segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Diagnóstico capilar em casa

Depois de uma série de matérias entediantes para a maioria das leitoras, vou compensar com o tão esperado tutorial sobre como fazer um diagnóstico preliminar em casa. 

Há pouco tempo eu disse que ia ensinar a diagnosticar o fio, só não disse qual fio... rsss... 

Bom, tentei fazer a matéria com um fio de cabelo, mas a espessura não me forneceu fotos muito boas, então usei um fio de eletrodoméstico/extenção de tomada. O processo é bem simples e fácil de entender. 

Faremos dois testeS que revelam muito sobre a saúde dos seus cabelos, o primeiro visa a resistência e elasticidade dos fios, já o segundo visa porosidade e detecção de cabelos com cutículas "coladas" de progressiva. Acompanhe.

1: TESTE DE RESISTÊNCIA E ELASTICIDADE

Enrole o fio (1 fio) entre os dois dedos indicadores.
Mais ou menos assim.
Quando estiver firme, puxe uma mão para cada lado, como o movimento de "cabo de guerra". Puxe devagar e com suavidade para não arrebentar muito rápido. 

DIAGNÓSTICO:
- Um fio frágil rompe facilmente, enquanto um fio saudável dobra de tamanho antes de romper fazendo um estalinho. O diagnóstico nesse caso recomenda ao cliente com cabelo resistente manter uma rotina de hidratação e nutrição. 
- já para o cliente de cabelos sem resistência, o ideal é fazer um intensivo de reconstrução a base de queratina, aminoácidos e proteínas alternando com nutrição e hidratação. 

Faça uma pesquisa pelo blog que você encontrará ótimas opções e produtos.

2 - TESTE DE POROSIDADE:

Para esse teste segure o fio próximo ao bulbo (pontinha branca em uma das extremidades do fio) e deslize o dedo indicador e polegar até chegar a ponta.

Agora faça o sentido inverso, segure o fio próximo a ponta e deslize o dedo indicador e polegar até chegar ao bulbo. 

DIAGNÓSTICO:
- Em um cabelo saudável você sente um pequeno atrito das escamas sendo eriçadas no sentido oposto ao seu fechamento. 
- Em um cabelo demasiadamente poroso você sente um grande atrito e resistência no deslizar dos fios, a recomendação é que invista em produtos com pH ácido, abaixo de 4.0, e analise seus hábitos para identificar o causador da porosidade. 
- Em cabelos que não nota-se a diferença entre deslizar os dedos do bulbo para a ponta ou da ponta para o bulbo, o diagnóstico não é nada bom. Geralmente esse fio ainda apresenta baixa resistência arrebentando antes mesmo de esticar metade do que deveria quando feito o primeiro teste. 
Ocorre principalmente em fios processados com "escovas milagrosas", não me interessa o nome dado pelo profissional, já falamos que trata-se apenas de um jogo de nomenclatura. Nesse caso todo tratamento realizado será subcuticular, pois as escamas (cutículas) estão coladas e embalsamadas não permitindo a entrada dos agentes de tratamento. Mesmo assim você não deve deixar de proceder com os tratamentos, mesmo sendo apenas um "polimento", os tratamentos proporcionam uma aparência mais saudável ao fio e não deve-se descuidar principalmente por conta da parte próxima a raiz que é inocente e não deve padecer por causa da parte mal tratada. Lembre-se que o cabelo próximo a raiz, em aproximadamente 1 ano terá crescido entre 12 e 17 centímetros. Se você cuidar mal dessa parte hoje, daqui um ano você terá um fio desnutrido na altura do queixo/ombro. Tenho certeza que você não quer isso.

Para fechar... acabei de descobrir que meu "fio" tem até ponta dupla... kkkk.. Beijocas...

34 comentários:

  1. Nossa! Você é muito criativa! Já fiz o teste e por incrível que pareça (pelo menos eu acho... ) meu cabelo ficou elástico só depois partiu fazendo um estalinho, agora no teste de "vai e volta" que chegar fez um barulhinho na versão contraria, tipo... bem rigido.

    Ótimo post, salva vidas!!!

    Bjuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. Uau, adorei o diagnóstico.... Meu cabelo está bem saudável! Que bom!

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu achei que meu cabelo fosse partir antes mesmo de puxar por causa das luzes e ate´que ele esticou bem! rsrs Não digo o dobro, mas esticou bem!
    Obrigada pelo post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei! meu cabelo partiu de primeira puxada, no segundo teste não senti diferença deve ser a progressiva que fiz em julho. alem de cair bastante . estou fazendo bastante hidratação, e vejo que apesar de fragil ele tem brilho.Assim que melhorar quero fazer um alisamento com tioglicolato, na verdade ia fazer no inicio de dezembro, mas não senti muita firmeza na pessoa mesmo sabendo que estava caindo muito, muito mesmo!! mesmo assimela falou que só precisava fazer o teste de mecha na hora. Fiquei com medo de ficar careca!!! pensei em fazer a London mas ja descobri que leva parabeno que tambem e muito perigoso.Quem sabe eu cinsigo fazer meu sonhado alisamento com vc? ADORO SEU BLOG !!! TÔ VICIADA!!! beijos Ana

    ResponderExcluir
  5. Olá, nossa eu amo dicas de cabelo... eu sempre tento estar por dentro de tudo, e seu blog é uma boa dica!
    Beijos.. Aline -Negra Belíssima.

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Fiz o teste e até que meu cabelo não está tão ruim assim! Adoro o blog, todos os dias venho dar uma olhada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Consegui fazer o teste,no primeiro foi ótimo agora da raiz para as pontas,o dedo não deslizava direito..tratamento no bichinho.Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoro suas dicas! Vou testar depois.
    Beijos!
    Eliane

    ResponderExcluir
  9. BLOG SALVA VIDAS, Ou seria salva fios rs.
    Estava louca a espera desse post arrasou com sempre e meu cabelinho precisa de mais atenção.

    Beijos e muito obrigada plo post né a toa que recomendo ele sempre rs.

    BJos

    ResponderExcluir
  10. gosto dos seus posts porque são didaticios e faceis de compreender. Você está de parabéns

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Adorei a dica. Fiz o teste na mesma hora. Fiquei pasma, meu cabelo está até bem saudável, eu achei que estava detonado porque visualizo muito frizz. Então percebi que o caso é outro.

    Beijos

    www.queriaterpensadoemtudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Tem outro teste também,arranque ou corte um fio e coloque num recipiente com água,se ele afundar é pq precisa de reconstrução,senão fuja de queratina!

    ResponderExcluir
  13. oi, acesso seu blog todos os dias, e ele é de grande utilidade!!!! queria uma ajuda sua, fiz os testes no meu cabelo e ele passou, porém quando eu olho o fio ele está todo irregular, tem partes do fio mais grosso e outras ele está mais fino, isso o mesmo fio...

    ResponderExcluir
  14. Adorei o blog...nooossa porque eu não li essa mateira antes. rrssssss pois eh..fiz umas trakinagens na minha "jubinha", e agora nem sei o que faço..aliás agora já sei, vou tratar né....mas aqui na minha cidade..não sei onde tem uma bom profissional que faça um bom diagnóstico antes de ir tacando as "escovas milagrosas", mas enfim........o blog é tudo de bom!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Carla, você é a MELHOR profissional de TODOS os que já vi, li, ouvi e consultei. Só faço pesquisas sobre produtos, procedimentos e serviços colocando "eu amo cabelo" ao lado da minha pesquisa.
    Meu cabelo está uma porcaria depois de tanta escova milagrosa, achando eu, inocente, que iria apenas "abrir os cachos", quando na verdade perdi cacho, estrutura, força, vitalidade e tudo mais. Agora estou recuperando meus cabelos. Acho que vai ser mais rápido recuperar meus cachos (e olha que o dano foi catastrófico) do que recuperar minha confiança nesses caras que se dizem profissionais. Mas VOCÊ me inspira a confiança e a esperança de que AINDA existem profissionais decentes, com altíssimo conhecimento sobre o que fazem. Você, de olhos fechados, sabe do que está falando, com propriedade e conhecimento de causa. Parabéns! Pela sua competência, seu conhecimento PROFUNDO, e, acima de tudo, pela sua honestidade. Além da probidade sobre todos os tratamentos e a coragem de mostrar a realidade sobre as escovas da moda. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  16. Carla e o que fazer para as raízes serem saudáveis? Eu achava que elas não precisavam de nenhum cuidado especial, somente a lavagem :S

    ResponderExcluir
  17. Amei o post! Eu tava louca pra saber como anda a saúde dos meus fios e fazendo os testes vi que ele está saudável!

    ResponderExcluir
  18. Aiii Flor, vc é um arrasoooo! Sou viciada por tudo relativo a cabelo!
    Amei a dica do teste, vou fazer! Faço a horrível progressiva, mas depois de suas informações aqui no blog, quero parar! :(
    Antes, fazia relaxamento com tio....posso voltar a fazer (deixando de usar a progre)? Em quanto tempo posso fazer o relaxamento? Tava pensando no produto da Truss, o que vc acha??

    Beijosss, vc é uma fofa****

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo seu blog, adoro ler seus post's...vc é maravilhosa! bjossss

    ResponderExcluir
  20. Ameiiiii, desde a primeira vez o blog.Suas dicas.testes e relatos reforçam minhas dúvidas.Sou cabeleireira que ama cabelo BLOG é 1.000.000...

    ResponderExcluir
  21. É a primeira vez que venho aqui e to babando com tanta dica prática, sem aqueles nomes complicados que a gente não entende nada.
    Seguindo vc e curtir sua page.
    Já ta nos favoritos.
    http://cantinhodavanderleia.blogspot.com.br/2012/05/nas-nuvens-29-esmaltacao.html

    ResponderExcluir
  22. Oi Carlinha vc explica muito bem...e tira muitas dúvidas sempre estou aqui lendo os posts beijos e sucesso sempre...chrys

    ResponderExcluir
  23. ✿◠‿◠)✿ AMEI O SEU BLOG ESTOU TE SEGUINDO BJOCASSSS✿◠‿◠)✿

    ResponderExcluir
  24. Olá! Gostei muito do teste, meu cabelo ficou no meio termo. Mas acabei com uma dúvida que me gerou uma preocupação.
    Na parte central de minha cabeça o cabelo é mais crespo e os fios são, ao mesmo tempo, grossos e finos. O cabelo dessa região desprende da raiz com grande facilidade e não importe o quanto eu reconstrua, hidrate ou nutra, os fios dessa região permanecem assim.
    Meu cabelo é ondulado com uma leve tendência para o anelado, e a região problemática varia entre o anelado e o cacheado.

    Obs.: Não fui em um dermatologista pois os poucos que temos na cidade fazem um trabalho porco. Também não há cabeleireiros especializados.

    ResponderExcluir
  25. oi carla é minha primeira vez no blog tenho cabelos finos mas é bem finos mesmo e sempre ele fica com cara de ressecados mas faço muitas hidrataçao mas nada muda ele sempre tem esse aspectos qual sua dica bjos

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    na parte do esticar o fio rompeu facilmente, quanto ao alisar, tem partes do meu cabelo boas e outra em o atrito é enorme. Pelo que percebi preciso de uma reconstrução, é assim?

    ResponderExcluir
  27. Adorei seu post, até comentei dele e marque ele no meu blogg. Tô seguindo se puder faz uma visitinha e segue lá!!

    http://belezaeestilomulherfeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. meu cabelo não está nada saudável. só lavo com shampoo e creme e não faço nenhum tipo de tratamento/escova/hidratação. nada.
    a única coisa que ele tem é metade dele descolorido, que é bem mais espigadinho e sem brilho que a parte natural, mais perto da raíz.
    mas é normal um cabelo só mal cuidado, mas que não passou por nenhuma química bizarra de alisamento, ter um resultado negativo nos 2 testes? :/

    ResponderExcluir
  29. Poxa, você é muito inteligente e entende mesmo sobre cabelos, queria achar uma cabeleireira assim onde moro, pois meu cabelos tá super danificado e não sei o que fazer, não confio em ir para qualquer salão :/ Estou amando seu blog, já li vários posts e está me ajudando muito. :D

    ResponderExcluir
  30. Carla mi tenho uma duvida para fazer esse diagnostico os cabelo tem que esta limpos sem nenhum finalizado,como creme de pentear ,gel,etc...

    ResponderExcluir
  31. Eu hidrato sempre os meus cabelos e ele aparentemente está saudável e com brilho, no entanto com muita queda e quebra e nada que eu vinha fazendo estava resolvendo, nem hidratação, reconstrução ou cauterização. Eu não uso escovas inteligentes ou progressivas, uso henê. Pesquisei muito antes de submeter meus cachos a ele, e as meninas dizem maravilhas do henê, as que usam, não as que acham que tem chumbo na fórmula. Enfim, acabei de ser reprovada nos dois testes que você propôs, mesmo que nos últimos tempos eu tenha investido mais em reconstruções, ele ainda está em péssimo estado. Ontem, eu comecei a usar o desmineralizador, para retirar o henê do cabelo, ao menos minha queda e quebra parecem ter se acabo, meses depois de tanto sacrifício. Vou continuar com o desmineralizador e com as hidratações, reconstruções, enfim... Acho que o henê mascara os danos, afinal é um tratamento progressivo. Acho que no fim pouco se sabe sobre o henê, pois quem usa e se dá bem diz maravilhas, no entanto, a aparência pode as estar enganando. E quem não faz uso e o acha ruim por ser barato e por acreditar que ele tenha chumbo, apenas falam mal sem conhecimento de causa. Então, é difícil para quem quer começar a usar saber das reais consequências de se usar um produto como o henê.

    ResponderExcluir
  32. kkkkkkkkkkkkk Adorei o final! :-) :-)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails