quarta-feira, 29 de julho de 2009

Com Sal ou Sem Sal?


No meu pode caprichar e colocar um orégano também, salsinha, pimentinha do reino...

Essa de Sem Sal ser melhor é balela!!! Mais uma jogada de marketing para cativar os clientes otários, ops, queridos clientes!

Você sabe o que o Sal faz no Shampoo?
O Cloreto de Sódio mais conhecido como Sal é um espessante assim como o Anfótero (espessante utilizado na cosmética artesanal), o PEG 150 e o PEG 120.
Sua função nada mais é do que engrossar a mistura, qualquer site de artesanato fala sobre isso.

Como é possível Sal engrossar shampoo?
Toda base para shampoo é líquida e quanto mais agentes (extratos, óleos, lauril, conservantes) você coloca mais líquida ela fica. O sal é adicionado numa proporção minúscula e essa mistura é batida numa batedeira, tipo Chantily só que mais chata pois tem o tempo exato.

Por que artesão prefere o Anfótero?
O sal como dito acima é mais trabalhoso, se você deixar bater um segundo a mais a mistura que estava engrossando desanda e vira uma água.
O Anfótero não tem essas frescuras, você adiciona ele e voilá, a mistura vira creme na hora!

Então por que usam Sal?
Preço Baby! Por que pagar mais caro quando pode-se obter o mesmo resultado pagando uma merreca? A Anvisa classifica até uma determinada porcentagem de cloreto de sódio na fórmula como "sem sal". Pegando uma carona nessa vibe algumas empresas decidiram mudar a sua formulação e adotaram os espessantes citados acima.

Como saber se meu shampoo tem Sal?
Simples, ele é aguado??? Se sim ele é sem sal, se ele for cremoso é provavel que tenha sal sim, a menos que sua formulação contenha espessantes como o PEG.
O shampoo descongestionante e o extrato mix da Kayoah são sem sal e são completamente líquidos, tem que ter cuidado na hora de usar senão vai tudo uma vez só.

O Sal do shampoo pode fazer mal pro meu cabelo?
Não! Se ele for adicionado na medida para engrossar e mesmo que tenha um pouco mais também não vai fazer mal algum.

Por que tem tanta propaganda no Sem Sal?
Marketing!!! Assim como a progressiva de formol mudou de nome várias vezes eles têm de inventar uma novidade, a verdade é que o mercado está morno, não tem nada revolucionário, estão relançando coisas, adicionando extratos novos e coisas do tipo, nada é inédito!


Você usou shampoo com sal sua vida inteira e seu cabelo não reclamou até lançarem o sem sal?

O que vem danificando e muito os cabelos é o excesso de cloro na água, a poluição (Nunca saia com o cabelo molhado, ele vira um imã pra poeira), os procedimentos de transformação feitos de forma exacerbada, stress, medicação e má alimentação (fast food).


Beijocas e até a próxima!


PS: Um estudo do Instituto Schulman de Investigação Científica em parceria com a USP concluiu que não há diferença relevante comparando a performance de produtos com e sem sal.


16 comentários:

  1. De uns dois anos prá cá só compro sem sal pq o cabelereiro recomendou, estou me sentindo
    enganada rs... :(
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Pois é, essa onda de SEM SAL é balela, pois meu cabelo fica muito melhor com os shampoos "normais" mesmo.
    Valeu pelo esclarecimento.
    Bjs, Carlota!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu vivo explicando isso pra todo mundo, e falando que na fórmula do shampoo existem outros sais, e que quando se fala em shampoo sem sal é só sem o Cloreto de Sódio.

    A Seda mandou uma vez um email pra participar de uma promoção, acho que a pergunta era sobre sal, sabe o que eu respondi?
    A verdade, que é só uma jogada de marketing pra enganar as pessoas menos informadas, ou seja, não ganhei a promoção rs.

    ResponderExcluir
  4. "Você usou shampoo com sal sua vida inteira e seu cabelo não reclamou até lançarem o sem sal? "

    Disse tudo ai!hehehe
    Sempre pensei isso tb.

    A primeira vez que soube dessa história de sal em shampoo foi passando na frente de uma loja com um cartaz na vitrine "aqui tem shampoo sem sal".

    Li aquilo e pensei 2 coisas:
    Nem sabia que tinha sal, mas se tem pra que tirar se funciona?ehehehe

    ResponderExcluir
  5. Carla, parabéns pelo teu blog, ta MARA!

    Fico feliz por alguns esclarecimentos!

    Começo curso de cabeleireira semana q vem!

    Tirou uma série de dúvidas q já existiam na minha cabeça!

    Parabéns mesmo!

    [segredinho], hoje quase não trabalhei, passei o dia inteiro lendo teu blog... rsrs.


    Beijos...

    Daí...

    ResponderExcluir
  6. Eu já falei isso muiiiitas vezes, é uma estratégia de marketing.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua postagem sobre shampoo sem sal.. gostei também do post sobre formol. Gosto muito do seu blog...
    Tem sido muito útil e tem me ajudado a economizar dinheiro...
    Uma pergunta: você tem algum conhecimento ou informação sobre as tranças de Kanecalon para cabelos afro?

    ResponderExcluir
  8. Carlinha, muito bom falar sobre isso, ainda mais vindo de uma profissional como vc, as pessoas compram juuuurando que tao comprando o melhor para seus cabelos e tao comprando a mesmo coisa! Eu faço a escova da L'oreal e hoje comprei um creme de hidrataçao térmica Recontrutora da Phytogen e nesse kit vem 2 produtos um que eles chamam de Seiva e dizem que tem o efeito de auto aquecimento que prepara os cabelos para a mascara porque abre a cuticula dos fios, queria saber se isso intefere na quimica da escova, se a quimica nao sairia por causa da abertura das cuticulas! Tem como vc me responder? Brigada e beijao!

    ResponderExcluir
  9. Eu na verdade imaginei algo parecido mas nunca dei ligança amei o seu post beijus.

    ResponderExcluir
  10. Sweet....
    Não concordo com vc, não acho que o uso de shampoo sem ser apenas um lance de marketing... ou balela. Ele realmente é mais indicado para alguns casos do que para outros.
    No meu caso não posso passar mt perto desses 'sem sal' (só quando está muito ressecado na raiz) pq meu cabelo é liso e oleoso... então prefiro com sal mesmo... até pq dá uma reforcada no volume, que gosto...
    Agora, pra quem tem quimica no cabelo, tipo escovas e alguns outros processos, deve se dar um cuidado especial, pq o sal pode SIM danificar a superficie do fio e a duração da química no cabelo. Eu sei pq tenho clientes que se queixam q a escova não dura, aí peço que shampoo q elas usaram e elas falam qualquer um (tipo, com salll...), aí eu logo saco o problema! Depois que elas mudam e prestam atenção na escolha do shampoo ficam super satisfeitas... por isso, sempre superindico shampoos com ph neutro e aí, depende do cabelo e tipo de química que ele tem, pra decidir se é melhor com ou sem sal!
    Mas garanto que shampoos profissionais (tipo L'Oreal expert, Wella...) não contém sal... pelo menos sem o sal (iodo) que faz mal para o tratamento de manutenção. ;)

    Agora, seu blog ahaza! Parabéns...
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. HUMMM... e eu pensando que o sal ficava de ressíduo no cabelo...
    Mui esclarecedor... bjs, da DriM
    http://drimsatelie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Muito legal a sua postagem sobre o sal dos shampoos.Porém, sem sombra de dúvidas o excesso de sal dos shampoos mais baratos, os tornam alcalinos, acrescento que a retirada completa do condicionador significam a retirada também dos agentes salinos do shampoo, tornando os fios mais ácidos quanto ao PH, a finalização com a aplicação de um Leave-in mantém sua estabilidade, brilho e maciez.Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente ameiiiiiiii seu blog.
    Sou uma estudante de Beleza, Estética e Imagem Pessoal da Estácio – BA . Identifiquei-me com a área de cabelo e estou fazendo um curso de colorimetria.
    Tenho muitas duvidas e o seu blog me ajudou a esclarecerem muitas delas.
    Quero te parabenizar pelo seu conhecimento.
    Que Deus te abençoe sempre.
    Bjs
    Danyelle Ferreira

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente vcs nao sabem de nadaaaa!
    Pessimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa... Então explique melhor para nós. Estou interessada no assunto...

      Excluir
  15. Nossa, que bom que finalmente alguém resolveu falar sobre isto... Existem tantas coisas que a maioria das pessoas não sabe... Não só sobre produtos para cabelo, sobre os mais diversos assuntos... Parabéns pelo blog! Já sou seguidora!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails