto e roupas pretas, decidi fazer balayage com mechas bem marcadas... rsss...

21 anos, enjoei da escova definitiva e "tentei" ir cortando aos poucos...

22 anos, não aguentei esperar e cortei tudo novamente.

22 anos, de volta ao loiro amarelo...

23 anos, corte, coloração e luzes, pra variar não foi feito o corte que eu havia pedido =/ ficou muito mais curto do que eu queria.

23 anos, conforme foi crescendo ficou melhor...

23 anos, a mesma coloração feita acima ficou com essa cor amarelo limão depois de 4 meses.

23 anos, escurecendo com 6.34 (pré-pigmentando).

24 anos, (meu niver) ainda com o corte anterior, luzes e mechas para abrir o tom.

24 anos, cabelo médio esperando crescer, camadas suaves e novamente escurecendo.

25 anos, corte em camadas, pontas detonadas, resto de tinta e de luzes acobreadas.

25 anos, corte com base reta e camadas suaves.

25 anos, coloração 6.7 e corte em camadas.

25 anos, mechas diagonais feitas pelo hair beauty Matrix Luiz Neves no happy hour oferecido pela Matrix. Hoje está assim, amanhã eu não garanto nada... rsss...

Beijocas e até a próxima!



29 comentários:

  1. kkkk termino de ler mais tarde, mais o pra dizer que a cada ano mais bonita hein, ameiiii cameleoaaaa fashion. Bjuuus

    ResponderExcluir
  2. Adorei a retrospectiva!!Opus era o top lá em casa...hehe... Ri muito com o cabelo da Cláudia Raia!!! A cor mais linda é a que está agora!! Seu cabelo tá lindo e com muito brilho!!!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Voltei e Hahahaha terminei agora li tudinm, menina que vida capilar agitada hein rsrs muiito bom, ta ai um post que serve pra quem tem medo de pintar de descolorir de por mega rsrsrs, cabelo se bem tratado bem cuidado aguenta td, ou quase tudo. Faz fez ñ gostou vai e corta kkk muito bom. é acho que vou encarar minha primeira tinta profissional vermelha quero ficar ruiiiiva rsrsrs.

    Bjuuuus

    ResponderExcluir
  4. Carlinha
    Adorei o post no estilo retrospectiva, muito legal mesmo.E quem nunca fez uma cagada no cabelo que atire a primeira pedra: eu só fiz com a troca de cor da tinta. Ainda bem que deu para reverter.
    Ah, hoje teu cabelo tá lindo> Não muda não.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Carla que fofa vc pequenininha!
    Eu tbm mudei tanto, mas se eu fizer uma retrospectiva vcs assustam huahuahuaha

    Seu cabelo tá lindão agora, com um super brilho!
    BeijOkas

    ResponderExcluir
  6. Adorei conhecer um pouco mais de vc.
    Me vi em alguns casos...como o corte da claudia raia..tb tive...rsrs
    Bjos e quando puder, vizita meu blog.

    ResponderExcluir
  7. Meninaaa
    Amei esta sua retrospectiva. Eu ja fiz cada coisa no meu cabelo. Ultimamente meu cabelo anda pedindo socorroooo, ta quebrando tudo. To com vontade de cortar... mas ao mesmo tempo com medo de me arrepender. To de saco cheio destas escovas progressivas que dizem que nao agride. Meu cabelo ta virando um fiapoooooooooooo.
    Bjaoooo
    Parabens mais uma vez pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quantas mudanças! Tenho até vergonha de confessar que tenho + de 30 e uso o mesmo cabelo há uns 15 anos. Tenho um medo total de mudar. Mas ando com uma vontade doida de repicar, o medo que não deixa (meu cabelo é quase até a cintura e corte reto, ou seja, o mais sem graça possível rs)

    Muito obrigada pela dica sobre o Positive Link, viu? Estou achando que a "profissional" que me recomendou é do mesmo tipo de "profissional" que vc falou no seu texto, pois ela me disse para usar no lugar do condicionador comum!!

    E olha, li seu blog todinho no final de semana e hoje mesmo corri para uma mega perfumaria aqui perto e comprei o RMC da amend (vermelho) e o tratamento após lavagem, também da Amend.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. ei...q linda historia..
    mas........o q é sop??

    ResponderExcluir
  10. oi gatinha tudu bem,..
    xodade de entar n teu blog(semnet)hehee..
    aqui estava aqui eu chorando com o meu cabelao preto..
    so 20 aninhos e maximo que eu fiz foi uma escova de burra (inteligente)hahhahaa..estou louca p colocar meu cabelo vermelho...o que vc acha..?
    quais as desvantagens de colocar tinta vermelha nos cabelos pretos,concerteza vou ter q descolorir ne??
    no caso qual marca de tinta me indica??quero um vermelho cereja ..
    kkkk..ousada ne??asauhsuhas..
    bjus linnda seu belo ta lindo benza a deus.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Fiz escova inteligente há uma semana, tinha amado o resultado, mas qdo li suas informações, surtei!
    como voltar a ter o cabelo saudável?só o que crescer?a escova vai saindo com as lavagens?
    O que vc me indica?
    Ir hidratando e nao fazer mais?
    me escreva! tuninhamc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. menina, quase paro d respirar com tanta informação! ameeeeei... n tenho coragem d fazer mt coisa no meu...=/

    ResponderExcluir
  13. Ai que legal ver sua história capilar...kkkk, enfim achei alguém que mudou mais o cabelo q eu!!! Cada fase teve sua beleza, mas vou deixar um comentário... ficou liiindo qdo vc cortou bemmm curtinho e as molinhas começaram a aparecer, adorei!!!

    ResponderExcluir
  14. nem sei como cheguei no seu blog mas AMEI esse post!
    adorei conhecer sua historia capilar e já dá pra sentir q vc é uma ótimo profissional! quando tiver seu proprio salão me avisa q com certeza estarei sempre lá!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  15. Carla, amei esse post... E como vc tem foto de tudo, ficou ótimo!!!
    Estou adorando seu blog, um abraço,

    Tati
    make-mix.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. olá adorei suas dicas
    vc poderia colocar paasso-a-passo do corte em camadas
    seria posssível?
    e outros tipos
    sucesso!

    ResponderExcluir
  17. o q eu mais gostei foi o corte e tintura dos seus 23 anos, apear de ter ficado mais curto do q vc qeria, isso sempre acontece, foi o q eu mais gostei, taava lindaaao!!!memo curticimo

    ResponderExcluir
  18. adorei!! cabelo de rica.. lindo. tambem ja passei por isso e por varias vezes na vida, sempre do louro tenho que escurecer por que fica claro demais e a cara de piriguete eu nao aguento.
    bjo
    conheci hj seu blog e estou amando

    ResponderExcluir
  19. Preciso dizer que não curto ler história longas...
    Mas tive que ler tudinhooo.
    adorei todas as suas aventuras capilares... e sua ''história de vida'' nossa muito bom mesmo seu blog.. adorei tudo e amei seu estilo atual ..

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha lido esta parte e já gostava das suas postagens (algumas eu li, não vou mentir que li tudo porque não li) mas a primeira coisa que me identifiquei quando li :SOP! eu também tenho. Segundo ponto em comum: a luta com o cabelo, eu também tive o cabelo loiro amarelo (as 15 anos fui pintar com as "amigas" e a tinta Marcia Torrou meu cabelo era para ficar castanho claro).
    Gosto muito das suas "reviews". Parabéns.

    ResponderExcluir
  21. linda! adorei ler sua retrospectiva. tbm usei esses produtinhos na adolescencia hahaha! tbm era rata de farmacia! parabens pela bonequinha tah

    ResponderExcluir
  22. transformação heim amiga!

    ResponderExcluir
  23. Adorei a retrospectiva!! Vou fazer uma igualzinha...para lembrar os velhos tempos.

    ResponderExcluir
  24. Me fez lembrar a minha propria infancia

    ResponderExcluir
  25. Olha comecei a ler seu blog hoje e confeço estou amando,virei completamente sua fã,me divertir muito pois até agora relembrei um pouco minha infãncia com todos aqueles cremes,vc é simplesmente maravilhosa...bjs Danielle

    ResponderExcluir
  26. Tbm conheci seu blog recentemente, estou adorando, todos os dias entro pra ler algumas matérias.
    Parabéns!!!! Seu blog é show.

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Meu nome é Mírian.
    Olhando sua retrospectiva, vi que você já pré-pigmentou com 6.34.
    Eu gostei demais da cor, e gostaria de saber o que é pré-pigmentação... seria tonalizante?
    Há tempos que entrei aqui e amei essa cor, mas tenho medo de passar e ficar muito artificial em mim.
    Meu cabelo está na cor 7.0. O que me aconselha a fazer para ficar neste tom de 6.34 da foto?
    Só tonalizante fica ou tem que usar tintura mesmo?
    Que tintura seria a ideal?
    Obrigada,
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. meu JESUS do ceu!!! eita menina que nasceu pra mudar...rsrs. tem coragem por mim e por mils mulheres...rsrs. parabens gostei demais de ler um pouco de tua tragetoria capilar. eu comecei agora pouco um blog no facebook o: projeto senhorita rapunzel. porque varias meninas sempre vinham me consultar sobre cabelos(logo comigo) kkkk,daii resolvi fazer e to aprendendo muito com essa interaçao social. um bjo minha flor e obrigada por compartilhar sua historia conosco. :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails