sexta-feira, 8 de abril de 2011

Qual Shampoo?

Ele foi formulado com uma única função, limpar. Porém com o passar do anos foi ganhando nova roupagen, fórmulas medicinais, específicas e até orgânicas.
Seu uso é vital para a saúde do couro cabeludo e essa detergência que faz bem ao couro cabeludo não repete o mesmo benefício nos fios, podendo provocar ressecamento exagerado por conta do excesso de sulfatos na formulação.

A industria busca novas formas de evitar esse ressecamento substituindo os sulfatos por sarcosinato e sulfoccinato. Outra medida para reduzir os danos causados foi a criação de shampoos com pH ácido, ou seja, no mesmo pH do fio de cabelo ou mais baixo.

Mas o mercado pede mais e as novas composições visam agora não apenas a higienização, mas a saúde e vitalidade dos fios.

Uma das benfeitorias foi a retirada do sal, que já falamos por aqui, está mais do que provado que a única função do sal no shampoo é conferir consistência ao produto e o uso de produtos que utilizam sal na formulação não apresentam diferença de performance comparados ao sem sal, mas a industria tem preferido fazer a troca do cloreto de sódio por espessantes mais caros como o PEG 150, PEG 120 e Hidroxietil Cellulose que prometem além de espessura e viscosidade, uma espuma mais sofisticada e maior estabilidade.

Uso diário
O shampoo de uso diário é indicado para todos os tipos de cabelos, possui pH neutro e age apenas como detergente.

Tratamento
Os shampoos de tratamento se dividem em pré-tratamento que promovem limpeza e abertura de cutículas para receber o tratamento, e os shampoos hidratantes que de tão emolientes dão a sensação que são condicionadores, transmitindo para muitas pessoas a sensação que os cabelos não estão limpos.

Anti-resíduos
Depois da Queratina, o anti-resíduos virou a nova "aspirina", tem profissional que indica pra tudo, e as opiniões se dividem quando o assunto é a periodicidade de uso.
Sua formulação é mais rica em detergentes como lauril éter sulfato de sódio, lauril sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio, lauril eter sulfato de amônio, lauril eter sulfoccinato. Conta ainda com a presença de agente quelante ou edetato (EDTA) que estabiliza íons metálicos.

A proposta desse produto é promover uma limpeza profunda, por conta disso muitas empresas o produzem com pH igual ao seu detergente de cozinha e em alguns casos igual ao pH da coloração.
Nossa recomendação é que você procure produtos com pH próximo ao do cabelo, que não provoquem abertura desnecessaria de cutículas.
Outra questão muito corriqueira sobre o Anti-resíduos é que tipos de cabelos podem fazer uso.

► Cabelos oleosos não devem utilizar em demasia, pois o organismo detecta a retirada excessiva da oleosidade, entende que precisa produzir mais oleosidade e você obtém exatamente o efeito contrário.
► Cabelos mistos devem focar o uso somente no couro cabeludo e da mesma forma que o citado acima.
► Cabelos secos/ressecados devem utilizar especialmente antes de tratamentos e/ou a cada 15 dias em cabelos que fazem muito uso de finalizadores.
► Cabelos com progressiva, henê e henna devem evitar a todo custo pois o pH e o agente quelante removem a "capa" formada, fazendo o seu procedimento durar menos.
► Cabelos com química (Tioglicolato, Guanidina, Sódio) devem seguir a mesma regra citada para cabelos secos, ao contrário do efeito em cabelos com progressiva, no caso de químicas que mudam a extrutura interna do fio o anti-resíduos não oferece risco de os cabelos voltarem a forma natural.

Específicos
Os shampoos específicos são os formulados com alvos definidos como caspa, seborréia, queda, etc. Particularmente falando, esse tipo de recomendação tem de partir de um profissional dermatologista/tricologista, com base em avaliação seguida de diagnóstico. O cabeleireiro e a moça da loja de cosméticos não devem receitar aos clientes o uso desse tipo de produto.
Os específicos possuem em sua formulação adstringentes, tensoativos de higienização, agentes umectantes e ativos mentolados que proporcionam frescor, inibindo a ação das glândulas sebáceas.

Conclusão:
► Independente de ser transparente, perolado ou cremoso. A função do shampoo é retirar resíduos de produtos, oleosidade, suor e poeira dos fios. A textura não é sinônimo de sua ação, o shampoo ser cremoso e perolado não significa que é hidratante ou no caso do shampoo transparente, não quer dizer obrigatoriamente que ele seja de limpeza profunda.
► Mesmo shampoos com pH baixo pedem o uso do condicionador/máscara de hidratação/nutrição com pH mais ácido que o do shampoo para fechar as cutículas fazendo com que os fios reflitam um brilho espelhado e tenham sedosidade ao toque.
► Se após o shampoo você fizer uso de uma máscara de hidratação ou nutrição, não há necessidade de aplicar o condicionador após. Caso o uso seja de uma máscara reconstrutora o ideal é utilizar em seguia uma máscara de hidratação ou nutrição, novamente não é necessario utilizar o condicionador.

Dicas de higienização capilar aqui.



Beijocas...


15 comentários:

  1. É um pouco complicado isso do PH, as linhas disponíveis para o público em geral não tem esse tipo de informação e não dá pra levar um kit de papeizinhos de teste de Ph na hora de comprar rs
    Mas as dicas são boas de qq forma ;)

    ResponderExcluir
  2. Ai Carlinha essa resenha veio na hora certa..era tudo que precisava saber...por isso que te amo kkk e amo o Blog kkk..obrigadissima pelas informações...

    bjs =:)

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, adorei o Post,mais umas dicas super valiosass para mim.

    BJS!!!!!!!!!
    Otimo final de semana!!!!!!!!
    Aline Felix

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, acompanho sempre teu blog e me ajuda mto a cuidar dos meus cabelos que são crespos.
    Depois que li essa materia fui pesquisar mais sobre PH, achei um site dizendo que shampoo infantil tem um PH mto alto pros fios de um cabelo adulto, que o PH desses shampoos se dizem neutros em relação ao PH dos cabelo de uma criança que é em torno de 7,5... procede isso? No caso faria mal usar um shampoo infantil em um cabelo adulto?
    Bjinhos e sucesso sempre no teu blog!

    ResponderExcluir
  5. Carlinha, foi show de novo linda, eu sabia sobre a substituição do sal por outro componente, mas descobri com você qual é!! Agora, adorei o que falou sobre shampoo, acho que coloco no post as vezes, só pra não deixar uma frase "Gente gostei!" hahaha... Mas estou encantada com tudo que li, amei mesmo é difícil achar assim explicadinho, até nas revistas parece que eles economizam letrinhas!!! Mas, sabe como eu uso, aliás qual condicionador eu uso após a máscara, um que de brilho aos meus fios brancos, como o John Frieda e o da mahogany.

    Bjs
    Parabens pelo post mais uma vez. Adorei!

    Lucy

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlinha, ótimo post, mas fiquei um pouco na dúvida... Quer dizer então que esse Bonacure sulfate free, por exemplo, não difere em nada dos outros?? Bjssssss.

    ResponderExcluir
  7. Carla, vc já abriu o seu salão???
    Vendo o seu blog (que eu acompanho desde que deixei de ter cabelo virgem), sinto que só posso confiar em você!!! rs
    Sei que vc é do Rio... é só me falar onde vc atende que eu vou!

    Sucesso sempre!

    Heloisa

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre tive dúvidas sobre ter que usar condicionador ou não após hidratação ou reconstrução. Obg pelo esclarecimento, Carlinha. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Post Maravilhoso! Recheado de informações importantes.
    Bjos,

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla!
    Acho que comentei só uma vez por aqui, embora sempre leia. Vou tentar aparecer por aqui mais vezes.
    Este post me foi muito esclarecedor. Principalmente no fim onde você fala não ser necessário aplicar condicionador depois da nutrição/hidração. Quando eu aplicava restauração colocava condicionador depois, mas vou seguir a dica a partir de agora.

    Queria aproveitar a deixa e dar uma sugestão de post. Gostaria de ver um post falando mais sobre cortes para cabelos com químicas. Tenho tioglicolato no meu cabelo há mais de um ano e ele perdeu aquelas curvinhas naturais e passou a ser muito reto e sem volume (falando em termos de corte, pois em questão de textura ele é bem macio e tem muito balanço). Estou há um bom tempo querendo cortar, mas não faço idéia de que tipo de corte pedir para dar uma forma/aspecto menos lisão para o meu cabelo.

    Beeeijo!

    ResponderExcluir
  11. Querida, antes de mais nada queria parabenizá-la pela qualidade do blog, descobri ontem à noite pelo Against Bad Hair Day e desde então estou me aventurando lendo todas as suas postagens, já tou em fevereiro de 2010! rs. O fato é que depois de ver o que você postou sobre as mil "escovas" que tem por aí, fiquei muito em dúvida sobre como proceder com meu cabelo. Sou naturalmente ondulada, e no meio do ano passado, fiz uma escova "inteligente", minha cabeleireira disse que era escova americana, infelizmente não lembro a marca do produto mais. O resultado foi exatamente o que eu queria: tirou o volume e agilizou a escova, nunca senti que ele tivesse sido hidratado, nem que ele tivesse sido danificado também. 6 meses depois eu fiz mechas loiras, e tenho até hj, isso ressecou meu cabelo, claro, mas trabalhando com os produtos certos ele já está normal e loiro. Pretendo aumentar as mechas em breve, e a escova também, que há essa altura já saiu mesmo. Que escova você recomenda que eu use, sem ser nenhum alisamento total? Sou adepta do secador, e muito ocasionalmente da chapinha também, claro com todos os termos. Se vc puder me responder, de já agradeço. Sucesso! Beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem??
    Post muito bom, amei! :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!

    Passeando pela blogosfera encontrei seu blog! E adoreiiiii
    Parabéns... e já estou seguindo!!!

    Cabelos?? Sou doida por todo o tipo de loucuras "cabelísticas" haha
    Cuido e amo muito meu cabelinho por isso Adorei a Dica!

    Bjos Lara
    http://larafortunato.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, td bem? Adorei o post, muito legal! Tenho cabelos mistos e estava tendo dificuldade para encontrar um xampu adequado para uso diário, já experimentei de tudo rsrs. Agora comecei a usar o "Shampoo sem sal de Uva - Essenza - 250 ml", com o creme "Q10" (Schwarzkopf) e parece que está dando certo. Bjs e boa sorte! Maria

    ResponderExcluir
  15. Oi Carla, já ouvi muita gente dizer que após o shampoo (que abre a cutícula do cabelo), independente da mascara de hidratação (que trata e hidrata os fios), é necessário o condicionador para fechar a cutícula do cabelo. Depois que comecei a fazer assim, achei que o resultado ficou melhor. Será que é psicológico rsrs?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails