quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PRO: Estação de Trabalho


Eu cortaria os pulsos se tivesse que trabalhar com marcas que não gosto ou não acredito na proposta.
Pode parecer radical, mas justamente por isso não aceitei nenhuma proposta nos últimos meses.
A escolha das linhas de produtos que farão parte da sua estação de trabalho revelam muito sobre seus conceitos e cuidados com os cabelos de seus clientes.

Eu particularmente gosto de produtos que fazem diferença já na primeira aplicação. Logo não me adaptaria a usar produtos de baixa qualidade. Que o diga o estabelecimento em que me graduei, o Senac. A instituição conta com a propria estação de trabalho, que aliás você paga embutido nas mensalidades. Eu não me adaptei aos baixos resultados dos produtos de forma alguma e por conta disso comecei a levar meus produtos pessoais. A instituição não permite, então eu colocava nos bolsos do avental e na hora do atendimento aos modelos eu perguntava se eles aceitariam fazer um tratamento. A maioria dos modelos de cursos de cabeleireiros não ligam muito para cuidados, então se você acha o estado do seu cabelo ruim entre num curso e verá que seu cabelo é uma seda.
No final das contas apareciam modelos indicadas pelas amigas e já chegavam procurando pela "Carla Metida" Nessa época eu levava Alfaparf, Redken, Amend, Haskel, etc... e todas saim com corte, escova e cabelos reluzentes. Muitas nem sabiam que marcas eu tinha utilizado, mas sempre elogiavam o resultado.

Não, eu não vou te influenciar com relação a marca alguma, a escolha da sua estação de trabalho deve ser bem criteriosa e pessoal. O produto que eu amo você pode não se apaixonar, e o que você considera TOP eu posso não curtir, e o tema não é esse.

Como as contratações na área de beleza não possuem um padrão vamos tentar falar sobre a estação de trabalho dentro das principais formas utilizadas.

Contratação habitual:
O profissional é contratado com ou sem carteira assinada e fica condicionado a trabalhar com os produtos comprados pelo estabelecimento.
Nesse caso você pode mostrar as vantagens dos produtos que você já conhece e confia nos resultados. O saldo pode ser negativo ou não, vai depender da boa vontade do estabelecimento em testar os produtos e calcular os custos e benefícios.
Na maioria das vezes você é quem tem de se adaptar aos produtos da bancada do estabelecimento.

Aluguél de cadeira:
Nessa modalidade o profissional pode ou não trabalhar com os produtos oferecidos pelo estabelecimento, varia de acordo com o contrato.
Nos casos em que o aluguél do espaço não contempla os produtos, você tem a possibilidade de personalizar a sua bancada e se destacar dentro do estabelecimento.
Cuidado com a inveja gerada e não deixe seus produtos dando mole, profissional de beleza é um bichinho complicado.

Outro fator importante, até mais importante do que ter bons produtos é saber utilizar. Se possível separe as segundas para fazer jornadas técnicas, ao adquirir um produto novo solicite a presença do técnico responsável para que te oriente sobre o manuseio e resultados.

O que uma boa estação de trabalho simples precisa ter:
- Shampoo e Condicionador de uso padrão (lavagens para corte, escova...)
- Leave-in, Defrisante e Protetores térmicos (para cabelos grossos e finos)
- Linha de Hidratação
- Linha de Nutrição
- Linha de Reconstrução
- Linhas Específicas (tratamento da cor, loiros, ant-age, etc...)
- Linha de Coloração e Tonalização
- Linhas de Químicas (Tioglicolato, Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Guanidina)

Fidelização de marca:
A fidelização de marca é um fator muito interessante, porém só recomendo se acontecer uma parceria entre a empresa e o profissional. Tem gente pagando para usar a camisa da marca X e implorando para receber o banner da marca Y. Assim como no blog, no salão o que importa para as empresas são os número. Se seu salão contabilizar pouco muitas marcas podem simplesmente te ignorar. Não esmole, parta para outra de igual qualidade.

Invista na qualidade do seu serviço e seu cliente investirá em você!

Beijocas..



6 comentários:

  1. Amei tudo que acabei de ler dessa materia muito bom mesmo..você é das minhas sem papas na língua..pra mim que estou entrando neste mundo profissional é muito bom saber estar por dentro de tudo.bjs

    ResponderExcluir
  2. Olaa,adoreii as dicas,parabens pelo blog..

    Meninas começei um blog,me segueee la!Tá super cheio de coisas legais..
    www.crazyinmoda.blogspot.com

    beijos

    ResponderExcluir
  3. olá! meu nome é lorena, e gostaria de saber se voce poderia fazer um post sobre produtos bons (leave-in, cremes, etc), que só vendem no exterior, pois tenho umas amigas por lá e queria saber se vale a pena pedir alguma coisa. obrigada!

    ResponderExcluir
  4. GISELE: Saiba que pra qualquer coisa estou por aqui, o blog possui muitas matérias boas para profissionais.

    ALOILIA: Obrigada ♥

    LORENA: Lá fora eu te recomendaria muuuuitos produtos, mas você tem que analisar seu tipo de cabelo, vale super a pena Shu Uemura, Moroccanoil, Biotherm, Phyto, Carita, CHI, Sisley, Pureology, Origins, Aveda, Shiseido, Senscience... e por aí vai, fora as mais conhecidas como Sebastian,Kérastase, L'Oréal, Joico, TIGI, Schwarzkopf, Matrix, Paul Mitchell, Lanza... etc...

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  5. oi,Carla!Tudo bom?Não vejo a hora para ver a matéria sobre os danos,estou no aguardo, viu? rsrs Bjos , fica com Deus!

    ResponderExcluir
  6. gostei muito do post concerteza vou usar essas dicas!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails