terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Senac Campo Grande - RJ

Como vocês se divertem quando estou "bolada" rss.. então hoje será um prato cheio!
Vocês sabem que minha graduação foi via Senac, vocês devem lembrar também das minhas reclamações referentes ao curso, foram tantos problemas que se fosse relatar todos, passaria dias escrevendo.

Não ia falar mais sobre os problemas ocorridos no Senac Campo Grande no período do meu curso, não fossem os novos problemas que minha irmã está enfrentando. Vocês também sabem que criei minhas irmãs como filhas, então... mexeu com ela eu viro uma onça! Ela acabou de entrar para o curso de Técnico em Segurança do Trabalho e os aborrecimentos já começaram.

Professores constantemente atrasados; as aulas nunca são na mesma sala, cada dia uma surpresa, já passaram por salas com fiação exposta e ar condicionado quebrado; mesas e cadeiras inapropriadas para o período em que ficam sentados, etc... Imagina se não fosse curso de "Segurança do Trabalho"?

A presenteamos com um netbook para auxiliar nas pesquisas e facilitar os estudos. Um dos professores do curso a proibiu de levá-lo às aulas de forma grosseira e pública, na frente dos alunos no meio da aula, dizendo a ela que arrume folhas de papel e caneta para assistir as aulas dele, chegando a ser enfático na proibição da entrada do computador em sala, causando constrangimento e se vangloriando dos alunos que reprovou no passado, ou seja constrangendo e coagindo. Ela leva material como caderno e canetas, porém no net ela possui material didático como e-books, apostilas em power point, gráficos, etc...

Da mesma forma que procedemos no meu curso, ligamos para a coordenação que informou não haver no Senac legislação que proíba o uso de tal utensílio, apenas não recomendava pelo risco de roubo. Quem frequenta a unidade sabe que a segurança é precária, porém a responsabilidade é dela.
Os alunos do curso de cabeleireiro carregam muito mais dinheiro em bens, cada aluna carrega em média mil e quinhentos reais em secadores, chapinhas, escovas, modeladores, toalhas e utensílios. Logo uma sala do curso de cabeleireiros com 15 alunos representa exposição de trinta mil reais ambulantes, isso se não comparem material de primeira linha senão o valor pode duplicar ou triplicar.
Vamos recaptular um pouquinho e voltar ao meu curso. Para início de conversa não devo nada do que sou hoje ao curso, o blog nasceu antes de me matricular. Não aprendi absolutamente nada de bom no curso e só o concluí pelo certificado que é reconhecido e caso um dia a profissão seja legalizada só poderá atuar quem possuir certificação. Aliás fui uma aluna S (suficiente) durante todo o curso, ninguém da turma tirava B, meu único O (ótimo) foi pela apresentação de um book com modelos de cortes. A avaliação é ao gosto e bel-prazer do professor, não há avaliação escrita e prática com parâmetros de avaliação técnicos.
Se no dia em que paguei os R$ 2.000,00 refente ao curso, eles me entregassem o certificado mediante prova e testes práticos eu teria economizado tempo e dinheiro com transporte.
Tive de envolver meu marido quando minha irmã faleceu e quando passei mal devido a uma forte gripe e não aceitaram meu atestado e xerox do óbito. Quase fui reprovada por isso.

Trocamos de professor três vezes mediante brigas com a coordenação e nenhum docente correspondeu, a única professora com conteúdo foi a do módulo penteado, inclusive brigamos para que ela terminasse o curso conosco, mas de nada adiantou. A última professora nos ensinou a fazer teste de mecha cortando um pedaço do cabelo do cliente e colocando juntamente com a química sobre um pedaço de plástico e iniciar o procedimento sempre de olho na mechinha cortada, se a mechinha apresentasse quebra ou emborrachamento deveríamos correr para lavar os cabelos do cliente. Entendeu??? Quer dizer que se a mechinha apresentar dano, o cabelo do cliente também vai pelo cano. Sacou o nível? Segurança zero!
Quando digo brigamos, estou me referindo às constantes ligações e reuniões que fiz acompanhada de meu marido, já que sozinha o coordenador se sentia autoritário suficiente e não me permitia falar. A turma por sua vez ficava corajosa e valente quando estávamos a sós, mas ninguém queria se envolver e a maioria estava pouco ligando se o ensino poderia ser melhor, cheguei a ouvir "Se você continuar bringando o curso vai ficar mais difícil!" Quer moleza, faz um pudim! Nesse período consolidei minha fama de brigona, com todo gosto!

Existe muita diferença entre ser "barraqueira" e lutar pelos seus direitos. O Senac não é mais uma instituição gratuíta. O Aluno paga (e bem caro!), o governo paga, você paga a através dos seus impostos e o modelo dos cursos práticos, como os de beleza, também pagam!
Se tem tanta gente pagando, então o mínimo que podem oferecer é boa infraestrutura e profissionais capacitados. Quando o que mais notamos são profissionais frustrados e ambientes inadequados.

Ensinar tem que ser um ato de amor, você estará capacitando novos profissionais, o que você ensinar fará diferença para sempre na vida de uma pessoa. Não é só mais uma profissão como pensa o governo, bons professores geram profissionais com excelência!
Note bem o ambiente, as fotos falam por si.

Dá para acreditar que nessa unidade exista um curso de Segurança do Trabalho? A parte mais complicada era ter essas fotos em mãos, tiradas por mim, e ouvir da direção que o que importava era o ensino e não o ambiente.
Ar condicionado "fumando" e não gelando, o teto amarrado com arames, cubas do lavatório enferrujadas, carrinhos faltando bandejas e rodas, cadeiras com parte hidráulica comprometidas, disjuntor que desarmava quando ligavamos os secadores (alegaram que os secadores eram potentes demais mas, quem solicitou a compra do mesmo com 2000W foi o próprio Senac), etc... Eram tantos problemas que decidi averiguar a qualidade da sala da outra turma que começou o curso trinta dias antes e meu espanto foi total!

A outra turma contava com teto forrado em PVC, dois ar condicionados, pias novas, local para guardar as bolsas com material, janelas amplas e bancada.
A explicação da direção foi apenas uma, sorte! "Quem começa primeiro fica com a melhor sala."

Mandei e-mail com essas fotos até para o presidente, o saldo foi que depois de uma reunião acalorada com toda direção da unidade, em 2 semanas o teto foi trocado, algumas reformas foram feitas e apareceu até 4 cadeiras Ferrante. Dá uma olhadinha na diferença aí embaixo. Outra aluna reclamou do material de apoio e depois que a briga já havia começado até apostila (feita da noite para o dia) recebemos.



Essa história não vai parar por aqui. Uma criança de 7 anos conseguiu que a escola trocasse uma professora atestando que não conseguia aprender com os métodos utilizados pela mesma. Se uma criança conseguiu, serve de exemplo para nós. Não vamos abaixar nossas cabeças e deixar que os serviços pelo qual pagamos nos seja oferecido porcamente e não em sua totalidade.
Os Senacs de Campos Grandes sempre existirão, o que vai diferenciar a sua turma das outras é a sua persistência em lutar pelo certo, para que você receba pelo que está pagando!


Beijocas...



17 comentários:

  1. é algo pra se pensar...se pagamos temos que ter o melhor ensino,infra-estrutura...e por ai vai... temos que lutar pelos nossos direitos sempre...eu faço curso no instituto Embelleze e lá é muito bom ainda não tive qualquer problema ainda......

    bjs =:)

    ResponderExcluir
  2. Olá Cralinha fiquei besta haha com essas condições, menina vc acredita que tenho vontade de fazer um cursos no senac ou no embelezze, tenho até o meio do ano pra me decidir se faço isso que gosto tanto ou se faço outra coisa que tbm amooo de montão arquitetura aff, se fosse rica faria os dois rsrsrs.

    Beijks e poxa eu nunca fui chamada atenção assim, ficava constrangida só de ver alunos serem chamados dessa forma imagina se fosse comigo quero nem pensar. Muito chato isso

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blog,ele é bem completo e dinâmico,bom,acabei de criar um blog para mostrar um pouco do meu trabalho como cabeleireira...dê uma passadinha lá...
    Bj

    ResponderExcluir
  4. GISELE: As pessoas, principalmente a direção, ainda agem como se o Senac fosse gratuíto. Não estão fazendo um favor ao aluno, o curso pela regra nem deveria cobrar do aluno, já que é financiado pelos nossos impostos.
    Fico Feliz que você esteja tendo uma graduação tranquila. Não fiz Embelleze pois não queria ficar limitada a apenas uma marca, e acabou que o Senac também limitou a uma só marca =(

    NARA: Rss... Nara são cursos bem diferentes... rss...
    Os cursos técnicos são mais rápidos e oferecem maiores chances de ingressar no mercado com rapidez e bons salários.

    QUEILA: Gostei muito do seu espaço. É muito bom ter você por aqui =) Se quiser trocar links me avisa.

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  5. oi Carla, como ja tinha te dito eu estou fazendo um curso de cabelereiro, depois de uma pesquisa escolhi um comunitario em que se paga 30R$ por mes, mas e patrocinado pela wella nossa professora e treinada por eles e tem frequentes reuniões e monitorização por carregar o nome da marca. estou adorando e realmente aprendendo mas o unico problema e que o curso corre muito devagar porque são poucas horas duas vezes por semana mas não emporta estou adorando, esse curso tem ate pessoas que ja trabalhão em salões no rio e estão la para aprender mais. e vou repetir seu blog mudou minha vida, eu era uma dona de casa que, so cuidava da filha e marido e agora tenho um novo sonho, obrigada.

    ResponderExcluir
  6. oiee Carla, keria uma dica sua, gostaria de saber pela sua experiência o q acha do curso da embelleze ou mesmo com tantos problemas como relatou, vc ainda acha o senac melhor??
    beijoos carla, amooo seu blog

    ResponderExcluir
  7. Quando voce fez o curso la no Senac? Estou matriculada e fiquei meio preocupada!!Monica

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Estou fazendo curso de maquiador no mesmo Senac. mas a minha sala é bem diferente da que vc encontrou.
    Essa sala grandona que vc fez curso ainda existe lá. Nunca entrei, mas do corredor parece estar legal. A minha saa, fica ao lado, é um salão novo. Está tudo bonitinho, algumas cadeiras notamos que são novas, outras antigas. O ar condicionado funciona (graças a Deus), e ainda tive a sorte de ter uma professora maravilhosa, e isso faz muita diferença. pois sei de pessoas que já pegaram professoras péssimas, e já quiseram até abandonar o curso.
    Quanto a organização da insituição, é uma porcaria. Meio desorganizado, ngm quer saber de nada. Tive um problema no primeiro dia, mas só no primeiro dia. Ah, e o tal material de apoio, é uma merda. Não tem outro termo pra usar.
    Tenho gostado do curso, e não tenho muito do que reclamar. Mas ouvi dizer que foram feitas obras lá, vai ver é por isso que dei a srte de pegar um sala novinha e bonitinha. Pq se fosse td ruim, com certeza eu tbm reclamaria, e muito.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, a pessoa acima teve sorte, pois estou fazendo curso de maquiagem no SENAC CAMPO GRANDE, e o ensino é péssimo a docente não ensina nada, ou melhor ela NÃO SABE NADA vive no telefone o dia inteiro, dorme na aula, vive usando meu material para se maquiar, vive com mau humor, tem dia que nem bom dia da aos alunos, estou no ultimo mês de curso e não aprendi nada que eu não soubesse, ou que o youtube não me ensinasse, A direção esta péssima ja teve varias reclamações mais esta conivente com a docente, Sinto saudades do tempo do edson, pois naquela época havia ordem e qualidade de ensino no senac campo grande, Sinceramente ja não sei mais a quem recorrer, a impressão que eu tenho é que foi jogado fora todo meu investimento, com mensalidades, transporte, alimentação etc...

    ResponderExcluir
  10. menina que bom saber disso ,e eu ia gastar meu dimim nesse curso,é um caso a se pensar agora ,se vale mesmo a pena tentar,pois o que me chamou atenção foi o teste de mechas!
    nossa.fiz uma marroquina que meus cabelos ficaram muito fraco e estão caindo muito,estou fazendo massagens ,mais meus cabelos estam muito enfraquecidos,cabelos bontitos é bom mais tem que ter muito cuidado!
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. oi gente eu gostaria de saber se vcs sabem sobre o curso de tecnico de cozinheiro do senac de campo e gostaria de saber se vale a pena pois pretendo fazer esse curso e queria saber se vale a pena fazer ali no senac de campo grande desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  12. Olá,pretendo fazer dois cursos técnicos,um deles no senac de Campo Grande,mas depois desta decepção,não sei...Sou do tipo que corro atrás dos meus objetivos e também dos prejuízos e não é porque estou pagando, e sim pelo respeito e dignidade que temos que ter uns para com os outros.È inaceitável que qualquer instituição de ensino tenha o despairate de confrontar com os direitos dos alunos estando eles na sua plena razão,pagando ou não.Temos muitas instituições públicas por ai,dentro de suas legalidades e se esforçando muito para atender as reais necessidades dos alunos e até mesmo da intituição.Por que o Senc, com o nome de peso que tem,não pode fazer o mesmo?Vou pensar bem antes de me decidir e analisar direito os fatos ocorridos.Pois depois de me matricular e ocorrer o mesmo comigo e com os outros alunos,vou pra emprensa,pra Defensoria,para o Procon e até mesmo pra Brasília se for preciso...mas deixar barato é que eu não ia.

    ResponderExcluir
  13. Hi gente tõ pensando em fazer um curso nesta unidade, mas como sempre pesquizo antes, li este artigo e se eu for, já vou preparada se revindicar direitos é ser barraqueira, então eu faço jus a título...

    ResponderExcluir
  14. Nossa eu ia me matricular lá. So que a bagunça começa na matricula. Fiquei mais de 1 hora sentada na recepção onde so havia um unico atendente para mais de 30 pessoas se matriculando em vários cursos. Ai acabei desistindo de me inscrever naquele dia. E acabei desistindo.
    Agora com esse relato desisti de vez mesmo...

    Obrigada.. Amei seu blog

    beijão

    Paula

    ResponderExcluir
  15. boa noite!!não sei se vc reparou mas alem do pesssimo curso o senac te cobra duas mesalidade sem vc esta cursando.vou explicar melhor comecei um curso no dia 30/11 ja tive que pagar no ato da matricula um valor certo dai em dezembro so teve curso ate o dia 14 detalhe dia 10/12 tive que pagar a mensalidade, e retoenaremos dia 11/01/2012 detalhe pago outra mensalidade dia 10/01/2012 entedem a proporsao tira o primeiro dia que paguei o mes por um dia de curso pois o mes ja estava virando, pago o outro mes por 15 dias de aula e o terceiro por mais 15 dias resumindo ate em janeiro ja vou ter pago tres meses e so cursado um entende. ja aconteceu com vocês isso. se a resposta foi não analise direitinho e depois respondam.bjssss

    ResponderExcluir
  16. entendo o que você e sua irmã estão passando...meu filho faz um curso no senac-itaguai...e vou te dizer uma droga...é um curso exigido pelo trabalho dele....meu filho diz que não sabe o que esta fazendo lá...professores que vivem faltando...cada dia tem um diferente...meu filho disse como não é ele que esta pagando e sim o trabalho ,ele continua indo....é realmente ta difícil...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails