sábado, 27 de novembro de 2010

PRO: Qual o tratamento adequado?


A cada dia o mercado nos oferece numerosas opções de produtos sob os mais diversos nomes de tratamentos. Mas como saber qual o tratamento ideal para o cabelo do cliente? E quem deve definir o tratamento, o cliente ou o profissional?

Eu sou da filosofia de que cliente não escolhe o tratamento que irá fazer, ele deve ser orientado sobre o que o cabelo precisa e o tipo de tratamento, ele então decide se aceita fazer ou não.

Quando você vai ao médico você diz ao Doutor que remédio pretende tomar? No salão é a mesma coisa, o conflito que encontramos hoje é a falta de profissionais que saibam fazer uma anamnese correta e assim conseguir um bom diagnóstico, fazendo com que você fique anos fazendo pacotes que te levam de nada a lugar algum enquanto em um mês você sozinha paga a conta de água/luz do estabelecimento.

Outro ponto importante a se destacar é que salão de beleza não é lanchonete fast-food em que o cliente olha ao redor para decidir que procedimento fazer.Tenho verdadeiro pavor de salão com paredes forradas de banner, se você é profissional e estiver lendo isso saiba que isso é de extremo mau gosto, brega! Acho pavoroso também um monte de papel colado nos vidros. Tome como exemplo os grandes salões da sua cidade, nesses locais no máximo você observa uns quadros de uma determinada empresa. Mas isso é assunto pra outra matéria...

O diagnóstico assim como no caso da química, é vital na hora de escolher o tratamento.
O porquê de estar batendo nessa tecla? Porque eu ODEIO quando o cliente chega com uma idéia fixa de um tratamento que a amiga fez e ficou lindo, quando feita a anamnese descubro que o cabelo em questão precisa de outro tratamento, fico horas orientando e a mesma não ouve sequer uma palavra.

Perdi as contas de quantos procedimentos deixei de fazer por motivo de "fixação", ou seja, o cabelo precisava de nutrição e a cliente parecia uma "maritaca" dizendo que a outra cabeleireira disse que tinha que ser cauterização. Está fazendo o quê na minha cadeira então se não confia no meu diagnóstico?
Cheguei a ser orientada por outros profisionais a mentir e fingir que fiz o que a cliente desejava sob o argumento de: "Ela não vai saber mesmo!". Acho isso o fim!

Fuja de profissional que receita muita cauterização, na certa ele não item idéia do que está fazendo dentro do salão e como não reconhece fibra capilar repete o que toda cliente adora ouvir, um nome que transpasse tratamento de alto impacto.

Canso de ver pessoas criticando tratamentos/produtos dizendo que não prestam, o problema não está no produto está no conjunto, cabelo x produto. Um cabelo que precisa de queratina até fica macio com hidratação, porém não encorpa e continua sem resistência, apenas macio e brilhante. Já um cabelo resistente submetido a queratina ficará com aspecto de ressecado e endurecido. Nem sempre de cara você percebe a real necessidade, as vezes você precisa lavar e sentir o fio sob diversas texturas, por isso é tão importante conversar com o novo cliente sobre seus hábitos diários e procedimentos anteriores. No caso do cliente antigo a cumplicidade e honestidade fazem toda diferença no resultado final.

As leitoras euamocabelo são duras na queda e faço de tudo para que sejam mesmo para que ninguém as enrole, toda explicação deve ter coerência e explicação lógica, "Porque sim!" não é resposta que cliente deve aceitar.

Cliente deve lembrar-se do: Pare - Escute - Olhe.
Literalmente Pare, se não tiver tempo marque para outro dia. Escute, ouça atentamente as recomendações do profissional. Olhe tudo ao seu redor desde shampoo até reparador de pontas, peça para ver de perto, cheirar, pergunte sobre ativos e suas funções. E por fim julgue, promessas e benefícios comparando ao resultado obtido.

Cliente consciente não desperdiça dinheiro, Profissional coerente não perde tempo, time is money! Em breve vou ensinar com fotos como fazer um diagnóstico simples para você fazer em casa.

Beijocas...



17 comentários:

  1. Queria achar uma cabeleireira que nem você na minha cidade!!!

    Mudo tanto de profissional quanto de roupa.... é duro porque a sensação que eu fico é que as vezes pesquisando sei cuidar melhor do meu cabelo do que eles.... parece que hoje o que importa é o salão parecer de luxo, você é mal atendido, e muitas vezes a pessoa nem sabe o que ta fazendoo...

    concordo plenamente sobre a anamnese... um recurso essencial para médicos, psicólogos (eu)e cabeleireiros...outros profissionais também né?!... É importante você conhecer a pessoa que está ali te procurando e ter conhecimentos com fundamento, pois hoje em dia tem lugar que mais parece centro de ditos populares, do que um estabelecimento que você realmente possa confiar no profissional... uiiii desabafeii... hauahuahuahuahu


    Bjosss~***

    Nah =^.^=
    www.vaidadesutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro seus posts! Acho que nunca comentei aqui, mas devo dizer que estou ansiosa pelo post para diagnostico - criei pavor dos profissionais aqui de Joinville, eles não manjam! Eu, pesquiso muito, já entendo um pouco dos processos, e escuto cada asneira vinda de *profissionais*... bem pra vender mesmo! Tenho cuidado muito do meu cabelo em casa, inclusive cortado (como um corte que vc ensinou aqui no blog), pq não consigo mais colocar meus cabelos na mão do povo daqui.. no meu casamento até to bem complicada, até pra fazer penteado não confio, nunca fiz uma escova que durasse mais de uma hora, saio sempre com cabelo espigado - sendo que se ele estiver natural, dá pra ver que tá bem tratado... enfim! Qdo vier a Joinville dá um toque!! rsrs

    Bjoks!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post.Me sinto tão insegura nos salões.Sempre tratei meus cachos em casa,com produtos legais,mas nada profissional.E meu cabelo era lindo,brilhante e elogiado.Mas abracei a infeliz ideia de fazer escova inteligente.Não sei que droga aquela cretina usou no meu cabelo que me fu 2 semanas d cabelo lindo.Mas hoje meu cabelo é fraco,vazio,espigado e paso longe de cabeleireiros.E gasto uma graninha legal cm produtos.mas meu cabelo nao reage.Preciso de vc aqui em Salvador. Bju

    ResponderExcluir
  4. Carlinha do céu haha, menina fiquei semanas "fora da net" pra me organizar e tal. Aiin como senti falta do blog aqui e como disse a colega ai de cima quando vier a SALVADOR avisa tá rs.

    Chego em lojas e vejo um aparelho que elas dizem dar diagnóstico sobre o cabelo, vc confia nesse processo?

    Anciosa pelas fotos, quero ver do que meu cabelinho precisa rs. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Hoje em dia é dificil achar alguem que saiba mesmo o que fazer com o seu cabelo!

    É muito raro você ir no salão e o profissional falar o que você tem que fazer.. A pergunta deles é a seguinte? o que você quer fazer?

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda prefiro tratar em casa... Lendo o bog Eu amo cabelo (momento rasgação :) ) banalizaram os tratamentos... Joga logo um progressiva que fica lindo esse é o conselho :/

    ResponderExcluir
  7. vc tocou em um ponto muito importante. Apesar de sim, o correto ser o cabelereiro a fazer o diagnostico, muitas vezes a cliente não aceita o diagnostico dele por que ele memso não sabe explicar pq está recomendando aquilo para a cliente. E é claro que gera crise de confiança horas! E sim, também existe aquela cliente cabeça dura que sisma q quer algo , pq leu q a atriz da globo fez, a amiga, enfim, e quer pq quer fazer igual, sem considerar q cada caso é um caso! Amo cabelos, muito, apaixonada, mas desito de me tornar profissional nessas horas! minha mãe tinha salão, e sinceramente, acho q ela não ia ter a paciência que ela tinha no trato com as clientes. E pra não ser direito, melhor não ser, não é verdade?
    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou orfã de cabeleileiro haha não tenho um, sempre q venho aqui tenho mais certeza que não vou achar um aqui na minha cidade, é triste mas eu juro que é o que parece
    Eu vou contar no meu blog o que aconteceu comigo detalhadamente no dia que fui descolorir meu cabelo, mas em parte eu me culpo, devia ter saido de lá quando ela não quis fazer o teste de mecha no meu cabelo ¬¬
    Vou esperar a matéria sobre o diagnostico ;)

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. amei seu blog e sua forma autêntica de expor os fatos, sou profisional do ramo e tenho às vezes no meu salão determinados tipos de clientes que cismam porque cismam de fazer tal corte ou tal química que viu na TV e não tem como fazer por causa da forma do cabelo, daí tenho que explicar e tentar convencer que aquele tipo de química não vai ficar bem e tal. Gosto muito dos produtos da Alfaparf que são o carro chefe do meu salão e quando o cabelo da cliente precisa de uma hidratação profunda uso a linha Nutrisedution ou a Midollo di Bamboo, geralmente a clente precisa mesmo é de uma hidratação ao invés de uma química.
    Beijos e muito bom post.

    ResponderExcluir
  10. Carla minha querida, o que vc me diz da escova a base de carbocisteina???

    ResponderExcluir
  11. oi Carla!
    tenho que agradecer muito por seus post sobre os tratamento e as escovas porque agora eu entendi! Tem muita coisa na internet mais so voce aclaro tudo! pelo menos pra mim!
    Continue assim! seu blog è muito Bom!

    Carla de Italia :-)))

    ResponderExcluir
  12. CArla admiro mto sua forma de trabalhar, como ja disse inumeras vezes aqui.. quero uma cabelereira assim aqui em SP!!

    ResponderExcluir
  13. Ah e quero mto aprender a diagnosticar sozinhaaa.. vou amar o post.

    ResponderExcluir
  14. o que eu estava procurando, obrigado

    ResponderExcluir
  15. Carla, vou ganhar dindin e vou ai tratar meu cabelo contigo!rsss... Porque aqui, tá dificílimo!

    ResponderExcluir
  16. Excelente trabalho!
    Obrigada pela ajuda.
    abçs,
    Mariana.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, você escreve super bem além de seus textos serem bem instrutivo!
    Saudades do seus post. Espero que você esteja bem! Tudo de bom!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails