sexta-feira, 17 de julho de 2009

O que esperar de um Salão de Beleza?



Para fazer do Salão de beleza um lugar habitável é preciso muito pouco...
Começando com um bom gestor! Alguém que saiba liderar, abrir um salão qualquer energumino com R$ 10.000,00 pode!

Em média o curso custa R$ 2.000,00 + material de primeira linha (secados, prancha, escovas, etc) R$ 2.000,00 + lavatório, cadeira, espelho, carrinho de manicure R$ 2.000,00 + Abertura de empresa e aluguél de loja R$ 2.000,00 + compra de produtos R$ 2.000,00. Isso arredondando por que se não abrir um salão legalizado e comprar material de 2º a 3º linha esse custo pode cair para R$ 4.000,00. Se fosse caro não teríamos tantos salões de fundo de quintal na praça, o que diferencia um profissional do outro é o desejo pelo conhecimento e a vontade de satisfazer 100% as expectativas dos clientes.Não julgue um salão fundo de quintal, muitos dos bam-bam-bans da atualidade começaram em salões paupérrimos.

Mas o que esperar de um salão de beleza?
Vou citar o que terá no meu salão (Se Deus quiser em muito breve)

- 1º As Profissionais devem trabalhar uniformizadas, penteadas e maquiadas. Quem vende beleza mal arumada?

- 2º Televisão é para a cliente que está esperando, mesmo com pouco espaço é possivel separar a área das clientes em espera e colocar a tv voltada somente para elas, não tem nada pior do que ser queimada por que a profissional ficou vendo a novela

- 3º Trabalhar com hora marcada para não ter 15 mulheres frenéticas falando alto e fazendo algazarra no estabelecimento. É claro nem sempre se demora o tempo que se esperava para fazer um cabelo, se levar 20 minutos para fazer o corte calcule 30 + intervalo de 5 minutos entre uma cliente e outra, totalizando 35 minutos.

- 4º Higiene das escovas pentes, você corre inúmeros riscos utilizando escovas sujas. As escovas devem ser lavadas, esterilizadas e guardadas a vacuo. Só devem ser abertas na frente da cliente e após o uso devem ser separadas para fazer a higienização adequada no final do dia. Sai mais caro, mas é melhor do que receber um processo por ter passado fungo ou alguma doença a cliente.

- 5º Fazer a Ficha de Anamnese, nenhum salão que fui fez. Essa ficha é como a ficha do seu médico, nela contém todas as informações sobre você e seu cabelo. Ela deve ser feita na primeira vez que você vai ao salão e atualizada a cada visita. É bem rápida e sigilosa só você e o profissional tem acesso

- 6º Preparar o Produto na frente da cliente e falar o que está sendo feito. É muito comum ir ao salão e sair de la sem saber o que foi feito, ai você viaja, vai a outro salão e faz um procedimento que não combina com o feito anteriormente, pronto acaba com o cabelo! Fora profissionais que usam de má fé usando produtos de farmácia e dizem que é profissional.

- 7º Material descartável para Manicure (toalha descartável, luva, plástico para bacia, lixa de unha, pau de laranjeira e pedra pomes) o custo de todo material descartavel para a manicure é de menos de R$ 1,80 (incluindo material para pedicure). Procure salões que trabalhem com Autoclave, são mais eficientes que a estufa na hora de esterilizar. Os alicates devem ser embalados a vácuo e abertos na frente da cliente.Hoje existem técnicas que tornam obsoleto o uso da bacia para mãos e pés como a cutelagem a seco.

- 8º O único Profissional apto para fazer sobrancelhas é o design de sobrancelha, pois este tem grande conhecimento sobre visagismo e sabe qual o melhor formato de acordo com o seu rosto. As pinças devem ser descartáveis e abertas na frente da cliente. As pinças utilizadas podem ser vendidas no ferro velho facilmente e serem recicladas.
- 9º A Profissional está lá para desempenhar um serviço e não para dar opinião, é inadmissível profissionais que se metem no que a cliente está falando, dão opinião quando não é pedido e mesmo quando é pedido elas devem ter saídas rápidas sem interferir na decisão da cliente e sem fazer perguntas pessoais.
- 10º Respeitar a vontade do cliente, orientando qual o melhor procedimento a ser feito mas sem pressionar a cliente a fazer o que o profissional quer. Saber dizer não quando o cliente pede algo absurdo, já cansei de ver pessoas com cabelos danificados insistirem num Relaxamento e os cabelos ficarem ainda piores e a culpa cair sobre o profissional não que orientou, mas a cliente insistiu.
- 11º Utilizar marcas de renome e outras menos renomadas, porém boas. Creio que existem clientes e clientes, no mínimo o profissional deve ter 2 linhas (Boa e Excelente) assim atende a todas a s classes sociais sem distinção.
- 12º É possível o profissional manter a integridade da maquiagem que usa seguindo regrinhas básicas como, usar espátulas para pegar a quantidade desejada de batom/gloss sem ter que encostar o pincel no produto, usar aplicadores de sombra descartável, limpar o pentinho do rímel com lenço higienizante antes de introduzi-lo novamente na embalagem. Limpar a ponta do lápis com lenço higienizante. Lavar os pinceis e higiêniza-los depois de cada uso, se atende muitos clientes por dia, tenha muitos pinceis!
- 13º Acho que a mais importante de todas, se reciclar, o cara fez o cursinho do Senac há 20 anos e acha que é o cara ate hoje... As clientes de hoje seguem tendências internacionais, é impossível um profissional se manter no mercado sem conhecer novas técnicas e marcas.

Nem citei cordialidade e higiêne por que está implicito, funcionário que não sabe atender bem não tem vez, e salão que deixa o cabelo cortado pelo chão o dia todo para dizer que teve movimento está completamente fora das regras da vigilância sanitária. Fuja de estabelecimentos chiqueiro.
Claro que existem outros fatores, mas esses são os principais para se obter um ambiente saudável...
Procure isso na próxima vez que for a um salão!
Beijocas...

17 comentários:

  1. Hummmm eu vou querer em seu salão hein. Sabe uma coisa que eu detesto em salão????? É que todo mundo fica exposto, se vc faz uma unha as outra cliente vêem, se faz cabelo tb, geralmente só depilação e massagem a gente faz em sala separada.


    Beijuixxxx

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  2. Gostei, vc escreve com clareza.

    E como a Alimac disse é ruim vc fazer uamc oisa e outra cliente do lado olhando, kkkk pense ai vc soltar a mata bem na frente dos outros e pioooor, salão aberto em fernet de ruaa todo munda que passa ve vc co m o cabelo partido em mechas pra cima, ain horriel nesses nem entro. Beijinhos esperendo o proximo post rs.

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  3. Oiiiiiiiiiii! Queria morar em sua cidade pra poder frequentar seu salaão!!!! D++++!

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  4. Caraca, eu quero ir no seu salão! kkkk
    O que eu frequento não tem a metade disso que vc falou! A unica coisa que realmente tem e eu prezo MUITO é a pontualidade, talvez por isso não tenha trocado ainda...

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  5. Oii, linkei seu blog, se der linka o meu tbm! bjos http://natadeleite.blogspot.com/

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  6. Ótimo post Carlinha!Até hoje não encontrei um salão assim. Me dá o endereço do seu qdo inaugurar, rsrs.
    Bjs.

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  7. nooooossa! seu salão vai ser mto chique ein Carlinha? aiohehoie
    se um dia eu abrir o meu tambem, vou seguri suas dicas ;)
    adoreei!
    e boa sorte :D

    beijooos

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  8. Olá, muito boa informação, parabéns.
    Apreciei bastante.

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  9. Nossa, aqui em Porto Alegre, nao tem ou nunca vi uma design em sombrancelha, nos saloes qualquer uma tira, e nunca nunquinha fui num salao que a escova tivesse sido aberta na minha frente. Esse post me fez pensar que devo ser mais exigente!

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  10. Obrigada pelo carinho meninas ♥

    Todas as diquinhas estão anotadas, já estou pensando numa solução ao excesso de exposição da cliente...

    Beijocas...

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  11. Ah, Carlinha, tô tentando de todas as formas fazer com que voce leia algum comentário meu, é que eu só confio em voce como profisional, e quero muito frequentar seu salão, prá poder fazer certos tratamentos, por favor mande um email prá mim.Obrigada. Bjs. simoneysys@click21.com.br

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  12. AH, GENTEM, COM CERTEZA É MUITO CHATO FICAR EXPOSTO NO SALÃO, QUANDO VC FAZ BALAYAGE, NOSSA, É HORRÍVEL!! MAS QUEM ENTRA NO SALÃO É PARA FICAR BONITA, E TODAS NÓS SABEMOS QUE PARA FICAR BONITA É PRECISO FICAR FEIA PRIMEIRO, TODOS VÃO AO MÉDICO QUANDO ESTÃO DOENTES, E VÃO A SALÕES QUANDO PRECISAM DE UMA REPAGINADA, AH FALA SÉRIO NÉ, TUDO BEM QUE É MEIO CHATO ESSAS SITUAÇÕES, MAS SALINHA INDIVIDUAL, PARA TUDO EM UM SALÃO, AH, NEM EM SALÕES CHIQUÉRRIMOS SE VÊ SSO... QUEM É QUE VAI BANCAR TANTA EXCLUSIVIDADE E SALA INDIVIDUAL... MADAME ADORA APARECER (MESMO COM AS MADEIXAS NAS ALTURAS), QUE ESTÁ BANCANDO A SITUAÇÃO TODA!!!!

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    1. vAI COM CALMA AMIGA É A IDEIA DELA CADA UMA TEM DIREITO A SUA IDEIA,GOSTEI DAS VOSAS IDEIAS AJUDARAM MUITO NO MEU TRABALHO DO FIM DO CURSO VALEU

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  13. Eu frequento e adoro seu salão, indiquei para minha amiga que também adorou, você e a Jô são muito atenciosas e excelentes profissionais, estão de parabéns, o salão de vocês é maravilhoso.Beijoos

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  14. muito boa as informações!adorei!!!

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  15. Parabéns pelo blog! MARAVILHOSO!!! Gostaria muitíssimo de conhecer um lugar assim como acima descrito. (sonho) Descobri aqui,que meu cabelo é frisado,e,acreditem usava creme para pentear para cabelo cacheado,nossa,santa ignorância...Por acaso esse salão é um Porto alegre? rsrs PARABÉNS,Sucesso e tudo de bom!

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  16. meu bem suas ideias são otímas....porém na prática são muitos clientes e às vezes não dá tempo para tudo isso.... quando você colocar em prática vai ver que nem tudo são flores bem arrumadinhas....

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