quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Higienização - Como lavar os cabelos?

Uma boa higienização do couro cabeludo e dos fios é essencial para ter cabelos bonitos e saudáveis. Existe a higienização do couro cabeludo e a higienização dos fios, você pode executar ambas ou somente uma.

Quando higienizar somente os fios?
Quando vai fazer um procedimento químico que é preciso manter a oleosidade natural do couro cabeludo a fim de protege-lo como coloração e transformação e os fios possuem spray fixador, mousse ou leave-in.

Quando higienizar somente o couro cabeludo?
Quando você possui química nos fios e as cutículas estão sensibilizadas, porém o couro cabeludo é muito oleoso e precisa de higienização freqüente.

Como proceder a higienização em casa?

Separe os produtos a serem utilizados, escolha produtos específicos para seu tipo e cor de cabelo ou produtos de tratamento adequados aos procedimentos que você realiza.

Ajuste a temperatura da água para morna (em dias frios) e fria (em dias quentes)
Se conseguir medir com precisão a ajuste entre 20º a 22º. A água quente além de remover a oleosidade natural do fio faz com que as glândulas sebáceas produzam mais, tornando seu couro cabeludo excessivamente oleoso, e ainda potencializa a ação do cloro.

Molhe bem os fios.

Aplique aproximadamente uma colher de sopa de shampoo para cabelos longos e 1 colher de chá para médios e curtos. Espelhe o produto entre as mãos e massageie o couro cabeludo por 1 minuto, espalhe a espuma formada pelos fios sem friccionar e enxágüe.

Retire o excesso da água apertando com as mãos e fazendo uma leve pressão, não torça os fios.

Aplique o condicionador na mesma medida do shampoo, porém não aplique na raiz, proceda da seguinte maneira: Espalhe o produto nas mãos e entre dedos, vire a cabeça para baixo e passe os dedos entre os fios como se estivesse penteando, depois de bem espalhado volte a posição normal e terapie os fios durante os dois minutos de pausa (tempo médio indicado pelo fabricante) e depois enxágüe.

Depois de enxaguar se puder jogue um jato de água gelada nos fios e uma vez por semana enxágüe com água mineral.

Enrole uma toalha macia nos fios sem torcer os fios, aperte suavemente para retirar a água, não esfregue a toalha, pois isso abre algumas cutículas causando efeito frizz.

A partir daí você pode proceder de várias maneiras diferentes:
- Aplique leave-in termo ativado e secar com difusor.
- Aplique leave-in termo ativado e escovar.
- Aplique leave-in hidratante e espere secar normalmente.

DICA:
- Quando seu cabelo estiver muito sujo aplique o shampoo 2x
- Em hipótese alguma saia de casa com os cabelos molhados, seu cabelo vira um para raio de todo tipo de poeira!

Beijocas e até a próxima!


5 comentários:

  1. nossa, sempre saio de casa com cabelo molhado! hahaha... vivendo e aprendendo! adorei os ensinamentos de hj! bj bj

    ResponderExcluir
  2. carlinha,perguntinha,hehhee,amei o post:)...
    eu nao sei que produto usar em meu cabelo,pois,meu cabelo é grande(quero deixar crescer mais,mais ta dificil)hehe,entao voltando..grande preto,pinto de preto 2 vezes ao ano,mais agora nao quero pintar mais estou so dando banho de luz,é oleoso na raiz,escova e chapinha todos finais de semana,corto de 6 e, 6 meses,e uso tinta biocolor e cor e tom.a mais ou menos 6 meses fiz escova de burra nele (burra pq li o seu post sobre esova engana trouxas!! todas com formol).entao ele esta quebrando um poco nas pontas.que produto me aconselha,uso muito bioextratus mais queria mudar.me da a sua opiniao..
    bjus e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laiennys, vi seu post e irei tentar responde-lo, vamos lá.
      Você tinge o cabelo, faz progressiva com escova, seu cabelo está sendo muito agredido, por este motivo começa sempre a quebrar as pontas, alem do mais o tempo de corte está muito longe, o ideal seria a cada 3 meses, ou ate menos, APENAS AS POSTAS, assim ele cresce forte e as pontas duplas não aparecem. hidrate seu cabelo, faça uma cauterização, e pare de queima-lo e tingir, espere crescer!

      Excluir
  3. Oi Carla parabéns pelo blog, muito interessante, tenho seguidomuits dicas. Queria saber qual a função da água gelada no enxágue dos cabalos.
    Outra ajuda que preciso é quanto ao leave-in, ou seja BB bom e barato, já testei vários, mas, não faz hidratar suficiente nem baixar o volume, nem mesmo o absolut repair. Enquanto está milhado tá ótimo quando seca fica inchado e seco
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu penteio o cabelo no banho quando ponho a mascara com um pente de dentes largos. Faz mal ao cabelo?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails