quarta-feira, 13 de abril de 2011

Da química ao natural. Quanto tempo?

Existem muitas dúvidas sobre quanto tempo depois de utilizar química os cabelos estarão naturais novamente, pronto pra outra. Muita gente vai se decepcionar com o que vai ler a seguir, mas vamos lá.


Atendi muitas pessoas que quando decididas sobre o procedimento que queriam fazer, já chegavam armadas com as frases: "Não relaxo há um tempão, meu cabelo já está natural, a química saiu toda."; "Fiz progressiva há meses, já saiu e está natural.".

Para exemplificar encontrei a fotografia abaixo na internet (google), desculpe não lembro onde. Cabelos coloridos com tons contrastantes ao natural, revelam com maior facilidade a parte natural destacando a parte modificada.



Segundo a premissa que um fio de cabelo saudável cresce de 1 à 1 e 1/2 cm ao mês, você pode concluir o tempo que levará para você ter cabelos naturais/virgens novamente. Vamos aprender um pouquinho sobre os agentes que tiram a "virgindade" dos nossos fios para poder entender um pouquinho sobre sua ação e incompatibilidade.

Coloração
A coloração abre as cutículas, penetra no fio e remove uma parte dos pigmentos naturais presentes na Melanina (eumelanina e feomelanina) e depositam o pigmento sintético. A partir desse momento essa parte tingida do fio nunca mais será natural, por mais que você coloque uma cor parecida com a natural.

Descoloração
Mais agressiva e invasiva do que a coloração, a descoloração faz uma verdadeira limpeza no fio. Ela abre mais agressivamente as cutículas e literalente promove um arrastão no córtex removendo não somente o pigmento, mas prejudicando também a estrutura do fio. Você já notou que depois de descolorir, os cabelos cacheados ficam com dificuldade em formar os anéis?

Tonalizante
Promete colorir de forma subcuticular, porém possue em sua formulação a monoetanolamina que embora seja mais suave que a amônia, possui função de abrir cutículas para que o pigmento penetre.

Hennê, Hennas e afins
Encapam os fios formando uma barreira ao redor do fio. O uso por longo período de tempo o torna impenetrável e altamente reativo a outras químicas.

Escovas
Assim como as citadas acima promovem um encapar de fios progressivo. Mas diferente da Henna e Hennê que em contato com outras químicas como alisantes ou coloração esquentam, emborracham e se partem. A progressiva blinda o cabelo fazendo com que a química consiga penetrar em poucas ou quase nenhuma parte. No caso da coloração promove cabelos manchados e no caso de alisamento com química limpa não permite alisamento uniforme. Correndo também o risco de quebra.

Tioglicolato, Guanidina, Sódio
Todas essas químicas citadas fazem mudança estrutural no interior do fio. Uma vez modificada, só permite coloração e descoloração com moderação e em fios saudáveis. A maior reação negativa é o emborrachamento seguido de quebra quando não respeitada suas particularidades.

Vamos lá, independente de desmineralizar ou remineralizar, Nada torna um cabelo que sofreu química em cabelo virgem!

Se você descoloriu há 1 ano e seu cabelo está com crescimento de 1cm (1 dedo) ao mês, seu cabelo cresceu apenas 12 cm, esses 12 cm estão naturais, os demais centímetros não, o tempo e tratamentos que você faz não possuem força para alterar ou retroceder uma química no fio. Ou seja, uma vez processado quimicamente a parte alterada nunca mais será natural, fio virgem somente na parte que crescer a partir do dia em que processou.


► Se seu cabelo é crespo, você alisava e agora quer voltar aos cachos.

Invista em massagens no couro cabeludo, produtos nutritivos e com muitas vitaminas, extratos e óleos naturais na composição. Vá cortando a parte alisada aos poucos e mantenha a raiz sob controle escovando com bons protetores térmicos até crescer suficiente para que você possa cortar toda a parte alisada. Não faça procedimentos como permanente afro para tentar cachear a parte alisada, a química anterior pode não ser compatível e ocorrer a quebra.


► Se você usava Hennê e agora que mudar para Tioglicolato, Guanidina ou Sódio.

A indicação é parecida com a citada acima. A diferença é que depois de 4 a 6 meses você pode fazer um teste de mecha para saber como seu cabelo se comporta com a nova química escolhida, a química no dia do teste deve ser aplicada em toda extensão da mecha e não somente na parte virgem.


► Se você pintava o cabelo com cor escura e agora quer ficar loira.

Comece reconstruindo, prepare o fio para o teste de abertura de ton. Não recomendamos o "exorcismo" conhecido como decapagem, a agressão e danos não compensam. Mediante teste de mecha, faça mechas finas e continue a rotina de tratamento. Após um período faça mais mechas, até conseguir clarear um maior volume de fios.


Se tudo der certo, amanhã tem dicas sobre como proceder quando você precisa cortar bastante para esperar crescer.


PROFISSIONAL:
Confie desconfiando, muitos clientes com descoloração tingem os fios de tons escuros e falam que só usam coloração. Se você não fizer uma mecha de teste antes de proceder um alisamento ou relaxamento, pode acabar com um terrível resultado e um cliente pronto a te processar.
Por mais experiente que você seja, sempre faça o teste de mecha. Assim como no trânsito, o excesso de confiança é que cria margem para o acidente.



Beijocas...



PS: Qualquer surto de melhora dos sintomas (como agora) eu volto. Fui =)

34 comentários:

  1. Menina, kkkkkkkkk faz tempo que n posto um coments aqui, mais lendo sempre, se n vir aqui posso cometer loucuras capilares. kkk

    Então, depois que entrei na comu Cabelos cacheado resolvi ver como são meus fios de fábrica kkk cachinhos, pra tanto tive que ir cortando como vc disse. verdade que em dois anos já era pra esta com o cabelão hahaha, mais graças ao teu corte degradê, viciei na vitamina T kkk, quando percebo q o cabelo tipo que perdeu o balanço eu vou e corto kkkkk.

    Mulher sou viciada nesse blog, mudou minha visão capilar rs, antes acreditava em qualquer coisa que dicessem , maioria aprendi aqui que é apenas pra faturarem em cima da minha palha hahaha, palha antes kkk.

    Mil beijos

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas!!! beijão e bom dia!
    Nane

    ResponderExcluir
  3. Resolvi deixar meu cabelo natural. Quero meus cachinhos de volta. Tem quatro meses que não faço nenhuma química. Estou na "fase negra", raiz gritando e restante liso... aff!!! Não faço escova com frequencia, a solução para disfarçar tem sido prender em rabo de cavalo, usar tiaras, tic tac, essas coisas...Mas não pretendo desistir...

    ResponderExcluir
  4. concordo com vc Carlinha... as pessoas querem por que querem fazer procedimentos pensando só por que passou uns meses sem fazer que o cabelo voltou ao seu normaql aff.. é um processo longo..por isso tem que se pensar quando se submeter a coloração,quimicas....

    ResponderExcluir
  5. Carla, realmente, pq parece bom não significa que está... natural é qdo nunca recebeu nada de química nenhuma.
    Ouvi uma cabeleireira contar que desconfiou que as pontas da cliente tinham henne (ela falou que havia usado há mtos anos e já tinha cortado tudo)... ela fez um teste de mecha... menina, saiu FUMAÇA e o cabelo derreteu!!! Aí ela olhou pra cliente e falou: "naõ faz tantos anos assim, né? Viu o que ia acontecer na sua cabeça inteira?"
    Mtas vezes o povo não conta.. ás vezes até por não saber que dá zica... q nem qdo minha mãe fez luzes (antes de eu saber um pouco de cabelos) e tinha henna... nossa, ALERTA LARANJA! hahahahah...

    ResponderExcluir
  6. EU TONALIZAVA MEUS CABELOS HÁ 6 MESES ATRÁS COM A COR ACAJÚ , ENTÃO ELE JÁ ESTA MUITO DESBOTADO E COM A RAIZ UNS 4 DEDOS DE CRESCIDA E DECIDI AGORA DAR LUZES......ENTÃO VAI MINHA DÚVIDA , É POSSIVEL??? POIS ELE ESTA PRETO NA RAIZ E MEIO CASTANHO AVERMELADO NAS PONTAS????
    TENHO MUITA VONTADE DE MUDAR , SERÁ Q O CABELEIREIRO VAI ME AJUDAR , OU VAI MANDAR EU ESPERAR ATÉ Q TODO TONALIZANTE SEJA ELIMINADO????
    ME AJUDA POR FAVOR!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz a besteira de usar hene e agora to tentando tirar com a desmineralização mas, não esta dando certo, o jeito é cortar mesmo. Gostei muito desse post. Bjs*
    http://ggcabelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Carla, uma duvida, que nunca vi aqui no blog... quando a gente compra um produto capilar, um creme etc. por quanto tempo a gente deve esperar pelo real efeito dele para avaliar... na primeira aplicação, ou a gente deve usar mais de uma vez para ter certeza se é bom ou ruim... vejo vc testando produtos, mas nunca falou quanto tempo/aplicações se deve fazer para ter alguma opnião... bjo.

    ResponderExcluir
  9. NARA: Adoro ver seu comentário por aqui =) Obrigada pelo carinho sempre.
    Também sou viciada em cortar em degradê, retira as pontas mais sequinhas e dá uma leveza tão boa...

    NANE: Obrigada =)

    KARINA: É um processo que às vezes parece lento demais, mas compensa. Só não prenda os fios molhados visse menina! rss..

    GIH: Menina é dificil fazer as pessoas entenderem, tive uma cliente que teimou que queria colocar chocolate e que o cabelo nunca tinha visto coloração. Acabei cedendo e como realmente parecia virgem e ela era minha amiga cai na armadilha, Ficou 5 dedos de raiz marrom e o resto castanho escuro, discutimos muito porque ela queria deixar assim mesmo "Achou lindo", mas a convenci a fechar o ton.

    PAULINHA: As pessoas até sabem o risco que correm, mas preferem correr. O profissional não pode trabalhar com risco e sim com segurança. Por isso meu teste de mecha é uma semana antes do processo em si.
    Já vi fumaça feia, o cabelo quase entrou em combustão por choque químico. Por isso é bom fazer muitos cursos e jornadas. O curso de cabeleireiro não ensina tudo.

    MEU MUNDO: O ideal é fechar essa cor e deixar todo o cabelo da cor da raiz, aí sim proceder as mechas. É seguro, não precisa ficar receosa.

    GISELY: =) Demoooora... rss..

    ANÔNIMO: Meus testes são feitos entre 15 a 30 dias de uso contínuo, só usando produto a ser testado.
    Realmente usando apenas uma vez não dá para formular opinião. Já usei produto que da 1º vez não fez nem cosquinha, na segunda foi indiferente e a partir da 3º vez começou a dar resultado. Já outros na 1º vez é maravilhoso e depois não vale a pena.

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  10. NARA--> Oi, minha conterrânea de comu! Tb decidi voltar aos cachos depois q entrei na Cabelos Cacheados. Lembra-se de mim por lá?

    Karina--> Entra lá na comu tb, menina! É mto legal a força q o pessoal te dá lá e tb as histórias do pessoal q conseguiu voltar aos cachos. Eu mesma faz 8 meses q tô sem química e acho q daqui há 1 ou 2 corto de novo e voltarei a ser 100% cacheada! \o/

    CARLA--> Simplesmente adorei esse seu post.
    Mto importante essa sua dica (Eu quase que fazia isso no desespero da fase de transição):

    "Não faça procedimentos como permanente afro para tentar cachear a parte alisada, a química anterior pode não ser compatível e ocorrer a quebra."
    Falando nisso, vc poderia,please, fazer depois um post sobre permanente afro tb?

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Estou me enturmando para troca de dicas de mak,arte,decoração,iniciativas,criatividade,moda,beleza,saúde,produtos,,,enfim,,tudo que deixa as pessoas mais felizes e realizadas aguardo uma visitinha sua, meu é BLOG assuntos diversos :http://gislanepimentel.blogspot.com , BLOG decor http://gdecoredesign.blogspot.com/ ,visite e siga se gostar,,,se seguir me mande comentários que sigo de volta também,bjs GIS

    ResponderExcluir
  12. Ola boa noite
    ate eu começar um curso de cabeleireiro
    eu nao procurava nada na net sobre assunto de cabelos ...eu ate tenho um blog mas so de croche e trico
    Amei suas dicas
    agora to fazendo um cursinho la no sesc
    no inicio quase desistir rsr nossa cabelos é muito complicado é quase estudar o corpo humano
    Mas agora to gostando
    To sempre por aki
    aprendendo mais
    um abraçao
    Helena

    ResponderExcluir
  13. Muito boas dicas. Talvez agora sofra menos com os cabelos.

    ResponderExcluir
  14. Não consigo não entrar aqui e parar em um post só, ô vício, rsrsrs. Fico impressionada na quantidade de informações que você consegue trazer pra gente. E é bom encontrar um blog tão eclético. Não é todo lugar que traz informações sobre cabelo crespo.
    Eu to em transição pra poder retirar toda a química do cabelo, mas pra não tomar uma vitamina T e se arrepender, resolvi ficar nas tranças... nem sei o que estou fazendo aqui? não tenho o que fazer no cabelo...kkkkkkk
    Ah, quando você tiver um salão me avisa pois vou fazer questão de conhecer!
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Sonia, eu tb deixava o cabelo com rabo de cavalo ou trança no começo, tb por receio de cortar. Mas depois de ver histórias de mulheres que cortaram e adoraram na comu "Cabelos Cacheados" tomei coragem, fiz o mesmo e tb adorei. Só não deu pra tirar toda a química num corte só, acho q agora 3º ou 4º estarei 100% cacheada novamente. (Não precisa cortar joãozinho p/ tirar toda a química de uma só vez se vc ñ gostar desse estilo.)

    ResponderExcluir
  16. Oi Edlamir,
    pois foi nessa comu que aprendi a base de tudo que eu sei, e acompanho o álbum de muitas meninas que estão na transição, mas como meu cabelo é cabelo crespo e naturalmente muito seco, não vejo como cortá-lo agora, quem sabe no final do ano, quando eu completar um ano... sem contar que estou com o tempo limitadíssimo nesse momento. Se não fosse a falta de tempo eu até cortaria, como eu já fiz quando meu cabelo estava bem quebrado.

    ResponderExcluir
  17. oi carla...
    estou sofrendo c meu cabelo..
    1 ela era escuro e ha anos faco luzes..mas ficou branco demais..e passei 1 tinta e 4 dias depois tonalizante..a cor arrumou...mas ficou espigado e quebradiço...ai fiz progressiva c o produto perfect liss....mas ele esta podre....quebrando..estourando...etc..ai comprei produtos de total repair da marca alema..swach....e hidratacao profunda tresseme...sera q ajuda?? o q fazerrrrrrrr??? bjussss

    ResponderExcluir
  18. Carla, bom dia!
    Estou lendo suas matérias e fiquei maravilhada com tanta informação que não sabia.. E espantada em como sou leiga no assunto. Inclusive só usava shampoo sem sal por achar que agrediria menos meu cabelo... O motivo do comentário seria dois: o primeiro é parabenizar o trabalho e te motivar a sempre dividir seu conhecimento conosco. O segundo é para pedir ajuda. Basicamente, meu cabelo era ondulado, virgem e me atrevo a dizer que era bonito. Comecei a fazer escova progressiva e mantive por dois anos, parei de fazer a um ano. Meu cabelo hj é: não sei o que ele é! Durante esse ano ele cresceu bem, mas o que cresceu está seco, quebradiço e td que há de pior... Deixei ele crescer pra cortar curtinho e começar a "restaurá-lo", se a palavra pode ser usada... Pelo o que eu já li, deveria fazer hidratações e nutrições, com enfâse na hidratação... Mas não tenho idéia do que usar, qdo usar, como usar. Confesso que depois de tanto tempo, perdi a fé nos salões, mas aqui encontrei palavras que ninguém teve coragem de dizer e ficaria mto grata com sua ajuda. Também estou providenciando fotos para a matéria do antes/durante/depois. Mas se houvesse uma forma de minimizar os danos e trata-lo gradativamente, sem precisar cortar toda a parte que ainda tem quimica, eu ficaria super feliz! Mais uma vez parabéns pelo trabalho!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Carla,minha xará, adoro seu blog. Tô lendo tudinho, no maior vício! Kkk
    Estou disposta a fazer a ED com Tio. Porém alisei a frente do meu cabelo, a raiz da frente, com guanidina da Salon Line força fraca.
    Isso ocorreu em fevereiro. Terei q esperar um ano? Snif! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  20. Carla,
    Preciso da sua ajuda. 1º parabéns pelo seu blog, conheci ontem e achei um arraso!! Estou lendo mtas coisas interessantes e o motivo de eu estar caçando" matérias sobre cabelos é minha filhota. Ela tem o cabelo muito seco e fino, ERA cacheado, hoje é ESPIGADO!! Tô desesperada pois com as últimas escovaas que fizemos em salão, ele só foi caindo , espigando e virou uma palha! Preciso saber o que faço pois estou com medo de ir a salão!
    Sabemos, eu e ela, que terá que cortar o cabelo, mas e depois? A raiz já está grande e começou a ficar volumoso. HELP US!!!!!

    mIL BJOS!!!!

    ResponderExcluir
  21. Carla!

    Como vc vê eu sou nova por aqui...

    Tô ficando deseperada...
    Meu cabelo era cacheado, lindooo...
    mais eu era loca pra ter cabelo liso. CONSEGUI. comecei com relaxamento de farmacia, depois fiz progressiva(USEI UM PRODUTO CHAMADO ZENE),
    e por fim fiz alisamento mais profissional.
    Mais agora eu olho as minhas fotos antigas e morro de saudade dos meus cachinho...[aaaa]
    Já faz 5 meses que não coloco quimica nenhuma, a raiz já ta cacheando, tá num ponto critico...
    Vc acha que meu cabelo volta ao normal???

    Me ajuda, pelo amooor de Deus!!

    beijokas....

    Esther

    ResponderExcluir
  22. Oi! Há 2 meses fiz escova definitiva. E antes de fazer essa escova meu cabelo nunca tinha recebido quimica. Ele era volumoso e com cachos nao mto definidos. Olhei algumas fotos antigas e bateu o arrependimento e a saudade do meu cabelo natural. Confesso que não tinha a intenção de dxar ele liso, apenas queria dxa-lo menos volumoso, mas a cabeleireira disse que so a definitiva diminuiria o volume e acabou me convencendo. Agora, qro dxar ele voltar ao normal, mas ainda tou um pouco confusa.
    E parabens pelo post! Foi mto bom ler esse post. Deu força. Valeu!
    Sucesso! Bjs

    ResponderExcluir
  23. Lá vem eu de novo com minhas dúvidas (e olha que nem sou "cliente VIP do blog") mas, vamos lá.

    Queria saber qual procedimento leva o Tioglicolato, a Guanidina e o Sódio. É o relaxamento ou a escova progressiva? Desculpa a ignorância sobre o assunto, mas isso me adiantaria muitas coisas...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Tânia Ester Ordoñez24 de abril de 2012 11:15

    Olá Carla.
    Parabéns pela matéria.
    Sou de Angola, Benguela...
    Desde muito cedo usei desfrisos no cabelo, hoje com 21 anos decidi ter o meu cabelo natural.
    Desde Outubro que não coloco quimicos no cabelo, mas agora o meu cabelo está horrivel. A raiz está crescendo e daí às pontas está liso.
    Ja não tenho jeito para arrumar o cabelo. Quero muito voltar ao natural, porém o facto de ter o cabelo desarrumado faz-me pensar voltar a quimica de novo. O que faço??
    Bjão e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  25. OI !!!
    adorei a materia me ajudou muito a pensar sobre isso ;
    meu cabelo é crespo mas uso quimica nele (lisa hair);
    ele deixa meu cabelo meio crespo ainda ,mas nao to satisfeita quero
    parar de vez de usar quimica ,quero meu cabelo natural mas ele tem o comprimento médio e vai levar muito tempo pra voltar ao normal, mas eu nao quero ficar fazendo escova nele até ele voltar a ser virgem ,tenho outra opsão???
    OBRIGADA !!!

    ResponderExcluir
  26. OI !!!
    adorei a materia me ajudou muito a pensar sobre isso ;
    meu cabelo é crespo mas uso quimica nele (lisa hair);
    ele deixa meu cabelo meio crespo ainda ,mas nao to satisfeita quero
    parar de vez de usar quimica ,quero meu cabelo natural mas ele tem o comprimento médio e vai levar muito tempo pra voltar ao normal, mas eu nao quero ficar fazendo escova nele até ele voltar a ser virgem ,tenho outra opsão???
    OBRIGADA !!!

    ResponderExcluir
  27. ola!tem dois anos que fiz a progressiva ,meu cabelo era cacheadoo.depois de passar esse tempo sem fzer escova progressiva,fiz a escova selagem oleo de argan,ela nao contem formol.tem tres meses que fiz essa escova e confesso que estou enjoada do cabelo lizo.meu cabelo tem tintura e tanbem faço relaxamento pra abaixar o volume da raiz que e alto,ele e enrolado na raiz tanbem. e ja fiz mechas tanbem ja tem tempao.tem tres meses que nao pinto decidir parar de pintare deixar crescer e voltar na cor natural dele.nao quero paassar mais quimica nele alem de esta enjoada dele lizo,tanbem e porque tenho muito mais gastos,nao aguento maiss issoo.srsrs quero saber se tem algum produto que posso usar pra ele nao resecar e ficar pelos menos hidratado durante essee periodo de transisçao.desde ja obrigadaa!!!

    ResponderExcluir
  28. estou tentando deixar meu cabelo crespo natural como faço pra esconder as pontas alizadas?

    ResponderExcluir
  29. Oi Carla...descobri seu blog por acaso,fazendo pesquisa sobre hidratações capilares.Faço marroquina á + ou - 2 anos,mas sempre com longos intervalos de uma para outra.Em media,acho que ja fiz(isso durante esses 2 anos),umas 4 ou 5 sessôes de marroquina,junto com o relaxamento,claro,né...porém,a primeira aplicação ficou linda,mas as outras,ñ preciso nem dizer,né...afora eu estou cansada de ficar escrava do processo e pensei em utilizar ''henê''.Vi sua entrevista com uma moça(esqueci o nome dela)que usa o produto ja á 2 anos e achei o cabelo dela lindo e super natural.pensei em fazer uso do mesmo,mas estou cheia de dúvidas,por favor me dá um help...ñ conheço muito sobre ''henê'',mas essa moça defendeu tanto,que pensei em ser adepta tambem,mas tenho muito medo de desgraçar meu pobre cabelinho...help me,please...muito obrigada,seu blog é maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  30. obrigada amei as dicas bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi, meu cabelo está um horror! por causa de progressivas, tintura, depois que parei de passar a progressiva então... eu queria muito começar a usar o henê, mas faz apenas 2 meses que passei coloração, meu cabelo é fino, será que posso?

    ResponderExcluir
  32. Olá, Carla gostei muito dos conselhos que vc deu sobre o tema:( Da química ao natural. Quanto tempo?) mais tenho umas duvidas, meu cabelo ele tem um crescimento bom, e udo quimica há 5 anos, neste mês fiz progressiva na raiz e pintei 2 vezes mas dei as pausas que pedem de 15 dias a cada processo, tenho fotos de quando meu cabelos cacheados, sinto muita falta, em 2011 tentei voltar ao natural mas estava tão acustumada com a quimica e prancha que usava gel na raiz pra alisar, e só andava com ele preso, então voltei a usar quimica pq achei que iria danificar menos, mas ainda sinto falta do natural, cortei meu cabelo em 2011 na altura do queixo, e hoje ele esta nas costas abaixo do busto, de vez e nunca aparo as pontos pois não quero tirar o tamanho quero que ele fique maior que nem antes, mas quando não aparo uso hidratantes nas pontas e deixa ele macio evitando quebras, minhas duvidas são:]
    não quero mais pintar e nem passar quimica pra voltar ao lindo cabelo natural, mas tambem não quero usar gel e andar com ele preso, não gosto muito de usar ele molhado pelo motivo de ficar muito esticado, então qual a melhor forma pra começar a usar ele? tipo (rabo de cavalo?tranças?deixar solto esticado?) li acima que dizia ([...]controle escovando com bons protetores térmicos até crescer suficiente para que você possa cortar toda a parte alisada) quando vc diz isso, quer dizer que posso ir alisado com secador e pracha ou só o secador? e que protetor termico vc recomendaria??
    Bom é essas minhas dúvidas por enquanto, e obrigada pela atenção
    beijos ass:Gabi

    ResponderExcluir
  33. fiz permanente afro quanto tempo posso fazer outra quimica? bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails