
Quando o assunto é salão não existe uma regra universal, o objetivo universal é embelezar porém cada país tem sua regra. Em alguns países para abrir seu próprio salão você tem que ter três anos de experiência comprovada em outros estabelecimentos. Tem que provar que está apto, no Brasil o curso de cabeleireiro exige somente a 4º série do ensino fundamental embora exista até ensino superior para os profissionais (Graduação em Beleza, Estética e Imagem Pessoal da Estácio; ULBRA; Univercidade do Cabelo).
Por aqui uma boa parcela dos estabelecimentos são ilegais e muitos dos "profissionais" em atuação são Cabeleireiros Prático, não possuem curso técnico.
Em contra partida no Senac existe o curso de Cabeleireiro e Cabeleireiro Profissional.
Você deve estar se perguntando qual a função do cabeleireiro, segundo o SAC é: um curso que habilita um gestor, um consultor de beleza, que possui um conhecimento teórico e não prático, sabendo apenas gerenciar as necessidades do cliente e encaminhando a um profissional responsável e competente. Alguém percebeu que ser cabeleireiro é insuficiente? Você tem que ser cabeleireiro profissional, então se você pretende entrar no ramo fique muito atento (a) na hora de fechar o contrato por que tem diferença na grade curricular, na forma de ensino e principalmente no certificado!
Atualmente no Rio de Janeiro existem em funcionamento cerca de 10.000 salões legalizados e mais ou menos 4.ooo irregulares, mas não se engane, esse setor fatura em média dois bilhões de reais por mês e ocupa o 2º lugar em crescimento com índice de 7% contra 10% da alimentação (Fecomercio e Firjam).
Mas esse ramo lucrativo pode ser uma furada para quem não está disposto a investir 110% de dedicação, em média abrem por mês só na capital do Rio de Janeiro 80 novos salões e fecham em média 5o. Com o excesso de oferta, se mantém quem se destaca no profissionalismo e boa oferta associado a produtos conceituados.
Não sei se vocês sabem que eu amo esses programas "malas" de beleza e transformação, assisto só para ver a parte de cabelo e make.
Esses dias estava assistindo a reprise de um episódio do Mude o meu Look na Discovery Home & Health em que a “vítima” foi Michelle Blackwell (pele morena e cabelos afros super danificados). Fiquei PASMA!!!
O cabelo e make foram feitos no Frédéric Fekkai Salon e fiquei bege com a escova PORCA que fizeram na pobre Michelle, no fim do episódio onde a “vítima” aparece linda a Michelle apareceu com um capacete de cabelo, se tivessem estilizado os cachos ficaria mais bonito do que com aquela escova porca, se queriam escovar por que não usaram o Straight Away (Fekkai)????
Pois é meninas, o padrão de qualidade de uns não é igual ao de outras, conselho básico para quem deseja ingressar nesse mundo: Não seja mais um, faça a diferença!