terça-feira, 15 de junho de 2010

Químicas Limpas II – A Missão

Quem mata a cobra tem que mostrar o pau! Por isso a matéria de hoje é para completar a matéria sobre Químicas Limpas.

Há de se convir que um cabelo com “Escova” fica bonito. Muita gente discorda que cause algum dano, vivemos em uma democracia e eu aprecio toda opinião mesmo que eu não abrace. A situação muda muito quando você troca de lado, quando você levanta da cadeira e passa para traz da cadeira, e a realidade que chega hoje nos salões só confirma o que eu já disse e repeti.
Se eu não trabalhasse com a verdade agora era hora de ganhar muito dinheiro oferecendo tratamentos espetaculares prometendo reverter os danos que vocês não acreditam que ocorrem e eu atendo diariamente no Backstage.

A mesma empresa que criou o vírus cria o anti-vírus. É nesse conceito que muita gente vem trabalhando, criando um circulo vicioso, detonando para vender o tratamento. A situação piora quanto entramos na única questão que não tem tratamento.

Se algum órgão público decidisse fazer uma estatística de quantos óbitos por doenças pulmonares ocorreram nos últimos anos e a profissão desses obituados, os dados obtidos seriam espantosos, porém é mais conveniente continuar fazendo com que você profissional não saiba dessas coisas, afinal você gera receita para o governo, e o que realmente importa para o ser humano é o dinheiro. Só se fala que causa câncer, porém a maioria dos profissionais que vêem a óbito não morreu de câncer, mas sim de doenças respiratórias.

Em uma revista de circulação exclusiva em salões de beleza eu contei 27 propagandas de escovas sob os mais variados nomes (algumas com página dupla), 9 propagandas de químicas limpas (Tioglicolato/Guanidina/Hidróxido), 7 propagandas de tratamentos (Reconstrução/Hidratação), 15 matérias (moda/tutorial) e o resto é propaganda de feiras e eventos . Só para constar a revista só possui 72 páginas.

Não vou falar mais sobre escovas, para quem sabe ler um pingo é letra e eu já pinguei demais, tem uma pá de versículos bíblico falando sobre essa questão, porém a que mais se enquadra nesse momento é “Examine-se o homem a si mesmo... 1 Co 11.28” Caso apareça algum novo ativo “milagroso” eu conto pra vocês.

Pausa para respirar...

Voltando às químicas limpas, eu fico sem palavras quando me deparo com as afirmações:
- Não trabalho com Guanidina, prefiro Hidróxido de Sódio.
- Eu só uso Tioglicolato, detesto Hidróxido!

Como assim??? Já falamos que cada tipo de cabelo pede um tipo de química, e isso não fui eu quem inventou, é uma regrinha que foi criada visando a melhor qualidade no procedimento e aproveitamento de cada química. Eu não considero profissional quem “escolhe” trabalhar com apenas uma base química.
Hoje os grandes salões dividem por área e o profissional se especializa em somente uma área: Coloração, Corte e Transformação.
Coloração engloba todas as técnicas na confecção de tons e mechas, Corte engloba tudo que é técnica existente e criação de novas misturas de angulação, já Transformação engloba todas as técnicas empregadas no uso das três químicas usadas atualmente (Hidróxido, Tioglicolato e Guanidina), tendo em vista que nos grandes salões foram abolidas do circuito Henne, Pasta e Henna.

Hoje vou falar sobre as químicas limpas tendo como base a minha experiência. Já expliquei sobre a composição e recomendação de cada base química na matéria sobre Químicas Limpas, agora vou dar uma pincelada e mostrar em fotos.

Tioglicolato
A guria da foto é a Grazy, o cabelo natural dela é
cacho largo e ela vivia pedindo para fazer alisamento com Tio, o problema era o gosto bem eclético dela, repare nas fotos ao lado.
Depois que o baby dela nasceu nós aproveitamos o longo período sem fazer nada drástico e fizemos o teste de mecha e o resultado foi positivo.
Utilizamos o Tioglicolato de Amônio, poderíamos ter optado também pelo Tioglicolato de Etanolamina, Thiolamina ou Ácido Tioglicólico. Todos os produtos citados promovem o mesmo resultado já que são voltados para o mesmo tipo de cabelo (Caucasiano: Ondulado e Cacho largo) e sua aplicação é idêntica.
Ela pode fazer mechas com descolorante e colorir com coloração, não recomendo descoloração global (em toda cabeça) e nem ficar trocando a cor (ora mechas, ora vermelho, ora marrom, ora preto, ora mechas). O ritual dela daqui pra frente é o mesmo que eu indicaria a você que tem os cabelos naturais, Hidratar semanalmente.


Guanidina
A menina da foto usava uma guanidina daquelas de potinho vendidas em kits nas farmácias e supermercados. Pena eu não ter foto do antes, o cabelo dela estava abaixo do ombro e o sonho dela era fazer mechas, mas no estado que estava seria suicídio. Fizemos uma bateria de tratamentos semanais que para ela foi uma eternidade, seguramos a ansiedade dela pra não retocar raiz nesse período e tivemos que cortar mais de 4 cm de pontas danificadas. Depois de nutrir e reconstruir esse cabelinho retocamos a raiz com uma guanidina que na minha opinião é uma das melhores do mercado embora a distribuidora dela aqui no Rio seja uma bela porcaria. Não arde o couro cabeludo e quando acaba de relaxar o cabelo não fica tão ressecado. Fizemos o tratamento com a mesma linha e na semana seguinte já voltamos a hidratação. Fechamos o tom amarelado que a maioria das guanidinas causam aos fios com coloração no tom natural dela (5.0), sim eu não tonalizei, eu colori! E por fim puxamos mechas com descolorante e oxidante de 40. Tonalizamos as mechas com tonalizante 7.34 (louro médio dourado acobreado) e voltamos a rotina de hidratação. E não quebrou sequer um fio. Isso não é por que nós somos melhores do que ninguém, o profissional só pode pisar em solo que ele conheça, cliente que só quer a química e não prepara o fio dificilmente poderá ter um cabelo saudável.


Hidróxido de Sódio
Uma leitora muito querida pediu fotos dos cabelos das minhas clientes de hidróxido e aí está. Realmente existe o mito que cabelo com hidróxido não cresce, esses cabelões acabam de exterminar esse mito!
A 1º é a Rosana, irmã da 2º, a Verônica. Elas relaxam a cada 2 meses e semanalmente vão ao salão hidratar e escovar. Antes de cada retoque elas fazer uma mega reconstrução como preparação, ambas colorem os cabelos. Embora o hidróxido não deixe liso chapado dá para ficar mais liso do que o da 2º foto, porém elas só relaxam para facilitar a escovação, às vezes elas usam leave-in e deixam cacheado.

Beijocas e até a próxima♥


“Todo prudente age com conhecimento, mas o tolo espraia a sua loucura. Pv 13.16”


25 comentários:

  1. Oi adorei o post, eu tb tenho cabelo alisado, fiz Photohair, ja fiz dois retoques, e eu adoro, como eu sempre faço hidratação ele não ficou danificado nem quebradiço, ele fik super liso, mais não sei se o produto estraga o cabelo, bj

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela dedicação com este post! Ficou muito bom! Eu já fiz escova progressiva no meu cabelo umas 2 X alguns anos atrás, mas não me lembro o q a mulher usou. Se fosse hoje em dia é lógico q eu teria perguntado. Aliás, acho q todo profissional deveria perguntar o q a cliente já usou no cabelo antes de fazer algo e então explicar o q aplicará ou aplicou no cabelo. Hoje em dia só faço tintura (loreal imedia loiro acinzentado) e uso Zene, que é um defrizante, mas como meu cabelo é finíssimo (bota fino nisso), ele atua como se fosse uma progressiva. Uso 2-3 vezes no ano.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom vc ter usado so versículos,rsrsrsrsr Menina, desisti de química limpa, química suja, meu negócio é "no quimica",kkkk
    Nada contra, mas acho legal agente tentar lidar com o cabelo da gente do jeito que ele é, hidratando e tudo mais, porém se num der certo...química neles!!!!( com ajuda de uma profissional bem chic igual a tu!!!,kkkkk)
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. oi carla
    tudo bom?
    Fiz escova inteligente ha uns 3 meses, e meu cabelo esta quebrando ao meio.. varios pedacos estao caindo e tal.. o que eu faço? volto no salao q eu fiz e exijo um tratamento? estou desesperada!
    agradeco sua atencao desde ja
    abs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Voce atendeu meu pedido? nem acreditei.. Seu novo post mais uma vez me fez pensar: conheço muitas profissionais que uma fala mal do tio pq trabalha com sodio e vice versa.. e nao tinha pensado por esse lado.. e nao saber cortar imagine transformar. Agradeço MUIIITO por esse Blog.. corri atras da Matrix q indicou..mes q vem eu faço.. estou ainda hidratando.. depois te conto! Muiiito obrigado pelo post.. agora vejo q posso ter cabelo grande e relaxar! =)) beijoooosss

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez parabéns pela matéria!!! Muito elucidativa!!! Só gostaria que vc fizesse um post sobre químicas limpas em cabelos loiros. Nós que temos os cabelos descoloridos somos quase forçadas a fazer uso da progressiva.
    grata e parabéns!!! Acompanho seu blog sempre
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez parabéns pela matéria!!! Muito elucidativa!!! Só gostaria que vc fizesse um post sobre químicas limpas em cabelos loiros. Nós que temos os cabelos descoloridos somos quase forçadas a fazer uso da progressiva.
    grata e parabéns!!! Acompanho seu blog sempre
    bjs

    ResponderExcluir
  8. ola,carla,sempre acompanho seu blog,ainda bem que voce voltou a escreveradoro seus textos sobre coloraçao e transformaçao,gostaria muito que voce falava sobre quimica limpa em cabelos descoloridos,com luzes,voce conhece ao alisamento straight plus da isn cosmeticos é de tioglicolato e promete alisar cabelos com luzes etc e uma escova definitiva voce trabalha com quais marcas e vc alisa cabelos descoloridos aguardo sua resposta bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi adoro muito seu blog,se todas profissionais fossem como você seria perfeito!
    Você se dedica,estuda está sempre se aprimorando e dá para ver que sabe oque está falando.
    Eu moro em Porto Alegre por isso não posso ir até seu salão se não iria com certeza.
    Será que poderia ajudar dando uma dica para o cabelo da minha mae?Ela pinta com loreal 8.1 cabelos p/cabelos grisalhos.E quer muito alisar os fios que são sem forma secam nem liso nem crespo com volume,ela já fez marroquina e cadivel.Estragou um pouco ficaram frágeis.Qual indicaria para ela?fico no aguardo.Beijão

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei mt do blog!

    Meu cabelo é de cacheado a crespo, entre 3c e 4a e tive um bom resultado com o tiglicolato de amonia. Continuo com meus cachos e a textura do cabelo ficou mt legal, bem próxima do meu cabelo natural, já q gosto muito de cachos. Ainda tenho pontas com guanidina, mas ela alisa demais meu cabelo, então numa conversa com minha cabeleireira optei por abandonar a guanidina. Mas concordo com vc que se quisesse usar meu cabelo liso sempre, a guanidina deixa uma textura mais lisa.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post!
    Realmente as pessoas acham que todas as químicas são iguais e quando usam as que não combinam com seus cabelos já é tarde. Além de muitas das garotas irem ao salão achando que apenas a química resolve os problemas e esquecem de fazer hidratação semanalmente para fortificar os fios.
    Muito bom mesmo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Oie Carla, olha eu sei q deve ter umas 500 ou 800 garotas contando suas histórias tristes e passagens ruins q já teve por causa do cabelo. SEja química, corte e não sei mais das quantas.E eu só sou mais uma delas pedindo pra vc me ajudar, eu sou mega medrosa pra jogar qualquer química no meu cabelo, tanto q eu estou desde dos 15( hj tenho 19) pra fazer qualquer uma dessas escovas mas até hj eu não fiz por medo e esse negócio de formol... =/ bem,vc sabe. Daí eu decidi q iria fazer( a LOndon mas eu descobri a Turmalina e estou em dúvida de qual das duas) fui em mais de 7 salões e cada um me diz uma coisa eu fui em uma q diz q LOndon quebra o cabelo depois, e eu "tô" pirando, eu pude notar q vc é cristã ou de fato acredita e coloca DEus acima de todas coisas e só pra resumir...( eu orei pra DEus e por duas vezes estive a ponto de fazer uma Marroquina aí aconteceu umas coisas e acabei não fazendo) aí eu orei de novo e perguntei oq eu ia fazer da minha vida. Até os 14/15 meu cabelo era o liso perfeito, jogado, volumoso(lindo, só q eu vivia reclamando) e fui no salão cortei com navalha e daí ele ficou mais liso ainda só q conforme ele fui crescendo ele foi ficando diferente e daí eu comecei com a prancha, enfim acabei com meu cabelo!E agora ele não fica nem liso e nem enrolado, tipo ele enrola mas eu detesto pq NÃO É MEU CABELO e daí eu penteio bastante faço um coque e ele fica um liso mas meio feinho e fica muiito cheio, caso eu não faça o coque pra depois soltar! Me indica alguma coisa? =(

    Bjão queriida e fica com DEus!
    P.S: VOu ficar esperando sua resposta!!

    ResponderExcluir
  13. o que vc tem a falar sobre esfera?

    ResponderExcluir
  14. que bom que te encontrei, estou com uma profissional das quelas que tudo pra ela se resolve com cauterização

    ResponderExcluir
  15. oi ..adorei o post ...e quero aproveitar pra dxa uma dica pra quem é apaixonado por cabelo..é uma linha de produtos otimus... é a linha da Vitacharm Quality..é o máximo.. principalmente a de Botox(vidro azul claro)..é nota 10, eu garanto... pq o meu cabelo tava tao danificado que mais nada funcionava..nem 10 bisnagas da pantene naum faziam mais milagre!! Espero que gostem bju..!

    ResponderExcluir
  16. Oi Carla,

    Seu blog é muito esclarecedor, mas preciso tirar umas dúvidas...reconstrução capilar pode ser feita em casa? Se sim, quais produtos recomenda?

    ResponderExcluir
  17. Olá,amei o seu blog.Bem eu sempre usei guanidina,mas uns 3 anos atras acabei usando o hidróxido,fiquei um bom tempo sem passar nada no meu cabelo,voltei a usar guanidina,só que já em uns 6 meses(oumais) que não passo mais nada no meu cabelo,e agora gostaria de usar o tio,pq acho que vai se aproximar mais do resultado que eu quero.o que você acha será que posso usar(devido esse histórico)?aguardo resposta, meu tipo de cabelo se aproxima mt do cabelo da Grazy(foto).grata.

    ResponderExcluir
  18. Olá! primeira vez que visito aqui, gostaria de saber a seguinte pergunta.
    O hidroxido de sodio é mais fraco que o tioglicoato de amonia.
    eu uso o tioglicolato, quero passar para o hidroxido. Estou esperando a quimica sair, porque meus cabelos estão quebrando com o tio..Obrigada.
    debora.ribeiro97@yahoo.com

    ResponderExcluir
  19. Olá?
    Faz 3 anos que faço a famosa escova progressiva, mas após várias reportagens não quero mais fazer, so que meu cabelo e levemente ondulado e muito cabelo com isso ele arma, uma amiga fez a escova madame liss, gostaria de saber se ela tem formal? é recomendavel ou não? Adorei seu blog... Parabéns...
    Carla

    ResponderExcluir
  20. Usei tioglicolato da marca chau hair no dia 02/02/2012, hoje dia 14/02 percebi que meus cabelos estão quebrando na dobra que ficou depois de relaxado, estou desesperada com muito medo de continuar quebrando todo o resto, fui no salão hoje e falei com ela, ela fez uma reconstrução com EXXA reconstrutor, mais estou com medo de continuar quebrando e é na frente o que fazer para ele parar de quebrar, me ajude por favor estou apavorada! ela não fez o teste disse que não era preciso.

    ResponderExcluir
  21. qual quimica posso usar na gestação? eu fiz várias escovas progressivas, e vou desistir de todas elas.... mas meu cabelo é muito difícil....

    ResponderExcluir
  22. qual quimica eu poderia usar na gravidez???

    ResponderExcluir
  23. Olá, adorei o blog! Tenho pesquisado sobre a carbocisteína, li vários blogs sobre o assunto, e agora estou confusa, é seguro ou não? Tenho usado a carbocisteína e estou gostando muito, pois o meu cabelo não ficou com aquele aspecto chapado, ficou natural, como eu queria. Mas depois de ler alguns blogs estou insegura pra retocar. Gostaria de sabe também sobre a media de preços justos que devem ser cobrados para esse procedimento. Muito obrigada! Abraços e sucesso, Milla.

    ResponderExcluir
  24. Olá, faço alisamento com tioglicolato e não pinto os cabelos. Agora, com o triste aparecimento de fios brancos penso em pintá-los. Gostaria que você me indicasse alguma(s) marca(s) boa de tinta para eu utilizar,já que faço alisamento com tioglicolato. Obrigada!!!!
    Kelly

    ResponderExcluir
  25. Olá, faço alisamento com tioglicolato e não pinto os cabelos. Agora, com o aparecimento de fios brancos estou decidida em pintá-los. Gostaria de saber qual a melhor marca de tintura que posso utilizar já que já faço alisamento com tioglicolato ( que não seja difícil de encontar, rsrs). Obrigada!!!! Kelly

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails