quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cabelo Cacheado

A matéria sobre Dano ficou super grande, são muitas questões detalhadas, como vocês já me conhecem sabem que ainda vou dar pelo menos duas revisadas longas antes de publicar. Por conta disso decidi adiantar um tema de igual importância.

Por muitos anos o cabelo cacheado a crespo, conhecido errôneamente como Étnico ou Afro foi negligenciado em muitos salões. Ainda hoje existem profissionais que não sabem domá-los. E culpo boa parte dos cursos que não oferecem capacitação, fazendo com que o profissional aprenda na prática, ou seja, o profissional acaba aprendendo na cabeça do cliente.

Os cabelos anelados, cacheados e crespos não recebem oleosidade natural na extensão do fio. O sebo produzido pelas glândulas não consegue percorrer o fio por conta das curvas. Além disso esses fios são mais suscetíveis a apresentar desnutrição, opacidade, ressecamento extremo, quebra, entre outros tipos de dano. É um tipo de cabelo que requer mais atenção no dia a dia.

A rotina ideal de cuidados seria:
- Ir ao salão duas vezes ao mês para fazer análise estrutural, conferir a saúde dos fios e do couro cabeludo, fazer algum tipo de tratamento.
- Abolir o condicionador de supermercado e usar linhas específicas, de preferência que contenham óleos em sua formulação e que possuam pH baixo.
- Nutrir e Hidratar religiosamente de uma a duas vezes por semana.
- Se escovar, dar preferência a defrisantes em creme com proteção térmica ou termoativado.
- No dia a dia utilizar leave-in em quantidade suficiente ao tipo de cacho e não aplicar na raiz.
- Evitar lavar os fios em água quente para não perder ainda mais oleosidade.
- Nunca prender com os fios molhados.

Abaixo algumas sugestões de corte elaboradas pelas meninas do salão Beleza Natural. E como deu para notar, cabelo cacheado não se corta em fio reto, senão vira um abajour.


Beijocas...


19 comentários:

  1. Ah!! Eu ja ia falar: Carla, fala um pouco dos cachos, fala... Eu sou doida com esses cortes do BN, mostram que cabelo cacheado nao precisa ser reto, pesadao para nao ter volume. E outra, nao tem nada daquele cabelo grudado na cabeça cheio de creme: cabelo cacheado é bonito por ter volume, na medida certa!! Bjus

    ResponderExcluir
  2. nossa, que lindo ficou este post! adorei, ficou maravilhoso. Também estava com vontade de ver uma matéria sobre este assunto. Também não vejo a hora da matéria sobre os danos. Obrigada! Bjos

    ResponderExcluir
  3. oi carla! que bom que você falou sobre este tipo de cabelo. espero que possa ensejar esse tema um pouco mais, afinal, é o maior índice da cabeleira no nosso país. este tipo de cabelo cacheado a crespo, pode ser utilizado o tioclicolato para alongamento?

    ResponderExcluir
  4. Flor amei seu blog parabéns pelas matérias maravilhosas dicas ameeeeeii... vou precisar muito de sua ajuda rs me matriculei em um curso de cabeleleiro(por que amo de paixão cabelos) e queria saber qual é o maior desafio de seguir essa profissão???? bjokas...

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla,adorei a materia sobre cabelos cacheados. Na sua opinião como posso ter meus cachos de volta após 4 progressivas. Estou usando produtos da Vitaderm e hidratando em casa toda semana. Mas com relação a ida ao salão, qual o melhor tratamento mensal? A cauterização ou a reconstrução? Posso alternar entre as duas?

    Um abraço,

    Val

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu achei incrível essa matéria, nunca tinha achado uma matéria assim que explica tão facilmente, muito obrigada! Amei o seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Carlinha, meus cabelos são cachados, mas muito finos! Já relaxei, mas hoje em dia estão naturais, porém tô dooidapra alisar! Já li o mal das EPs aqui, então desisti. Também não quero química! Ví agora um lançamento da Tutanat: Escova Progressiva Sleek, que não tem formol. Vc conhece?
    Bjokas!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Lindo!!!

    Só me tira uma dúvida, com todo o respeito, mas as 3 últimas modelos estão usando apliques de tic-tac nas fotos com escova? As pontas ficaram muito mais cheias e superlongas...! Mesmo que tenham lançado mão desse recurso, corte e modelagem ficaram mara!!! bjus

    ResponderExcluir
  9. Bem que você poderia dar dicas para meninas, que como eu, relxam no BN. Adoro seu Blog e todos os dias bato cartão. Seja pelo pc ou pelo celular. bjus

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei muito do seu blog e estou seguindo, se puder siga o meu o http://thieresduarteoficial.blogspot.com é sobre os meus trabalhos no teatro.

    ResponderExcluir
  11. A matéria q mtas estavam esperando! Adorei! Parabéns e obg. = ) Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo com seu post sobre os cabelos cacheados, geralmente eles vão do seco ao ressecado e é preciso tratamento constante nos fios. Uma linha que uso muito é a Nutriseduction da Alfaparf que tem duas vertentes: Para Cabelos Secos e Extremamente Secos, além da dos shampoos e máscaras da linha ela também possui produtos para a finalização dos cachos como o Sublime Sorbet e Delicious Glaze, próprios para a finalização dos cachos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla achei o seu blog por acaso e gostei muito dos toques. Mas gostaria de saber qual tratamento você me indica pro meu cabelo, por muito tempo eu fiz relaxamento com a linha Misuke Soft pra soltar meu cachos mas com o tempo meu cabelo foi caindo, mesmo eu fazendo hidratação e cargas de queratina não resolveu porque descobri que minha cabelereira tinha a maldita mania de dá a famosa puxadinha da raiz pra pontas. Não resolvendo meu problema parei com relaxamento por muito tempo e resolvi fazer só progressiva deu uma melhora mas mesmo assim o meu cabelo tem caido um pouco noto que ele está mais fino e com pontas e li nas suas matéria que progressiva não presta. Então o que faço qual química uso pra alisar sem acabar com os cachos definitivamente, tem algum tratamento de reconstrução pra resolver meu problema...

    ResponderExcluir
  14. olá flor queria saber urgentemente sobre uma solução para meus fios.. tenho cabelos crespos e finos e uso hair life liso e natural,uso a linha secrets animo (azul embalagem)e meus cabelos voltam a raiz muito fácil... será que poderia mudar de quimica ele é composto de amônia então poderia mudar de quimica ou usar outro produto que seja a base de amônia? ele está quebrando por baixo...faço o uso do secador e chapinha..mas protejo com defrisante da charming gloss,uso serun da secrets.. o que fazer?????????

    ResponderExcluir
  15. CARLA FIZ UM POST NO MEU BLOG EM SUA HOMENAGEM

    http://kaamaleoa.blogspot.com/2011/02/nos-amamos-voce.html

    SIMPLISMENTE AMO LER SUAS MATERIAS TA DE PARABENS BJOS

    ResponderExcluir
  16. Nossa ques cabelos lindos.....

    amo cabelo cacheado desse jeito.... mas imagino que deve-se gastar bastante dinheiro para deixa-los assim...

    ResponderExcluir
  17. adorooooo seu blog e essa materia em especial tenho muitos cachinhos e os amo muito valeu pela ajuda agora me diz como faço para corta-los em casa em camadas bjosssss

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails