terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Piscina X Cabelo

Estamos no meio do verão e é pedir demais que você não vá a praia e não curta as delícias daquela piscina. Porém quem paga com a vida é o nosso cabelinho.
Ano passado eu passei o verão no ar condicionado trabalhando, esse verão está sendo um refresco depois de um ano puxado, porém os efeitos nocivos escondidos na água que me refresca poderiam ser maiores se eu não cuidasse meticulosamente da minha piscina. (Nesse período eu não vou a praia nem amarrada - farofada!)

Não adianta só comprar sua piscina naquela mega promoção, encher de água e curtir o sol. Certos pontos devem ser observados para que a sua piscina não se torne sua pior inimiga.
Se você possui ou pretende ter uma piscina em casa, abaixo tem umas dicas bem legais. Mas se você frequenta piscinas públicas, de club ou da casa de amigas saiba que a água pode não estar a seu favor. A minha dica de hoje não é sobre tratamentos pré ou pós sol e sim sobre como você pode fiscalizar a qualidade da água a que você submete seus cabelos.

A Genco possui fitas de teste que você pode levar na bolsa. Custa entre R$ 20,00 e R$ 35,00, vem com 50 tiras e com apenas um mergulho você faz a leitura de alcalinidade, pH e cloro. A tabela para comparação está no rótulo da embalagem.

Basta posicionar a fita no local indicado e fazer a leitura. Para usar em casa você também pode usar o kit abaixo. Como eu sou neurótica sempre uso os dois, só para ter uma segunda opinião.





Cuidados com a Piscina

O que fazer todo dia
- Filtar a água durante 4 a 8 horas, de acordo com instruções do fabricante do filtro e após os tratamentos, quando for o caso.


O que fazer a cada dois dias
- Controlar o cloro. Aplicar à noite, para evitar evaporação. Em piscinas de vinil ou fibra, diluir o cloro antes em um balde com água da piscina. Na manhã seguinte, medir a proporção de cloro livre, que deve estar entre 1 e 3 ppm. Acima e abaixo destes níveis, o uso da piscina deve ser suspenso, pois o cloro deve estar disponível para combater substâncias que venham a aparecer, criando uma barreira contra microorganismos que podem transmitir doenças. Em quantidades excessivas pode causar irritações nas mucosas dos banhistas.


O que fazer uma vez por semana
- Aspiração: Usar a opção “filtrar” quando houver pouca sujeira; para limpeza mais potente, selecione “drenar”. Não usar o cabo diretamente, sem algum acessório na ponta, para evitar danos no revestimento do fundo da piscina.
- Limpeza das bordas: Usar escovas de cerdas macias ou a parte macia de esponjas de cozinha. Não usar palha de aço ou esponjas ásperas. Usar produtos de limpeza que específicos para piscina (”limpa-bordas”), pois outros contaminam a água. Nunca varrer a sujeira do chão próximo da piscina para dentro da água.
- Aplicar Algicida, é usado para eliminar algas. Não usar no mesmo dia da cloração.
- Controle de Alcalinidade: Medir com fita de teste ou kit colorimétrico. Deve ficar entre 80 e 120 ppm. Para corrigir, usar “elevador de alcalinidade” e “redutor de pH”. O controle da alcalinidade é importante para manter o nível do pH estável. Alcalinidade fora dos padrões danifica o equipamento. Além disso, índices altos causam turbidez na água.


O que fazer duas vezes por semana
- Controle do pH; O pH da água deve ficar entre 7 e 7,4 medido por fita de teste ou kit colorimétrico. Corrigem o pH, os Redutores (ou Barrilha Leve) e os Elevadores de pH (ou Sulfato de Alumínio). Deve ser feito antes de qualquer tratamento químico, exceto nos dias em que forem adicionados à agua produtos com hipoclorito de sódio, dicloros e tricloros. O pH fora do padrão causa irritações nos olhos e pele dos banhistas, danifica o equipamento de filtragem e tira a eficiência do cloro. Repetir o processo se não funcionar.


O que fazer uma vez por mês
- Supercloração: Necessário em períodos de muito uso da piscina e após períodos de muita chuva, por causa do acréscimo de água não tratada, e de todas as impurezas que ela traz. A piscina só deve voltar a ser usada quando o cloro livre voltar para os padrões usuais (1 a 3 ppm).


Quando necessário
- Clarificação e Decantação: Realizar a operação após controle da alcalinidade e do pH. Quando a água continua turva, deve-se fazer a clarificação. Durante a filtragem, adicione Clarificador (também é usado Cal Hidratado), que se combinará com as impurezas e se depositará no fundo da piscina. Em casos mais críticos, será necessário aspirar o fundo. Se não houver muita sujeira acumulada, a própria filtragem elimina as impurezas depositadas pelo tratamento químico.


Beijocas...



2 comentários:

  1. meu cabelo virou uma farofinha quando eu nadava, um horror!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!!!

    tem gente que acha mesmo que é só jogar agua....

    Obrgada pelo elogio das unhas :)

    Nada que dois cravos na base não façam pelas unhas!


    bjoooo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails