sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cabelo Liso - Custe o que Custar!

Se você acha que sucumbir a progressivas é para os fracos, visite as feiras de beleza. Até o mais convicto titubia perante aos "benefícios" e sugestões de lucro.

Estava pensando quando e porquê caí nesse tema pela primeira vez e porquê virei militante conta "escovas", quer dizer, era tão mais fácil terminar meu curso e me tornar uma "néam", fazer o que o cliente quer sem questionar, aproveitar que já era uma pessoa pública desde a época de flickr e aderir a essa moda lucrativa que garante ganho por todos os lados já que gera um ciclo vicioso. Venda do serviço + kit de manutenção + Tratamentos específicos no salão + 2º aplicação + 1 kit de manutenção + tratamento específico... e por aí vai... Mas ainda prefiro a verdade.

Todo mundo sabe o posicionamento do blog sobre o assunto e vê com que empenho nós alertamos sobre esses procedimentos, não estamos mais na época de falar em câncer, câncer virou a nova gripe. Você só dá a devida atenção depois que acontece com um dos seus. E mesmo assim quem disse que Formol causa câncer??? Se você não conhece nenhum cabeleireiro que teve câncer pelo uso excessivo do formol então não é verdade. Eu conheço, mas minha opinião também não te interessa, afinal você nem acabou de ler e já está pensando no que vai escrever em defesa do formol.

O problema é que no Brasil generalizam tudo. Formol já é passado, passamos pelo Glutaral, estacionamos nos Parabenos e sempre que alguém vem aqui levantar a bandeira vem falando no formol...

Não precisa falar muito, basta falar que se essa mistura "mágica" fosse realmente encantada, nesses mais de 10 anos de existência você não acha que a Wella e L'Oréal teriam manipulado as suas? Você realmente não acha isso estranho?

Você também não acha estranho o grande número de marcas que apareceram nos últimos 10 anos?
Você conhece a Brazillian Blowout? Então veja o que ela está fazendo lá fora e sujando o nome do Brasil, aqui. E já tem gente tirando o rabinho fora, aqui.

Você já reparou que as empresas denominam suas escovas de Treatment ou Tratamento?


E como esses "Tratamentos" são notificados na Anvisa?
Os cosméticos são classificados em 2 grupos que são:
► Grau I: Engloba produtos com formulação mais simples como shampoo, condicionador, hidratante, sabonete, etc.
► Grau II: Engloba produtos como alisantes, colorações, etc.
Os produtos Grau I não precisam de análise junto a Anvisa, basta apenas enviar uma notificação, pasmem, por formulário eletrônico!!! Já os produtos Grau II sofrem análise técnica e precisam anexar à notificação documentos que comprovem que as substâncias estão dentro dos limites estabelecidos.

Volta aí em cima, então como são qualificados os "tratamentos"???
Leia essa declaração oferecida pela empresa e repassada em uma comunidade de "Escova" no Orkut:


Entendeu??? Enquanto não tinha dado Merd@ eles mantiveram o registro como Grau I, mas se essa empresa acima usa Glutaral (foi uma das primeiras), como ela conseguiu receber o registro de Grau I? E pior, como ela mantém agora o de Grau II se usa quantidade acima do permitido (no caso do glutaral é de 0,1% para efeito de conservação do produto) ????

Basta lembrar que somos Brasileiros! Acompanhe como é feito o processo de liberação de registro, denominado "Notificação de Produto"

O processo passou a ser eletrônico por conta da desburocratização. Very Good! (sarcasmo). Para não ficar uma matéria cheia de prints o link do Passo a Passo completo está aqui. Mas vou resumir, basicamente para você registrar uma linha você abre uma conta com todos os dados da empresa, paga umas taxas, insere o nome do químico responsável e coloca os nomes e a quantidade de produtos utilizados.


O próximo passo é fazer o upload da arte do rótulo e descriminar o tipo de embalagem.


Aí vem a melhor parte, seu juramento! Você declara que será um bom menino ou menina e que vai fabricar na sua fórmula somente o que descriminou sem "batizar" seu produto. Amém!

Pronto! Agora você já é uma empresa certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária! (Fogos e rojões B.)


Para finalizar eu tenho o desprazer de ler matérias como essa abaixo. Minha sincera opinião é que cada macaco deveria ficar no seu galho, tipo cada um no seu quadrado. Quando o assunto é cabelo eu só respeito TRICOLOGISTAS!


Ouvir de um profissional considerado "famoso", que formol fortalece os fios doeu no meu útero, e inverter os processos foi demais, as escovas com nomes fantasiosos são justamente as progressivas e não as que mudam a estrutura! Para esse bonde amiga!

Acompanhe comigo como o dano é rápido. Antes de fazer uma "escova" separe alguns fios de cabelo, depois de processar os fios pegue mais alguns fios. Agora com os dois tipos (natural e processado) faça o teste de resistência. Primeiro pegue um fio saudável e enrole nos dois dedos indicadores deixando um dedo aproximadamente de distância entre os dois e puxe delicadamente como se estivesse fazendo um cabo de guerra. O cabelo natural vai dar uma esticadinha, quando 100% saudável ele estica o dobro do tamanho inicial antes de arrebentar fazendo um estalinho. Agora pegue um cabelo processado, o cabelo que horas antes estava com elasticidade quando testado após o procedimento arrebenta imediatamente pois perde toda elasticidade.

E depois da reportagem abaixo eu literalmente... Parei!


O Felipe nos indicou esse vídeo "pérola", assistam aqui, com a mesma personagem.

Ao que me consta Saúde é o que menos importa e sim a aparência. Se o cabelo cair você vai num hairstylist badalado e coloca aplique. O que importa é estar com cara de Barbie de Taiwan.

Beijocas e até a próxima ♥

36 comentários:

  1. Carla, tem como vc colocar as fotos maiores? As letras estão muito pequenininhas não dá para ler!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. O Pior é que muitas vezes quando vamos fazer essas escovas o profissional jura que não tem formol e muitas vezes acontece da pessoa fazer e estar correndo o risco né? Eu sofro com meu cabelo volumoso.. vivo na procura de produtos que realmente não me façam chorar quando vou sair de casa.. sou dependente de escovas e chapinhas.. e uma vez eu inventei de fazer uma escova de chocolate com quimica que a mulher disse que não tinha formol.. meu cabelo ficou menos volume mesmo mais eu fiquei com a cabeça tipow descascando sabe? tive muito medo ;(

    ResponderExcluir
  3. Oi Carlinha, ontem que eu estava falando sobre isso no salão, a dona do salão me falou que uma cliente chegou lá, e queria o cabelo liso a qualquer custo, e o cabelo da criatura nem era tão necessitado assim, uma chapinha ja deixava liso, mas ela queria que ficasse liso pra sempre e a dona aconselhou a não fazer determinados procedimentos...
    Resultado: a moça se afastou do salão e encontrou pelo mundo a fora quem fizesse o tal procedimento... Agora descobrimos que ela perdeu tufos do cabelo.. ninguem sabe dizer ao certo o que passaram no cabelo dela mas ela ta com o cabelo de dar pena...
    Não foi por falta e aviso.

    E pra completar, ela só curtiu o "cabelo liso" por alguns meses...
    Valeu à pena?

    ResponderExcluir
  4. Essa sua matéria foi como um filme de terror: kgay de medo! Nossa, no que podemos confiar? Em quem podemos confiar? Tá ficando cada vez mais difícil responder a isso. Obrigada pelas informações, elas ajudarão muitas pessoas a abrirem os olhos... e tenha um belo dia!

    ResponderExcluir
  5. Carla, menina quanta coisa o povo não faz pra ganhar dinheirio e quantas, não são as loucas pela vaidade que ficam cegas diantes das informações dadas diretos e relatos que comprovam, e mesmo assim estão lá metendo a cara, quer dizer o cabelo rs.

    TENHO MEDO e aprendi a cuidar mais dos mesu cachos inclusive com dicas suas aqui. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Quando eu falei para a cabeleireira que pintou meu cabelo "Mas eu vi muitas pessoas falando que quando a escova progressiva começa a sair o cabelo fica destruido" ela disse "mas isso é o preço que se paga" e outra que tava la falou "mas não é para deixar sair você tem que ficar fazendo"
    E eu só pensando "será que elas avisam isso a alguem?" por que ela mesmo depois de ter falado isso me indicou a escova progressiva pq ela é "ideal para cabelos pintados" não obrigada né?
    Eu ainda fico na duvida quando a escova muda de nome, mas tento pesquisar antes de fazer algo e sempre venho aqui por saber que você é honesta sobre esses assuntos mas é dificil encontrar um bom cabeleireiro, ainda procuro haha

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Excelente matéria.
    Isso nos mostra que existe um ciclo vicioso e q nunca tem fim, os culpados nunca são devidamente punidos e parece que a beleza fale qlqer coisa, mesmo que a pessoa morra, o importante é estar bonita no caixão. Acho isso um absurdo.

    ResponderExcluir
  8. É isso aí! Cabelos bonitos são os saudaveis, brilhantes, resistentes... Tem gente que faz tanta coisa e o cabelo fica liso e com cara de cabelo fake.
    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  9. QUE FIM! É por isso que muita gente..ainda acredita na balela do formol sem perigo e afins!!
    estou trabalhando em um salão chiquerrimo..que até jogaor de futebol vai..porém..lá é feito progressiva, mas o cabeleireiro é quem leva o que ele usa pra fazer, estão usando a INOAR, a Argan Oil e a tal da alemã..as clientes chehgam com medo d efazer, mas o cabeleireiro sapia..faz sua introdução, discurso econsegue! por apenas 300 e vai lá mtos..ele conseguiu com q ela fizese, juro a Argan é mto cheirosa...mas num acredito mais nada! e vc fala de tioglicolato e guanidina? eles dizem que isso é pra Bairro...de pobre! q rica faz é progressiva..e que eles nem sabem ao menos proceder com essas químicas;haha
    vai entender! :P

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla, já te pedi isso em post anterior e to reiterando pq to muito curiosa. É sobre a escova London, me fala o que eles usam pra alisar, pq alguma coisa tem que ser. Duvido que seja tioglicolato pq é temporário. E ainda li no Globo que pode ser só tratamento, mas quanto mais prancha, mais liso vai ficar. Oi?
    Fala dessa escova, pq a barra e zona sul só fala dela e to achando curioso/preocupante.

    ResponderExcluir
  11. Olá Carla. Amei o post...não tenho que dizer sobre esse profissionais e loucos que fazem tudo por dinheiro...é simplesmente ridiculo...

    ResponderExcluir
  12. É por esses e outros textos que sempre passo por aqui,afinal nem tudo são flores e alguém tem que mostrar a verdade!! Parabéns Carla!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. nossa, cada coisa q acontece nesse mundo, aff...e essa aí do botox (dermatologista) se sente como uma menina de 5 anos!morri de rir.kkkk

    ResponderExcluir
  14. Vou te contar, Carla. Há um tempo atrás eu levantava a bandeira do liso custe o custar e paguei caro por isso (literalmente). É incrível a cara de pau de chamar as progressivas de tratamento, mas é assim que as pessoas vão pondo isso na cabeça e o cabelo nunca mais é o mesmo, a não ser que se corte toda a parte processada com esses produtos. Eita, Brasil!

    ResponderExcluir
  15. Carla, sou nova nos comentários e adoro o seu site.. queria dizer que concordo com você, ser enganada é a pior coisa. Ética no trabalho é o que há! Além disso, o assunto formol é muito perigoso, mas, mesmo assim os profissionais muitas vezes falam que é bom para o cabelo.... mas só queria te pedir um favor... vc já mostrou muitas vezes a sua posição contra o formol, que tal voltar a dar mais dicas de produtos e hidratações??????
    não quero ser grossa, mas é que é a pare que mais gosto do blog!
    bjss, mariane

    ResponderExcluir
  16. Estou com estomagozinho reviradinho de ver o que essa mulherzinha pensa da vida, nojo...

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus, eu ja li tantas materias dessa dermato.. juro que eu achava ela boa.
    To chocada!
    Ela me da medo, unico objetivo eh ficar rica, ficar nao.. se manter neh, pq ja deve estar!

    ResponderExcluir
  18. Ah e o textinho da zap, juro que ate sinto vontade de acreditar nele, pq meu cabelo nunca ficou tao lindo como ficou com a zap. Mas eu prezo mto a minha saude, e acho que todos deveriam preza-la um pouco mais..

    ResponderExcluir
  19. Neste vídeo do youtube a Drª Ligia Kogos proibe as escovas liberadas pela ANVISA e libera o formol!

    http://www.youtube.com/watch?v=pd2UDV4hLiM

    Virou o samba do "crioulo doido"!

    ResponderExcluir
  20. Sem palavras, gente!!

    Quando eu era mais novinha achava a Ligia linda hahaha

    ResponderExcluir
  21. A Ligia Kogos não foi feliz em comentar sobre o formol, porém desacreditar todos os dermatologistas em relação ao cabelo nao foi um comentario feliz. Passar 10 anos estudando, tanto um tricologista, como um dermatologista, ou ate ser um quimico ou um farmaceutico, que desenvolve formulações, nao desacredita um profissional.
    Sobre o temperamento dela, acho ela incrivel. Sinceramente, nunca iria num dermatologista que nao fosse bonito de pele tratada, ou um nutricionista acima do peso. Temos que mostrar em nós mesmos, na empresa e nos funcionários, o excelente trabalho que prestamos. Ou voce teria um salão com pessoas de cabelos quebrados e sem vida?

    ResponderExcluir
  22. PATRÍCIA: Já coloquei, é só clicar.

    HESTIA, VANESSA, MENINA, NARA: Pois é meninas, está dificil aqui na terra! rss..

    FERNANDA: Não desista, ainda existem profissionais honestos por aí.

    SORA: Sempre falei isso, pelomenos você chega na outra vida com os cabelos liso.

    JE: Obrigada pelo carinho ♥

    BITTERFAIRY: Realmente é coisa pra rico, pra tratar os estragos tem que ter dinheiro mesmo! rss...

    CAMILA: Só existem 3 ativos até hoje, então ou ela tem Formol, ou Glutaral ou Parabenos, o sucesso é por causa da propaganda e falta de informação...

    ROSEMARA: Tudo por grana!!

    FER: Obrigada, alguém tem que falar a verdade, acho chato que esse alguém tenha que ser só eu, espero que mais pessoas comecem a falar a verdade...

    MARCINHA: Fiquei até sem palavras...

    DIANA: Só que se deu mal com esses "Tratamentos" entende.

    MARIANE: Obrigada pelo comentário, e você não foi grossa não =)
    Acontece que tratamento todo mundo fala, verdade esmiuçada sobre químicas ilegais parece que é só eu, então toda vez que aparece algo forte na mídia alguém tem que comentar algo que não seja "Alisa e trata"

    VANIA: Pior é que tem gente que apóia.

    KARINA: Não é a primeira vez que vejo textos dela desse tipo, dessa vez surtei.
    Realmente esse produto deixa beem liso, mas os riscos que ainda não sabemos e os malefícios que os cabelos sofrem a longo prazo não valem a pena.

    FILIPE: Adicionei o link ao texto, obrigada Filipe.

    ANA: Cada um tem direito a própria opinião. Falo de acordo com a minha vivência e peço perdão se generalizei. Minha antiga dermatologista me proibia de usar leave-in, fazia progressiva de formol e dizia que era ótimo. A dermato da minha irmã a mandou procurar uma esteticista para retirada de uma verruga. Temos maus profissionais em todas as áreas, na sua e na minha.

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  23. "Mas não discuta com o cabeleireiro, diga que você fez promessa!"

    Sim, neste novo vídeo a Drª Ligia Kogos generaliza os cabeleireiros, a cliente não tem que mentir, tem que falar a verdade, tem que perguntar, conversar, confiar no trabalho do cabeleireiro assim como confia no trabalho da dermatologista.

    Veja a dica do tal "Cabelão poderoso"

    http://www.youtube.com/watch?v=GjcK6yXwDgk

    ResponderExcluir
  24. Carla,

    Entendo seu posicionamento, temos bem mais péssimos profissionais que bons em todas as áreas. Te admiro muito, como cabeleireira voce conhece muito das áreas relacionadas, como quimica, tricologia. Só que generalizar e exagerar demais acaba fazendo que seus seguidores acreditem de forma cega que tudo que voce diz é a unica verdade.

    Bjos.

    Filipe,

    Quanto esse vídeo eu nao desacredito a Ligia nao, tanto que nao exagerar nas quimicas e comer bem sao dicas extremamente valiosas quanto ao crescimento do fio. Devemos questionar o dermo e o cabeleireiro sim. Temos que lembrar que muito cabeleireiro corta pontas inutilmente so para ganhar o dinheiro.

    ResponderExcluir
  25. Ana, concordo com as dicas, mas desaprovo a forma como ela falou dos cabeleireiros. A Ligia é referência e não pode desacreditar a profissão dos cabeleireiros, leia nos comentários do vídeo, as pessoas rindo e falando que vão usar a estratégia da promessa.
    Não posso AFIRMAR que muitos cortam as pontas inultilmente, até pq não estou em TODOS os salões para fazer tal avaliação, mas creio que se a cliente diz não é não, ninguém vai amarrá-la na cadeira e meter a tesoura.

    ResponderExcluir
  26. Carlinha..o que me deixa preocupada é a facilidade em se ter um produto notificado e legalizado.Pois assim é muito fácil manipular o cliente,que quando está determinado a realizar um procedimento não tem jeito...unindo a fome+vontade de comer...Tirando o perigo a que somos submetidos..Quando isso irá terminar??? Beijos

    ResponderExcluir
  27. oque vc me diz da selagem aqua flora?

    ResponderExcluir
  28. Oi Carla! Quero te dar os parabéns! Acompanho o blog há pouco tempo, mas agora já sei onde ir quando tenho qualquer dúvida quanto aos cuidados com o meu cabelo. E recomendo seu blog às minhas amigas, claro!
    Me sinto muito feliz por saber que ainda há alguém que fala a verdade e alerta a todas nós, tão enganadas por empresas e cabelereiros espertinhos...
    Mil beijos!! E continue sempre dividindo seus preciosos conhecimentos conosco, flor!

    ResponderExcluir
  29. Tentarei ser menos ácida aqui, mas eh preciso umas verdades...
    Como essa dematologista consegue um diploma de médica?Afirma que formol não faz mal!E que gordinha não pode trabalhar?Outra que impõe um esteriotipo de beleza.Já viu a cara dela de deformação?
    O formol e tantas outras porcarias inventadas são usados em nossas peles,cabelos e travesseiros que nos dão câncer e altera nosso DNA.
    Tb sou ludibriada pela mídia.Decidida a ter cabelos lisos procuro algo sem formol.Meu cabelo não alisou com o hidroxido de sódio(e já tentei várias vezes),sob alegação de uma cabelereira que foi pq não queria formol,pois só formol alisaria.E discutiu comigo,pois disse que de cabelo entende ela,eu não quis discutir,mas um pouco de química e biologia entendo eu.Achei uma matéria sob ESCOVA ECOLÓGICA e estava decidida a alisar com este produto http://grupolisse.blogspot.com/p/blog-page.html,resolvi deixar passar a euforia e ler atentamente e até agora não entendi o processo de alisamento(não há nada que alisa,além de "proteínas").Pois é,verei se eh possível alisar com o tioglicolato.
    Adorei o Blog e Parabéns,vc eh corajosa ao botar a boca no mundo e escancarar esse universo de roubar o dinheiro dos consumidores e passar produtos conserva difunto!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  30. Carla, depois de muito resistir acabei sucumbindo a uma "escova inteligente sem formol". Jamais havia feito química, tem tintura. O cabelo tá lindo, mas tou morrendo de medo do futuro, se o meu cabelo vai detonar mais tarde. Só sei de uma coisa agora: apesar de estar achando lindo, não vou mais fazer. Um abraço,

    ResponderExcluir
  31. Nossa , foi por Deus que encontrei seu blog , estou fazendo um curso de cabelereira e so se fala nessas escovas , eu sempre tive muito pe atras com elas, mas nao sabia nem poorque ..tipo uma intuição sabe ??

    Outro dia mesmo , fiz um post no meu Blog sobre o fato de uma L'oreal da vida , Redken nao ter esse tipo de escova .ate q fui a Hair beauty e conversei com um pessoal da l'oreal q me disse um pouco do q vc ta falando aqui , mas nao com tanta clareza !! vou ler seu blog tooodo !! curti demais ..
    Quero me tornar uma profissional como vc

    beijos

    Neide

    www.blogfeelingood.blogspot.com
    @blogfeellingood

    ResponderExcluir
  32. ôla a todos Colegas de profissão e simpatizantes

    Hoje nos encontramos com uma gama enorme de produtos de beleza, existe uma corrida enorme em pesquisas e tecnologia para poderem introduzirem seus produtos no mercado QUAL O PECADO NISSO TUDO ? OU MELHOR SERÁ QUE DEVEMOS USAR O PRODUTO CAVERINHA PRODUZIDO NO FUNDO DO QUINTAL SEM NORMAS NENHUMA? EIS A QUESTÃO.......O CIGARRO POR EXEMPLO ERA VISTO COMO........EU POSSO. HJ NINGUEM QUER FICAR AO LADO DE UM FUMANTE......LISO FAÇA QUEM QUISER, FUME QUEM QUISER.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  33. Olá olha só amei essa sua matéria tem uma escova da ultra liss que tá fazendo o maior sucesso, gostaria de saber se vc tem informaçoes sobre ela, já que vc á a mulher mais bem informada que já vi, ela e de Carbocisteina e ácido glioxílicoo com oleo de ARGAN E MACADAMIA está no mercado livre vc tem alguma informação ela da ULTRA LISS.Ddesde já agradeço as informações....BEIJOS SOU SUA FÃ NUMERO UM.....

    ResponderExcluir
  34. fiz uma vez e quase morri,meu deus não posso nem lembrar!!!!!!!!!!
    escova progressivas nunca maissssssssss................

    ResponderExcluir
  35. Por favor me indique um produto para reduzir o volume do cabelo, não confio nos cabelereiros aqui, meu cabelo é parecido com o da atriz Patricia Pillar.
    valeriafgomes@yahoo.com.br
    obrigada

    ResponderExcluir
  36. Me indique um tratamento para diminir o volume do cabelo, sou do sul e estou morando no nordeste e não confio nos cabelereiros aqui. Meu cabelo é parecido com o da atriz Patricia Pillar.
    valeriafgomes@yahoo.com.br
    obrigada

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails