sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PRO: Sujeirinha boa ou ruim?

A sujeirinha que se encontra em seu cabelinho nesse momento é ruim quando o assunto é química. Aquele lance de deixar o cabelo sujo antes da química é mito, acompanhe.

Procedimentos como coloração e relaxamento, ao contrário do que se imagina precisam de fios limpos. Quando falamos sobre
Higienização falamos sobre os tipos diferentes de limpeza, somente fios e somente couro cabeludo.

No caso do Tioglicolato o ideal é começar lavando, a maioria das marcas possuem kits iniciados em shampoo de limpeza profunda para remover impurezas e restos de produtos do fio. Como o Tioglicolato não arde o couro cabeludo nenhum profissional se espanta em começar lavando.

Quando assunto é Hidróxido, Guanidina ou Coloração se você falar em lavar primeiro o profissional vai pirar e o cliente vai embora, pois vai achar que vai perder o couro cabeludo. Não é bem assim, precisamos manter a camada de oleosidade natural do couro cabeludo, mas ninguém lembra da quantidade exorbitante de leave-in e reparadores de pontas que usamos no dia a dia. Algumas pessoas recomendam ficar 3 dias sem lavar antes de retocar hidróxido de sódio, você ficaria 3 dias com um montão de fios arrepiando no topo da cabeça? Claro que não, colocaria um creminho para disfarçar até o dia mágico do retoque...

Justamente esse creminho pode ser o vilão no momento da sua coloração ou relaxamento. O resíduo cria uma barreira que impede o produto de agir na mesma intensidade em toda extensão do fio.
Os efeitos negativos do resíduo na coloração são fios que não absorvem perfeitamente os pigmentos da nova cor, gerando cabelos manchados.
Já no relaxamento você obtém mechas com aspecto de mal procesadas pois o resíduo cria uma barreira dificultando a abertura de cutículas. Recomendo a matéria sobre higienização.

Quando o assunto é química, oleosidade na raiz é in, nos fios é out!

Beijocas...


12 comentários:

  1. oi preciso esclarecer uma duvida com vc, eu quero alisar mas nao quero usar formol, ou qualquer coisa assim milagrosa, gostaria de ter informaçoes sobre os produtos da amend pra alisar.
    por favor me ajude

    ResponderExcluir
  2. Bom saber, eu deixava mais que tres dias pra dar guanidina, mas na real é pra não machucar o couro cabeludo, pq se estiver limpo minha cabeça assa toda. Meu couro é muito sensivel.

    ResponderExcluir
  3. Então o que fazer no caso da guanidina, Carla?

    Meu hair não sobrevive sem leave-in, nem se eu ficar de coque, e tenho couro cabeludo sensível.

    A saída seria lavar antes do procedimento e bezuntar com aquele protetor pra couro cabeludo?

    ResponderExcluir
  4. MARISA: Você precisa saber o seu tipo de cabelo para saber a química. Uns posts atraz tem uma matéria sobre os tipos de cabelo, tratamentos e químicas específicas.
    Conheço os produtos da Amend e são ótimos.

    VANESSA: Na semana de relaxar não passe shampoo na raiz somente nos fios, assim você não retira oleosidade da raiz e não deixa acumular nos fios.

    JULIANA: Mesma recomendação da Vanessa. O ideal no caso da Guanidina e sódio é realmente usar o protetor de couro cabeludo.
    O sódio e Guanidina da Matrix não precisam de protetor de couro cabeludo, até vem no kit, mas a química em si não arde. Recomendo.

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Fui num salão certo dia e queria alisá-lo. A cabeleireira me aconselhou usar o ácido metanóico e me garantiu que não fazia mal.
    Ela afirmou que era feito com recursos encontrados na natureza, mas quando senti arder os olhos, disse que era normal, pois se tratava de um ácido.
    Me informei na internet sobre o assunto e vi que "ácido metanóico" é justamente o formol ou ácido fólico... fiquei meio confusa em relação a isso.
    Poderia me ajudar? ^^

    ResponderExcluir
  6. Que booom saber disso, eu sempre deixava dias sem lavar pra aplicar tioglicolato.. nao mais farei isso.
    Seus posts sao sempre mto esclarecedores e com duvidas que sempre temos, ou nem temos por desconhecer o assunto.
    A partir de hj nao preciso mais ficar com cabelo ensebado.. obaaa!

    ResponderExcluir
  7. Ahn q legal, bom saber, pois varias pessoas perguntam,e agente diz que sim sim ,,melhor rsrs,,beijãaoo

    ResponderExcluir
  8. Nossa, o cabelo da sua filha está lindo, que coisa mais perfeita ! Sabe que li seu post e concordei contigo?

    A gente não pode fazer as coisas por causa da faculdade, estágio, emprego e tudo mais; por conta disso, nos tornamos iguais. Se a gente não brincar um pouco na infância (claro que sem exageros
    e com o devido cuidado), que lembrança teremos ?

    Eu, na infância, pintei meu cabelo de preto, fiz uma mecha loira, cortei de todos os jeitos... sempre ficava lindo e durante a adolescência eu volta e meia mudava em algo.Pintei de vermelho, cortava chanel, deixa crescer até a cintura...

    Hoje não me arrependo e não tenho vontade alguma de fazer qualquer loucura, sabia ? Já fiz o que queria fazer e adoro ver as fotos e ver como era divertido ter visual diferente.

    Beijo !

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa informação... agora entendi por que a tintura que a minha mar faz nela nunca fica boa.. (muita sujeirinha) vou avisar pra ela o processo...

    ResponderExcluir
  10. Muito legal esse post.Parabéns por continuar nos ajudando com seus conhecimentos...Beijos

    ResponderExcluir
  11. mto boa a dica :)

    Eu só deixo sem lavar qndo vou descolorir, mas não passo leve in qndo vou fazer isso.

    Mto bom o post flor :)

    ResponderExcluir
  12. Quem inventou isso em??
    O Pior que pessoal pede pra não lavar o cabelo e eu ficava com os meus sem lavar 3 dias tbm como a Vanessa! Agora que estou aqui direto e lendo seus posts estou ficando bem informada e sempre que aprendo alguma coisa nova eu passo pra minha cabeleleira.
    muito obrigada por dividir conosco
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails