quarta-feira, 6 de abril de 2011

Relação Eu♥Cabelo com cabelos difíceis

Se estivesse viva, ontem (05/04) minha irmã completaria 25 anos. Não, hoje não vou me lamentar pela partida dela, isso eu já faço todo dia a noite mesmo tendo sabido por Deus que foi melhor para ela e que hoje ela está bem e feliz.

Ahh esses cachinhos... Cachinho faz muito sucesso quando você está deixando de ser bebê, mas quando começa a crescer o cachinho pode ficar birrento.


Carolina foi meu primeiro contato com cabelos secos e difíceis de arrumar. Desde pequena ela sofria para cuidar dos cabelos, era uma briga constante e como dinheiro para cuidar era algo quase inexistente, nos virávamos com o que dava, a história lembra um pouco a minha. Só que a dela foi um pouquinho pior.

Andar fantasiada de Vanessa da Mata todo dia não era fácil. Hoje temos leis e regras de inibição do Bullying, mas nos anos 90 a garotada pegava pesado e a "irmãzona" aqui entrava em cena. Eu era uma santinha, mas se mexesse com ela eu nem pensava... rss..

Lembra um episódio do Pica-Pau em que ele cortava o cabelo do leão? Depois que esse episódio ficou popular todo dia alguém na escola pentelhava, por outro lado minha mãe no auge dos seus 21 anos não sabia cuidar nem do próprio cabelo. E tudo que falavam pra ela fazer no nosso cabelo ela fazia, menos química. E quando digo tudo, é TUDO mesmo, até visual Xororó! rss.. Desfilamos muitas vezes com visual meio Poison... meio Heart 80's rss... Vou me arrepender de mostar essas fotos... kkk...

Para sair de casa tinha um ritual até conseguir desembaraçar os cabelos, logo depois vinha o dilema, como prender?

Durante a infância Carol foi a que mais frequentou salão, na esperança que alguém solucionasse o volume e ressecamento. Para infelicidade dela ninguém nunca conseguiu proporcionar o cabelo que ela sonhava.

Na adolescência, depois de desistir ela adotou o corte bem curtinho e nunca mais deixou crescer.

Acompanhei de perto o que é uma criança infeliz com o próprio cabelo, talvez por isso eu brigue tanto para que os pais aprendam a respeitar o desejo dos filhos. Fazer uma criança usar um cabelo em que ela não consegue se enxergar por medo de utilizar uma química deixa de ser cuidado e vira ignorância.

Havia prometido a ela que assim que entrasse no módulo de química no curso eu alisaria o cabelo dela, na época eu acreditava que havia algo mais no processo e cria que eu não sabia fazer (maldita baixa-estima perfeccionista), infelizmente ela morreu uma semana antes de começar o módulo de química e não pude cumprir minha promessa.

Desde então me sinto na obrigação de auxiliar outras pessoas que possuem cabelos considerados difíceis a conquistar um visual em que se identifique, seja através de alisamento/relaxamento ou simplesmente através de tratamentos específicos para o tipo do cabelo.

Quando o blog estava no comecinho ela disse "Puxa, tudo que você faz você faz bem e tem sucesso." Na época as visitas não chegavam a 100 por dia, ontem tivemos um pico de 6000. Lembro de ter dito a ela que você só faz bem quando se dedica de verdade. E esse conselho se estende a todos nós, Quem planta mais colhe mais.


O orgulho que ela sentia de tudo que eu fazia e o respeito que tinha por mim era notável, apesar da pouca diferença de idade. Mas também tinha e ainda tenho muito orgulho de tê-la tido como irmã/filhota, desejo um dia conseguir perdoar com metade da velocidade que ela perdoava, anular pelo menos metade dos meus desejos para atender às necessidades de um desconhecido como ela fazia até com mendigos ou simplesmente alegrar o dia de alguém que chora. Nesse dia estarei a altura de alguém que apesar de não ter sido 100% feliz com a própria imagem, transmitia alegria e iluminava através do bom humor.


Saudades eternas da minha palhacinha =)




Beijocas =*


16 comentários:

  1. Poxa, mas o que aconteceu para ela ir embora tão cedo?
    E gente, ela ficou linda com o cabelo curtinho! Nessas ultimas fotos que você colocou, o cabelo está um show! Quem dera toda mulher ficasse linda assim com o cabelo curto! 90% das encanações com alisamento não existiriam!

    ResponderExcluir
  2. as ultimas fotos dela estava linda, moderna....infelizmente ela ter ido embora tão cedo!

    ResponderExcluir
  3. ai chorei...
    acompanho seu blog todo santo dia e parece que até te conheço...
    meu cabelo é bem parecido com o dela e quando criança me chamavam de juba de leão rs...
    desde criança travo uma luta com meu cabelo, mas adorei o cabelo dela curto, tava lindo

    ResponderExcluir
  4. Lembro me que minha mãe aderiu a esse corte "chitãozinho e xororo" e cortava o meu tbm, eu chorava tanto de raiva, vergonha. Eu odiava!

    Confesso que se pudesse voltar no tempo, eu não faria os procedimentos que passara meu cabelo.
    Mas meus cachinhos incomodavam mais aos outros do que a mim, era perseguição.
    Vovó usava brilhantina no meu cabelo... Ficava tão bonito...

    Eu não consegui lêr sem me emocionar... Eu sei que estou sendo inconveniente. (compreendo e Deus sabe de todas as coisas ...Nossa como eu choro quando me lembro) Mas vou pular essa parte.

    ResponderExcluir
  5. Poxa Carla arrasou com a gente... chega deu um nó na garganta...

    ResponderExcluir
  6. Carlinha, com certeza,se era uma pessoa tão boa e alegre, ela está sendo muito bem cuidada por Deus.Bjão no seu coração e fique em paz.

    ResponderExcluir
  7. Lindo seu blog! Amei e estarei sempre por aqui !
    Se puder me siga!
    http://ehdemulherzinha.blogspot.com

    Beijos e espero sua visita!

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas,
    Obrigada pelo carinho =)

    Para quem não acompanhou na época, ela sofreu um acidente de carro, o motorista dormiu no volante: http://euamocabelo.blogspot.com/2009/09/luto.html e http://euamocabelo.blogspot.com/2009/10/obrigada.html

    Lembrar dela e de tudo que aconteceu dói muito, principalmente nessas datas. A palavra que a definiria era Felicidade. A última atualização dela no Orkut foi: "Felicidade a flor da pele".

    Não ia postar nada sobre ela para não mexer nisso tudo, mas a pouco tempo insinuaram aqui no blog que eu tenho preconceito com certos tipos de cabelo. Precisava dar uma resposta.

    Beijocas apertadas a todas ♥

    ResponderExcluir
  9. E gente, ela ficou linda com o cabelo curtinho! Nessas ultimas fotos que você colocou, o cabelo está um show! Quem dera toda mulher ficasse linda assim com o cabelo curto!
    [2]
    Sua linda irmã com certeza está bem e feliz na presença do Senhor.
    Tb sofri mto com bullying por causa do meu cabelo. Ele tb incomodava mais aos outros do q a mim e minha mãe tb passava tudo o q recomendavam no meu cabelo, incluindo químicas, sozinha, só lendo a embalagem.E ele, claro, só fazia piorar.
    Mas hj resolvi o problema com tratamentos adequados mesmo, sem química, e vc, Carla, tem me ajudado mto nisso. Adoro vc!

    ResponderExcluir
  10. Carla, eu sinto muito ...
    Mas o lado bom é que tudo que acontece de ruim em nossas vidas serve para nos dar uma lição ou uma motivação. No seu caso serviu como motivação, que bom ! Te admiro muito, parabéns por ser essa pessoa maravilhosa ! Beijos !

    ResponderExcluir
  11. Carla, meus sentimentos, tenho certeza que sua irmã está sempre olhando por vc lá de cima, muito feliz e distribuindo a alegria dela entre os que estão lá também.
    Me identifiquei demais com a história da sua irmã... Meu cabelo também é muito difícil, sempre foi... Lembro de ter sido alvo de risada até de professora quando pequena. É horrível mesmo, até os amigos de zoam e vc fica sem saber como lidar com isso, acaba colocando a culpa no seu cabelo.

    Alisei o cabelo, mas o profissional foi super irresponsável e meu cabelo quebrou demais. Estou conseguindo tratar e to pensando se deixo o cabelo crescer de novo (não aguento cortar :/) ou se tem alguma outra solução (permanente afro?). Se vc tiver alguma dica pra me ajudar, agradeço.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Suas palavras são sabias e tirou uma grande duvida do coração, pois minha filha quer muito alizar o cabelo e tinha medo de deixar obrigada!
    Katia

    ResponderExcluir
  13. Vc quer me matar de tanto chorar??? =(
    linda matéria.
    saudades dela. sempre!!!

    ResponderExcluir
  14. Carla eu também ja tive esse corte de chitonzinho e xororo,rsrsrs!!!!!!!
    Sua irma estava lindaaaaa nas ultimas fotos,com um corte super moderno,achei lindaaa a homenagem que você fez a ela,com certeza ela esta la em cima, torcendo por você e muito feliz com seu sucesso,tenha certeza disso!!!!!!!!!

    bjs!!!
    Aline Felix

    ResponderExcluir
  15. Sinto muito pela sua irmã...
    E eu sei bem como e esse drama de ter esse tipo de cabelo, até hoje com37 anos ainda sofro tentando deixar esse crespinho liso e ajeitado rsrs...
    Beijos...
    Elis

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails