quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Banho de Óleo (cabelo cacheado a crespo)

Vamos falar especialmente sobre uma super nutrição para cabelos cacheados a crespo. Essa matéria eu não recomendo para cabelos que vão do liso ao frisado. Já falamos sobre Nutrição e sobre utilizar Manteigas Vegetais para preparar um creme de nutrição.
Pode parecer arcaico aplicar uma mistura de óleos nos fios hoje em dia, mas acredite você estará fazendo bem aos fios!

Os fios cacheados e crespos (vide matéria) são muito ressecados pois não recebem oleosidade natural da raiz. A nutrição é tão importante, ou mais do que a hidratação nesses tipos de cabelo.
Os óleos podem ser combinados assim como as manteigas, a diferença está na aplicação. Na matéria sobre manteigas eu ensinei a turbinar o seu creme, no caso do banho de óleo você não usa creme algum, somente o óleo.
Caso você tenha manteigas vegetais em casa, recomendo aquecer com o secador morno apenas para derreter um pouco, depois misture com uma colher até ficar um líquido homogêneo (não precisa ficar aguado, cremoso mesmo já serve).

Como eu faço:
Lavo os fios com shampoo para retirar o excesso de finalizadores e retiro o excesso de água com a toalha. Se utilizar óleo misturo 1 colher de chá de cada tipo (combinados entre si). Utilizando manteiga, misturo cerca de 1/2 colher de chá de cada tipo (combinados entre si) e aqueço somente até começar a derreter. Aplico a mistura dando distância de cerca de 3 dedos da raiz. Deixe agir sem fonte de calor de 5 a 15 minutos. Lave com shampoo até sentir que retirou o excesso de oleosidade. Aplique uma máscara de nutrição ou hidratação, deixe agir o tempo recomendado pelo fabricante e enxague.
O ideal é fazer o banho de óleo em um dia que você não tiver compromisso, os fios ficarão oleosos até a próxima lavagem, isso é normal. Você nota os benefícios a partir da 1º lavagem pós tratamento.



Para quem não leu a outra matéria sobre as manteigas e como adquirir, leia aqui.



Um óleo que tem feito muito sucesso hoje em dia é o Óleo de Rosa Mosqueta que eu conheço desde criança, mas nunca tinha usado.
Trata-se de um óleo vegetal com características únicas. Sua composição é quase 80% formada por ácidos graxos poliinsaturados, linolênico e linoléico, ou seja, ácidos graxos essenciais considerados indispensáveis na síntese de prostaglandinas, proteínas responsáveis pelo processo de regeneração celular.
Tenho deixado esse franquinho na bolsa e aplico nas mãos ao longo do dia, a sedosidade obtida é fantástica.



Beijocas...


8 comentários:

  1. Oi Carla!


    Eu faço banho de oleo nos meu cabelos todas as vezes que lavo, meu cabelo é seco e quimicamente modificado, ai ja viu!

    Eu uso manteiga de karité, oleo de ricino, de argan, de côco, de semente de uva etc.. eu fiz varios posts no meu blog sobre oleos, hoje eu nao posso mais viver sem.

    um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula,

      Tudo bem com você?
      Pode me informar o endereço do seu Blog?
      Gostaria muito de ler os posts sobre óleos, manteigas p/ cabelos, umectação, etc...
      Meu e-mail é: ivani.santanaa@gmail.com
      Muito obrigada.
      Abraço,
      Ivani

      Excluir
  2. bem legal essa materia! A sobrinha do meu marido usa óleo de côco extra virgem morno nos fios e deixa por 5 minutos depois hidratação e lava. Segundo ela os fios ficam lindos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Leio sempre oblog, mas nunca havia comentado..eu sei isso é feio!! =/ rsrs
    Bom, mas hoje, eu tenho uma pergunta em especial pra fazer.. pode sair um pouco do assunto do tpc, mas vc citou, então, ná há grandes problemas!
    Quando vc diz, o tipo de cabelo da pessoa, a gente deve levar em consideração o cabelo NATURAL, ou COMO ESTÁ o cabelo? Explico; pela sua tabelinha, poderia considerar meu cabelo "frisado", mas hj, depois de 5 anos de relax com tio e uma "bendita" escova inteligente (aroma do campo, eu te odeio ¬¬) ele tá liso, tem dias que apresentam umas ondinhas nas pontas (mas acho que é devido ao corte)
    Pois, bem, qdo vc der dicas, aconselhando-as para cabelo tal e cabelo tal, no meu caso eu vou nos frisados ou no liso/ondulados ? Nossa, eu falei demais, deu pra entender a pergunta direitinho? rsrs

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Carla, o que vc sabe sobre permanente afro? To procurando uma alternativa para voltar aos cachos dps de ter usado tioglicolato sem cortar...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,gostei da dica...
    Vou experimentar!!!

    ResponderExcluir
  6. oii tudo bem eu queria que vc me dissece sobre o modo como estou dando banho de oleo, um ou dois dias antes de lavar o cabelo eu enxarco ele de oleo ate a raiz massageio e faço um coque normal, no dia de lavar lavo com shapoo pra cabelos cacheados e no creme coloco mais oleo, meus fios sao groçoe e eu relaxo o cabelo. queria que me desse sua opniao sobre isso, fiz isso duas vezes so, a diferença que vi é que ele esta menos ceco.

    ResponderExcluir
  7. Carla, eu passo óleo nos fios antes de dormir, sempre que vou lavar no dia seguinte. Meu cabelo é cacheado e a oleosidade não chega até as pontas. Gostei do post. São coisas q nenhum cabeleireiro ensina (só vc mesma), aprendi sapeando na net... Mto legal o post!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails