segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quebra X Queda


Você sabe quando está com quebra ou queda?
Esse tema estava como sub-tema numa matéria que estou terminando, mas percebi que é um tema muito importante para ser coadjuvante, vamos lá!



Queda é quando o fio se desprende da raiz, na ponta inicial do fio você encontra o bulbo (pontinha branquinha arredondada). Cada fio de cabelo tem um ciclo, já falamos sobre isso em Tricologia, cada fio do seu cabelo vai cumprir sua jornada independente dos companheiros e no fim ele se desprenderá do seu couro cabeludo rumo ao ralo durante seu banho ou a escova, dando assim a oportunidade de nascimento a um novo fio, quando um fio cai já existe outro em se lugar, a não ser em casos de alopecia, quando o problema está no folículo. Por dia você pode chegar a perder 150 fios, se você acha que está perdendo muito cabelo separe o dia que estiver de folga em casa para contar, faça da seguinte maneira:

Limpe seus pentes/escovas que serão utilizados no dia do teste, Coloque uma touca branca (vende em loja para profissionais de beleza ou hospitalar), sempre que retirar a touca observe se algum fio caiu, ao pentear também atente para possíveis fios presos ao pente/escova, todos os fios que encontrar devem ser guardados, ao final das 24h conte-os, se tiver muito mais do que os 150 consulte um dermatologista, se tiver até 150 ou menos você está na média humana.

Como evitar a Queda? Existem cosméticos de venda livre e função desincrustante, são vendidos como tônicos e linhas anti-queda, eles agem no couro cabeludo retirando o excesso de oleosidade que ocasionalmente entope o folículo prejudicando a saída do novo fio, por isso a maioria dos produtos para queda ressecam tanto os fios, alguns possuem também vitaminas benéficas à saúde do folículo.O único profissional apto para orientar sobre tratamentos de uso tópico ou oral é o dermatologista!


Quebra é quando o fio se rompe em determinado ponto da sua extensão.
Geralmente esse rompimento é causado por fissuras ao longo da haste, observe a foto.
Procedimentos químicos e mecânicos causam o desgaste do fio resultando em fissuras, já viu aquelas pessoas que a roupa fica cheia de pedacinhos de cabelo? Ou então quando o cabelo é longo, mas sempre que um fio cai tem metade do comprimento da cabeleira?
Outro ponto a se observar se seu caso é mesmo quebra é que em nenhum dos lados você encontrará o bulbo (pontinha branquinha arredondada).

Como evitar a quebra?
Se você não abre mão do uso de química e agentes mecânicos como secador/chapinha, mantenha a rotina de cuidados em dia, fazer reconstrução a cada 15 dias e hidratação semanalmente, além de um alimentação equilibrada contribuem muito para a saúde dos seus fios.

Se seus cabelos já estão sofrendo de quebra você tem duas opções:
1º Reparação: Faça um tratamento de reconstrução preferência acompanhado por um profissional, o tratamento tem que ser feito como antibiótico, sem desobedecer as regras do produto empregado, geralmente a base de proteínas e aminoácidos. Completar essas fissuras é vital para não perder toda a haste!
2 º Vitamina T: Em alguns casos (pontinhas que vivem soltando cerca de 1cm), a melhor solução é fazer uso da vitamina T e só depois de eliminar a parte sem salvação iniciar a reparação.

Beijocas e até a próxima ♥


PS. Na medida do possível estou respondendo todos os e-mails e comentários recebidos. Desde já agradeço a compreensão.

Comentem, opinem!
Basta logar com sua senha do orkut, é rápido e fácil =)

24 comentários:

  1. Eu sou tipo paranoia da hidratação, sempre que dá faço, mais de uma vez por semana até...

    E realmente sinto muita diferença. Depois da químina, são as melhores soluções né, reconstruir e hidratar!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla
    Adorei seu post. Meu cabelo esta com o problema n. 2, quebrando.
    No momento estou usando aquele kit da Alfaparf, o Midollo. To fazendo direitinho. O problema e que eu faco progressiva com tigliocolato e pinto, pois meus cabelos brancos sao em uma quantidade gigantesca. Tambem estou usando aquelas ampolas de semi di lino sem enxague depois q lavo o cabelo.
    Quero dizer mais uma vez q teu blog e 10 demais!
    Bjaoo
    Vivian

    ResponderExcluir
  3. GRAZI: Que delícia saber que você é cuidadosa com seus cabelos! É tão bom quando as pessoas entendem a necessidade de cuidar e não só fazer química. Parabéns!

    VIVIAN: Fico muito feliz que você também cuide bem do seu bebelinho, por fazer 2 químicas você tem que ficar atenta e quanto mais você hidratá-los melhor!
    Diquinha básica: Aplique a coloração somente na raiz (na parte que cresceu), assim reduz o dano nas pontas.

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla...
    Adorei a explicação, mais uma vez( vc me respondeu no e-mail também)....
    Depois que vc me explicou, fui analisar meus fios que tinham caído e percebi que todos eles tinham a pontinha branca(que triste!)...fui à dermatologista e ela disse que inicialmente o problema pode ser hormonal!! Nunca tinha parado para pensar nisso, e pode ser verdade no meu caso, pq minha ginecologista me passou uma pílula que desrregulou completamente meu ciclo menstrual... e não é só meu cabelo que está sofrendo, minha pele também ficou mais oleosa e com mais acne!!
    Por isso no próximo mês já volto a tomar minha antiga pílula!!
    Um beijo!!
    P.S.:excluí sem querer o outro comentário.

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla

    Tenho um blog de beleza também e adicionei o eu amo cabelo entre meus blogs amigos!!

    da uma passada pra ver

    www.belezasemfronteiras.blogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Antes de mais nada, parabéns por este blog, pesquiso muito na internet e este me surpreendeu não só pelas informações, mas tb por ser muito bem escrito! Estou adorando e lendo os posts anteriores, espero ler tudo, pois estou achando muito útil!
    Será q vc pode me tirar uma dúvida? No fórum Cabelos Lindos, indicaram para meus cabelos (que eram lisos e agora estão ficando volumosos e arrepiados por causa das tintas q usei, embora nao pinte há quase 1 ano) o produto Positive Link, da linha Affirm da Avlon para ser usado em substituição ao condicionador normal. Estou usando bem pouco e enxaguando muito bem, mas o cabelo está ficando duro. Daí, li no seu blog, quando vc fala sobre o Rigen, que como ele é reconstrutor pode deixar o cabelo feito palha se não for usado junto com o Real Cream ou alguma máscara hidratante. Como meu cabelo começou a parecer uma palha depois que comecei a usar o Positive Link (já estava parecendo, mas piorou) comecei a achar que ele talvez seja também de reconstrução. Você saberia me informar isso? Será q se eu passar a usa-lo juntamente com máscara hidratante o resultado melhora? Paguei 80 reais nele, e não queria ter q jogar no lixo, mas do jeito que está, não dá para continuar usando.
    Bom, parabéns mais uma vez, estou favoritando e quero ler este blog todo
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!
    Já tem um tempo que acompanho o seu blog, mas sempre fiquei nos bastidores.
    Quero deixar pública a minha admiração e te dizer que adoro o jeito como vc explica os processos capilares e as dicas sobre os produtos. Parabéns.
    Por esse motivo tb, deixei um selinho pra vc lá no meu cantinho. Passa lé.
    Bjux.
    www.todamulherprecisa.com

    ResponderExcluir
  8. DRIKA: Pois é amiga, os hormônios acabam com agente.
    Tenta fazer o acompanhamento direitinho e depois nos conte se o quadro de queda apresentou melhora.

    PAULINHA: Vou separar um tempinho para conhecer seu cantinho e adicionar nos blogs amigos do Eu ♥ Cabelo.

    ERIKA: Eu ainda não usei o Positive Link da Avlon, mas pelo que andei lendo sobre ele, sua função é regular o ph do cabelo depois de procedimento de relaxamento/alisamento, não consegui encontrar a fórmula para te dizer com precisão, mas depois que li que ele faz a neutralização em procedimentos de mudança estrutural só posso te dizer que para usar com frequência ele não é recomendado.
    A maioria das pessoas o usa como 3º passo na reconstrução com o 5 em 1. Não creio que seja o produto ideal para seu cabelo no momento, dê um tempinho e depois volte a usá-lo a cada 15 dias.
    Tome muito cuidado com as dicas que andam distribuindo por aí, produto profissional é bom, mas se seu cabelo não precisar faz o efeito contrário =/

    KARLA: Fico muito feliz com seu comentário e pelo selinho.
    Vou conhecer o seu cantinho com mais calma e adicioná-lo aqui no Eu ♥ Cabelo.

    Beijocas....

    ResponderExcluir
  9. Olá Carlinha, tudo bem? Espero que sim, gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho neste blog admirável. Poxa, eu confio muito nas suas dicas e gostaria muuuuuuuito de frequentar o seu salão, meus cabelos estão difíceis de lidar, e nesse momento eu só confio em voce.Por favor , se puder passar o endereço e o tel de seu salão, agradeço muito. Bjs, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou com um problema que me deprimiu muito, meu cabelo antes chegava até mais da metade das minhas costas, devido a uma série de fatores, ele foi se quebrando e atualmente ele se encontra pouco acima do ombro.
    Como faço para reduzir ao máximo estas quebras?
    E como faço pra conseguir que o meu cabelo alcance o tamanho que tinha o bem rápido?
    Fico feliz por essa oportunidade, Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Meus cabelos estão quebrando muito.Tambem sofro com a queda dos fios.
    uso chapinha constante,secador,ja fiz relaxamento e pintei faz pouco tempo.
    Agora,meus cabelos se partem facilmente.passo a mão e saem de 3 a 5 fios sem que eu puxe.
    estou desesperada!!!!!!!!!
    parei de usar chapinha e faço hidratação com bons produtos 1x por semana.
    com isso meus cabelos podem começar a reconstruir?

    ResponderExcluir
  12. Olá Carla, adorei conhecer seu blog, maravilhoso.
    Meninas estou aqui para passar minha experiência para vocês.
    Meu cabelo era lindo, todo cacheado, batia na cintura, com a onda do alisamento, resolvi fazer a escova marroquina, no início ele ficou lindo, recebi vários elogios, depois a menina que me atendia falava que escova marroquina e inteligente eram a mesma coisa, com o tempo meu cabelo começou a cair muito e a quebrar, chorava muito. Tentei de tudo, hidratações, tirei as pontas e nada, meu cabelo ficou ralo. Até que passando em frente a um salão no Centro do Rio de Janeiro, conversei com o cabeleleiro e ele fez em mim a reconstrução com os produtos da Lauline, amei, já na primeira aplicação, meu cabelo parou de quebrar e cair consideravelmente, fiz apenas 4 aplicações e graças a Deus meu cabelo está voltando ao normal.
    Beijos, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  13. oi
    estou com quebra nos fios desde o couro e PRECISO saber o que fazer para não ficar como O LEX LUTHOR, ou até o HERBERT VIANNA!!!
    PLIS, HELP MEEEE!
    QUEBRA DESDE O COURO POR NAO ESPAÇAR O XTENSO DA RAIZ URGENTE!!!

    ResponderExcluir
  14. oi adorei seu blog,se possivel gostaria da sua ajuda,devido ha muitas descoloraçoes q fiz pra ficar loira, meu cabelo está ressecado, caindo, todo quebrado e com as terriveis pontinhas de 1 cm q caem na blusa,e pra variar ainda é cacheado e curto na altura do ombro, todo mÊs eu corto mais começa td de novo, ja fiz de td e nao vejo resultado, tem alguma indicaçao de produto, simpatia ou coisa do tipo rsrs ??? acho q só milagre, mas de qualker modo,agradeço á sua atençao bjus...

    ResponderExcluir
  15. Somos do Adbees, site de compra coletiva, e estamos com uma promoção bem legal e interessante para as leitoras do Site - Tratamento Stop Quebra por apenas R$60, temos sempre ofertas novas de drenagem,massagem,maquiagens,cursos,academia,salão de beleza...

    – Segue link da última oferta –

    http://www.adbees.com.br/sao-paulo/deal/fim-da-quebra-de-cabelos-com-63-de-desconto.-de-r$160-por-r$60.-devolva-o-brilho,-maciez-e-saúde-pa

    ResponderExcluir
  16. Carla,
    Adoro o blog, gosto que vc fala na lata!!!
    Não sei se vc já falou em algum post, mas poderia falar sobre o Glicopan Pet? Ele é bom ou ruim para nós???
    Bjosss

    ResponderExcluir
  17. olá carla,
    estou conhecendo seu blog hoje e já de cara gostei!
    olha só eu tenho franja, mas o meu cabelo está com friss ou quebrado na franja,fica horrível e toda vez que eu vou sair tenho que passar o secador e não pega,e meu cabelo é liso então dá pra perceber muito,eu fiz inteligente 2 vezes.
    bjoss,
    espero sua resposta!!!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia! Não sei mais o que fazer com meus cabelos quebrando, tenho feito hidratações, eles estão bem hidratados, brilhantes, leves... o problema é só a quebra! Fiz 2 químicas (tinta e definitiva) em pouco espaço de tempo, sem saber é claro e depois disso só tive problemas. Me ajudem por favor! Já melhorou muito, em vista do que estava... Mas, fico a pensar... o que está faltando? Que vê diz: " Que cabelo brilhoso, o que vc está passando nele? Tá lindo." Mas não sabem o que estou passando.

    ResponderExcluir
  19. Ola ! meu cabelo quebra um monte o piso da minha casa é branco e fica bordado de cabelo; mais notei que ´é quebra mesmo estou quase louca ta quebrando um monte ... tenho um cabeção e em baixo e bem fininho socorrooooooo

    ResponderExcluir
  20. me ajuda meu cabelo é quebrado tá caindo e esta muito seco o que faço? que produltos eu uso.

    ResponderExcluir
  21. me ajuda meu cabelo é quebrado tá caindo e esta muito seco o que faço? que produltos eu uso.

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia,gostaria de saber se vc saberia me dizer quel marca de Amõnia melhor que vc me recomendaria a usar em minhas clientes,já que acabei de me formar em cabelereira e ainda tenho muitas duvidas a respeito de produtos bons.
    Abrigada Adorei se Blog

    ResponderExcluir
  23. Olá! Achei o teu blog altamente! Sou de Portugal e estou com um grande problema não sei muito bem como está o estado do meu cabelo. O meu tipo de cabelo é oleoso(não em demasia)nas raizes e muito seco nas pontas porque fiz madeixas. Não o consigo pentear sem condicionador e quebra e cai-me mas o problema é sobretudo a queda! eu estou a alternar entre uma mascara reparadora e uma mascara nutritiva. O que achas?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails