domingo, 1 de maio de 2011

Cabelo de grávida

A gravidez é um sonho para muitas mulheres, pra mim pelo menos foi uma realização. Queria ser mãe desde muito cedo e aprendi muito cuidando de um montão de crianças durante a minha infância. Assuntos como troca de fralda, sintomas de doenças e infecções, banhos, decifrar choros, tudo isso tirei de letra quando minha gatinha nasceu.

O problema foi o antes...
Estava preparada para o pós nascimento, mas a gestação foi uma caixinha de surpresas ora agradável, ora terrível.
Como sou bem chata fiz um guia com tudo que o bebê e eu passaríamos durante os 9 meses. Na época não tinha internet em casa, então a cada novo mês eu corria para o meu "livrinho". Foi uma pena emprestar a uma amiga e nunca mais recebê-lo de volta., para as mamães de primeira viagem aqui tem um site muito útil.
Mas o assunto aqui hoje é o cabelo da nova mamãe.


As opiniões são bem divergentes quando o assunto é química durante a gravidez, então vamos falar um pouquinho sobre o tema do início da gravidez ao pós parto.

Você com certeza já ouviu falar que a mulher quando engravida fica radiante, a pele fica super hidratada e iluminada, e os cabelos então? Lindos e volumosos.

Isso ocorre por que acontece uma aceleração do metabolismo, na circulação sanguinea e aumento da produção de hormônios. Mas nem sempre é assim, em alguns casos os mesmos hormônios podem deixar os fios extremamente secos ou com oleosidade excessiva. Ainda por conta dos hormônios lá em cima, os fios tendem a cair menos e o período de crescimento natural é extendido, fazendo os fios crescerem mais. Você irá perceber uma quantidade muito menor de fios espalhados pela casa ou perdidos nas escovas e no ralo do banheiro.

Em contrapartida o pós parto é um período em que estamos curtindo tanta fofura e cute cute que esquecemos que o metabolismo está mudando novamente, os níveis hormonais estão caindo e cerca de dois a três meses após o parto os fios caem como folhas no outono e esse período de queda pode durar até um ano e meio após o parto.
Essa queda é normal, mas alguns dermatologistas recomendam continuar com as vitaminas ministradas durante a gravidez. Caso o problema persista é indicado procurar ajuda médica.

Sobre química, não há provas que o uso de química nos cabelos durante a gestação cause má formação fetal, há poucos estudos publicados ou em andamento. Porém o couro cabeludo é uma região bastante vascularizada e nesse período de maior circulação sanguínea aumenta o risco de irritação.

Alguns médicos defendem que a pele mais sensível da gestante pode absorver alguns componentes químicos que entram na corrente sanguínea e consequentemente chegam até a placenta.
Alertam também ao risco de inalação do forte cheiro de algumas substâncias químicas como a amônia que pode provocar alergias respiratórias.

Já outros médicos afirmam que as composições químicas utilizadas atualmente não oferecem risco algum ao bebê por não conter metais pesados (chumbo, cobre e alumínio) como antigamente. Essas substâncias nocivas aumentavam as chances do feto desenvolver má formação no sistema nervoso central e disturbios neurológicos.
Quer dizer que se as empresas fabricarem exatamente o que consta na embalagem, não há riscos a saúde do bebê.

Para entender bem, vamos lembrar o período da formação cerebral do feto. Aprendi há alguns anos que a formação terminava por volta dos 3 meses, pesquisando para esta matéria li algumas fontes que disseram ser aos 5 meses. Por via das duvidas vamos ficar com o prazo maior, pois esse período de formação é o mais sensível, não que a gestação inteira não seja um processo delicado, ela é.

Passado esse período crucial alguns médicos liberam as mães para proceder algumas químicas, lembrando que você profissional da beleza precisa dessa autorização por escrito, assinada, datada e carimbada com o CRM do médico.

O profissional precisa fazer o teste de alergia, mesmo a cliente não gostando muito. Lembre a mãe que esse procedimento é para a segurança dela e do bebê, tendo em vista que toda a alteração metabolica que ocorre pode torná-la alérgica a algum componente do produto.
Converse com muito jeitinho, pois grávidas tendem a sofrer alteração de humor, acredite eu já fui uma e já lidei com algumas.

► Cabelos brancos
Mães que colorem os fios para esconder fios brancos precisam recorrer a coloração.
Nossa recomendação não é por tonalizantes sem amônia (susto coletivo!), eles não usam amônia mas usam outras substâncias para abrir as cutículas, e desbotam ao contrário da coloração, fazendo com que você retoque num período mais curto.
A coloração nesses casos é só retoque, certo? Então nossa dica é, peça que alguém prepare metade da embalagem em um pote com o auxílio de um pincel, espere cerca de 3 a 5 minutos para que o cheiro fique mais suave e aplique mecha a mecha distanciando 1/2cm da raiz, só aplique a coloração na parte virgem, não aplique em todo comprimento. Ao final faça uma boa hidratação ou nutrição.
PS: Só faça esse procedimento com autorização do seu médico e após o período de formação neural.

► Loira
Mães loiras sofrem com a raiz escura, o ideal é fazer um procedimento no salão conhecido como Sfumatto (que não clareia a raiz) misturando com algumas mechinhas no topo distanciando da raiz, mais ou menos assim ou assim . Perfeito para quem ficou um tempo sem retocar a raiz. Aproveite que é moda!

► Raiz crespa
Mães que fazem alisamento ou relaxamento tendem a sofrer bastante com o crescimento capilar acelerado.
Da mesma forma que as sugestões acima, passado o período mais crucial e de posse da autorização do seu médico, vá ao seu salão de confiança e proceda normalmente com o relaxamento ou alisamento.
Nossa recomendação é que o profissional tenha cuidado redobrado para o produto não encostar no couro cabeludo.
Eu fiz retoque de tioglicolato em uma gravidinha aos 6 meses e 8 (quase 9) meses de gestação, com todo cuidado e em ambiente arejado para o cheiro do produto não ficar concentrado no ambiente. Nosso último retoque foi um pouco antes de eu sair do salão, quando o bebê estava com 2 meses, mantendo os mesmos cuidados na aplicação.
Das químicas limpas o Tio é o que oferece maior risco de intoxicação por conta do cheiro, a guanidina e o sódio não possuem cheiro ativo.

► Escova
Algumas empresas lançaram "escovas" em que juram que pode usar na gestação. Vocês já sabem a nossa opinião. Mesmo os lançamentos mais recentes, não sabemos ao certos quais os seus mecanismos de ação, então não seja cobaia, ainda mais no período em que o seu maior bem está dentro de você!

► Nano
Particularmente quando leio Nano na embalagem de um produto ele já perde parte do encanto. Estudos apontam que as particulas nano conseguem penetrar na derme e atingir a circulação sanguínea. E na gestação chegou na circulação sanguínea vai parar na placenta. Cuidado quando usar cosméticos Nano, não deixe que encoste no couro cabeludo.

Com autorização médica e cuidados da parte de quem executa, a mulher pode levar uma vida normal no quesito cuidados com a beleza durante toda a gestação.


Beijocas...


7 comentários:

  1. amei Carlinha o post.. muito bom era tudo que queria saber... sou casada..apesar de ter 22 aninhos rs... a quase 4 anos e em breve quero ter meu baby rs .. e as dúvidas pairam em minha cabeça..pois relaxo o cabelo com amônia...tudo tem suas exceções ..prós e contras.... mas entendi....

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor seu post. Vou falar para minha irmã ler pois ela está querendo engravidar e está preocupadíssima com isso.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Carla....não esqueça mesmo não. Se souber me avisa onde encontro os produtos Kayoah, gostaria muito de experimentar o shampoo extrato mix e ver se realmente ajuda no crescimento dos cabelos!!! aguardo boas noticias! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Meu cabelo esta terrivel.. nada doma ele!!! eu nao vejo a hora do bebe nascer para meu bebelo ficar ruim mas normal...

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post!
    Estou grávida e fazia recondicionamento com tioglicolato, e agora que a raiz tá crescendo estava cheia de dúvidas... minha cabeleireira me ofereceu uma escova nova dessas com ácido glioxílico, mas mandei email pra anvisa pedindo uma posição.
    bjs e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  6. GIH:
    Que legal, também casei cedo e acho tão bom começar cedo, hoje eu estou com 27 (ficando véinha), minha filhota com 10 e não me atrapalha em nada, só não fiz faculdade porquê não me apaixonei por nenhum curso até então. Na época do salão ela me ajudava, um dia (sábado), foi tão pauleira que não anotamos o caixa, a noite fomos recaptular de cabeça e ela veio com a agenda dela anotada por nome, procedimento e valor. Uma FOFA!

    DAIANE:
    Se a gravidez não for de risco e com aval médico ela pode levar uma vida normal. =)

    GIULIA: Ainda não tive sucesso com essa empresa =( Qualquer novidade eu entro em contato contigo.

    ROSEMARA: Ahhh... fala assim do seu bebelo não =( rss... Ele vai ficar triste...

    ÉRIKA: Não se arrisque, se seu médico te liberar para fazer o retoque, vá de tio. Boas marcas possuem o cheiro menos forte. Não confio no ácido glioxílico, seu mecanismo de ação ainda não está bem claro.

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  7. Eu posso usar tioglicolato de amônia estou com 4 meses e meu cabelo esta horrível muito duro ja estou chateada com a auto estima lá em baixo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails