sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Carbocisteína e Ácido Glioxílico

Pode me chamar do que quiser, gorda, interesseira, metida, arrogante, mau humorada, chata, esnobe, etc... Só não me chame de burra! E é isso que a indústria cosmética faz quando lança um novo alisamento com notificação grau 1!

Você deve estar se perguntando o porque do novo boom no mercado das escovas, então vamos revirar um pouquinho o tema que não quer calar e no final você tira suas conclusões. Eu não cito marcas então não vou falar onde li, mas procure na seção de revistas de cabelo, vou falar um pouquinho sobre as "asneiras" contidas na matéria "Alisamento sem Riscos"

A nova onda vem sob o nome de Carbocisteína e Ácido Glioxílico. Procure esses nomes na internet e só irá encontrar matérias sobre "progressiva". Esses dois ativos podem ser misturados porém possuem funções diferentes no fio.

As Oxoacetamidas Carbocisteína segundo a matéria possui função "hidratante e restauradora", já o Ácido Glioxílico possui função de "mexer com a estrutura do fio, permitindo modelagem"

A Carbocisteína é derivada do do aminoácido L-Cisteína, um dos aminoácidos que compõem a queratina natural do nosso cabelo. "A carbocisteína confere força e resistência, reparando as fibras capilares devido a sua bioafinidade com o fio." Tipo assim, se o elemento em questão é um derivado de um componente do fio, a bioafinidade é redundante! Seria o mesmo que dizer que meu sangue tem bioafinidade com meu corpo. Óbvio.

"Por apresentar uma estrutura molecular menor, penetra no córtex e forma ligações fundamentais para reforçar sua estrutura. Essas ligações são responsáveis pelas ondas que aparecem no cabelo e permitem ao cabeleireiro moldá-lo."
Ainda nem cheguei na parte que mais me irritou, mas vamos parar para refletir um pouquinho, fiz o desenho abaixo para te mostrar como está organizada a cadeia de dissulfeto responsável pela forma do cabelo


Toda química legal tem que quebrar a ponte salina para conseguir realinhar os dissulfetos e neutralizar para que uma nova ponte salina seja reerguida.
No cabelo cacheado a disposição dos dissulfetos é inclinada, já no liso é como uma escadinha. Isso é só um exemplo simples para proseguirmos, vamos lá.

"Sobre o mecanismo de atuação, ainda não está totalmente esclarecido, Acredita-se que, devido a sua alta afinidade com a queratina, a Carbocisteína atue como um adesivo que cimenta as cutículas danificadas dos fios, o que justifica seu efeito hidratante, condicionador e restaurador" E liso???
"A Carbocisteína sozinha não alisa, por isso é necessária a sua associação com uma cadeia de aminoácidos, que são moléculas de baixo peso molecular e que atuam como agentes de retenção de moléculas de água." Já falamos várias vezes aqui no blog que aminoácido não alisa.

"O Ácido Glioxílico é uma forma modificada de ácidos que ocorrem na maioria das plantas e micro-organismos. Esse ácido libera substâncias (aldeídos) que promovem a quebra de pontes de cistina. Por ter um pH ALTO, quando aplicado no cabelo, dilata a sua estrutura e abre a cutícula, permitindo assim a entrada do ativo alisante, para que ele possa agir no interior do fio. Ou seja no córtex. Lá rompe boa parte das pontes de enxofre, que ficam entre dois aminoácidos chamados de Cistina, um dos 18 aminoácidos que formam a fibra capilar e é responsável pela sua resistência e forma. Com esse rompimento, o profissional dá a forma desejada às madeixas." Então altera a estrutura!

"Nos estudos realizados com a Carbocisteína percebeu-se uma redução de 90% e um alisamento quase total em cabelos louros e de até 90% em fios virgens"
Quando você descolore um cabelo você retira quase tudo de dentro do mesmo, por isso não tem como alisar com uma química que altera estrutura como Guanidina, sódio e em alguns casos Tioglicolato. Logo fica complicado acreditar que há alteração interna.

"Segundo o fornecedor da matéria prima Ácido Glioxílico, esse ativo oferece variação no seu poder de alisamento conforme quantidade usada em concentração de 1% a 20%." Qualquer semelhança com o formol é mera coincidência.

"Dois pontos chamam a atenção. O primeiro é que os procedimentos de alisamento com esses ativos apresentam pH bem ácido, entre 1 e 1,5 para o ácido glioxílico e entre 1,5 e 2,0 para as fórmulas de carbocisteína." Acima foi dito que o pH era alto para abrir cutículas e blá blá blá, aqui já se fala que o pH é baixo, mais ácido até do que limão (pH 2) !!!

"O segundo ponto é que quem alisa com produtos com esses componentes pode lavar o cabelo no mesmo dia da aplicação." Tem muita progressiva das antigas que também lava no mesmo dia, até aqui nenhuma novidade!

"O resultado dura de 2 a 3 meses, dependendo do tipo de cabelo e vai se desfazendo com o tempo e aos poucos, pois as pontes de cistina não são totalmente destruídas e se refazem" Me chamou de burra? Oi?
Cara, já não houve neutralização para refazer as pontes que deveriam dar sustentação a nova forma, agora as pontes se refazem sozinhas e na forma antiga!? Oi?

"Por enquanto nada aponta incompatibilidade desses ativos com outros utilizados para alisamento ou para coloração. No entanto é sempre bom evitar sobrecarregar os fios com muita química, como por exemplo colorir no mesmo dia do alisamento...
... Por mais que os testes realizados pelos fabricantes apontem a segurança dos produtos formulados com a Carbocisteína e Ácido Glioxílico, quando o assunto é química, a atenção deve ser redobrada, Por isso é fundamental proteger o couro cabeludo e usar luvas para evitar os efeitos negativos do pH ácido das fórmulas." Vamos lá, só eu li os pontos grifrados em negrito?

"Como o uso desses ativos é algo bem recente, diversos estudos ainda estão em andamento, mesmo assim ambos não apresentam restrição junto a anvisa, porém são registrados como GRAU 1, ou seja, cosmeticos destinados a proteção ou tratamento dos fios que levam a denominação: Shampoo, Condicionador ou defrisante." Ou seja, você é a nova cobaia, os estudos ainda são preliminares, mas a química já está na praça

"Para receber a classificação Grau 2 (os que tem capacidade para modificar a estrutura capilar) muitas pesquisas ainda precisam ser realizadas" What? Lá em cima diz que muda a estrutura! Uns parágrafos acima diz que é alisamento e só a Anvisa não sabe disso?
Já falamos como conseguir o registro
Grau 1, então você já sabe como funciona.
Beijocas...



307 comentários:

  1. Carlinha, serio! eu entro em pânico quando vc lança esses post falando sobe essas formulas corro pro banheiro pra catar meus produtos e fico que nem louca se acho algum nome parecido. (jogo fora não uso mais se encontro!)
    Excelente matéria!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi flor amei o blog!
    Muito lindo e bem feito!
    Amei esse post! Parabéns
    Estou seguindo super!
    me segue tbbb
    http://1001cosmeticos.blogspot.com
    @1001cosmeticos
    bjim

    ResponderExcluir
  3. kkkk! perfeitoooooooo! lava minha alma!kkkk! eu fiz um post sobre escova progressiva no meu blog, e veio uma cabelereira falando da carbocisteína, q ela esta experimentando uma "escova sem formol" com isso, q "alisava". Deus, qse morri! Como pode alguém cair nesse conto ainda!

    ResponderExcluir
  4. Carla, mais uma vez vc vem aqui me alertar! Eu já sofri muuuuuuito na mão de cabeleireiro e agora, depois que comecei a ler seu blog (sempre leio, mas nem sempre comento... as matérias sobre escovas mudaram minha forma de pensar) eu virei uma cliente muito, mas muito exigente! Agora pergunto tudo, virei quase uma detetive de química, hahahahaha. E me tira uma dúvida: cauterização = reconstrução?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Carla...Tudo bem?
    Mais uma vez,Parabéns!!,pelo post e coragem em publicá-lo.É muito bom e gratificante ler matérias que nos permitam pensar e aprender sempre...Beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por nos ensinar tudo isso Carla... Eu amo o blog "eu ♥ cabelo"

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite, Carla!
    Acabo de seguir o seu blog, mas já venho lendo faz algum tempo, desde que comecei a fazer o curso de cabeleireiro no Instituto Embelleze. Fico cada vez mais surpresa, com os posts sobre escovas progressivas. Estava pensando em comprar uma para passar a a ganhar um dinheirinho em casa, mas sinceramente não sei o que fazer. Cheguei até a ver uma, perguntei ao vendedor se continha formol, ele disse que sim, mas somente o permitido pela ANVISA. Qual a minha surpresa ao ver que no rótulo não continha nenhuma informação de que continha formol e nem na composição do produto. Cheguei a pesquisar tudo sobre formol e seus nomes científicos e não achei nada. Mas ela continha formol (ou coisa pior) pois ardia os olhos e fazia muita fumaça. Resultado: devolvi. Agora hoje no mercado existem muitas escova que dizem não ter o formol, você me indicaria alguma ou quais cuidados devo ter na escolha, ou quem sabe devo desistir? Que outra alternativa vc dá além das escovas progressivas para alisamento, seria somente o uso de quimicas ?
    Já ouviu falar de escova á base de ácido cítrico?

    ResponderExcluir
  8. olá! Eu amooo essas materias que você escreve, com muita base quimica que da toda uma logica e vem a acrescentar muitoo. Já acompanho o blog a um bom tempinho apesar de nunca comentar :/. Mas entro todo dia no blog pra ver se tem materias, pois eu simplesmente adoro.
    Gostaria de dar os parabéns a você!!!
    e muito obrigado por trazer tantas informações pra nós que acompanhamos o seu blog

    ;**

    ResponderExcluir
  9. Carlinha desculpe os termos mas tenho que desabafar: Você é P... DAS GALAAAXIAS, TU É F...MESMO!!!
    QUE CORAGEM , QUE COMPETÊNCIA!
    PARABÉNS, VC AINDA VAI MUUUITO LONGE MENINA!!! Um dia,qdo eu estiver em melhores condições($$$),ponho meu cabelos nas tuas mãos, o que não tenho coragem de fazer com nenhum outro profissional , devido a experiências anteriores ruins.Bjo enorme no seu coração!

    ResponderExcluir
  10. OLÁ CARLINHA LI TUDO SOBRE A CARBOCISTEINA,E ACHEI MUITO INTERESSANTE SOBRE O QUE LI, POIS SOU CABELEIREIRO E NAO TRABALHO COM FORMOL DE JEITO NENHUM.
    mAS GOSTARIA QUE VC ME FALASSE SOBRE A ESCOVA MARROQUINA DA Nouar.
    agradeço e bjs e parabens pelo seu blog

    ResponderExcluir
  11. Olá;

    Testei uma dessas novas escovas a base de carbocisteína e ácido glioxílico.Ganhei meio litro de amostra, tenho formação de cabeleireira profissional e a idéia era representar a marca... Testei em mim mesma e DETESTEI! Você passa o negócio no cabelo e ele fica durão saca, fica áspero, dificílimo de escovar, podre de chapear e o resultado nem é lá essas coisas,as pontas ficaram feiacas, aff. Bem verdade que não arde, nem solta fumaça, você pode pegar com as mãos, não dá reação nenhuma, mas em relação a cosmeticidade, achei fraco, parecia cola e enfim, não gostei! Não sei se outras marcas são assim, mas antes o bom e velho tioglicolato.

    ResponderExcluir
  12. Pois é, o mercado de "escovas" é apavorante, se quer saber o que eu penso. Cada dia é um novo nome bonitinho ou difícil pra enrolar o povo... E essa da Anvisa é de matar, até minha sobrinha de 10 anos entende que o produto altera a estrutura do fio, fala sério, as empresas que lançam acham que somos retardados, né?
    Eliane

    ResponderExcluir
  13. o ácido glioxílico, após a absorção pelo organismo, se transforma em ácido oxálico.
    O álcool aldeído, e os ácidos glicólico e glioxílico podem contribuir para a depressão do SNC [Sistema Nervosos Central] e à toxidade renal, com hemorragias focais, necrose cortical, dilatação de túbulos proximais e formação de cristais de oxalato de cálcio.
    A quelação do cálcio pelo ácido oxálico produz hipocalcemia. A hipocalcemia ocorre quando há um nível anormalmente baixo de cálcio no sangue
    pesquisem voces o que a hipocalcemia causa no ser humano...vão ficar arrepiadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes me dar a fonte desta informação. Interessante.

      Excluir
  14. o ácido glioxílico, após a absorção pelo organismo, se transforma em ácido oxálico, popular "pedra nos rins"....
    O álcool aldeído, e os ácidos glicólico e glioxílico podem contribuir para a depressão do SNC [Sistema Nervosos Central] e à toxidade renal, com hemorragias focais, necrose cortical, dilatação de túbulos proximais e formação de cristais de oxalato de cálcio.
    A quelação do cálcio pelo ácido oxálico produz hipocalcemia. A hipocalcemia ocorre quando há um nível anormalmente baixo de cálcio no sangue
    pesquisem voces o que a hipocalcemia causa no ser humano...vão ficar arrepiadas

    ResponderExcluir
  15. o ácido glioxílico e o ácido glicólico são considerados neurotóxicos.
    Neurotóxicos são substâncias que produzem alterações no sistema nervoso central.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Carla!, sua abordagem e seu posicionamento foram perfeitos.

    Celso Martins Junior.
    Prof. De Cosmetologia Avançada da Universidade Anhembi Morumbi.

    Segue abaixo uma informação importante...

    O ácido glioxílico ou ácido formilfórmico é um ácido orgânico de fórmula OHC-COOH, e é o mais simples dos ácidos-aldeídos.

    As reações de ácido glioxílico com ácido lático, geralmente presente, promove a liberação de moléculas de formoldeído, quando submetidos ao calor da piastra.

    Um grande abraço.
    Parabéns pelo posicionamento.

    ResponderExcluir
  17. Oi...adoro seu blog...me tira uma dúvida...
    Sou loira com muitas luzes, e meu cabelo está ressecado e sem forma definida...não chega a ser enrolado...
    Meu cabelereiro me ofereceu uma selagem térmica e pesquisando sobre a composição dela pela marca achei isso:
    Ativos principais: Arginina, Açaí, Uréia, Ácido Acético, Cisteína e Aminoácidos Revestidos.
    Fórmula com pH ácido 2.8.

    O que quer dizer tudo isso???
    É melhor cair fora???
    Essa tal selagem entra na onda das terréveis "progressivas"??

    Me ajudeeeeeee...

    Adoro vc...
    Bjinhos Aninha.

    ResponderExcluir
  18. noossaaaaaaaa.. eu fiz no meu cabelo a carbocisteína.. e ficou realmente liso.. ate achei estranho para uma ''hidrataçao``, mas a cabelereira me garantiu que nao havia formol pq ela nao meche com formol.. porem existe outro alisante nee.. ou seja dá na mesma.. so muda o nome.. kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. Por ser técnica de uma indústria de cosméticos de uso profissional, gosta ria de parabenizar pelo trabalho de difusão de conhecimentos entre as consumidoras para os perigos existentes no mercado. Continue assim!

    ResponderExcluir
  20. Olá Carla e blogueiros!!
    Sou químico e trabalho entre outras coisas com desenvolvimento de novos produtos para tratamento capilar. Nosso foco agora é justamente no estudo de carbocisteína com efeitos alisantes ou reconstrutores da fibra capilar. Até agora temos conseguido grandes avanços na linha de melhora na definição de cachos e alisamento o que no ramo cosmético ainda está longe de comercialização. Na verdade gostaria de chamar a atenção para o conservante a base de metil, butil, propilparabenos. A comunidade científica à um bom tmpo vem investigando os efeitos desses compostos em pele e dados experimentais indicaram a presença deles em biópsia de câncer de mama. Ainda, devido á sua alta "lipofilicidade", ou seja, afinidade com gordura, permeia a pele com grande facilidade e pode se acumular no tecido adiposo. Resumindo: Muito cuidado com estes convervante que na comunidade Européia já foi banido, ou está sendo banido do comércio.
    Abraço a todos!!!
    Muito bom seus comentários e exclarecimento das informações

    ResponderExcluir
  21. ola! primeiramente quero te parabenizar pela postagem sou cabeleireiro a 10 anos e venho de uma familia de cabeleireiros a minha esposa e cabeleirera kk...
    mais vamos ao que interessa eu estos
    pasmo com o seu conhecimento eu brigo contra as besteiras ditas palas empresas de cosmeticos a anos
    e tanta besteira dita mais o que mais me impreciona e que os cabeleireiros caem no conto as vezes ate pessam que a culpa e do proficional mais nem sempre e as vezes a culpa e das escolas que formam eles pq hj e muito facil c tornar um dito proficional da beleza qualquer um monta salao hj
    eu digo sempre quando dou algum cursso ou palestra informaçao e poder...bjs
    me add no orkut gostaria de trocar algumas experiencias...

    Orivelton Fernandes

    email gordim27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. ACHEI QUE VC PEGOU PESADO SOBRE SEU COMENTARIO DO ACIDO GLIOXILICO........ACHA MESMO QUE AQUELA REVISTA DE RENOME IA SE ARRISCAR COM TAL REPORTAGEM........EU TRABALHO COM ELE E ADOREIIIIII.....NAO TROCO POR NADA!!!!!!!!BOA SORTE NO SEU BLOG.

    ResponderExcluir
  23. OLÁ CARLA, ESTOU IMPRESSIONADA COM O QUE VOCÊ ESCREVE, É A PRIMEIRA VEZ QUE ACESSO. FAÇO CURSO DE CABELEIREIRO E TE GARANTO QUE Ñ SE OUVE NADINHA DE NADA DISSO TUDO POR LÁ.GOSTARIA DE SABER SE VC TEM CONHECIMENTO DA ESCOVA GRADATIVE DA RED IRON QUE DIZ SER SEM FORMOL E É ELABORADO COM NANOPARTÍCULAS DE PRÓ-SERICINA: ATIVO OBTIDO A PARTIR DA SERICINA, ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE NANOPARTÍCULAS CATIÔNICAS PROTEICAS (TNPCP)ENRIQUECIDOS COM AMINOÁCIDOS.O QUE VC DIZ DISSO TUDO, GOSTARIA MUITO DE SABER, PQ FICO CONFUSA E MEIO SEM OPÇÃO DE TRABALHO. BEIJÃO.

    ResponderExcluir
  24. VIREI SUA FÃ, VC REALMENTE AMA CABELO, E ADOREI O SEU JEITO DE FALAR SOBRE O ASSUNTO USA A LINGUAGEM Q TODO MUNDO ENTENDE PARA EXPLICAR COISAS BEM COMPLICADAS POR EXEMPLO COMO SÃO AS PONTES DISSULFETO, ADOREI!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. carla, muito prazer! Me chamo Marina, estou morrendo de vontade de experimentar a escova baseada na carbocisteína porém, estou grávida. Apesar da promessa dessa novidade não conter formol, tenho medo. Será que poderei experimentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA MARINA NÃO SOU A CARLA MAS ME ENTENRECEI PELA SUA PERGUNTA E TE RESPONDO COMO PROFISSIONAL DA AREÁ NA FACA NENHUM PROCESSO DURANTE A GRAVIDES SEM AUTORIZAÇÃO POR ESCRITA DO SEU MEDICO.BEIJOS

      Excluir
    2. OLA MARINA EU TE ACONSELHO COMO PROFISSIONAL DA AREÁ NÃO FACA NENHUM PROCESSO NO SEU CABELO SEM AUTORIZAÇÃO POR ESCRITA DO SEU MEDICO.BEIJOS

      Excluir
  26. cara menina vc e fera e se for assim tmb sou BURRA.kkkkk.beijos ADOREIIII Jhessy Cabeleireira.

    ResponderExcluir
  27. parabens
    pelos comentarios sobre progressiva
    agora gostaria que vc observasse o esmalte de unhas eo iogurte vc sabia que conten formol
    parabens pelasua inteligencia e capacidade de falar besteira. sou profissional da area de beleza a 16 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esmalte tem formol. A diferença é que nesse produto ele tem o papel de conservante, e na dosagem de conservante o formol não é tóxico. Acontece que essa dosagem não tóxica não alisa cabelo.

      Excluir
  28. Concordo totalmente com vc amiga. Mas acho q somos so vc e eu com esta opinião!
    Sou cabeleireiro, mas n sou burro!
    vou divulgar seu bog
    www.francez.com.br
    www.francezcabeleireiros.com.br

    ResponderExcluir
  29. eh...a arbocisteina funciona em alguns cabelos e em outros nao, a gente nao sabe mais em q acreditar. o bom mesmo eh fazer oteste de mechas nos caelos antes de usar qualquer tipo de produto e usar o q tras menos danos aos fios. bjs luciana petrolini cabeleireira.

    ResponderExcluir
  30. nossa quando ouvi falar da carbocisteina pensei a mesma coisa, q num ph tao acido como abre as cuticulas?

    ResponderExcluir
  31. SÓ UMA DICA: procure colocar referências bibliográficas e/ou eletrônicas de autores confiáveis quando vc cita alguma explicação científica nos seus textos. Sem elas, seu texto atingirá apenas pessoas leigas, assim como as próprias indústrias, que querem vender seu produto, mas com pouca ou nenhuma comprovação científica do que diz. Se um dia fizer isso, vai ter também o respeito da classe profissional, e será respeitada de verdade...

    ResponderExcluir
  32. Meus parabens! É prazeiroso ler a opinião de pessoas com consciencia. O que mais me entristece é saber que existem outras formas para se alisar cabelos e as pessoas preferem o mais facil, e o pior é que elas se preocupam apenas com o resultado, e mesmo que fosse bom, o que não é, esquecem que este produto É CANCERIGENO e o grande problema é que ele demora de dez a vinte anos para aparecer à partir da primeira exposição, então estes produtos(escovas progressivas) ainda não mostraram o mal que estão fazendo. Então vamos ter consciencia e ver até onde vale a pena correr os riscos para ter cabelos lisos.
    Acesse:www.alexandrexavierhs.com.br

    ResponderExcluir
  33. Francez
    Também sou cabeleireira e não sou burra!

    ResponderExcluir
  34. Coca cola, fummar, remédio, obessidade, bebida alcolica, ah..por falar em alcool, ...escova de alcool...O que vc me diz....? ... Formol é coservante...contém no alimento, Carbocisteína é xarope....Sabe de uma coisa... Não discordo de nada do que você escreveu...Mas te digo...é dificil, trabalhar num país como esse...sem leis....sem apoio ,QUERENDO LEVAR VATAGENS EM TUDO. Onde uma sociedade principalmente de mulher...que assumiram, deveres, obrigações, pela iguldade de direitos, E que estão ficando carécas...SE NÃO PELOS PRODUTOS APLICADOS, POR EXESSO DE RESPONSABILIDADES....CARENTES POR APOIO DE UM HOMEM QUE ESTÁ CADA FEZ MAIS RARO. OU SERÁ Q AS MULHER FICARAM MTO EXIGENTES.

    ResponderExcluir
  35. Olá,estou pesquizando,métodos para alizar cabelos,sou cabeleireira e não faço progressivas,pois temo pela saúde das minhas clientes,e a minha.DEvido a tantos pedidos de clientes preciso encontrar,um produto que tenha um selo ecocerte,e possa ser usado até por crianças.Estive vendo anuncios mirabolantes,de escova de ions,e até para grávidas,você poderia me informar quais as escovas ,que você recomendaria?

    ResponderExcluir
  36. Meu cabelo é ondulado e bem cheio,fiz a escova unica com carbocisteina,não tem cheiro não arde e o resultado amei,ficou super liso

    ResponderExcluir
  37. Olá! Ouvi falar em uma escova progressiva a base de álcool, que foi lançada recentemente. Vc conhece? Obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Olá, meu nome é Vanilza, e tenho cabelo bem cacheados, gostaria de deixa-lo mais liso o que me sugere tenho muito medo dessas quimicas de relaxamento, pois já danifiquei demais meu cabelo com elas, no aguardo. bjs.

    ResponderExcluir
  39. eu pensei que tinha achado uma solução para meu cabelo é cacheado mas tem a raiz crespa e muito volume ja fiz muitos relaxamentos com guanidina mas volta tudo de novo e meu cabelo esta acabando os cachos o que fazer me ajude por favor........

    ResponderExcluir
  40. HUM TA FODA NE NADA SEM FORMOL EU VOU MORRER COM ESSAS QUIMICAS TODAS , SINTO FALTA DE AR , E NAO POSSO FICAR SEM FAZER NEME DE UMA LUZ, INDIQUE UMA QUE ME FAÇA GANHAR DINHEIRO E NAO PERDER A SAUDE RSS. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  41. É TUDO VERDADE E DAÍ O QUE A GENTE PODE FAZER?DEIXAR DE USAR E VIRAR BRUXA,OS ÓRGÃOS DE SAÚDE É QUE TEM QUE FAZER ESSE PAPEL E BARRAR O QUE FAZ MAL.

    ResponderExcluir
  42. VOCE FALA DÁ EXPLICAÇÕES QUIMICAS VC É FORMADA EM QUÍMICA?NÃO PODERIA DIZER PRA GENTE O QUE A GENTE DEVE FAZER PRA TER CABELOS LISOS E SAUDÁVEIS SEM ESSAS QUÍMICAS DOENTIAS.

    ResponderExcluir
  43. eu usei uma escova com carbocisteina na ultima semana e estou encantada com o resultado!!!

    ResponderExcluir
  44. É muito bom encontrar uma pessoa que fala sobre assuntos relacionados a cabelo, de forma clara e simples, facilitando aos leigos(as) entenderem exatamente o que se está sendo dito. Sou profissional cabeleireiro a mais de 33 anos e afirmo com plena certeza, toda essa enganação que existe por ai, só ocorre por um motivo simples, a grande maioria dos cabeleireiros e cabeleireiras que atuam no mercado, não tem a minima condição para serem considerados PROFISSIONAIS, está palavra faz toda diferença.
    Pelo que vemos no dia a dia, se depender do orgão fiscalizador, ANVISA, estamos perdidos, grande parte das mulheres sonham com cabelo liso, fazem qualquer coisa para te-los, como não podemos contar com o orgão fiscalizador (ANVISA) cabe a pessoa a quem se confiam os cabelos ter o maximo de cuidado, atenção e realmente se preocupar com as espectativas e saude da cliente. o que infelismente é raro acontecer, a grande maioria está mais interessada em ganhar dinheiro tendo o minimo de trabalho, existe uma palavra no Aurélio para pessoas assim, MERCENARIO.

    ResponderExcluir
  45. Primeiramente parabéns pelo seu blog, mas quero te ajudar um pouquinho. Existem dois tipos de alisamento: os de pHs alcalinos como os hidróxidos e o tiglicolatos e os de pHs baixo como o Hene. Nunca é necessário utilizar um shampoo para abrir cutículas como você mencionou em seus comentários.
    Outra coisa, a utilização do ácido glioxílico ( o próprio nome diz "ácido", ou seja seu pH é baixo e não alcalino"), por mais que seja um aldeído, se libera ou não formaldeído durante o processo tenho certeza que é muito menor do que essas escovas progressivas fabricadas no fundo de quintal com uma porcentagem enorme de formaldeído.
    Agora, muita gente sabe que o formol é perigoso, mas no fundo ninguém fica sem ele né? E quando lançam um ativo que não causa irritação, nenhum dano nem para o cabeleireiro e muito menos para a cliente, surge um monte de blogs falando de coisas sem ao menos saber se isso é verdade ou não. Por acaso você é química ou farmacêutica? Acredito que não.

    ResponderExcluir
  46. Olá !! Esta é a primeira vez q passo aqui...gostei do comentário sobre a nova onda q dira ondas...srrs mas vc poderia completar e dizer qual a melhor opção para quem tem ondas rebeldes ?? ai sim o comentário ficaria perfeito!! na minha pesquisa na net vi alguém dizendo q mel é bom para o cabelo e ajuda a dar um leve alisada....será q posso usar isso no meu cabelo...srs?? aguardo.

    ResponderExcluir
  47. Olá!! acabei de conehcer seu blog, ameiiii!!! e tenha uma duvida, eu uso essa escova de carbocisteina e acido, sou cabelereira a 12 anos, sempre usei essa escova mas essa semana aconteceu algo nunca visto em meu salão em 12 anos de profissão, fiuz a escova em uma cliente, depois de 5 dias ela usou em casa alisa e tinge, olha fiquei horrorizada ela ficou literalmente carece mesmo sem cabelo nenhum, sera q isso tem a ver com a escova to apavorada por favor me tire essa duvida

    ResponderExcluir
  48. oq vc acha da escova PERFECT SHINE? ELA TEM EXATAMENTE TUDO ISSO AI Q VC COLOCOU.

    ResponderExcluir
  49. Acho muito válido tudo que foi dito aqui, Carla está de parabéns pela crítica e discussão, mas acho que seria bom se você colocasse a bibliografia, para a melhorar a credibilidade do comentário. Agora, a todos que acusam a ANVISA de incompetente,podem fazer a denúncia do produto que está irregular ou com propaganda irregular, no site da ANVISA, no link DENÜNCIA, ou se o produto provocou alguma reação inesperada pode se cadastrar como cidadão no link NOTIVISA e fazer a notificação.No caso de cabeleireiros ou fábricas de fundo de quintal que utilizem formol, a denúncia pode ser feita diretamente na Vigilância Sanitária do próprio município. Nós como cidadãos temos a obrigação de denunciar irregularidades, pois os órgãos fiscalizadores não tem ainda, pessoal suficiente para atuar em cada esquina de nosso país. Infelizmente essa é a realidade, e fazendo a nossa parte podemos ajudar a acabar com essas propagandas enganosas e perigosas.

    ResponderExcluir
  50. OLÁ, CONCORDO COM O COLEGA FABRÍCIO TEIXEIRA, TODO COMENTÁRIO DEVERÁ TER UM EMBASAMENTO TEÓRICO CONFIÁVEL. MAS SURGIRO QUE VC PESQUISE UM POUQUINHO MAIS SOBRE O ASSUNTO, POIS DESDE 2008 TEMOS TESES DE MESTRADO DA UNICAMP PUBLICADAS. SERÁ QUE É UMA REFERÊNCIA CONFIÁVEL?RSRSRSRS

    ResponderExcluir
  51. Olá, Karlla! Há 3 anos fazia escova marroquina com formol, com intervalos longos - > 3meses - só na metade do cabelo, para manter os cachos. Recentemente, fiz a escova marroquina da mirra - Riorestore, contendo carbocisteína. Comprei o produto por não conter formol e me prometeram que com +/-3 meses ela saía. Meus cabelos ficaram tudo de bom! Mas estou temendo ela não sair com 3 meses, pois não gosto das pontas alisadas. Você sabe se a mudança é para sempre ou só por um tempo? Obrigada! Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  52. Oi Karlla, bom dia! Pesquiso continuamente novos produtos para alisamento e é a primeira vez que acesso teu blog. Vale salientar que tuas informações referentes a este post estão um tanto quanto equivocadas, afinal como pode perceber em coments anteriores aos meus a compatibilidade da cisteina e do ácido glioxilico com cada tipo de cabelo deve-se simplesmente ao profissionalismo do cabeleireiro em manipular o produto. É um produto de origem vegetal e posso relacionar para ti vários BLOGS e sites que tem figuras bem esclarecedoras com relação aos efeitos do produto em cada tipo de cabelo. Penso que como pesquisadora deve ter ido até a Hair Brasil e visto a infinidade de CISTEINAS existentes no mercado, nenhuma delas promete substituir o FORMOLDEIDO porém em um mundo cada vez mais perfeccionista buscam no mercado de estética e beleza um produto que evite riscos à saúde do profissional cabeleireiro e do cliente.

    ResponderExcluir
  53. 1 - NÃO É PRECISO TER GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PARA ENTENDER ALGUMAS COISAS DE QUÍMICA. BASTAM NEURÔNIOS E UM POUCO DE ESTUDO.

    2 - PROCURE NO SITE DA ANVISA E VERÁ QUE 'CARBOCISTEÍNA' COMO ALISANTE ESTÁ ILEGAL NO PAÍS E É CONSIDERADA GRAU II

    Sou 'só' consumidora, com alergia EXTREMA a formol. Não, não posso usar esmalte. Sim, a concentração do esmalte é INFINITAMENTE MENOR do que a utilizada nas escovas.
    Infelizmente sou tão decepcionada com alguns 'profissionais' cabeleireiros que faço vááários procedimentos na minha casa mesmo. Não fiz curso de cabeleireira e meu diploma universitário é de Comunicação Social. O que implica em saber ler e entender um mínimo de química orgânica, ou sequer teria passado no vestibular de uma universidade federal. Um exemplo - gosto de mudar a cor do cabelo com certa frequência. Tinha preto azulado e estou pra fazer a última descoloração pra ficar loira platinada. E achei muita graça de dois cabeleireiros que disseram que meu cabelo ia cair (naquele ponto já tinha feito 2 descolorações). Como tenho cabelo até a cintura morro de preguiça de descolorir, então pensei ' entrego os produtos que sei que são bons e eficazes e o cabeleireiro aplica, né?' Sério, era tanta falta de conhecimento que voltei pra casa e lido com minha preguiça que é mais fácil do que aguentar burrice alheia.
    Nossa, se reestruturar o cabelo com queratina mais próxima possível da contida no cabelo e ter um PH ácido, não sei pq o kit K-Pak da Joico que tenho (eleito O melhor do mundo por uns 8 anos, então não me venham comparar com empresas brasileiras que nem sabem ainda o que estão fazendo) não alisou meu cabelo... Será que veio com defeito? kkkkkkk Gente, que piada essa matéria...
    Como minha alergia a formol é séria procurei mais informações sobre essa escova que vc não disse o nome, cheguei aqui pelo Google mesmo. Mas óbvio, vi antes o site da Anvisa. Estou um pouco pasma com a reação raivosa de algumas pessoas aqui. Pra esses, só uma historinha: tenho uma prima cabeleireira, e no início das progressivas, quando o 'profissional' preparava a fórmula, quase todos os atendimentos dela eram progressiva. Sempre passou mal, blablabla, mas aí passou a atender em casa em ambiente aberto e achou que estava ok. Pra resumir ela teve câncer de útero, a sorte é que meu 'priminho' nasceu um pouco antes pois o sonho dela era ser mãe. Se pra você vale dinheiro no bolso, ok. Pra quem é consumidora, se o que vale é cabelo liso, ok. Só desejo boa sorte pra não ter o mesmo problema que aconteceu na minha família, de coração. (e antes que digam, não, ninguém nunca teve câncer de útero nem de mama, apenas ela foi a 'premiada', com pouco menos de cinco anos de trabalho com formol. aposte na coincidência quem quiser.)
    Ah, pra quem quer mais embasamento teórico pode pegar um livro de química orgânica ou até mesmo a wikipedia meia boca já serve. E a carbocisteína do fluidificante pra tosse (não é mero 'xarope') tem algumas cadeias diferente da usada no cosmético. Qualquer coisa contrata um professor particular de reforço que ele ensina rapidinho que isso também acontece, tá?

    Amei o blog, amei a explicação, agora vou ler tudinho pra ver se existe algo que pode ser feito nos meus longos cabelos descoloridíssimos, rs. (como ele é só ondulado espero ter sorte) Beijo e continue com seu blog, com posts inteligentes como eu também gosto!

    ResponderExcluir
  54. Olha so acho válido essas escovas não permanentes, porque elas apenas atraem pra si as ligações salinas que são quebradas quando o cabelo está molhado e por isso ele fica liso, eh bom que possa sair com o tempo, acho bm melhor que tioglicolato que um dia tive o desprazer de passar no meu cabelo, mas há escovas hj emd ia de empresas respossaveis como a INOAR por exemplo que é 0% de formol, bjs

    ResponderExcluir
  55. Nossa!!! Você é formada em química ou farmácia?????????? pois tudo que falou não condiz com que a no mercado das melhores marcas de cosméticos do Brasil com os melhores químicos responsáveis que sabemos. E a Anvisa que eu saiba é uma muito sério em relação a saúde e eu não vi nada que fosse proibido em relação a esta matéria. O que está relatado: Como o uso desses ativos é recente, mais vale lembrar que esta matéria saiu no mês de Dezembro de 2010, agora estamos no mês de Maio, muitas coisas já mudaram, principalmente em relação a estes ativos. Hoje vemos nas melhores marcas de cosméticos estes ativos como ácido glioxílico e carbocisteina. Foram anos de estudos para chegar a tal conclusão. Acredito que essas empresas de renome não iria se submeter ao risco a saúde do consumidor final. O que temos que tomar cuidado é em relação ao formol. Este sim, sem comentários.

    ResponderExcluir
  56. Gostei do comentário do Fabrício Teixeira. É bom sim colocar a biografia de todos estes comentários. Pois sou cabeleireira e pesquisei varias marcar com estes ativos e vi que os resultados foi de acordo com o prometido, até me supreendi com os resultados e a facilidades do uso do produto, sem dizer que não tive nenhum desconforto ao usar o produto, nem o meu cliente, do contrario do formol. Foi tudo de bom que as empresas de cosméticos descobriram para nós profissionais, pois não aguentava mais trabalhar com formol, minha saúde já estava ficando escassa. Agradeço aos químicos e farmaceuticos que descobriram esta nova progressiva sem formol.

    ResponderExcluir
  57. Não acredita também que um ácido como glioxílico reduzisse o volume dos meus cabelos, mais para livrar do formol arrisquei e amei o resultado, não só diminuiu o volume como ficou totalmente desembaraçado, com mais vida e brilho, não troco por outra nunca mais, foi tudo de bom que aconteceu nos últimos cem anos. Obrigado quem descobriu este produto milagroso.

    ResponderExcluir
  58. Só tenho a dizer que depois das pesquisas que fiz em relação as escovas progressivas de ácido glíoxílico e eventos que participei, não vi nada melhor no mercado até hoje. Não agride a nossa saúde, e ainda por cima dá melhor resultado, nem se compara com formol, é tudo de bom para nós cabeleireiros. Um brinde a nossa saúde!!!

    ResponderExcluir
  59. Li o seu blogs e confesso que não entendo muito sobre o assunto, mais vale ressaltar que escova progressiva com formol é bem pior do que estas sem formol a base destes ácidos. Pois pelas pesquisas já sabemos que tem total aprovação da anvisa.

    ResponderExcluir
  60. Sou cabeleireira a 3 meses e uso a escova de carbocisteina. Usei no meu cabelo que é cacheado e o resultado foi maravilhoso. Meus cachos ficaram alongados e sem volume. Se quero ele mais liso é só colocar o calor do secador e pronto. Eu não prometo cabelos lisos e chapados como o do formol, e sim cabelos com redução de volume. Adorei o resultado.,

    ResponderExcluir
  61. preciso fazer um relaxamento ou alisamento antes d fazer a escova de carbocisteina?

    ResponderExcluir
  62. Giselle, não precisa de tanta agressividade, pois cada um é livre para dar opinião que quiser, cada um na sua, pegamos as informações , peneiramos e pronto, o que é bom fica e o que não nos serve, descartamos...eu acredito que o pessoal que estudou tem muito mais condições de falar da composição e seus resultados, precisa sim de pesquisar e estudar, para se dar opiniões no qual pode comprometer o trabalho do outro...meu nome é vilma pro-do Negritude school, a ciencias, conhecimento é tudo muito rápido, se for olhar deste modo, teremos que sair do mundo, o ar que respiramos, não gera oxigenio em nosso sangue, segundo uma médica especialista em doenças infecciosas...os alimentos estão cheio de produtos tóxicos, o leite, os enlatados,porque as bactérias estão muito agressivas, então....como vamos escapar.....vilma-gimenez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  63. gosto muito das escovas estou sempre pesquisando
    mas tenho duvidas em muitas coisas que ouso e que vejo

    ResponderExcluir
  64. Acido Glioxilico na reação com aquecimento libera formaoldeido ... é uma maneira indireta de colocar formol na cabeça das pessoas e que é proibida.
    mas como tem empresas sacanas, eles inventam um nome diferente, misturam um aminoacido (carbocisteina) e enganam o cliente e se aproveitam que ANVISA nao regulamenta a questao.
    Ja estao vendendo este produto por 1 ano e enchendo os bolsos. Ano que vem proibem e ninguem vai lembrar que foi enganado.

    ResponderExcluir
  65. Fabiana Nogueira...
    Uso uma escova de oxoacetamida carbocisteina,e esta muda totalmente a cor do cbelo.
    fiz um cabelo escuro na altura de 3.26 violine o cabvelo ficou amarelo ovo.
    gostaria de saber o pq isso acontece?
    a carbocisteina clareia o cabelo?

    ResponderExcluir
  66. Parabens! carlinha, vc falou a que estava entalado em minha garganta. Fiquei indignada qdo li esta matéria, infelizmente alguns colunistas subtimam os leitores. E pior qdo vc vai tentar explicar o procedimento para alguns profissionais, eles acham que sabem demais , pois leram a matéria em uma revista conceituada, e não admitem ser contrariados.

    ResponderExcluir
  67. Nossa talvez isso esplica porque eu tive cristais no rins e acabei de retirar minha visícula com 20 pedras acho horrivel d vc não ter informação sobre as quimicas q fazem mal a saúde assim é com os produtos de limpeza q cada vez são mais eficazes e produtos como sabonetes ,mata insetos ;essas coisas estão cada vez matando gente sem saber .Sou cabeleireira e adoro cabelos lisinhos pra mim e tenho usado todos os tipo d escovas à mais de 18 anos e tenho 49 anos ,não sou burra mas esse negocio de ter cabelos lisinhos tornou-se um vício e não sei como mudar isso.mas parei pelo menos com a progressiva e esperimentei esse carboxiteina no meu cabelo loiros ,fiquei assustada como só em aplicar o produto deixa os fios enrigecido nem sequei só o fato q mudou até a cor mais para dourado fiquei com medo e enxaguei,mas mesmo assim ficou surper liso .Não existe nenhuma química segura todas fazem mal de alguma forma ,mas ninguem quer saber disso só querem ter os cabelos lisos felizes são os quem assumem seus cabelos cacheados.

    ResponderExcluir
  68. Carla
    Pesquise sobre a propriedade totpotente de célula de queratina, vou te adiantar: é uma função auto-regenerativa, como o rabo de lagartixa, que quando vc corta ele nasce novamente. Por esse motivo qualquer química invasiva ao córtex do fio, que permita deixa mais de 60% dos aminoácidos que constituem a protína de queratina,intacta, corre fatalmente o risco de esta proteína se auto regenerar e voltar ao seu estado normal. isso ocorre com os alisantes oxidativos. Alizantes redutivos, como o Hodrixido de sódio, que em poucas palavras "exterminam" a queratina do fio, o efeito liso tranquilamente permanesce no foi. porém a saúde e resistencia o abendonam, poi isso, fique feliz, quando uma quimica for reverssível.

    ResponderExcluir
  69. Ainda sobre regeneração do fio, sou cabeleireira e frequentemente ouço sobre como cabelos louros claríssimos, ficam amarelados com o tempo, isso também ocorre por causa do fator totipotente da célula de quetina, ela originalmente tem cor amarelada, quando descolorismos o fio ele perde queratina, e esta ao se auto regenerar, deixa-o com um tom acentuado de amarelo. Agradesca, pois este fio é ou está saudável!
    Quanto as quimicas conservante, nós não fazemos idéia do quanto comemos mais química do que aplicamos nos fios... poderia te dar uma relação enoooooorme!!!

    ResponderExcluir
  70. Carla
    Gostaria de saber de vc se essas escovas de carbocisteína faz algum tipo alergico na pele de quem usa ou do cabeleireiro.
    Amei seu blog e as matérias postadas.Parabéns!
    meu e-mail é elaine.azevedoo@hotmail.com
    Se puder responder por e-mail eu agradeço , pois quase não tenho tempo para acessar a net, e quando entro vou direto a cx de e-mail.
    Bjs e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  71. angelina de oliveira3 de junho de 2011 às 10:12

    Olá Carla! Meu nome é Angelina e é a primeira vez que acesso seu blog! Parabéns pelo conteúdo e principalmente pela preocupação em alertar os consumidores ou interessados nas técnicas e produtos que citou.
    É lamentável a maneira agressiva de determinados internautas comentarem seu post. A questão não é ser química, farmacêutica ou o que quer que seja, mas, se caso alguém tenha alguma dúvida, que busque saná-la na literatura existente ao invés de criticar a sua iniciativa. De julgamentos, o mundo já está cansado.
    Eu gostaria de alguma orientação, se fosse possível você fazer este favor por mim. Tenho 37 anos, nunca pintei nem alisei meus cabelos. Mas estou com problemas de queda. No ano passado, me submeti a uma cirurgia de emergência na qual foi usada anestesia raquidiana. Segundo alguns médicos, a queda está relacionada à anestesia. Só que já passou um ano e meus cabelos continuam caindo.
    Meu cabelo não é totalmente liso, tem volume grande, é castanho, mas fica ondulado, sem cachear. Faço uso do secador/escova, mesmo que bem leve, em todas as lavagens, o que causa um ressecamento muito grande e tenho muito "frizz".
    Gostaria muito de abandonar o uso do secador, mas tenho receio em fazer estas escovas por conta da queda de cabelo. Minha irmã usou o relaxamento, da L'Oreal, se não me engano, à base de guanidina. O resultado ficou bom. Penso em usar a mesma técnica, pois seria menos agressiva que as que utilizam formol, que sou ABSOLUTAMENTE contra.
    Carla, você poderia, por favor, me sugerir alguma técnica ou opções?
    Eu aguardo o contato e agradeço antecipadamente. Muito obrigada!
    angelinadeoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Oi, Carla pelo que percebi, nao pode ser vendido para cliente como Progressiva e sim como tratamento, tendo um efeito liso (Cisteína), uma vez que se usa escovação e prancha, no geral a Carbocisteína ajuda os cabelos a se fortificarem. Hidrata e restaura, e se chamassemos de Escova Progressiva de Tratamento?, ja que traz beneficios, pois as escovas de formol danificam mais, o que a mulherada precisava se concientizar é que tem que usar produtos saudavéis nos cabelos. Acho que se explicar bem para cliente os prós e os contra (se é que há) da Carbocisteína só trará beneficios, nao podemos falar de um produto que tem como base um aminoácido que o cabelo tem naturalmente só que é perdido por causa de tanto processo quimico que as mulheres usam, Progressivas a base de formol como a grande maioria 90% delas, precisam ser reduzidas no uso de clientes ou intercaladas com a Cisteína na hora de fazer um retoque de raiz. Hidrate e nao Maltrate os cabelos mulheres esse é o conceito, obrigado.

    ResponderExcluir
  73. sou cabeleireira há 20 anos, nunca trabalhei com formol,nunca havia derrubado cabelo,porém com o aparecimento da escova de carbocisteína, tenho observado um grande enfraquecimento dos fios capilares, tenho estado muito temerosa ao aplicar alisamentos(guanidina, tioglicolato de amônia)em cabelos que foram processados com a carbocisteína,já que tem aparecido clientes que vieram de outros salões com corte químico, até que uma DIA foi no meu salão na minha cadeira, depois de 3 meses que apliquei a carbocisteína minha cliente pediu para voltar a usar o tioglicolato, e de repente estava eu com a cliente perdendo os cabelos fiquei desesperada, mas mantive a calma e liguei para a química responsável pelo produto, fui orientada para usar a carbocisteína nos fios que estavam elásticos, o usar o secador e depois a prancha, houve a selagem dos fios e a recuperação dos cabelos imediata, porém, estou traumatizada fico em panico todas as vezes que chega uma cliente querendo aplicar alisamento em fios que foram processado coma carbocisteína.
    Ainda não deixei de tê-la em meu salão, pois foi "ela"(carbocisteína) que salvei os cabelos de minha cliente.Sei de todas as informações sobre o produto exatamente como você descreve em seu blog, no entanto não sabia que ainda existe pesquisas sobre o produto, e saber que somos cobaia não foi muito legal, agradeço pelas informações.

    ResponderExcluir
  74. Por favor, gostaria que me tirasse uma dúvida. Faço escova definitiva da wella wellastrate suave. Caso queira fazer uma escova inteligente no intervalo de 3 meses, eu posso? Um grande beijo

    ResponderExcluir
  75. meu nome e mery morro em portugal estou confusa cm estas escovas estou querendo mudar por que o formol e perigoso gostei muinto do seu blog por fafor me mande cmo fazer uma escova certa meuriloirona@live,com

    ResponderExcluir
  76. Carla!! Obrigada pelos esclarecimentos! Fico mto feliz em tremos acesso a esse tipo de info que os salões acababam "escondendo" das clientes, ok?
    Gostaria de aproveitar e pedir uma ajudinha. Vc já ouvi falar de um procedimento chamado selante? É a base de um produto da marca AEILLO com composição química de amônia e bambu. Vc acha q é seguro? A proposta desse procedimento é hidratar e diminuir o volume dos cabelos.
    Agradeço desde já!
    Abç!
    Juana

    ResponderExcluir
  77. obrigada pelo esclarecimento, parabens pelo blog! muito bom o post!

    ResponderExcluir
  78. Olá, meu nome é Elcy Rodrigues,
    sou cabeleireira.
    Vou fazer meu relato sobre a carbocistína. A manicure do meu salão serviu de modelo para uma apresentação de um produto da Mutare, Royal Liss, carbocisteína. Falaram que não era imcompativel com nenhuma quimica, mas grande foi minha surpresa quando quando depois de um mês e meio fui alisar com tioglicolato de amonia, percebi que os cabelos estavam se soltando, e nada que fizesse parava a queda, e o pior é que o couro cabeludo esquentava como se tivesse pegando fogo.Fiz tudo que estava a meu alcance mais nada remediava a queda,quase perdeu o cabelo inteiro.Liguei para o representante do produto pedindo ajuda, e ele disse que a culpa só poderia ser minha, visto que nunca tinha acontecido algo assim, porém já aliso o cabelo dela a muitos anos e nunca tinha acontecido algo assim ou parecido.Esso é o que tenho pra contar sobre esse veneno chamado carbocisteína! abraço

    ResponderExcluir
  79. Eu acho que aquelas pessoas que estão apresentando queda de cabelo ou tem clientes com esse problema (provocado por qualquer tipo de química) devem procurar um MÉDICO DERMATOLOGISTA! E não ficar discutindo tratamento em blog. Tem assuntos que só especialistas podem tratar adequadamente. Não é questão de inteligência ou burrice, mas com certeza uma pessoa que estudou pelo menos 9 anos tem maiores condições de prescrever um tratamento adequado. Ficar tratando como a vizinha ou a amiga falou pode só piorar a situação. Saúde é coisa séria!

    ResponderExcluir
  80. Gostei da sua informação! Parabéns pelo conhecimento técnico e químico. Me diz uma coisa ! Voce conhece ou trabalha com alguma escova sem formol, sem agentes redutores ou hidróxidos que permite um alisamento bom aos cabelos menos crespos. Valeu! Obrigado!!!
    Aliomar

    Meu email: glittercabeleireiros@ig.com.br

    ResponderExcluir
  81. Meus parabéns pelo blog. Vc é uma pessoa muito inteligente e com muito embasamento profissional, seu comentário sobre essas escovas ecológicas livre de formol foi muito interessante e verdadeiro. Sou contra o uso de formol e produtos novos com fórmulas misteriosas no meu salão e pessoas como vc me fazem ter mais certeza dê que estou no caminho certo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  82. Olá, meu nome é Ana Cristina e tenho cabelos finos e pouco...mas nao tao lisos...queria dei´xa-los mais lisos...e so leio que reduz muito o volume, sera que eu devo fazer?
    Por favor, me responda, obrigada, abraços

    ResponderExcluir
  83. oi gostei muito do blog, eu queria saber mesmo saber uma opinião critica sobre a carbocisteina, os representantes só sabem falar bem dos proprios produtos e não estava tendo noticia de resultados a longo prazo, aqui, li varios comentarios que me ajudaram,eu odeio fomol ñ gosto tbm dessas escovas mas me entenda as clientes ñ querem nem saber se faz mal ou ñ,(a maioria) querem fazer a escova da moda, gosto mesmo é de um bom alisamento qualquer que seja a quimica,respeitando cada cabelo e a cliente, obrigada...

    ResponderExcluir
  84. Penha disse;Trabalho com alisamento a cinco anos e aliso o meu cabelo mais de 25anos,no começo existia a base de soda caustica(soda caustica mesmo)depois veio os hidroxicos,os tios, os formois, e agora a parada é as progressivas sem formol que promete alisar sem fazer mal a saúde, bobagem eu acho que tudo que é quimica, de qualquer maneira acaba afetando de alguma forma, o problema é que me desculpe a franqueza, muitas clientes, fazem um procedimento em cima do outro não interssa se voçe alisa com formol ou com alisante comum o segredo é não misturar procedimentos e não querer fazer tudo, alisar, pintar, descolorir e fazer proggressiva, não necessariamente nesta ordem, danifica e muito o cabelo e compromete e muito a saúde do cabelo,mesmo que eu como profissional não me canso de explicar cada procedimento, assim elas querem misturar ai é pedir prá ficar careca mesmo,ALISAMENTO, SEJA como for é ALISAMENTO E PONTO. Vou deixar meu contato luisepenha21@yahoo.com

    ResponderExcluir
  85. Qual seu embasamento nas afirmativas que faz? Concordo com algumas pessoas acima, de que vc deveria colocar a bibliografia do que diz senão será mais uma a falar, falar, falar....como as empresas de cosméticos.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  86. poderia tirar uma duvida minha pois minha cabeleireira me falou de uma escova nova que não tem formol nem glutarl ,tem aminoacidos carbocisteina ? sera que vc sabe uma tal de fabrica da avlon ja o noe e urbelliss? e boa?..mr ajude

    ResponderExcluir
  87. Wellington Albuquerque21 de julho de 2011 às 13:12

    O MODISMO TA AI REGULANDO A PRANCHINHA ATE 200 GRAUS SO ALEGRIA.

    ResponderExcluir
  88. GENTE! CARBOCISTEÍNA é um medicamento!

    Mucolítico e fluidificante das secreções, nas afecções agudas ou crônicas do trato respiratório onde a secreção viscosa e/ou abundante de muco seja fator agravante.
    Contra indicação:
    Pacientes alérgicos à carbocisteína ou a outros componentes da formulação. Úlcera péptica ativa.

    Efeitos adversos:
    Náusea, diarréia, desconforto gástrico, sangramento gastrointestinal. Erupções cutâneas. Tonturas, insônia, cefaléia. Palpitações. Hipoglicemia leve.
    Interações:
    Durante o tratamento com carbocisteína não se deve fazer uso de medicamentos que inibam a tosse, bem como de medicamentos à base de atropina(antidepressivos imipramínicos, a maioria dos anti-histamínicos H1, medicamentos antiparkinsonianos anticolinérgicos, antiespasmódicos atropínicos, disopiramida ) e derivados.
    Carbocisteína não deve ser utilizado por pacientes com úlceras no estômago ou no duodeno.
    Anti-histamínico H1 é o antialérgico ou seja, quem usa carbocisteína não pode tomar antialérgico H1
    Exemplos de medicamento com carbocisteína: (Mucofan)(Mucodestrol)(Mucoflux)(Mucolitic)

    alguns exemplos de anti-histaminico H1: Antazolina (Albassol colírio®), Naldecon,Dramin,Allegra, Claritin,loranil,Prenefrin nasal®, Alersan,fenergan,lisador,etc...

    ResponderExcluir
  89. GENTE! OLHA QUE EU DESCOBRI!!!!

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cTO7tncmc9wJ:tourdorio.com.br/wp-content/uploads/2011/07/02-O-Globo.pdf+carbociste%C3%ADna+n%C3%A3o+alisa+engodo&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

    Uma nova moda de alisar os cabelos, a escova de carbocisteína lembra a de formol, inclusive nos efeitos e perigos. Com a falsa promessa de alisar os fios, reduzir sensivelmente o volume, hidratar e dar brilho, ela pode causar sérios danos à saúde, alertam dermatologistas e a
    Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Primeiro, é impossível alisar com cisteína, um aminoácido. E o mais grave: em vez desta substância, esteticistas aplicam um primo menos conhecido do formol, o glutaraldeído, vulgo glutaral, que também causa ardência nos olhos, queima-
    ção e danifica os cabelos, e aumenta o risco de câncer. O formol e o glutaral (da família dos aldeídos) alteram o DNA, elevando o risco de leucemia, tumores nos sistemas respiratório e nervoso central, falhas de memória, dificuldade de movimento e infertilidade, alerta Maria Fernanda Gavazzoni, professora da pós-graduação em dermatologia do Instituto Professor Azulay na Santa Casa de Misericórdia do Rio e da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela afirma que a escova de carbocisteína é um engodo. Isso porque os cabelos são constituídos de proteína: a queratina, que contém a cisteína; que deixa os fios enrolados. Portanto, escova de carbocisteína é só uma isca, diz. Esta substância pode servir, por exemplo, para farmacêuticos fazerem droga expectorante, nunca para alisar. — A carbocisteína está em xarope de criança. Cabeleireiros pegaram este nome emprestado e inventaram uma escova que não existe — avisa Fernanda. —
    O que se vê é o glutaral, usado em hospitais como microbicida e até em baias de cavalos. Ou seja, o glutaral age igual ao formol, não atua na queratina e, portanto, não é um alisante. Apenas impermeabiliza o cabelo alisado através do secador, impedindo que ele volte a absorver a umidade. - Só que o cabelo fica danificado, quebradiço — diz.
    Tratamento requer cuidado semanal
    É difícil saber o que o cabeleireiro está aplicando. Nem todos produtos ardem nos olhos ou têm mau cheiro. Uma dica é olhar o frasco.
    Em vez de dose única, como a maioria das substâncias aprovadas, o glutaral vem em recipientes grandes. Com um frasco, que custa cer-
    ca de R$ 700, é posível fazer 20 escovas, a R$ 300. Outros ditos “alisantes” que não existem é hidróxido de amônio e queratina líquida, alerta Fernanda. Os aprovados pela Anvisa são ácido tioglicólico, hidróxidos de sódio e de lítio, guanidina e cálcio. Ela chama a atenção para
    um detalhe: clientes com cabelo clareado artificialmente devem evitar alisar, mesmo com os produtos aprovados, porque fios descoloridos se quebram ainda mais. — Tentar ficar loura e de cabelo liso só estraga os fios.

    Outras dúvidas sobre cosméticos podem ser esclarecidas em www.anvisa.gov.br ou por email: cosmeticos@anvisa.gov.br.

    ResponderExcluir
  90. http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cTO7tncmc9wJ:tourdorio.com.br/wp-content/uploads/2011/07/02-O-Globo.pdf+carbociste%C3%ADna+n%C3%A3o+alisa+engodo&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

    ESCOVA DE AMINOÁCIDO É INEFICAZ E SUA FÓRMULA ESCONDE SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS QUE PODEM ATÉ CAUSAR CANCERES

    Uma nova moda de alisar os cabelos, a escova de carbocisteína lembra a de formol, inclusive nos efeitos e perigos. Com a falsa promessa de alisar os fios, reduzir sensivelmente o volume, hidratar e dar brilho, ela pode causar sérios danos à saúde, alertam dermatologistas e a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Primeiro, é impossível alisar com cisteína, um aminoácido. E o mais grave: em vez desta substância, esteticistas aplicam um primo menos conhecido do formol, o glutaraldeído, vulgo glutaral, que também causa ardência nos olhos, queimação e danifica os cabelos, e aumenta o risco de câncer. O formol e o glutaral (da família dos aldeídos) alteram o DNA, elevando o risco de leucemia, tumores nos sistemas respiratório e nervoso central, falhas de memória, dificuldade de movimento e infertilidade, alerta Maria Fernanda Gavazzoni, professora da pós-graduação em dermatologia do Instituto Professor Azulay na Santa Casa de Misericórdia do Rio e da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela afirma que a escova de carbocisteína é um engodo. Isso porque os cabelos são constituídos de proteína: a queratina, que contém a cisteína; que deixa os fios enrolados. Portanto, escova de carbocisteína é só uma isca, diz. Esta substância pode servir, por exemplo, para farmacêuticos fazerem droga expectorante, nunca para alisar. — A carbocisteína está em xarope de criança. Cabeleireiros pegaram este nome emprestado e inventaram uma escova que não existe — avisa Fernanda. — O que se vê é o glutaral, usado em hospitais como microbicida e até em baias de cavalos. Ou seja, o glutaral age igual ao formol, não atua na queratina e, portanto, não é um alisante. Apenas impermeabiliza o cabelo alisado através do secador, impedindo que ele volte a absorver a umidade. - Só que o cabelo fica danificado, quebradiço — diz.

    Tratamento requer cuidado semanal
    É difícil saber o que o cabeleireiro está aplicando. Nem todos produtos ardem nos olhos ou têm mau cheiro. Uma dica é olhar o frasco.
    Em vez de dose única, como a maioria das substâncias aprovadas, o glutaral vem em recipientes grandes. Com um frasco, que custa cer-
    ca de R$ 700, é possível fazer 20 escovas, a R$ 300. Outros ditos “alisantes” que não existem é hidróxido de amônio e queratina líquida, alerta Fernanda. Os aprovados pela Anvisa são ácido tioglicólico, hidróxidos de sódio e de lítio, guanidina e cálcio. Ela chama a atenção para
    um detalhe: clientes com cabelo clareado artificialmente devem evitar alisar, mesmo com os produtos aprovados, porque fios descoloridos se quebram ainda mais. — Tentar ficar loura e de cabelo liso só estraga os fios.

    Outras dúvidas sobre cosméticos podem ser esclarecidas em www.anvisa.gov.br ou por email: cosmeticos@anvisa.gov.br.

    ResponderExcluir
  91. Fiz minha escova de carbocisteína e AMEI o resultado;

    ResponderExcluir
  92. Antes de tudo, adorei o blog, e adorei as informações Carla.
    Li quase todos os postes e achei tudo muito interessante mesmo. Alguns me deixaram horrorizada, e na dúvida, vou deixar meus cabelos cacheados mesmo.
    Concordo com a Giselle, não precisamos ser formados em Química para entender algumas coisas, basta saber ler. Também me formei em Comunicação Social e leio muito, procuro me informar, claro, algumas informações só podemos obter com um especialista, mas, atualmente encontrar um especialista que fale a verdade sobre produtos para o cabelo está bem difícil. Então, na dúvida, não arrisque sua saúde por vaidade, não vai valer a pena. Beijos.

    ResponderExcluir
  93. Ola´falando de escova com carbocisteina fiz uma escova assim a 3 semanas ,no primeiro dia meu cabelo ficou lindo,perfeito,super liso,mas quando lavei em casa ai é que veio a grande decepçao meu cabelo ficou parecendo uma vassoura ,sem contar o cheiro orrivel quando vc molha o cabelo,fiquei apavorada sem saber oq fazer liguei no salao em que fiz a "escova inteligentè "ai eles me pediram pra retornar no salao para resolver o problema ,vc acho q tenho coragem de ser cobaia novamente, fiz nesse salao por ser mt conhecido,famoso mas nao deu em nada agora estou com o cabelo detonado sem saber o q fazer ,e ainda vem dizer que essa tal "escova inteligente" de carbocisteina serve par hidratar os cabelos!dpois do jeito q ficou o meu nao sei em mais em que devo acreditar,pois até agora estou tentando recuperar o meu cabelo e nada,sera q um dia realmente conseguirei fazer uma escova com segurança e ter bons resultados!!!!bjs

    ResponderExcluir
  94. estava prestes a uma escova com carbocisteina,agora fiquei na duvida,pois nao trabalho com formol pois sou alergica.aff

    ResponderExcluir
  95. carbocisteína é usado em xaropes para crianças.....agora só falta os cabeleireiros adicionarem estes xaropes pra potencializar o efeito....

    ResponderExcluir
  96. http://www.cfnavarra.es/salud/anales/textos/vol26/sup1/suple7a.html

    “El alcohol aldehído, y los ácidos glicólico y glioxílico pueden contribuir a la depresión del SNC [Sistema Nervioso Central] y a la toxicidade renal, con hemorragias focales, necrosis cortical, dilatación de túbulos proximales y formación de cristales de oxalato cálcico. La quelación del cálcio por el ácido oxálico, produce hipocalcemia”
    Em tradução livre:
    O álcool aldeído, e os ácidos glicólico e glioxílico podem contribuir para a depressão do SNC [Sistema Nervosos Central] e à toxidade renal, com hemorragias focais, necrose cortical, dilatação de túbulos proximais e formação de cristais de oxalato de cálcio. A formação de cristais de oxalato de cálcio indica a presença de litíase, ou cálculos renais ou a popularmente conhecida “pedra nos rins”. A agravação da litíase, devido à obstrução da passagem da urina pela uretra, causa dor intensa ao paciente.

    ResponderExcluir
  97. Duvido que meu comentario seja aprovado....kkkkkk

    ResponderExcluir
  98. Éh..como é séria a questão da hipocrisia, Você Expõe um texto sobre escova sem formol que supostamente "tem" formol e no seu blog, ANUNCIA E RECOMENDA escova da MADAMELIS (que deve ter uma porcentagem acima de 12% de formol)???? Quanta incoerência não é mesmo??? E a questão da saíde foi para o brejo?? Estava tudo indo bem, até ver o anuncio!!!

    REPROVADO SEU POST
    #FOISINALIZADOCOMOSPAM

    ResponderExcluir
  99. O anuncio em questão é de responsabilidade da Google, pois trata-se de de um anúncio do AdSense, o Google busca palavras chaves nas postagens e seleciona as propagandas.

    Recebemos muitas propostas de anuncios de "escovas" e sempre recusamos, se você não conhece o nosso trabalho do inicio ao fim não se dê ao direito de opinar sobre o que não sabe. Obrigada pela audiência!

    ResponderExcluir
  100. boa noite também sou cabeleireira,ha 12 anos,aconteceu a a mesma coisa comigo no salão com a escova de cabocisteina.havia feito uma escova de carbocisteina no cabelo da cliente em março,depois de trés meses ela retornou e pediu só para relaxar a raiz com tioglicolato,que é o alizante usado por mais de trés anos no cabelo dela.E depois de 4 minutos com o alizante no cabelo dela começou a se soltar os os fios,nao caiu mais porque já estava com a raiz grande,mesmo assim quebrou metade dos fios.e por saber que o produto é compat´vel,com química,estou processando o fabricante da escova por danos morais e perdas materias.tenho mais de 18 clietes com selagem no cabelo.das quais não posso alizar.porque se alizar o cabelo quebra,literalmente,estou apavorada!!! cabocisteina nunca mais,estou brigando por meus direitos e das clientes!!!

    ResponderExcluir
  101. hoje participei de uma jornada na vitaderm sobre cisteina e atecnica vendeu o serviço como tratamento;o que eu mais quero e me livrar do formol e agora?como o ministerio da saude libera esse produto como tratamento?se ele nao e agrecivo a saude mais e ao cabelo!

    ResponderExcluir
  102. Nossa estou apavorada... tinha hora marcada para fazer a escova de carboc...Nao vou fazer mais. Nao quero correr o risco..Além do mais, estou amamentando e a cabelereira disse que nao existe efeito colateral com essa escova e que nao oferece risco para o bebe. Obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  103. Carla, vc é uma pessoa muito inteligente e parabéns pelo blog!
    Estou procurando uma escova para dar uma alisada no meu cabelo, pois ele é muito volumoso.
    Creio que, mediante as novas descobertas e tecnicas, a tendencia sempre é melhorar as condições dos produtos, porisso até acreditei na escova a base de carbocisteina...mais leve, achei que seria a ideal para mim.
    Agora, depois de ler esses comentários, fico na dúvida....
    No site da All nature tem os produtos para fazer essa escova e, me parecem muito bons....
    Por favor, me dê sua opinião.Logo no inicio, quando surgiram as escovas progressivas, eu fiz ( a base de formol) e o meu cabelo ficou muito ressecado, detestei.
    Depois, uns anos mais tarde, fiz a chamada escova marroquina, que, o cabeleireiro diz que não tem formol, mas, tem afins, com certeza e até que o cabelo ficou legal sim.....
    Agora, já passado mais um tempo, tenho a impressão que novas tecnicas surgirão e, porisso queria fazer a escova de carbocisteina, só que fiquei com medo, mediante esses comentários.....Me ajudem, por favor.Meu e-mail: goulartsil@bol.com.br
    Grata

    ResponderExcluir
  104. Oi?tbm só cabeleleira e tenho apenas uma opinião sob todas as formulas de alizamentos."existe uma química certa para cada tipo de cabelo,o profissional tem que usar o produto certo no cabelo certo .difícil. mais ,"cada cabeça uma sentença" bjm

    ResponderExcluir
  105. Nil

    Já estava pensando em comprar a escova com carbocisteina da Kerafios, inclusive, havia ligado para fábrica para pegar infomações, pois sou alérgica e minha filha também, mas agora desisti. Espero que um dia produzam uma escova que realmente não faça mal a nossa saúde...

    ResponderExcluir
  106. kkkkkkkkkkkkkkkkk acho que tabem sou louco pq so ouvimos a carbositeina alisa ficou otimo kkkkkkkkkkkkai respondo esses tipos de produtos nao tem poder absoluto para realinhar uma fibra sem que ela tenha verdadeiramente uma lipotesturizaçao corretar ela ai sim seja la qual for a base desse tipo de bomba so serve como uma maquiagem ai penso e falo as minha clientes parabens pela materia

    ResponderExcluir
  107. trabalho com um botox capilar que se chama minzi chine da empresa akon cometics e a fórmula molecular do produto é a oxoacetamida só que não é a oxoacetamida fabricada pelos brasileiros mas a fabricada pelos chineses,eu gostaria que voce por favor lê-se o meu comentario e descobri-se se esta fórmula é a mesma que vc comentou ou se esta fórmula que a empresa diz que é diferente é realmente diferente das fabricadas no brasil.

    ResponderExcluir
  108. OLÁ AMIGA, BOA NOITE!!!
    REALMENTE VC TÁ CERTÍSSIMA. COMPTREI ESTE PRODUTO A BASE DE CARBO E DEPOIS DE ANALIZAR OS RESULTADOS, MISTUREI COM DESCOLORANTE E FERVEU, DESCOBRÍ AÍ QUE Ñ É COMPATÍVEL COM TODAS AS QUÍMICAS, SEM CONTAR COM O DETALHE D Q NOS RETOQUES OS FABRICANTES ORIENTAM A USAR O PRODUTO EM TODO O CABELO. Ñ ENTENDO TANTO DE QUÍMICA COMO VC, SÓ UM POUQUINHO, MAS DE CABELO, SACO BASTANTE, AFINAL SÃO28 ANOS DE PROFISSÃO E ESTUDOS. FALEI A MESMA COISA Q VC, Q ESTAMOS SERVINDO DE COBAIAS E Q O PRODUTO AINDA ESTÁ EM TESTE!
    PARABÉNS MENINA!!!

    ResponderExcluir
  109. SOU A FAVOR MESMO É DAS BOAS E VELHAS QUÍMICAS, MT TRATAMENTO E UM CORTE E COR MARAVILHOSOS!!!
    A ARTE E A BELEZA ESTÃO NAS MÃOS DE 1 PROFISSIONAL COMPETENTE!!!
    COM ESTAS PORCARIAS DESTAS ESCOVAS, OS VERDADEIROS ARTISTAS DA BELEZA ESTÃO SENDO DESVALORIZADOS!!!
    TOMARA Q ACABEM E AS MULHERES VOLTEM AOS TEMPOS GLAMOUROSOS!!!

    ResponderExcluir
  110. A raiva que dá é da propaganda enganosa, as mesmas fazem as pessoas acreditarem que seus cabelos ficarão lisos sem nenhuma química, o que é uma mentira, pois somente a quimica tem o poder de mudar a estrutura do cabelo e deixa-lo liso. Agora, sabemos é claro q muita gente só pensa no resultado e mesmo sabendo q o produto tem quimica e faz mal vai querer fazer o procedimento, mas concerteza tem gente q desistiria se soubesse q tem quimica. Acho q o principal intenção desse post foi desmascarar a proposta dessa EP, que é de q é natural e as pessoas não merecem ser enganadas, se querem alisar mesmo sabendo q tem quimica é um direito q as pessoas tem, muitas coisas fazem mal como o cigarro e são consumidas. Defendo portanto a transparencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, pra alisar precisa ter uma química. Mas ter uma química não necessariamente é ruim. O problema são as farsas que envolvem tais químicas. Tioglicolato é química, mas não é nocivo à saúde. Resseca o cabelo? Claro que sim, mas nada que uma hidratação semanal e uma reconstrução de vez em quando não resolva.

      Excluir
  111. Li alguns comentários que fizeram sobre sua matéria falando sobre a carbocisteína,acho que as pessoas não entenderam muito bem, essa escova é simplesmente para tirar volume, tratar e consequentemente acaba alisando dependendo da estrutura do fio, sem o problema do formol, a cisteína qto mais vc usa mais alisa, e qto a aplicação, como citou uma pessoa acima, antes de secar e pranchar vc deve retirar no lavatório 10% do produto, ou seja, molhar rapidamente só assim secar e pranchar, fica muito fácil de trabalhar no cabelo, tenho um cabelo com 90% de mechas platinadas e faço essa escova à um ano e adoro, como sou cabeleireira parei de vez com o uso de formol, inclusive nas minhas clientes, só uso a carbocisteína, não imaginei o sucesso que seria.
    beijos a todos

    ResponderExcluir
  112. Socorrooo!!
    Fiz a escova carbocisteina da Ekos.E alterou a cor estou parecendo um mico leao aff! Estoou com viagem maracda p 2 dias.O q faço ela disse q n posso tonalizar...posso ou não???

    ResponderExcluir
  113. Em primeiro lugar parabéns pelo seu blog. Hoje ele é um dos melhores de toda a rede.

    Agora a questão: Nossa estou muito preocupada!!!

    Meus fios são muito finos, tenho queda constante e eles são anelados. Cuido de meus cabelos com muita atenção, hidrato e cuida da anemia que, as vezes, "rouba" meus fios.

    Já tenho coloração no cabelos e uma vez fiz progressiva (quebrou muito e jurei não fazer nunca mais). Cortei curto e já tem anos que não repeti.

    Meu cabelo é tão sensível que não responde a tratamentos diversos, mesmo os mais caros e poderosos. É muito complicado cuidar deles.

    Fui ao salão pintar e a cabeleireira me falou da CARBOCISTEÍNA. Resolvi tentar já que não era nada parecido com formol ou amônia.

    Agora estou muito preocupada: me ajuda a resgatar meus fios. Tenho medo que eles caiam ou quebrem e eu tenha que cortar curto e esperar como aconteceu com a progressiva.

    O que faço?

    ResponderExcluir
  114. DANIMAR,COMO VC USA ESSA ESCOVA HA UM ANO? SE ELA FOI LANÇADA HA APENAS SEIS MESES.ESSA ESCOVA É INCOMPATÍVEL COM TIOGLICOLATO .DIFERENTE DO QUE ELES DIZEM.

    ResponderExcluir
  115. Oi fiz a escova com carbocisteina e a cabelereira disse que poderia pintar meu cabelo junto, meus cabelos ficaram horríveis ,secos a cuticula das pontas ficaram aberta, resumindo ta horrivel o que posso fazer agora? me passa o nome de algum produto pra que eu possa hidratar, se tivesse lido antes esse blog jamais teria feito

    Luciana

    ResponderExcluir
  116. Nossa, não sei pq tanto escândalo...rsrs. Meu cabelo é platinado, 100% descolorido (uso assim há 10 anos). Já usei a escova de carbocisteína, meu cabelo é ondulado e fino, ficou liso escorrido na primeira aplicação. Já no cabelo da minha filha (ela tem 8 anos, dermato liberou o uso da escova de carbocisteína) que é cacheado, volumoso e fino, deu um efeito de relaxamento na 1ª aplicação, reduziu MUITO o volume e os cachos ficaram bem soltos. No meu caso, o único inconveniente da carbocisteína é que ela amarela muito o cabelo platinado, então troquei pela de ácido glioxilíco e gostei muito. Eu mesma compro o produto na perfumaria e aplico, pois não confio em fazer no salão com medo de batizarem a escova. Isso foi a melhor coisa que inventaram, não tem cheiro, não precisa usar luvas, não arde a cabeça e nem os olhos, parece que vc está usando um creme normal. É milhões de vezes melhor do que esses alisamentos tradicionais que danificam muito a estrutura dos cabelos e são incompatíveis com descoloração + ox de 40.

    ResponderExcluir
  117. Já é a segunda vez que entro nessa página e o avast detecta um cavalo de troia. Nem precisa publicar meu comentário. Estou apenas informando p/ que caso vc não saiba, verifique o que está ocorrendo.

    ResponderExcluir
  118. Daniela,depois de 3 meses,é q vc sente as consequencias,nas primeiras semanas .seu cabelo fica,lindo .

    ResponderExcluir
  119. Alguém já ouviu falar da escova progressiva ExoHair, da Kosmental? Saiu uma matéria sobre essa escova na Vogue de Agosto. Na matéria diz que essa escova foi desenvolvida por um médico em SP e diz que ela não leva formol e nenhum desses outros químicos nocivos. Alguém já usou? Promete ser revolucionária. Queria mais informações. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Roberta, tambem fiz escova da Exohair , aqui no Rio chamam de Exoplastia capilar. Preciso de uma escova sem quimica pois estou amamentando e meu cabelereiro detonou meu cabelo qdo errou nas luzes, alias ex cabelereiro . Quando procurei o profissional indicado para fazer a Exoplastia ele me ofereceu a Carbocisteina e disse que as duas eram iguais e nao tinha toxidade e por esse motivo poderia ser usada em gravidas , criancas, etc... Acabei fazendo a Exoplastia e adorei! Mas agora me questiono sobre qual a formula da mesma , pois o cheiro de enxofre qdo lava eh similar ao descrito aqui. Se alguem souber, por favor nos informe. Carla? eh isso. Fico no aguardo. Roberta .

      Excluir
  120. Eu usei a zene (ácido glioxilico) vc tb não recomenda pelo jeito né?
    eu usei a mascara neutralizante da max beauty logo apos o uso da zene, para q meu ph ficasse normal.... meu cabelo corre algum risco? achei q meu cabelo melhorou mto !!!!!
    bjos e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  121. Acabei de ler a materia e alguns comentarios.... JESUS!!!!!! To passada!!!!! Entrei no google para fazer uma pesquisa sobre a carbocisteina (depois que fiz uma dessas escova::: a W 25 da ZAP), pois essa maldita ESCOVA conseguiu transformar um cabelo bom em uma bucha!!!!! Meu cabelo detonou, mudou a estrutura do fio, e o pior::::: parece que usei guanidina!!! Cabelos esticados, sem brilho! E olha que sou cabeleireira!!!! Infelizmente cai na conversa de representante!!!! Sorte que sempre testo os produtos em meus cabelos ou de familiares..... Vivendo e aprendendo!!!!! Deveria ter pesquisado antes!!!! Nao existe magica!!!!! Valeu pela materia!!!!!! O pior e que nos pagamos caro e alem de prejudicar a saude, ainda temos nossos cabelos DETONADOS!!!!! ALOOO ANVISA!!!!! ONDE ESTAMOS???????

    Bjs

    ResponderExcluir
  122. Anônimo disse:"Daniela,depois de 3 meses,é q vc sente as consequencias,nas primeiras semanas .seu cabelo fica,lindo."
    Já usei 4 vezes a de ácido glioxílico não trouxe nenhuma consequência danosa ao meu cabelo (que é descolorido). A de carbocisteína só usei uma vez pq ela deixou o meu cabelo muito amarelado, por isso não usei mais. Só estou usando a de carbocisteína no da minha filha. No entanto, não vou afirmar que a escova não danifica nada, pq de qq modo pode ser que realmente danifique a longo prazo. Mas creio que vale a pena pq danifica muito menos do q os alisantes convencionais. Se eu tivesse usando alguma química alisante convencional, em cima de cabelo descolorido + ox de 40 certamente já estaria com problemas capilares seríssimos.É importante lembrar tbm, que todo cabelo processado precisa ser muito bem cuidado. Não adianta querer transformar o cabelo e continuar usando shampoo de mercado pq depois de um tempo o cabelo começa a ficar uma coisa mesmo.... Há muitos anos que só uso bons produtos profissionais. Isso ajuda muito.

    ResponderExcluir
  123. Olá.

    Andei pesquisando sobre escovas progressivas.
    Meus cabelos são cacheados,finos e com bastante luzes, porém eu detesto a frente dele, bem na raiz é meio crespo.
    Quero um produto que “amansse” esses fiozinhos rebeldes, mas não alise para NUNCA mais voltar. E AH, QUE SEJA SEM FORMOL!!!
    Já usei a escova marroquina da Inoar, é digo que é péssima! O resultado só dura 1 mês e qdo sai o produto o cabelo está totalmente detonado, se passou nas pontas então…vixe! Os cachos do meu cabelo voltaram (graças a Deus), mas eu tive que cortar um palmo para retirar as horripilantes pontas que ficaram lisas espigadas. O SAC DELES NÃO RESPONDE E-MAILS, NUNCA RETORNA!

    Gostaria de saber se vocês conhecem um bom produto QUE NÃO CONTENHA OS SEGUINTES INGREDIENTES:

    - Amônia.
    - Guanidina.
    - Tioglicolato.
    - Hidróxido de Sódio.
    - Formol.
    - Glutaraldeído.

    EU FUI PROIBIDA DE USAR QUALQUER UMA DESSAS SUBSTÂNCIAS NOS MEUS CABELOS.

    Alguém pode me ajudar sobre essas dúvidas?!
    Obrigada, abraço.

    No aguardo.
    Paty ;)

    ResponderExcluir
  124. Eu fiz a carbocisteina na minha filha de 9 anos e o cabelo dela ficou maravilhoso (era muito ruim,ela tinha muita vergonha),eu leio muito sobre alisamento,progressiva,marroquina,definitiva,inteligente,burra,blablabla,e acredito que não existe milagre pra alisar cabelo então penso que se alguém quer ter cabelo liso é melhor não encucar e sim procurar um bom profissional pra ele não "bombar" o seu cabelo e sempre fazer um teste de mecha e muita hidratação.adorei seu blog continue informando.bjs

    ResponderExcluir
  125. laucura,loucura ,loucura...

    ResponderExcluir
  126. Parabéns pela matéria, tem muitos cabeleireiro que aplicam produtos pelo nome e porque alguém falou que e bom, assim o mercado tem poucos mágicos e muitos ilusionista.

    silva_toninho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  127. Ou seja nenhum alisamento é seguro para o kblo. Todos agridem os fios ou saúde de ambos. o melhor para o kbelo ainda que eu axo é o com formol, mas a saude fik prejudicada, mas como toda química de salão também, até o "quase inofencivo descolorante" é super volátil e prejudica muito as vias respiratórias. O certo mesmo é mudar deprofissão ou somente cortar kblo. Mas adoramos o que fazemos!!! Desculpe se falei asneira mas gostaria de ser corrigida. Bjão seu blog é fabuloso e vc também

    ResponderExcluir
  128. Olá!

    Tenho cabelos cacheados, um pouco finos e com bastante luzes.

    Gostaria de dar um a"domada" nos cachos, sem perdê-los!
    Ando pesquisando sobre umas escovas por aí, mas estou com medo delas alisarem meus fios de vez...
    Será que Liss Intensy da Amend e a Exxa Marroquina da Salon Line alisam definitivamente?!

    Esse tal ácido glioxílico alisa definitivamente?

    Oh! Quantas dúvidas...!!!

    Alguém pode me ajudar?
    Grata.
    Paty.

    ResponderExcluir
  129. Cara só tem comentário de gente sabida!!
    Dexa o povo usar a carbocisteína !
    Dxa eles serem felizes.
    Voce minha cara è médica?
    Quimica
    Farmaceutica?
    Penso que se voce fosse
    Nao teria tempo de ficar detonando nada
    pois isso é coisa pra quem não tem o que fazer!!!
    Vai vai fazer trabalho voluntario
    em asilos
    orfanatos
    cuidar de crianças numa ong
    sei lá!
    desencana, meu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  130. quero ver voce ter coragem de arovar o anterior

    ResponderExcluir
  131. Olha teu post publicado aqui (e sem créditos)http://telmapegoraro.blogspot.com/2011/06/alisamento-natural.html

    ResponderExcluir
  132. meu nome e rafaela e gostaria de saber se esta escova realmente nao faz mal a saude(carbocisteina)
    e quais marcas sao boas>obrigada

    ResponderExcluir
  133. Olá,uso guanidina há 5 anos e meu cabelo é crespo(sou negra). Queria mudar, pois não tenho tempo de escovar cabelo sempre e estou sendo seduzida por uma cabeleleira a usar carbocisteína, dizendo ela que terei meus cabelos lisos e sempre arrumados. a guanidina está destruindo o fio dos meus cabelos e a carbocisteían irá tratar. Isso é verdade? Vc já houviu falar sobre a linha de tratamento dos Saões Beleza Natural?
    queria valorizar mais minha cor, mas não com megas, ou tranças e sim um cabelo mais natural, porém mais fácil de de lidar e apresentável em todas as ocasiões. Me ajude!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  134. Prezados Carla Figueira e Equipe Eu amo Cabelo:

    Tudo bem? Eu sou jornalista da Brazilian Secrets Hair e fiz questão de te escrever para parabenizá-la pelo excelente trabalho! Seu blog é questionador, firme e não tem medo de assumir posições definidas sobre o uso de agentes tóxicos em escovas com fins de alisamento. Como sabemos o formol é cancerígeno, assim como o glutarol. Como se não bastassem os malefícios à saúde, seu uso em escovas de alisamento é PROIBIDO pela ANVISA.
    Conheci seu blog por causa da matéria “Carbocisteína e Ácido Glioxílico” e é sobre ela que gostaria de conversar. Percebo que você tem um conhecimento bem acima da média sobre como funcionam as químicas capilares, ainda bem! O mercado precisa de profissionais sérias como você, que defendem substâncias seguras para as clientes e para elas mesmas!
    Por esta razão tenho um apelo para te fazer, Carla... Seu blog desempenha um papel similar ao do jornalismo, isto é, informar, portanto, peço, por favor, que você escute os dois lados antes de escrever os seus posts. Conheça como funciona a nossa escova e depois tire suas próprias conclusões.
    Você, Carla, por ser inteligente e possuidora de raciocínio crítico, acredito que tenha a mente aberta para conhecimentos novos. Creio também que consiga perceber e corrigir seus erros caso eles existam. Ressalto aqui que seu blog é um veículo formador de opinião, portanto, o que você escreve pode afetar diretamente o desempenho de um determinado segmento do mercado.
    Eu trabalho para uma empresa séria que exporta escova de carbocisteína para mais de 10 países! Incluindo Suíça e França, países com regulamentação rigorosa e IDH altíssimo, cuja população é bem formada e instruída, portanto não aceitaria produtos danosos à saúde e tampouco produtos ineficazes, ou seja, que não cumprem o que prometem.
    Infelizmente existe uma grande lacuna entre os fabricantes de cosméticos e os profissionais que os utilizam. A fim de proporcionar o diálogo e o esclarecimento de dúvidas convidamos você, Carla, e todos os profissionais cabeleireiros a conhecer de verdade como funciona a escova de carbocisteína da Brazilian Secrets Hair.

    Segue abaixo o link com texto que explica como e porque funciona a escova progressiva sem formol da Brazilian Secrets Hair:

    http://progressivasemformol.wordpress.com/2011/10/07/como-funciona-a-escova-progressiva-sem-formol/

    Assim como o vídeo que explica o passo a passo de uso:

    http://www.youtube.com/watch?v=pcp0TQMLl88

    Se desejar obter mais informações sobre como funciona a nossa escova progressiva sem formol a equipe BSH está a sua disposição para fornecer qualquer esclarecimento. Também podemos colocá-la em contato direto com nossos técnicos para solucionar suas dúvidas mais específicas ou mesmo para eles concederem entrevistas, caso seja necessário.

    Atenciosamente,

    Jessica Pastura

    Jornalista

    Brazilian Secrets Hair
    (21) 2253-0073
    jessica@braziliansecretshair.com.br

    ResponderExcluir
  135. Eu já usei,inouar,cadiveu e outras marcas e a porcentagem dizem ser a permitida.Comecei sentindo falta de ar e muita dor de cabeça.
    Por fim fiz tratamento da sindrome de panico durante um ano.Parei de usar o medicamento fez 1 mes.
    Estava eu no meu salão usando um produte que chama-se Kaedo a base de carbocisteina e ácido glioxilico.
    Senti tão mal no salão e pensei meu sindrome tá voltando.
    Na verdade acho que é panico do que esses produtos podem causar.
    Só foi eu sentir o cheiro do produto,meu Deus senti minha arteria contrair e meu coração batia aceleradissimo.deu ate tontura detalhe eu com a cliente na cadeira.
    Tive que pedir p uma amiga continuar pra n deixar a cliente na mão.
    O produto continua fazendo mal sim as pessoas agora com um nome mais bonito.
    acido oxálico.CUIDADO...VOU PARAR DE USAR ESSAS PROGRESSIVAS E DINH NÃO É TUDO.
    Queria saber se existe algum produto no mercado que me desse total segurança a minha saúde e a do meu cliente.
    A materia de vcs estão de Parabens.
    PESSOAS CUIDADO COM ESSES PRODUTOS QUE DIZEM SER EFICÁS.
    Gostaria de saber se existe alguma progressiva segura no mercado.obrigada

    ResponderExcluir
  136. Oi Carla, fiz uma escova de carbocisteina , mas tive uma reação alergica como da primeira vez que fiz uma de Formol. Acabo de chegar a uma conclusão: Tudo que vc escreveu so serve de exemplo,pra nunca mais usar essas porcarias que sã lançadas no mercado. bjsss MUITO FINO SEU BLOG

    ResponderExcluir
  137. Olá, tudo bem? Gostaria de saber por que meu comentário anterior não foi aprovado? Falei coisas pertinentes, educadas e solicitei apenas direito de resposta por parte dos fabricantes. As marcas de cosméticos tem o direito de se defender. Essa é uma premissa básica da democracia e da justiça. Aguardo o seu contato.

    jessica@braziliansecretshair.com.br

    http://progressivasemformol.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  138. oi meu nome é Maria Rita, meu cabeleireiro sugeriu que eu fizesse uma selagem no meu cabelo, e usou K1A (que é um produto que contém a carbosisteina), 1 dia depois quando fui lavar meu cabelo, ele começou exalar um cheiro horrivel, a partir do couro cabeludo. isso já se passou 1 semana e toda vez que eu lavo o cabelo o cheiro volta. gostaria de saber se tem outras pessoas com esse mesmo sintoma

    ResponderExcluir
  139. ola carla. gostaria de mais informaçoes sobre qual produto poso revender para meus cliente pois os meus fornecedores so menten . nao consigo informaçoes aqui no sul de minas gerais.
    agardo.
    discardbr@hotmail.com.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  140. DANIELA,
    JÁ QUE VOCE USOU ESSA ESCOVAS DIVERSAS VEZES, E APROVOU, EU GOSTARIA DE SABER QUAL O NOME DESSA ESCOVA, ONDE POSSO COMPRA-LA , POR QUE MEUS CABELOS
    SAO DESCLORIDOS E EU QUERO MUITO PARAR DE USAR A ESCOVA PROGRESSIVA COM FORMOL E COMECAR A USAR OUTRA QUE FACA MAL A SAUDE, E TAMBEM SE POSSIVEL SERÁ QUE VOCE PODE ME DISSER QUAIS PRODUTOS VOCE UTILIZA NO SEUS CABELOS NO DIA A DIA, MARCAS, ETC..
    OBRIGADA
    LUANA

    ResponderExcluir
  141. comprei a tal escova de carbocisteina,e fiquei receosa por usar em gravidas e crianças,diante de tanto depoimento de pessoas que usaram e tiveram reações alergigas e cairam os cabelos por apresentar incompatibilidade com tioglicolato,resolvi entrar em contato com o representante e devolver o produto,agora vou pesquisar mais antes de comprar qualquer bomba!agora a ANVISA tinha que ter um criterio mais rigoroso nas liberações dessas escovas para o mercado,pois as pessoas não podem ser usadas como cobaia!

    ResponderExcluir
  142. Boa noite Carla. sou cabeleireira.Achei que eu era louca antes de conhecer seu blog porque estou no meio de pessoas totalmente viciadas em alisamentos e que querem manter-se ignorantes com relação a esse assunto. sejam elas clientes ou profissionais. meu pensamento é exatamente igual ao seu. gostaria de fazer um trabalho diferente, mas percebo que quem quer ser honesta nessa aárea, além de n ganhar dinheiro, é ignorado.... por favor se for possivel, entre em contato comigo através do meu email. lucienealvessousa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  143. Para quem já fez a escova com carbocisteína e aprovou, qual foi a marca utilizada?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  144. ou queridinha vai estudar a estrutura do fio direito.. pra poder entender como as quimicas agem .. e o pós delas nas alfa hélices

    ResponderExcluir
  145. Olha eu usei esse produto a base de carbocisteina, e não senti reação nenhuma, o cabelo da cliente ficou com um super brilho, macio, e o produto tem cheiro de babosa, mas se faz mal a saúde é o que quero saber, mas até aqui não tenho o que reclamar, me dá um resultado muito satisfatório!Obrigada pela atenção bjs!!!

    ResponderExcluir
  146. Adorei seu blog, querida fiz progressiva a base de acido citrico as primeiras vezes ficou lindo, ma agora meu cabelo ta quebrando td! Q tipo de progressiva vc me indicaria, pois gosto de manter meu cabelo liso e nao quero fazer essa de acido mais.

    ResponderExcluir
  147. Fiz uma selagem com carbocisteína e estou horrorizada. O meu cabelo só cheira enxofre, fora que: estou com ânsia de vômito, dores de cabeça, ardência no couro cabeludo, falta de apetite. E o pior de tudo, meu cabelo era virgem, nunca havia feito este tipo de tratamento. Detalhe após 15 dias o cheiro e mal estar continuam... somos todas cobaias... ácidos,formol,gente... muito cuidado com a saúde... e já vi no site da ANVISA que esta carbocisteína é grau II. Temos que nos proteger mais...

    ResponderExcluir
  148. Muita gente defendeu a ANVISA e diz que marcas famosas não se arriscariam...mas uma coisa é verdade,muitas marcas famosas tb fabricaram progressivas com formol assim que virou febre.E hj,depois que foi comprovado que o formol é cancerigêno e que com tempo causa outros danos como alergias,muitas empresas deixaram de fabricar escovas a base de formol,e alguns fabricantes de esmaltes já fabricam esmaltes sem formol,como a Ludurana por exemplo.Então eu prefiro ficar bem alerta e pesquisar muito antes de sair aplicando tudo que lança no mercado.Em um curso que fiz recentemente ouvi historias assustadoras sobre a carbocisteina(assim cm já ouvi sobre formol e outros)outras cabeleireiras tb elogiaram muito mas o professor falou a mesma coisa que a Carla.Então concordo que não dar para sair aplicando tudo que é lançamento na cabeça da mulherada,e por mais confiável que seja o produto,nunca arriscar em dia de coloração e muito menos descoloração.

    ResponderExcluir
  149. Parabéns, querida. Você fez críticas espetaculares sobre este processo enganador. Não entendo como não é proibido pela ANVISA.Os salões continuam a executá-la como se fosse um processo inócuo. Dá câncer gente!!!

    ResponderExcluir
  150. sera q o produto a base de carbocisteina faz algum efeito ruim pra quem ta amamentando??????

    ResponderExcluir
  151. Céus!!! entrei aki procurando uma escova progresiva compativél com o muco q Deus me deu mas ja perdi o rumo,acho que vou comprar uma peruca e zé fini.

    ResponderExcluir
  152. oi, meu nome é Gisele estou apavoradaaaaaaa,fiz essa al progressiva carbocisteina e depois de 3 meses fiz relaxamento com tioglicolato sendo q fiz luzes ha uns 5 meses atras....meu cabelo caiu muitooooo, ire minha duvida e compativel essas quimicas, disseram pra mim q sim no salão q fiz isso e agora o q eu faço, me ajudem por favor....

    ResponderExcluir
  153. acho que nem convem comentar nada,,
    prefiro uma indicaçao para diminuir o volume e manter os cabelos saudaveis ,
    CARLA voce pode me indicar um produto ?meu cabelo é cheio , e cacheado , falo poucas luzes. MAS estou muito preocupada minha irma ja fez 2x a carbocisteina c aminoacidosda AMEND lissintensy ,da em balagem lilás.nao tem cheiro ela adorou o cabelo esta com brilho e tudo mais , so que quero alerta-la de , para que no futuronao haja problema. me ajude
    obrigada
    clatolomei@globo.com

    ResponderExcluir
  154. Olá pessoal, lendo tudo isso, estou com muito medo!
    pois fiz hj a tal escova de carbociteína, e a cabelereira disse que não levava formol.Mas..
    quando ela estava fazendo.. meus olhos irritaram. ardendo.. tinha um pouco de fumaça qundo ela escovava e ainda meu cabelo está com um cheiro ruim.. me dando um leve dor de cabeça. ah... e o cabelo não ficou leve.. ficou duro. Será que tinha formol??!! me Ajudem respodem!!! bjos

    ResponderExcluir
  155. Olá me chamo Maryana ... Nossaaa .. a minha escova está marcada para amanha ... e depois que li isto aqui caracaaaa .. fiquei com mto medoooo cara..
    e a composiçao da escova é exatamente esta que você disse.. vou ligar agoraaaa para desmarcar .. meu cabelo ja está todo quebradiço .. eu fui cair na besteira de fazer uma definitiva e ai virei escrava das escovas .. pq meu cabelo é mtooo enrrolado .. entao .. logo que crescia eu fazia outra .. com isso o meu cabelo está um lixo .. nao sei mais o que faço ... e ao mesmo tempo eu napo aguente ver aquela raiz enorme cercendo enrroladissima e o resto liso igual paha e quebradiço ... vivo fazendo xapinha, oq quebra mais ainda o meu cabelo .. mass nao sei o que fazer .. se ele voltasse a ser o q era antes pelo menos .. você poderia me ajudar? e cauterizaçao reconstroi realmente o cabelo? beijossss

    ResponderExcluir
  156. ahah voltei sou eu de novo, a Maryana rs é .. eu queria saber se a escova london também é prerigosa e prejudica o cabelo? e gostaria de saber se você tem e-mail para que possamos estar trocando mais informaçoes. obrigada beijos

    ResponderExcluir
  157. Sou Eu de novo, rsrsrs a Maryana ..
    olha sóóó .. teria alguma escova que nao prejudicasse tanto assim ou quase nada? tanto para saude, em caso de possiveris doenças, como o cancer, tanto quanto a saude dos cabelos, .. que nao tivesse perigo de destruir mais do que já está destruido o meu cabelo.

    ResponderExcluir
  158. Olá meu nome é Renata. Achei mto interessante esse blog.
    Em Maio desse ano fiz a primeira inteligente dá Uberliss, ameiii, ficou super liso, reduzio o volume, superou minhas expectativas. Com 3 meses dei de novo.
    Com 2 meses dei so nas franja Mas da Agi Max dá soller, ja não gostei tanto pq meus olhos arderam muiiito.
    ,E nfim tour querendo dá outras dá uberliss, mas depois que li seu blog fiquei com receio :/

    pq teve um comentário que dizia que o ácido glicoxilico oxida, se tornando um ácido dá familia do oxalato (sei lá ) que eh um dos principais causadores de calculos renal.

    em relação aos calculos, antes das escovas meus exames estavm normais. A 2 meses descobrir que estava com calculos.

    sei que poderia ter sido causado por uma grande ingestão de alimentos rico em calcio, proteinas , sódio e POUCA INGESTÃO DE AGUAAAAA :/

    obs : ja fui numa nefrologista ja fiz o exame p saber do que e pq foi formado, mas o resultado so sairá em janeiro.

    Total: fiz 2 urbeliss e 2 retoques nas franjas com agi max .

    Alguém p me esclarecer dúvidas?
    Email: renata_mceles@hotmail.com

    DesdeJa mto obg se quserem me mandar novidades podem mandar

    ResponderExcluir
  159. Carla, pelo amor d Deus, responde minha pergunta!
    meu cabelo já é liso escorrido d nascença. Fui ao salão onde costumo cortar pq usei um tonalizante - Casting creme gloss_ e ficou mto escuro. A moça me indicou uma tal d escova Revolution,à base de carbocisteína, q ela garantiu não alterar em nada a estrutura do meu cabelo, pq, segundo ela, não iria pranchar, então não alisaria, só desbotaria a cor. Blz, até q o cabelo ficou macio e clareou o excesso d pigmentação, como o prometido. Mas depois fui pesquisar aki na net e tô horrorizada, além do mais, já lavei varias vezes e o cheiro horroroso não sai. Me ajuda, tô com medo da consequência dessa tal carbocisteína e desse cheiro não sair. Obrigada!

    ResponderExcluir
  160. Me tira uma dúvida, se vc souber: Esse ácido glioxílico (ou ácido formilfórmico) é formol?
    Diante de tantas escovas nocivas e que a Anvisa fecha os olhos como se não soubesse de nada, criando ainda uma política enganosa que incentiva somente quem está apenas atrás de beleza pouco importando a saúde, qual produto para alisamento ou relaxamento dos fios poderia ser menos nocivo: tioglicolato, etc..sei lá...Existe algum que conheça que possa ser menos perigoso?
    Grata

    ResponderExcluir
  161. OLÁ PESSOAL! FIQUEI CURIOSA EM APLICAR UM PRODUTO QUE DEIXASSE MEUS CABELOS SEM FRIZZ. LÍ SOBRE A CARBOCISTEÍNA E SUAS PROMESSAS DE ALISAR TEMPORARIAMENTE E TIRAR O FRIZ DO CABELO. EU DOU RELAXAMENTO COM GUANIDINA E NÃO PODIA FAZER PROGRESSIVA POIS TEM AMÔNIA.COMECEI A LER SOBRE O ÓLEO DE ARGAN E FUI ATRAS DO PRODUTO. ENCONTREI OS DOIS NUM SÓ! EU COMPREI O PRODUTO: ALINHAMENTO GRADATIVO COM ÓLEO DE ARGAN. EFEITO LISO PROGRESSIVO DA LINHA CAPICILIN. ELE DIZ QUE DURA ATÉ 20 LAVAGENS E QUE É COMPATÍVEL COM TODAS AS QUÍMICAS. CONTÉM: OLEO DE ARGAN, CARBOCISTEÍNA E QUERATINA, SILICONE E PROTEINAS DO TRIGO. EU USEI E MEUS CABELOS ATÉ AGORA NÃO APRESENTOU QUEDA NENHUMA. JÁ QUE SE HOUVESSE CHOQUE DE QUÍMICA ELE COMEÇARIA A SE PARTIR NA HORA. AGORA PELA PESQUISA QUE FIZ EU ACHO QUE QUEM COLORI OS CABELOS COM TINTA QUE CONTÉM AMÔNIA NÃO DEVERIA COLOCAR ESTE PRODUTO DE ALINHAMENTO GRADATIVO, POIS CREIO QUE DARÁ QUEDA, JÁ QUE A CARBOCISTEÍNA "NÃO É COMPATÍVEL" COM AMÔNIA. FICA A DICA!!! BEIJOS. QUALQUER DÚVIDA MEU E-MAIL É CACAU-PE2010@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  162. boa tarde, gostaria de saber...tenho cabelo grosso e volumoso e raiz ondulada, sou alérgica, mas costumo relaxar com t.amônia, sem problema, mas o cabelo fica sem movimento, aí desce p as pontas, fica ruim. Assim que lançou essas escovas fui intoxicada com o formol, tive queda de imunidade, minha cabeça ficou cheia de glânglios aparentes, etc. Fiz a 2/3 tentativa anos depois com uma inteligente da marca matrix (dizia q era apenas ácidos), consultei um dermatologista q me prescreveu um antialergico p tomar antes de fazer, o cabelo ficou de sonhos, mas não adiantou, foi uma reação pior q a outra, achei q ía morrer, o corpo ficou todo vermelho. Essa semana pedi pela net o Exohair, q promete ser sem contraindicaçao, pelo meu histórico, acha q ela vai me dar reação alérgica tb? Obrigada.

    ResponderExcluir
  163. boa tarde, gostaria de saber...tenho cabelo grosso e volumoso e raiz ondulada, sou alérgica, mas costumo relaxar com t.amônia, sem problema, mas o cabelo fica sem movimento, aí desce p as pontas, fica ruim. Assim que lançou essas escovas fui intoxicada com o formol, tive queda de imunidade, minha cabeça ficou cheia de glânglios aparentes, etc. Fiz a 2/3 tentativa anos depois com uma inteligente da marca matrix (dizia q era apenas ácidos), consultei um dermatologista q me prescreveu um antialergico p tomar antes de fazer, o cabelo ficou de sonhos, mas não adiantou, foi uma reação pior q a outra, achei q ía morrer, o corpo ficou todo vermelho. Essa semana pedi pela net o Exohair, q promete ser sem contraindicaçao, pelo meu histórico, acha q ela vai me dar reação alérgica tb? Obrigada.

    ResponderExcluir
  164. Afe! Fiz escova de carbocisteína e não tem cheiro algum. E o meu cabelo ficou bem liso no primeiro mês, mas é levemente ondulado e depois ficou mais fácil de escovar e com o volume domado. Adorei a escova! E detalhe, tenho há 4 meses e ainda não saiu. Tembém meu cabelo continua tudo de bom, 10 vezes mais hidratado e belo que antes. Façam, sem medo. Mas procure um salão de confiança que outras pessoas já fizeram antes, né? Tá cheio de gente picareta por aí.

    ResponderExcluir
  165. sou cabeleireira, e quero notificar que há sim problemas com a carbocisteina. não é toda essa maravilha que dizem.O cabelo fica duro, grosso,pesado e quebraisso, já que a aplicação é feita com podutos estrmamente acidos, e não ha neutralizantes. Pois o neutralizante autera o resultado de ''liso''. E alem de tudo se o cliente não gostar e quiser retomar antigos metodos de alisamento com produtos à base guanidina ou amonia não poderá pois correrá o risco de ficar sem os cabelos, pincipalmente se for à base de amonia, o cabelo quebra muito, fica horrivel parecendo qie foi queimado. bjs

    ResponderExcluir
  166. Olá bom dia. Estou lendo o seu Blog e percebi que você entende muito de produtos químicos e seus componentes. Gostaria de saber qual produto você indicaria para redução de volume definição de cachos e eliminação do friz. Meu cabelo é fino para médio e cria muito volume e friz e não define os cachos. Gostos muito de cabelos ondulados, mas só consigo um efeito assim qnd a progressiva começa a sair(único produto que melhorou o meu cabelo), já usei produtos a base de guanidina, e outros componente que além de quebrarem os meus fios os deixarem opacos e sem brilho.

    ResponderExcluir
  167. Parabéns pelo titorial. grande matéria.sucesso pra todos vcs..

    ResponderExcluir
  168. Olá estou horrorizada com oque li,e agora tenho o cabelo encaracolado ,mas não gosto nem um pouco e me ajude qual forma de deixaar o cabelo liso sem prejudicar a saúde aguardo a resposta por favor desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  169. então conclusão: o phenoben é um conservante que age igual ao formol nas escovas de carbocisteína? e tóxico e tão perigoso igual ao formol?

    ResponderExcluir
  170. Bom dia minha linda! Gostaria de lhe pedir para vc pesquisar a escova The Best da GK Hair...vc irá se surpreender...depois me mande um e-mail para contato@ibndistribuidora.com e me fala...bjus e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  171. oii...fiz uma selagem a base de carbocisteina e adorei ja fiz outras duas progressivas no meu cabelo mas a selagem ficou perfeita..adorei...eu liii e ñ entendi se ela eh boa ou má..
    bjuss

    ResponderExcluir
  172. muito bom sua materia tem muitas coisas q eu ñ sabia e ainda tirei minha duvidas gostei muito...beijokas boa noite...

    ResponderExcluir
  173. consigo com o acido glioxilico um resultado extremo no cabelo afro, aliza mehor que o formol

    ResponderExcluir
  174. haydee - ribeirão preto8 de fevereiro de 2012 às 14:40

    caras colegas,
    gostei da matéria e devo dizer que eu e minha filha mais velha fizemos a escova de carbositeina e meu cabelo ficou liso desde o primeiro dia que lavei, ja tem dois meses e o efeito é o mesmo não mudou meu cabelo não ficou duro e nem ressecado, ao contrario, ficou com um brilho que nunca teve, cm outros produtos de formol.
    será que corremos algum risco?
    será que posso continuar fazendo ?
    por favor alguem pode me ajudar me dar uma luz.

    ResponderExcluir
  175. adorei saber a verdade dessa carbocisteina,uma dona de salão me indicou e disse q era melhor q tioglicolato de amônia,mas fiquei na dúvida q vi no programa do BEM ESTAR e pesquisei aqui na net e só vi falar mal desse e até me assuntei quando vi q tem até xarope.obrigado!!!

    ResponderExcluir
  176. bom dia a todos! é bom ganhar dinheiro, muito bom; mas quando falamos em ganhar dinheiro com cabelos, se lembre que vc esta mechendo com a auto estima das pessoas, e proucure produtos que ñ agrida a sua saúde e a do seu cliente, estude pesquise, envista em qualidade, hoje a tecnologia esta muito a frente, com pesquisas e estudos para melhorar a qualidade pos produtos, e auxiliando e melhorando a nossa mão de obra, abra a sua mente para o estudo e pesquise; o problema é que os proficionais de hoje estão muito acomodados com,e conformados com o pão de cada dia.

    ResponderExcluir
  177. Olá, vc já ouviu falar da linha force system repair da shymonyah? então eu gostaria de saber se esse produto que garante ser a base de cisteína tem o formol e se é compatível com tioglicolato de amonia,faz 1 ano q não relaxava meu cabelo e de uns dois meses pra cá dei esse produto no cabelo, não sei se é uma escova de cisteina ou selante são 3 etapas, primeiro o shampoo system repair térmico, depois a máscara system repair Ice e por fim o Oil system repair cold....achei estranho pq na aplicação do oil system repair cold senti muita ardencia no couro cabeludo e nos olhos, fiquei preocupada mas achei q não tinha formol pq depois q lavei o cabelo ñ ficou liso, voltou ao estado anterior, por isso resolvi depois de 1 mês voltar ao tioglicolato (origem now suave) voltando ao assunto da cisteina, já pesquisei e não encontrei essa linha na net nem no site da própria shymonyah, e agora oq eu faço? me ajudeeee,vou deixar meu email nn_nil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  178. oi eu queria que me esclarecesse melhor sobre o acido glioxilico pois fiz uso dele e gostei do resultado ,fazia uso da guanidina .tem 3 meses que deixei de usa-la,pois quero voltar pro tioaglicolatio sei que tem que ter 6 meses de raiz crescida e ter cuidado ao trocar de química.só que nesse espaço de tempo queria usar essa escova de novo ,para poder reduzir os fios ,pois meu cabelo é crespos e esta quebrando as pontas.faço hirataçoes semanais e coloro de 3 em 3 meses com tonalizante sem ox.e sem amônia.fiz o uso de uma a base de ácido hialurônico ñ alis só reduz .quando relaxei da última vez meu cabelo ficou elástico,fiquei com medo.ñ gosto do volume do meu cabelo ,esta curto agora,ñ gosto de ta molhando pra pentear,só umidificar .quero uma luz .para usar um produto que de jeito sem afetar os fios e seja seguro.

    ResponderExcluir
  179. gostaria que voces me endicasem uma escola boa de cabelereiros,menos a da embeleze pois tive uma descepçao muito grande.foi em jundiai achei que encotraria professores com boas lideranças ,encotrei uma pessoa arrogante que ao tentar ensinar nos umihlava mos.eu sei que nao tem muito a ver com o assunto . mas para que eu entenda tudo isso precisso começar de algum lugar.beijos

    ResponderExcluir
  180. Olá para todos! por acaso vocês conhecem a escova compactada,não consigo saber quais são seus principios ativos e,se ela é registrada pela ANVISA











    strada pela ANVISA

    ResponderExcluir
  181. A CARBOCISTEÍNA NÃO É TODA ESSA MARAVILHA,ELA DEIXA OS CABELOS DURO, ÁSPEROS, E QUEBRADIÇOS. TAMBÉM PODENDO OCASIONAR FERIDAS,COCEIRAS, ENTRE OUTRAS IRRITAÇÕES NA PELE, JÁ O GLIOXÍLICO, PODE CAUSAR QUEDO PARCIAL OU TOTAL DOS CABELOS, ENTÃO, CUIDADO. SOU CABELEIREIRA E DIGO POR EXPERIENCIA TUDO ISSO.

    ResponderExcluir
  182. Acabei de ver uma reportagem sobre o ácido glioxilico. Toda química deve ser usada com responsabilidade e conhecimento. Sem isso, não haverá bônus, apenas ônus. Mas o formol não há bônus nem com conhecimento e responsabilidade. Porque? A resposta é a mesma pra quem fuma: futuramente o fim é o câncer. Ainda não abri meu salão, mas quando o fizer, formol só entra nele se a cliente já houver passado em uma possilga, pois se é proibido é pq não faz bem.

    ResponderExcluir
  183. Adorei esse post!!! Muito esclarecedor Que coragem!!!
    Minha filha teve corte quimico após euma escova progressiva que agora, acredito eu, ser de carbocicteina. Quando fomos fazer o retoque da raiz com tioglicolato o cabelo começou a quebrar e a cabelereia fez logo uma carga de queratina para segurar. Só depois de muita hidratação e corte dos fios que o caelo aceitou o tioglicolato novamente sem causar quebras.

    Regina Maria - BJN-ES

    ResponderExcluir
  184. oi carla sou cabelereira e cai no conto do gato,fiz a escova em dois cabelos um com guanidina,um com tioglicolato e estes cabelos teve uma queda expressiva,nao indico pra cabelos com quimicas pelo menos;fiz um loiro mechado enborrachou pra caranba nen finalizei com chapinha,o vermelho desbotou que tive q fazer tres tinturas pra fixar o negocio e cinistro,foi so preju...so nao deu PROBLM em cabelo virgem msmo ninguem merece essa progrss deve ter saido diretinho do inferno;e ainda teem coragen de falar q e compativel com ns quimicas mentira cabeluda.bjao adore seu

    ResponderExcluir
  185. puts q bom alguma pessoa de bom senso, realmente o mercado gosta de ser enganado, fico me perguntando como ter um amino acido em ph baixo, puts todos precipitam, acontece que empresas vendem acido glicoxilico como carbocisteina. se o cabelo esta com catarro, muco em excesso xarope de carbocisteina é uma boa, mas alizar cabelo e enganacao, mas o mercado paga e anvisa obriga essas maracutaias das industrias fornecedoras e dos clientes

    ResponderExcluir
  186. ola sou cabeleireira e gostaria que vc me indicase uma escova que fose compativel com qualque quimica e que tivese um bom resultado ate em cabelos rebeldes sem alisamento.agradeço pela sua dedicasao.

    ResponderExcluir
  187. Acido glioxilico, é o mesmo que acido formilfórmico, da mesma familia dos aldeidos ou seja é um outro tipo de "formol". Tem até turmalina, alisamento a base de pedra... sabe o que é pior? Fiz pesquisas com vários cabeleireiros, expliquei das possíveis consequencias, falta de ética, sobre o cuidado com o cliente...a grande maioria está pouco se lixando para sua saúde e para alheia. Carla, ouvi muita gente questionando sua formação e conhecimentos, estou no ultimo ano de farmácia, e pretendo me especializar em toxicologia, meus conhecimentos estarão a sua disposição e digo, que a Carla sabe mais que muita gente graduada por aí. Diploma não é garantia de sucesso e o conhecimento está ai, basta ter um pouco de boa vontade. Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  188. Carla,

    gostaira de convidá-la a conhecer um novo produto, com ácido glioxílico e um blend de enzimas orgânicas, pois é uma escova que não precisa ser aquecida para funcionar, ou seja, a escovação e pranchamento só ocorre após a retirada do produto do cabelo, sando lavado com o shampoo do kit que usa-se pré e pós o ativo.
    Ficou curiosa, me procure no facebook: moda ultra liss...estou apresentando logo logo para instituições conceituadas, como Senac, Sindicatos e associações de cabeleireiros, se quiser saber mais e nos der um espaço no seu blog, podemos muníla de muita informação importante.
    Espero poder ajudar ao seu blog se tornar uma referencia na área capilar.

    ResponderExcluir
  189. Carla,
    muita novidade sobre ácido glioxílico que está por vir. Quero convidá-la a conhecer um produto que não precisa ser aquecido para funcionar, ou seja, não libera gás tóxico como o formol.Se quiser estamos a disposição, pois novidade que está já sendo comercializada no brasil,e até sendo exportada.
    Estamos a disposição...

    ResponderExcluir
  190. ola boa noite vou comentar sobre uma situacao muito desagradavel que uma amiga passou vai faser uma semana ela colocou essa tao de carbocisteina no cabelo ia faser agora 3 meses foi para outro salao faser um relamento so na parte crecida mais nao falo para dona do salao que tinha colocado caborcisteina no cabelo so que o relachamento que ela usou nao foi do salao da moca ela comprou um tal de tioglicolato acabeleireira passou no cabelo dela assim que terminou de passar ela lavou o cabelo quando comecar tira o produto o cabelo comecou acai cabeleireira ficou preucupada e perguntou se tinha usado algum produto antes ela falou que sim carbocisteina moca do salao falou porque vc nao mim falou logo antes de eu faser asua quimica

    ResponderExcluir
  191. Muito obrigada por esclarecer essa questão.
    O seu blog é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  192. Gostei muito da matéria foi muito esclarecedora.
    Adoro o blog.

    ResponderExcluir
  193. oi! adorei seu blog e sua matéria sobre o assunto tá demais, sou cabeleireiro e sei bem o que vc quer dizer com enganar as pessoas, mas me permita um comentário, as clientes parecem que gostam de ser enganadas, de acordo com minha experiência de 15 anos no mercado! abração pra vc! parabéns!

    ResponderExcluir
  194. O único produto com o qual meu cabelo se deu até hoje foi o Royal Lyss da Mutari, e olhe que eu já tentei de tudo, já cortei curto várias vezes, não aguentava nenhum alisamento porque é muito fino.

    O Royal Lyss não aliiiiiisa mesmo, mas facilita muito a escova na minha raiz, que é muito anelada, e isso pra mim já está de excelente tamanho. Fora o brilho que deixa, que eu nunca vi igual. E o melhor: não é caro. Se for comparar com o que eu gasto de tratamento diário...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails