sábado, 23 de outubro de 2010

PRO: Freelance


Aproveitando meu período de "fiscal da natureza"... Freela!
Meu projeto de ontem, Operação Milagre. Não milagre pela beleza da cliente (ela não precisa, já é gata!), mas pelo cabelinho completamente sofrido por 2135478 procedimentos químicos feitos por profissionais meia boca. Quando ela me deu essa missão eu gelei, "mas missão dada parceiro, é missão cumprida" (tô adorando as citações de Tropa de Elite 2.. kkk)

Deu bastante trabalho pois ela está com corte químico (tema de uma matéria mais a frente) e os fios estão literalmente soltando pedaços =( o cabelo dela antes dessa chacina era lindo =(
O milagre obtido no cabelinho acima foi graças ao kit Green Line da Ervas Naturais.

FREELANCE:
A beleza Delivery tem vários adeptos mundo a fora e você profissional de beleza que não está trabalhando oficialmente em nenhum salão pode ver nesse ramo uma boa oportunidade de fazer sua clientela, mas nem tudo são flores tem muitos espinhos nesse galho até chegar na flor.
Você precisa do primeiro cliente, depois do primeiro você perde a insegurança. E depois do primeiro cliente super satisfeito pode contar amigo (a), você não vai mais ter descanso. Quem não gostaria de ter um excelente profissional na sua casa?

COMO FAZER FREELANCE:

Não adianta só ir na casa do cliente, você tem que fazer um excelente trabalho. Tem que estar antenado e por dentro das tendências tal como se estivesse num salão.
Profissional de beleza é psicologo, então nada de falar sobre fofocas, novelas... Muitas pessoas se sentem confortáveis para conversar sobre vários assuntos pessoais, então ouça e please não leve adiante.
Aproveite o tempo que você tem com seu cliente para prestar um atendimento personalizado, conversa sobre o cabelo dele, sobre tratamentos, químicas, etc...
Apresente-se de forma cortês, limpa e não discuta política, religião ou futebol.

O QUE EU PRECISO:
► Mala: Uma boa mala é fundamental para você transportar tudo que precisa com segurança.
► Escovas, Pregadeiras, Pentes e grampos: Leve alguns de acordo com o tipo do cabelo e mais uns de reserva.
► Secador, Babyliss e Prancha: O ideal era levar 2 secadores e 2 chapinhas, você conhece Murphy? Quando nada pode dar errado é aí que mora o perigo, se não puder 2 secadores pelo menos 2 pranchas, seguro morreu de velho.
► Tesouras: Mesmo que o serviço solicitado seja uma simples escova, profissional previnido vale por dois.
► Produto: Leve algo de acordo com o tipo do cabelo e mais um tipo de tratamento de reserva.
Shampoo, Máscara Hidratante*, Leave-in, Protetor térmico, Reparador de ponta, Spray fixador, Mousse de fixação, kit reconstrução ou kit nutrição.
*A máscara oferece resultados superiores comparados com o condicionador.

PONTO POSITIVO:
► Você pode oferecer um serviço personalizado no conforto da casa do cliente.
► Custo zero com eletricidade, água, aluguel, etc.
► Possibilidade de mais de um atendimento, sempre aparece uma amiga uma vizinha e quando você vê atendeu a mesma quantidade que atenderia num salão e faturou o mesmo tendo como custo apenas o produto utilizado.
► Tempo, no salão você tem tempo cronometrado por conta da agenda, no delivery você consegue se programar com folga entre um cliente e outro.
► Se você também é manicure ou maquiadora tem a oportunidade de oferecer mais um serviço.

PONTO NEGATIVO:
► Falta de infraestrutura como lavatório e cadeira adequada.
► Deslocamento, a logistica é inversa, você vai até o cliente.
► Falta de respeito, mais dia menos dia você vai dar de cara com um cliente que vai te tratar como se você estivesse esmolando.
► Falta de consideração com o seu tempo, algumas pessoas marcam e simplesmente esquecem.

Como em todo trabalho você tem a parte boa e a ruim, com o freelance não é diferente, você vai ter muitos motivos para amar essa modalidade de serviço assim como terá alguns motivos para não gostar. O cliente que não te agradar você não volta mais e pronto, já com alguns clientes... inevitavelmente se tornarão amigos!
Beijocas...

14 comentários:

  1. Estou ansiosa pelo post sobre corte químico.
    Boa sorte como Freela.
    XOXO

    ResponderExcluir
  2. DIANA: É um assunto tão feio e triste, quase chorei quando dei de cara com os toquinhos de cabelo =(

    Di, eu não nasci pra freela, tenho feito mais para não ficar de bob (entediada) em casa sonhando... rss...

    Beijocas..

    ResponderExcluir
  3. eu acho mto legal esse lance de freela Carla, tenho uma cabelereira que sempre vem em casa fazer escova, acho o maximo não ter que sair de casa pra fazer uma escovinhaa.
    Mas eu só faço escova mesmo, outros procedimentos prefiro fazer no salão, por ter mais infra-estrutura.

    ResponderExcluir
  4. Ah Carlaa, onde eu acho pra comprar essa linha green line?? Me parece fantastica..

    ResponderExcluir
  5. Eu ja tive corte quimico a uns 10 anos atras foi bem no meio da cabeça e na parte da frente, hoje eu dou risada contando, mas na epoca sofri, ficou tipo... xitãozinho e xororó.

    Carlinha você poderia me tirar uma duvida... É que comecei a usar antitermico depois que você me falou, ai penso assim, como eu geralmente "arrumo" meu proprio cabelo, não acerto escovar, tipo dar escova mesmo, eu só seco e fica aquela JUBA ai borrifo novamente o spray antitermico porque acho que quando passo a chapinha agride menos o cabelo e os cachos duram horrores!
    (Se eu não passar o antitermico novamente os cachos não seguram)

    Como é o processo correto?

    ResponderExcluir
  6. Carla querida;

    show o teu blog, adorei de verdade tanto que agora sigo o mesmo. Sou o escritor do recem criado http://cabelosesonhos.blogspot.com/ e dando um giro pelo universo blogueiro digo que seu blog é gostoso de ler, parabens. Sobre a questao do freela é algo bakana, meche com nossa raiz, aquele tipo meio inesperado sem infra mas que mexe com nosso ego, rsrs, ja fui freela e as vezes ainda faço, abracao

    ResponderExcluir
  7. Sou estudante e estou quase me formando, mas sempre fiz a cabeça das mulheres da minha família, começou pintando os cabelos de minha avó e agora corto, escovo, faço colorações, etc... Resolvi me profissionalizar há uns três meses por um instituto famoso de beleza, a priori, gostaria de atuar como freelance nos fds, mas a vontade de trabalhar com os cabelos é tão grande que fico analisando cada cabeça, cada corte, cada coloração que encontro nas ruas, nas festas, em todos os lugares, até os carecas eu dou uma olhada pra ver como poderia melhorar determinada aparência rs. Hoje em dia pretendo atuar em salões.

    Gostei muito do post, foi esclarecedor em muitos aspectos, eu só fico perdido quando vou na casa da cliente e tenho que lavar seus cabelos e para isso é necessário entrar no box, é uma confusão generalizada ainda mais quando o maridão da cliente é ciumento rsrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. ameiii! faço isso hj em dia, por anda não atuar em salão, é pq ainda não fui atras...mas é mto bom, o ruím é o lavatórios etc, q dificulta e MTOOO ..mas prefiro fazer aqui em casa q tem tudo...e outra é difícil pq vc temq pedir pra ela lavar o cabelo..no chuveiro..depois lavar de novo dependendo do q for fazer rsrs..a as vezes as pessoas então em outra casa, ai tem q lavar na pia q fica do lado de fora da ksa..chega ser engraçado as vezes o trabalho q dá...mas não experiência melhor do q dentro do salão né? ...
    hauha legal vc falar sobre isso..BJUS!!

    ResponderExcluir
  9. Olá...adorei a idéia...e estou ansiosa por sua visita...Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Conveniente esse post. Vou começar a fazer minha clientela com Beleza Delivery. Uma sugestão! Estou adaptando cartões fidelidade e indicações. Com isso você fideliza clientes que vão trazer novos clientes. Ou quando uma cliente agendar, combina uma hidratação ou escova 0800 se ela conseguir marcar mais três clintes seguidas dela na sua casa.
    Kisses...Kisses...

    ResponderExcluir
  11. Interessante essa ideia de delivery, mas seinceramente prefiro ir ao salão, adoro aquele clima de salão

    ResponderExcluir
  12. gente do céu!
    Mudou o cabelo e virou outra pessoa!!!

    Imagino que pra fazer quimica no esquema de Freela deva ser complicado pacas

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ja ter judiado muito do meu cabelo graças a deus ele nunca caiu assim!!

    ResponderExcluir
  14. Super interessante isso de ir na casa da cliente, tem dias que eu tenho uma preguiça de ir pro salão

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails